Salário para o cargo de Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa
CBO 2345-15 > Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa

Um Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.905,64 e R$ 20.971,77, com a média salarial de R$ 8.769,14 e o salário mediana em R$ 7.421,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.769,14 105.229,67 2.192,28 58,75
1º Quartil 3.905,64 46.867,62 976,41 26,17
Salário Mediana 7.421,00 89.052,00 1.855,25 49,72
3º Quartil 15.993,97 191.927,60 3.998,49 107,16
Teto Salarial 20.971,77 251.661,23 5.242,94 140,51


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 5.681 - 24.695 12.423,33 5.680,85 10.606,00 20.388,53 24.695,20
Maringá - PR 1.651 - 22.047 7.621,85 1.650,63 4.321,00 18.202,32 22.047,19
Votuporanga - SP 4.994 - 20.689 9.477,10 4.994,46 7.992,00 17.080,77 20.688,74
Campinas - SP 5.657 - 22.216 10.311,75 5.656,60 8.825,00 18.341,80 22.216,14
Rio de Janeiro - RJ 1.696 - 19.086 8.762,38 1.696,33 9.227,00 15.757,33 19.085,75
Curitiba - PR 5.785 - 17.159 10.397,69 5.785,40 11.112,00 14.166,36 17.158,72
Joinville - SC 4.617 - 17.007 9.178,23 4.617,20 9.658,00 14.040,80 17.006,64
Aracaju - SE 2.107 - 17.540 6.463,84 2.106,50 5.676,00 14.480,75 17.539,52
Balsas - MA 1.501 - 3.401 2.045,00 1.500,50 1.995,00 2.807,75 3.400,83
Caxias do Sul - RS 1.429 - 7.250 2.805,73 1.429,00 1.834,00 5.985,33 7.249,62
Barueri - SP 6.282 - 18.151 10.373,93 6.282,33 8.825,00 14.986,00 18.151,49
Blumenau - SC 9.290 - 11.703 9.529,14 9.290,00 9.662,00 9.662,00 11.702,90
Sorocaba - SP 6.616 - 13.835 7.885,42 6.616,00 6.751,50 11.422,67 13.835,48
Salvador - BA 8.133 - 28.327 14.363,92 8.133,33 13.000,00 23.387,00 28.327,04
Uberlândia - MG 2.739 - 3.450 2.768,73 2.739,00 2.739,00 2.848,00 3.449,58
Saquarema - RJ 8.658 - 26.746 13.305,20 8.658,00 10.377,00 22.081,50 26.745,78
Canindé de São Francisco - SE 4.730 - 7.638 5.679,22 4.730,00 5.676,00 6.306,00 7.638,02
São Bernardo do Campo - SP 2.103 - 6.302 3.518,91 2.103,00 3.209,00 5.203,14 6.302,20
Porto Alegre - RS 1.486 - 13.908 4.340,69 1.486,00 2.046,78 11.482,50 13.907,95
Cachoeira - BA 1.711 - 7.560 3.076,71 1.711,00 2.360,00 6.242,00 7.560,50


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 4.895 - 23.733 11.062,30 4.895,50 9.843,00 19.593,74 23.732,52
Paraná 1.772 - 21.076 8.258,45 1.771,84 8.104,40 17.400,43 21.075,93
Santa Catarina 3.284 - 14.663 8.088,54 3.283,73 9.290,00 12.105,90 14.663,03
Rio de Janeiro 1.863 - 21.469 9.791,51 1.863,33 10.377,00 17.724,56 21.468,51
Rio Grande do Sul 1.429 - 8.450 2.999,29 1.429,00 1.798,00 6.976,38 8.449,99
Minas Gerais 2.472 - 21.952 6.664,00 2.472,43 3.690,00 18.123,71 21.951,99
Bahia 1.549 - 21.138 7.205,43 1.548,71 3.324,50 17.451,57 21.137,87
Sergipe 2.490 - 13.328 6.211,64 2.489,71 5.676,00 11.003,86 13.328,20
Maranhão 1.528 - 4.970 2.360,12 1.528,28 1.995,00 4.103,67 4.970,48
Distrito Federal 3.673 - 14.611 6.591,80 3.673,00 5.685,00 12.063,00 14.611,07
Goiás 5.703 - 10.659 6.941,80 5.703,00 5.703,00 8.800,00 10.658,82


Principais locais de trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.


Funções e atividades do Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:

  • atualizar-se na Área;
  • produzir material de trabalho;
  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
  • comunicar-se;
  • participar de atividades administrativas;
  • supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • orientar alunos;
  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • avaliar currículos de alunos;
    • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
    • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
    • realizar eventos;
    • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
    • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
    • organizar publicações;
    • exercer cargos de representação;
    • analisar pesquisas educacionais;
    • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
    • elaborar projetos de extensão;
    • gerenciar projetos;
    • coordenar reuniões;
    • participar de associações de classe;
    • orientar monitores;
    • produzir textos para uso pedagógico;
    • avaliar projetos de pesquisa;
    • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
    • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
    • desenvolver propostas de avaliação;
    • realizar revisão da literatura na área;
    • exercer cargos de direção;
    • avaliar cursos;
    • atuar no processo de seleção de alunos e professores;
    • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
    • demonstrar postura crítica;
    • sistematizar conteúdos;
    • estudar a legislação educacional;
    • produzir vídeos;
    • avaliar o desempenho dos alunos;
    • proferir palestras;
    • organizar coletâneas;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • sugerir composição de bancas examinadoras;
    • divulgar resultados de pesquisas;
    • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
    • avaliar material didático;
    • produzir planos de cursos e de aulas;
    • planejar eventos e seminários;
    • estudar propostas e políticas educacionais;
    • desenvolver atividades interativas;
    • avaliar o desenvolvimento das aulas;
    • planejar projetos de extensão;
    • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
    • coordenar grupos de pesquisa;
    • mediar a relação do estagiário com a instituição;
    • atribuir notas e conceitos;
    • planejar projetos de intervenção pedagógica;
    • planejar pesquisas;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • preencher relatórios de atividades;
    • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
    • coordenar projetos de extensão;
    • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
    • realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
    • redigir relatórios de pesquisa;
    • dialogar com as entidades representativas;
    • auto avaliar-se;
    • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
    • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
    • programar cursos para atendimento a demandas externas;
    • atuar em comissões editoriais;
    • trabalhar em equipe;
    • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
    • coordenar projetos pedagógicos;
    • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
    • coordenar pesquisas;
    • avaliar a própria prática de pesquisa;
    • participar de colegiados;
    • estudar diferentes formas de comunicação;
    • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
    • atuar em banca examinadora docente e discente;
    • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
    • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
    • produzir cartazes;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • compromissar-se social e politicamente;
    • planejar aulas;
    • participar de reuniões;
    • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
    • participar de atividades culturais;
    • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
    • redigir publicações científicas;
    • demonstrar postura ética;
    • estudar a produção científica da área;
    • avaliar políticas educacionais;
    • orientar alunos de iniciação científica;
    • atuar em debates;
    • participar de comissões;
    • dialogar com os alunos;
    • prever fontes de financiamento;
    • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
    • planejar a produção de materiais didáticos;
    • avaliar trabalhos científicos;
    • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
    • coordenar estágios;
    • coordenar eventos;
    • participar de associações científicas;
    • elaborar programas e cronogramas;
    • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
    • estudar outros idiomas;
    • discutir resultados de avaliação;
    • avaliar planos de ação pedagógica;
    • participar de congressos e eventos científicos;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
    • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
    • atender alunos, individualmente e em grupo;
    • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
    • constituir grupos de pesquisa;
    • elaborar pareceres;
    • supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
    • sistematizar dados e materiais de pesquisa;
    • treinar auxiliares de pesquisa;
    • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
    • planejar estágios;
    • colaborar em comissões de avaliação;
    • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • coordenar convênios;
    • atuar em projetos de extensão;
    • planejar os ambientes de aprendizagem;
    • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
    • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
    • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • dominar a língua portuguesa;
    • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
    • gerenciar convênios;
    • produzir artigos para divulgação;
    • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
    • analisar os problemas da realidade brasileira;
    • produzir hipertextos;
    • dialogar com os professores da instituição;
    • produzir transparências;
    • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
    • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
    • acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
    • coordenar cursos;
    • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • orientar alunos sobre campos de estágio;
    • avaliar projetos de extensão;
    • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
    • mapear campos para estágio;


    Setores que mais contratam Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Outras atividades de ensino
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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