Quanto ganha um Professor de literatura portuguesa
Um Professor de literatura portuguesa trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.783,73 e R$ 10.436,10, com a média salarial de R$ 3.958,09 e o salário mediana em R$ 2.330,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.958,09 | 47.497,07 | 989,52 | 34,85 |
1º Quartil | 1.783,73 | 21.404,70 | 445,93 | 15,70 |
Salário Mediana | 2.330,00 | 27.960,00 | 582,50 | 20,51 |
3º Quartil | 7.959,01 | 95.508,18 | 1.989,75 | 70,07 |
Teto Salarial | 10.436,10 | 125.233,19 | 2.609,02 | 91,88 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino superior
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de português
- Professor de lingüística românica
- Professor de teoria da literatura
- Professor de literatura brasileira
- Professor de língua espanhola
- Professor de lingüística aplicada
- Professor de filologia portuguesa
- Professor de outras línguas e literaturas
- Professor de espanhol
- Professor de filologia germânica
- Professor de crítica textual
- Professor de línguas estrangeiras modernas
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro - RJ | 1.448 - 6.526 | 2.597,63 | 1.448,00 | 1.843,50 | 5.387,50 | 6.525,50 |
Belém - PA | 1.986 - 13.779 | 5.401,00 | 1.986,00 | 4.809,00 | 11.376,00 | 13.778,95 |
Uberlândia - MG | 1.497 - 6.710 | 3.316,00 | 1.497,00 | 3.462,50 | 5.540,00 | 6.710,21 |
Teresina - PI | 1.412 - 95.369 | 19.667,40 | 1.412,00 | 2.413,00 | 78.737,00 | 95.368,62 |
Balneário Camboriú - SC | 2.471 - 6.146 | 4.086,40 | 2.471,00 | 4.855,00 | 5.074,00 | 6.145,78 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Minas Gerais | 1.578 - 6.329 | 3.142,58 | 1.578,33 | 2.617,50 | 5.225,00 | 6.328,68 |
São Paulo | 1.551 - 2.892 | 2.078,78 | 1.550,50 | 2.257,00 | 2.388,00 | 2.892,42 |
Rio de Janeiro | 1.448 - 6.526 | 2.597,63 | 1.448,00 | 1.843,50 | 5.387,50 | 6.525,50 |
Goiás | 1.594 - 5.707 | 2.509,14 | 1.594,00 | 2.094,00 | 4.712,00 | 5.707,32 |
Piauí | 1.412 - 95.369 | 16.722,83 | 1.412,00 | 2.259,50 | 78.737,00 | 95.368,62 |
Pará | 1.986 - 13.779 | 5.401,00 | 1.986,00 | 4.809,00 | 11.376,00 | 13.778,95 |
Santa Catarina | 2.471 - 6.146 | 4.086,40 | 2.471,00 | 4.855,00 | 5.074,00 | 6.145,78 |
Bahia | 1.881 - 3.367 | 2.155,60 | 1.881,00 | 2.020,00 | 2.780,00 | 3.367,22 |
Principais locais de trabalho
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Funções e atividades do Professor de literatura portuguesa
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:
Atividades
- exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
- analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- realizar autoavaliação;
- participar da correção de exames;
- promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
- orientar trabalhos de iniciação científica;
- planejar e implementar grades curriculares;
- publicar traduções de textos;
- escrever verbetes;
- discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
- ministrar cursos de ensino à distância;
- divulgar a produção discente;
- participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
- realizar estudos interdisciplinares;
- elaborar exames de proficiência em línguas;
- organizar edições diplomáticas;
- elaborar pareceres para editoras;
- realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
- trabalhar em equipe;
- programar atividades de laboratório de língua e informática;
- avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
- discutir propostas curriculares;
- disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
- supervisionar estágios;
- elaborar relatórios e monografias;
- elaborar notas e resenhas sobre livros;
- estimular senso crítico dos alunos;
- participar de colegiados;
- desenvolver atividades de pós-doutorado;
- realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
- atualizar-se na carreira acadêmica;
- elaborar críticas literárias;
- participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
- realizar revisão de textos e traduções;
- estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
- apresentar trabalhos em congressos científicos;
- demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
- atualizar conteúdos programáticos;
- preparar programas de cursos;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
- elaborar material didático e paradidático;
- participar da organização de bancas examinadoras;
- dar atendimento individual aos alunos;
- elaborar dicionários;
- discutir resultados da produção discente;
- avaliar grade curricular;
- demonstrar capacidade de reflexão;
- elaborar dissertação de mestrado;
- avaliar a produção escrita de alunos;
- promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
- orientar dissertações de mestrado;
- promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
- organizar e editar publicações científicas;
- avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
- avaliar o projeto pedagógico do curso;
- realizar discussões teórico-metodológicas;
- escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
- organizar antologias;
- elaborar glossários;
- selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
- escrever textos relacionados à pesquisa;
- definir conteúdos programáticos;
- distribuir disciplinas;
- elaborar projetos;
- organizar horários, cronogramas, etc;
- promover estudos inter e transdisciplinares;
- montar equipe de pesquisa;
- elaborar livros didáticos de língua e literatura;
- desenvolver metodologias científicas de trabalho;
- organizar concursos literários;
- participar de júri de premiação acadêmica e científica;
- frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
- participar de discussões sobre a área, pela internet;
- participar de júri de premiação cultural;
- estruturar projetos pedagógicos na área;
- relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
- promover intercâmbios científicos e culturais;
- orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
- organizar edições críticas;
- realizar levantamento bibliográfico;
- elaborar tese de doutorado;
- selecionar textos para estudo;
- demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
- programar atividades de pesquisa;
- proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
- sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
- participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
- avaliar as necessidades dos alunos;
- participar da elaboração de propostas curriculares;
- demonstrar capacidade de liderança;
- sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
- avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
- prever recursos financeiros para pesquisa;
- organizar edições didáticas de obras literárias;
- relacionar teoria e prática;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- avaliar exame nacional de cursos;
- promover o estudo de textos;
- orientar trabalhos de especialização;
- prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
- orientar teses de doutorado;
- estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
- elaborar pareceres para publicações científicas;
- pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
- organizar atlas linguísticos;
- realizar atividades de editoração;
- planejar orçamento;
- orientar alunos na apresentação de trabalhos;
- orientar trabalhos de monitoria;
- publicar trabalhos;
- elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
- disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
- realizar palestras, conferências, etc;
- articular conhecimento de diferentes áreas;
- analisar princípios metodológicos da área;
- elaborar e implementar projetos de extensão;
- organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
- elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
- programar o uso de equipamentos de apoio;
- participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
- realizar atualização bibliográfica;
- estabelecer critérios de avaliação;
- dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
- traduzir textos;
- representar os pares em comissões externas à instituição;
- preparar instrumentos de avaliação;
- elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
- indicar bibliografia;
- demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
- organizar eventos científicos e culturais;
- discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
- prestar assessoria a instituições de ensino;
- participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
- analisar processos de comunicação em instituições;
- discutir questões sociais e culturais, em classe;
Setores que mais contratam Professor de literatura portuguesa no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
- Cursos preparatórios para concursos
- Outras atividades de ensino
- Educação profissional de nível técnico
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br