Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor universitário na área de prática de ensino
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado
- Professor universitário na área de didática
- Professor de didática (ensino superior)
- Professor de prática de ensino (ensino superior)
- Professor universitário na área de pesquisa educacional
- Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Professor de pesquisa educacional (ensino superior)
- Professor de ensino superior na área de estágio supervisionado
- Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação
- Professor universitário de estágio supervisionado
- Docente do ensino superior na área de prática de ensino
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- produzir material de trabalho;
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
- orientar alunos;
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
- comunicar-se;
- atualizar-se na Área;
- participar de atividades administrativas;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
Atividades
- coordenar grupos de pesquisa;
- preencher relatórios de atividades;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- produzir artigos para divulgação;
- planejar projetos de extensão;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- participar de colegiados;
- avaliar projetos de extensão;
- dialogar com as entidades representativas;
- analisar pesquisas educacionais;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- prever fontes de financiamento;
- avaliar cursos;
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- realizar eventos;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- produzir transparências;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- coordenar cursos;
- planejar pesquisas;
- participar de atividades culturais;
- dialogar com os professores da instituição;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- coordenar eventos;
- coordenar projetos pedagógicos;
- produzir hipertextos;
- estudar a legislação educacional;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- desenvolver atividades interativas;
- orientar monitores;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- sistematizar conteúdos;
- orientar alunos de iniciação científica;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- elaborar pareceres;
- avaliar currículos de alunos;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- estudar propostas e políticas educacionais;
- organizar publicações;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- colaborar em comissões de avaliação;
- produzir vídeos;
- desenvolver propostas de avaliação;
- avaliar políticas educacionais;
- elaborar projetos de extensão;
- organizar coletâneas;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- compromissar-se social e politicamente;
- proferir palestras;
- auto avaliar-se;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- discutir resultados de avaliação;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- produzir instrumentos de avaliação;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- participar de associações científicas;
- atuar em projetos de extensão;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- coordenar reuniões;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- atuar em debates;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- estudar a produção científica da área;
- estudar outros idiomas;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- planejar eventos e seminários;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- produzir cartazes;
- redigir publicações científicas;
- exercer cargos de direção;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- dominar a língua portuguesa;
- participar de congressos e eventos científicos;
- atuar em comissões editoriais;
- coordenar pesquisas;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- coordenar equipes de trabalho;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- demonstrar postura crítica;
- coordenar convênios;
- participar de associações de classe;
- avaliar material didático;
- realizar revisão da literatura na área;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- constituir grupos de pesquisa;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- gerenciar convênios;
- atribuir notas e conceitos;
- planejar aulas;
- coordenar projetos de extensão;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- participar de comissões;
- exercer cargos de representação;
- gerenciar projetos;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- redigir relatórios de pesquisa;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- avaliar projetos de pesquisa;
- participar de reuniões;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- avaliar trabalhos científicos;
- produzir textos para uso pedagógico;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- dialogar com os alunos;
- divulgar resultados de pesquisas;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar postura ética;
- elaborar programas e cronogramas;
Setores que mais contratam Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de apoio à educação
- Locação de mão-de-obra temporária
- Educação profissional de nível técnico
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais