Salário para o cargo de Professor de física (ensino superior)
CBO 2342-05 > Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

Professor de física (ensino superior) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Exercem atividades didáticas, preparam material didático, formam profissionais e coordenam cursos de física, de química e de astronomia de graduação e/ou pós-graduação. Desenvolvem e realizam atividades de pesquisa e extensão. Atualizam seus conhecimentos, atuam em políticas públicas e participam do processo de avaliação institucional. Atuam na administração de instituições de ensino superior, definem infra-estrutura pertinente e estruturam processos seletivos.

Quanto ganha um Professor de física (ensino superior)

Um Professor de física (ensino superior) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.060,39 e R$ 12.917,04, com a média salarial de R$ 4.848,09 e o salário mediana em R$ 2.860,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de física (ensino superior)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.848,09 58.177,12 1.212,02 28,69
1º Quartil 2.060,39 24.724,69 515,10 12,19
Salário Mediana 2.860,00 34.320,00 715,00 16,92
3º Quartil 9.851,08 118.213,00 2.462,77 58,29
Teto Salarial 12.917,04 155.004,43 3.229,26 76,43


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.771 - 7.008 3.252,47 1.771,33 2.888,00 5.785,67 7.007,77
Campinas - SP 1.500 - 3.484 2.006,78 1.500,00 1.966,00 2.876,13 3.483,66
Rio de Janeiro - RJ 1.751 - 71.299 13.334,55 1.750,50 2.860,00 58.865,00 71.299,05
Manaus - AM 5.033 - 6.962 5.589,11 5.033,00 5.748,00 5.748,00 6.962,15
Crato - CE 4.685 - 8.456 5.968,20 4.685,00 6.609,00 6.981,00 8.455,60
Barra Velha - SC 2.200 - 2.665 2.200,00 2.200,00 2.200,00 2.200,00 2.664,71


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.672 - 5.625 2.858,07 1.672,00 2.489,00 4.644,03 5.624,99
Rio de Janeiro 1.580 - 50.359 11.524,54 1.580,33 2.172,00 41.576,67 50.358,91
Amazonas 5.033 - 6.962 5.589,11 5.033,00 5.748,00 5.748,00 6.962,15
Santa Catarina 2.200 - 11.252 4.858,75 2.200,00 2.200,00 9.290,00 11.252,33
Ceará 2.536 - 8.456 5.500,57 2.536,00 6.127,00 6.981,00 8.455,60
Minas Gerais 2.349 - 10.443 5.064,40 2.349,00 5.153,00 8.622,00 10.443,23
Rio Grande do Sul 2.481 - 28.904 9.815,80 2.481,00 9.049,00 23.863,00 28.903,58


Principais locais de trabalho

Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior trabalham nas áreas de física, química e astronomia, lecionando em faculdades e universidades públicas e privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. O trabalho é individual, com supervisão ocasional, realizado em ambiente fechado, com horários irregulares. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis. Os professores de física, em algumas atividades, ficam expostos à radiação, os professores de química podem estar expostos à radiação e à material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior em física ou química e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de física (ensino superior)

Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior devem:

  • exercer atividades didáticas;
  • agir na administração de instituições de ensino superior;
  • formar profissionais;
  • coordenar cursos;
  • atuar em políticas públicas;
  • preparar material didático;
  • definir a infraestrutura pertinente;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades de extensão;
  • desenvolver atividades de pesquisa;
  • atualizar conhecimentos;
  • participar do processo de avaliação institucional;
  • estruturar processos seletivos;

  • Atividades

    • orientar alunos em pós-graduação;
    • executar projetos de pesquisa;
    • acompanhar a instalação dos equipamentos;
    • coordenar disciplinas intercursos ou interunidades;
    • planejar laboratório de ensino;
    • interagir com o ensino médio e fundamental;
    • adequar projeto pedagógico;
    • definir diretrizes curriculares;
    • elaborar normas;
    • participar em bancas examinadoras;
    • entrevistar candidatos;
    • realizar estágios de pós-doutorado;
    • atuar inter, multi e transdisciplinarmente;
    • participar em comissões;
    • preparar provas;
    • aprender de forma autônoma e contínua;
    • demonstrar curiosidade;
    • avaliar o processo ensino-aprendizagem;
    • incentivar a participação de alunos em eventos e congressos;
    • ministrar cursos de especialização;
    • elaborar prestação de contas;
    • reconhecer as relações do desenvolvimento da química, física e astronomia com outras áreas do saber;
    • planejar bibliotecas;
    • proferir conferências;
    • divulgar os resultados em revistas científicas;
    • gerar patentes;
    • atuar em colegiados;
    • ministrar aulas em disciplinas afins às áreas de física e química no ensino superior;
    • definir procedimentos;
    • planejar aula experimental;
    • executar perícias;
    • comunicar-se com eficiência;
    • corrigir provas;
    • respeitar ética profissional;
    • propor projeto pedagógico;
    • orientar iniciação científica;
    • familiarizar-se com novas tecnologias de ensino;
    • gerar conhecimento;
    • coordenar cursos;
    • atualizar experimentos;
    • apresentar trabalhos em eventos científicos;
    • prestar serviços técnico-científicos;
    • orientar alunos em projetos de especialização;
    • coordenar laboratório de ensino;
    • atender aluno extraclasse;
    • executar o projeto pedagógico;
    • elaborar instrumento de avaliação;
    • escrever roteiros de laboratório;
    • manter atualizada a cultura geral;
    • orientar tese de doutorado;
    • selecionar professores;
    • organizar atividades de extensão;
    • ministrar aulas de química no ensino superior;
    • dirigir unidades;
    • participar de atividades de extensão;
    • participar do planejamento do quadro de pessoal;
    • atualizar curriculum vitae;
    • planejar laboratório de pesquisa;
    • planejar salas de aula;
    • participar de seminários;
    • dirigir trabalho de final de curso;
    • formar recursos humanos;
    • organizar eventos científicos;
    • panejar salas de instrumentos;
    • propor ementas;
    • organizar eventos;
    • assessorar órgãos públicos;
    • elaborar plano de ensino;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • participar do conselho regional e federal de química;
    • cursar pós-graduação estrito senso;
    • demonstrar senso crítico;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • dominar os conteúdos pertinentes à área;
    • supervisionar estágios;
    • elaborar estrutura curricular;
    • avaliar estágio probatório;
    • avaliar o projeto pedagógico;
    • coletar dados;
    • ministrar aulas de física no ensino superior;
    • cursar especialização;
    • coordenar disciplinas teóricas;
    • introduzir experimentos;
    • chefiar departamentos;
    • escrever livros;
    • participar em bancas de concurso;
    • desenvolver instrumentação;
    • divulgar método científico;
    • dirigir instituições;
    • prestar consultoria ad-hoc;
    • ministrar cursos de aperfeiçoamento;
    • demonstrar espírito empreendedor;
    • organizar dados;
    • formular projetos de pesquisa;
    • realizar atividades de educação continuada;
    • prestar consultoria;
    • coordenar disciplinas;
    • produzir relatórios;
    • participar de congressos;
    • atender aluno em atividade de recuperação;
    • participar de sociedades científicas nacionais;
    • divulgar resultados de pesquisa para o grande público;
    • saber expressar-se em público;
    • realizar estágios exógenos;
    • orientar monografias;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • orientar dissertação de mestrado;
    • utilizar demonstrações experimentais em aulas teóricas;
    • executar estrutura curricular;
    • produzir pareceres;
    • elaborar orçamento;
    • avaliar textos;
    • produzir mídia eletrônica;
    • cursar pós-graduação lato senso;
    • tutorar alunos;
    • planejar aula teórica;
    • ministrar aulas de astronomia no ensino superior;


    Setores que mais contratam Professor de física (ensino superior) no mercado de trabalho

    • Atividades de condicionamento físico
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Ensino fundamental
    • Educação profissional de nível técnico
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Gestão de instalações de esportes
    • Educação infantil - creche
    • Atividades associativas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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