Salário para o cargo de Registrador de contratos marítimos
CBO 2413-05 > Tabeliães e registradores

Registrador de contratos marítimos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Formalizam juridicamente a vontade das partes, no exercício da fé pública delegada pelo estado e de acordo com as determinações previstas em lei. Registram atos e fatos jurídicos, tais como nascimentos, casamentos, óbitos e outros e também as sociedades civis, associações e fundações, os títulos e documentos públicos e particulares, as operações imobiliárias, os contratos marítimos e as embarcações marítimas, a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos, averbam alterações em todos estes atos e fatos. Reconhecem a veracidade de documentos e fatos, conferindo aos documentos forma e autenticidade legal e pública, aconselham e prestam informações ao usuário do serviço. Conservam o acervo e gerenciam a serventia. Prestam informações.

Quanto ganha um Registrador de contratos marítimos

Um Registrador de contratos marítimos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.660,80 e R$ 4.913,62, com a média salarial de R$ 2.318,95 e o salário mediana em R$ 1.763,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Registrador de contratos marítimos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.318,95 27.827,40 579,74 10,54
1º Quartil 1.660,80 19.929,60 415,20 7,55
Salário Mediana 1.763,00 21.156,00 440,75 8,01
3º Quartil 3.747,33 44.968,00 936,83 17,03
Teto Salarial 4.913,62 58.963,39 1.228,40 22,33


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências jurídicas
      • Advogados, procuradores, tabeliães
        • Tabeliães e registradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Brasília - DF 1.750 - 2.276 1.793,20 1.750,00 1.750,00 1.879,00 2.275,90


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Distrito Federal 1.750 - 2.276 1.793,20 1.750,00 1.750,00 1.879,00 2.275,90


Principais locais de trabalho

Tabeliães e registradores trabalham em cartórios, como empregadores. Atuam em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno e horários irregulares (oficial de registro de pessoas naturais).


O que é preciso para trabalhar na área dos Tabeliães e registradores

O exercício desse cargo requer bacharelado em Direito ou dez anos de experiência cartorária. A fé pública para o exercício notorial e de registro é delegada por concurso.


Funções e atividades do Registrador de contratos marítimos

Tabeliães e registradores devem:

  • aconselhar o usuário do serviço;
  • autenticar documentos e fatos;
  • gerir a serventia (tabelionato e registro);
  • conservar acervo;
  • registrar atos e fatos jurídicos;
  • formalizar juridicamente a vontade das partes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar informações;

  • Atividades

    • decidir rapidamente;
    • fornecer informações verbais;
    • certificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • verificar capacidade e identificação dos usuários;
    • registrar sociedades civis, associações e fundações;
    • preparar condições ambientais para conservação do acervo;
    • agir com urbanidade;
    • expedir intimações;
    • ler o ato ao usuário;
    • agir eticamente;
    • empregar criatividade;
    • fornecer informações estatísticas para órgãos públicos;
    • arquivar documentos de pessoas físicas e jurídicas;
    • registrar operações imobiliárias;
    • registrar óbitos;
    • registrar capacidade civil e ausência;
    • empreender inovações;
    • responder a requisição de informações, judiciais e administrativas;
    • manter-se atualizado;
    • analisar a vontade do usuário;
    • matricular imóveis;
    • protocolar títulos;
    • registrar a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos;
    • selecionar funcionários;
    • acatar sustações judiciais e desistências de protesto;
    • coordenar os serviços;
    • definir espaço físico de acomodação do acervo;
    • registrar escritos particulares;
    • sensibilizar-se com aspectos sociais;
    • desenvolver relacionamentos sociais positivos;
    • aprovar testamento cerrado;
    • registrar títulos e documentos;
    • agir com equilíbrio emocional;
    • contratar funcionários e serviços de terceiros;
    • averbar alterações de contratos sociais e atas;
    • participar às serventias de origem as alterações dos fatos da vida civil;
    • autenticar livros;
    • registrar casamentos;
    • registrar protesto de títulos;
    • cancelar registros;
    • compor acervo segundo critérios práticos;
    • administrar acervo;
    • examinar documentos;
    • expressar-se com clareza;
    • contratar serviços de terceiros;
    • promover atualização dos funcionários;
    • ouvir o usuário;
    • suportar pressões externas;
    • escrever corretamente;
    • averbar alterações de estado civil;
    • fazer uso da paciência;
    • elaborar informações estatísticas;
    • lavrar instrumentos públicos: procurações, testamentos, escrituras de compra e venda e outros;
    • escriturar a contabilidade da serventia;
    • prenotar títulos;
    • registrar nascimentos;
    • selecionar recursos materiais para conservação de acervo;
    • adequar espaço físico;
    • fornecer certidões;
    • fiscalizar o pagamento de tributos;
    • comunicar cumprimento de determinação judicial;
    • averbar alterações de registros de títulos e documentos;
    • informar entidades e associações de crédito de informações sobre protestos lavrados e cancelado;
    • colher assinaturas dos usuários;
    • fornecer informações sobre alienações de bens para receita federal;
    • treinar pessoal;
    • registrar contratos marítimos;
    • raciocinar logicamente;
    • atuar com eficiência;
    • lavrar protestos de títulos;
    • verificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • recolher tributos dos usuários;
    • matricular empresas de radiodifusão, jornais, revistas e outros periódicos;
    • averbar alterações nos registros de distribuições;
    • agir com imparcialidade;
    • apontar soluções para problemas;
    • certificar a veracidade das cópias conforme original;
    • fornecer informações sobre alienação de imóveis às prefeituras;
    • orientar sobre documentos obrigatórios;
    • recomendar busca de certidões negativas complementares de bens e pessoas;
    • adquirir equipamentos;
    • registrar embarcações marítimas;
    • reconhecer firmas, letras e chancelas;
    • registrar chancelas mecânicas;
    • averbar modificações dos dados de imóveis, de pessoas e direitos;
    • guardar sigilo;
    • pagar tributos;
    • verificar conformidade do ato à vontade do usuário;
    • esclarecer usuário sobre as implicações de seus atos;
    • emitir notificações;
    • redigir atas notariais;
    • arquivar certidões e guias de impostos;
    • receber pagamentos de títulos;


    Setores que mais contratam Registrador de contratos marítimos no mercado de trabalho

    • Serviços de engenharia
    • Agências de viagens
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de medicamentos veterinários
    • Comércio varejista de materiais de construção não especificados anteriormente
    • Preparação e fiação de fibras de algodão
    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
    • Obras de montagem industrial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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