Salário para o cargo de Registrador de contratos marítimos
CBO 2413-05 > Tabeliães e registradores

Registrador de contratos marítimos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Formalizam juridicamente a vontade das partes, no exercício da fé pública delegada pelo estado e de acordo com as determinações previstas em lei. Registram atos e fatos jurídicos, tais como nascimentos, casamentos, óbitos e outros e também as sociedades civis, associações e fundações, os títulos e documentos públicos e particulares, as operações imobiliárias, os contratos marítimos e as embarcações marítimas, a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos, averbam alterações em todos estes atos e fatos. Reconhecem a veracidade de documentos e fatos, conferindo aos documentos forma e autenticidade legal e pública, aconselham e prestam informações ao usuário do serviço. Conservam o acervo e gerenciam a serventia. Prestam informações.

Quanto ganha um Registrador de contratos marítimos

Um Registrador de contratos marítimos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.660,80 e R$ 4.913,62, com a média salarial de R$ 2.318,95 e o salário mediana em R$ 1.763,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Registrador de contratos marítimos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.318,95 27.827,40 579,74 10,54
1º Quartil 1.660,80 19.929,60 415,20 7,55
Salário Mediana 1.763,00 21.156,00 440,75 8,01
3º Quartil 3.747,33 44.968,00 936,83 17,03
Teto Salarial 4.913,62 58.963,39 1.228,40 22,33


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências jurídicas
      • Advogados, procuradores, tabeliães
        • Tabeliães e registradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Brasília - DF 1.750 - 2.276 1.793,20 1.750,00 1.750,00 1.879,00 2.275,90


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Distrito Federal 1.750 - 2.276 1.793,20 1.750,00 1.750,00 1.879,00 2.275,90


Principais locais de trabalho

Tabeliães e registradores trabalham em cartórios, como empregadores. Atuam em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno e horários irregulares (oficial de registro de pessoas naturais).


O que é preciso para trabalhar na área dos Tabeliães e registradores

O exercício desse cargo requer bacharelado em Direito ou dez anos de experiência cartorária. A fé pública para o exercício notorial e de registro é delegada por concurso.


Funções e atividades do Registrador de contratos marítimos

Tabeliães e registradores devem:

  • conservar acervo;
  • gerir a serventia (tabelionato e registro);
  • prestar informações;
  • autenticar documentos e fatos;
  • formalizar juridicamente a vontade das partes;
  • aconselhar o usuário do serviço;
  • registrar atos e fatos jurídicos;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • elaborar informações estatísticas;
    • comunicar cumprimento de determinação judicial;
    • atuar com eficiência;
    • registrar nascimentos;
    • agir com urbanidade;
    • receber pagamentos de títulos;
    • apontar soluções para problemas;
    • contratar funcionários e serviços de terceiros;
    • escriturar a contabilidade da serventia;
    • empregar criatividade;
    • matricular empresas de radiodifusão, jornais, revistas e outros periódicos;
    • manter-se atualizado;
    • ouvir o usuário;
    • fornecer informações sobre alienação de imóveis às prefeituras;
    • prenotar títulos;
    • registrar operações imobiliárias;
    • guardar sigilo;
    • averbar alterações de registros de títulos e documentos;
    • fornecer informações sobre alienações de bens para receita federal;
    • informar entidades e associações de crédito de informações sobre protestos lavrados e cancelado;
    • suportar pressões externas;
    • matricular imóveis;
    • arquivar certidões e guias de impostos;
    • registrar escritos particulares;
    • colher assinaturas dos usuários;
    • registrar contratos marítimos;
    • fiscalizar o pagamento de tributos;
    • agir com imparcialidade;
    • registrar chancelas mecânicas;
    • certificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • fornecer certidões;
    • administrar acervo;
    • agir eticamente;
    • compor acervo segundo critérios práticos;
    • expressar-se com clareza;
    • contratar serviços de terceiros;
    • pagar tributos;
    • verificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • preparar condições ambientais para conservação do acervo;
    • averbar alterações nos registros de distribuições;
    • verificar conformidade do ato à vontade do usuário;
    • protocolar títulos;
    • examinar documentos;
    • registrar embarcações marítimas;
    • registrar títulos e documentos;
    • averbar modificações dos dados de imóveis, de pessoas e direitos;
    • certificar a veracidade das cópias conforme original;
    • treinar pessoal;
    • averbar alterações de contratos sociais e atas;
    • participar às serventias de origem as alterações dos fatos da vida civil;
    • registrar protesto de títulos;
    • raciocinar logicamente;
    • registrar óbitos;
    • lavrar instrumentos públicos: procurações, testamentos, escrituras de compra e venda e outros;
    • agir com equilíbrio emocional;
    • registrar capacidade civil e ausência;
    • ler o ato ao usuário;
    • aprovar testamento cerrado;
    • averbar alterações de estado civil;
    • promover atualização dos funcionários;
    • definir espaço físico de acomodação do acervo;
    • sensibilizar-se com aspectos sociais;
    • verificar capacidade e identificação dos usuários;
    • fornecer informações verbais;
    • coordenar os serviços;
    • empreender inovações;
    • analisar a vontade do usuário;
    • decidir rapidamente;
    • redigir atas notariais;
    • adequar espaço físico;
    • fazer uso da paciência;
    • adquirir equipamentos;
    • escrever corretamente;
    • expedir intimações;
    • desenvolver relacionamentos sociais positivos;
    • registrar casamentos;
    • recomendar busca de certidões negativas complementares de bens e pessoas;
    • registrar sociedades civis, associações e fundações;
    • arquivar documentos de pessoas físicas e jurídicas;
    • orientar sobre documentos obrigatórios;
    • reconhecer firmas, letras e chancelas;
    • lavrar protestos de títulos;
    • esclarecer usuário sobre as implicações de seus atos;
    • selecionar recursos materiais para conservação de acervo;
    • fornecer informações estatísticas para órgãos públicos;
    • responder a requisição de informações, judiciais e administrativas;
    • selecionar funcionários;
    • registrar a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos;
    • autenticar livros;
    • emitir notificações;
    • cancelar registros;
    • recolher tributos dos usuários;
    • acatar sustações judiciais e desistências de protesto;


    Setores que mais contratam Registrador de contratos marítimos no mercado de trabalho

    • Serviços de engenharia
    • Agências de viagens
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de medicamentos veterinários
    • Comércio varejista de materiais de construção não especificados anteriormente
    • Preparação e fiação de fibras de algodão
    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
    • Obras de montagem industrial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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