Quanto ganha um Professor de ensino profissionalizante no ensino de nível médio
Um Professor de ensino profissionalizante no ensino de nível médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.314,20 e R$ 9.133,21, com a média salarial de R$ 4.142,31 e o salário mediana em R$ 3.387,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 4.142,31 | 49.707,78 | 1.035,58 | 29,41 |
1º Quartil | 2.314,20 | 27.770,37 | 578,55 | 16,43 |
Salário Mediana | 3.387,50 | 40.650,00 | 846,88 | 24,05 |
3º Quartil | 6.965,37 | 83.584,47 | 1.741,34 | 49,46 |
Teto Salarial | 9.133,21 | 109.598,46 | 2.283,30 | 64,85 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Professores do ensino profissional
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Paracatu - MG | 1.658 - 4.912 | 2.622,66 | 1.657,74 | 2.355,00 | 4.055,13 | 4.911,69 |
Fortaleza - CE | 2.494 - 7.504 | 4.262,42 | 2.493,64 | 4.125,30 | 6.195,41 | 7.504,06 |
Joinville - SC | 3.873 - 8.603 | 5.072,67 | 3.873,21 | 4.704,00 | 7.102,82 | 8.603,15 |
Vazante - MG | 1.648 - 4.406 | 2.504,94 | 1.647,50 | 2.352,50 | 3.637,50 | 4.405,85 |
Correntina - BA | 2.425 - 4.777 | 3.237,13 | 2.425,00 | 3.409,00 | 3.944,00 | 4.777,09 |
São Paulo - SP | 1.932 - 16.161 | 6.935,89 | 1.931,67 | 6.616,00 | 13.342,33 | 16.160,63 |
Itaquirai - MS | 2.070 - 5.014 | 3.036,15 | 2.070,00 | 2.470,00 | 4.140,00 | 5.014,49 |
Unai - MG | 3.003 - 9.450 | 5.814,33 | 3.003,00 | 7.026,00 | 7.802,00 | 9.450,02 |
Balsas - MA | 9.460 - 13.324 | 10.450,00 | 9.460,00 | 10.560,00 | 11.000,00 | 13.323,53 |
Lajeado - RS | 6.817 - 18.580 | 8.294,13 | 6.817,00 | 6.864,00 | 15.340,00 | 18.580,27 |
Rio Pardo - RS | 6.742 - 8.166 | 6.742,00 | 6.742,00 | 6.742,00 | 6.742,00 | 8.166,11 |
Paranavaí - PR | 1.760 - 2.512 | 1.822,80 | 1.760,00 | 1.760,00 | 2.074,00 | 2.512,09 |
Marau - RS | 7.452 - 9.026 | 7.452,00 | 7.452,00 | 7.452,00 | 7.452,00 | 9.026,09 |
Barueri - SP | 3.021 - 8.479 | 4.505,00 | 3.021,00 | 3.483,00 | 7.000,00 | 8.478,61 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Minas Gerais | 1.659 - 5.427 | 2.759,38 | 1.658,59 | 2.492,00 | 4.480,31 | 5.426,68 |
Ceará | 2.494 - 7.504 | 4.262,42 | 2.493,64 | 4.125,30 | 6.195,41 | 7.504,06 |
Santa Catarina | 3.018 - 8.050 | 4.717,36 | 3.018,06 | 4.683,00 | 6.645,90 | 8.049,72 |
São Paulo | 1.719 - 14.583 | 5.311,44 | 1.719,30 | 3.156,50 | 12.039,80 | 14.582,97 |
Rio Grande do Sul | 5.483 - 11.415 | 7.217,41 | 5.482,50 | 6.864,00 | 9.424,00 | 11.414,63 |
Bahia | 2.073 - 4.777 | 3.134,41 | 2.072,75 | 3.409,00 | 3.944,00 | 4.777,09 |
Mato Grosso do Sul | 1.690 - 5.014 | 2.831,33 | 1.690,00 | 2.470,00 | 4.140,00 | 5.014,49 |
Paraná | 1.760 - 4.522 | 2.671,82 | 1.760,00 | 2.074,00 | 3.733,20 | 4.521,76 |
Maranhão | 9.460 - 13.324 | 10.450,00 | 9.460,00 | 10.560,00 | 11.000,00 | 13.323,53 |
Principais locais de trabalho
Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino profissional
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
Funções e atividades do Professor de ensino profissionalizante no ensino de nível médio
Professores do ensino profissional devem:
Atividades
- promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema;
- redigir o plano de ensino;
- divulgar trabalhos da área profissional;
- demonstrar ética profissional;
- representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos;
- realizar parcerias;
- observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança;
- vistoriar os equipamentos e instalações;
- gerar produtos e projetos;
- assessorar tecnicamente a comunidade;
- recomendar o uso correto de equipamentos de segurança;
- estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade;
- estagiar em instituições;
- tomar parte em bancas de concursos internos;
- integrar continuamente teoria e prática;
- solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;
- exercer liderança cooperativa;
- acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem;
- utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;
- realizar demonstrações teórico-práticas;
- opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança;
- pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins;
- recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos;
- orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas;
- elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento;
- apresentar esquemas e painéis explicativos;
- executar pesquisas;
- preparar as aulas;
- realizar consultorias técnicas;
- ministrar cursos de formação e extensão;
- orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício;
- assessorar tecnicamente instituições;
- informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente;
- estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão;
- preencher registro e controle de equipamentos e materiais;
- analisar e resolver problemas;
- encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos;
- orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos;
- demonstrar motivação;
- orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos;
- demonstrar flexibilidade;
- garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização;
- participar de intercâmbios culturais;
- integrar bancas de diversas naturezas;
- orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo;
- adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem;
- demonstrar curiosidade intelectual;
- definir atividades e cronograma;
- produzir laudos técnicos;
- participar do planejamento do curso;
- orientar para a classificação e destinação do lixo;
- desenvolver recursos audiovisuais;
- analisar especificações técnicas de equipamentos para compra;
- divulgar o trabalho da escola;
- desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros;
- consultar diferentes fontes de informação;
- efetuar atividades de recuperação de aprendizagem;
- aplicar provas em processo seletivos;
- estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança;
- orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos;
- desenvolver aplicativos educacionais;
- fomentar ações de preservação ambiental;
- instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições;
- avaliar relatórios de estágios;
- participar de atividades culturais e de lazer;
- estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação;
- demonstrar capacidade de mudança;
- implementar orientações técnicas para a comunidade;
- estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento;
- propor a aquisição de equipamentos de segurança;
- trabalhar em equipe;
- definir metodologias de mediação de aprendizagem;
- propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante;
- exercer atividades de coordenação e gestão;
- contextualizar continuamente os conteúdos;
- monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios;
- estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema;
- orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo;
- prever a manutenção de equipamentos e instalações;
- preencher diários de classe;
- selecionar conteúdos;
- divulgar propostas de trabalho e convênios;
- efetuar avaliação diagnóstica dos alunos;
- informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área;
- planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
- interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho;
- compor instrumentos de avaliação;
- definir o perfil profissional pretendido;
- participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras;
- coordenar processos de seleção;
- corrigir provas para processos seletivos;
- organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores;
- operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino;
- diagnosticar o perfil de entrada da demanda;
- demonstrar capacidade de gerenciamento da informação;
- por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança;
- conceber provas para processos seletivos;
- assessorar a própria instituição;
- comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola;
- adaptar equipamentos e utensílios de laboratório;
- selecionar material didático e bibliográfico;
- encaminhar alunos para estágios profissionais;
- respeitar as diferenças e diversidades;
- produzir relatórios;
- estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo;
- estimular a busca de conhecimento;
- preencher requisição de serviços materiais;
- tomar parte em comissões de diversas naturezas;
- preencher fichas de estágios;
- coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional;
- ministrar aulas teórico-práticas;
- tomar parte em colegiados;
- avaliar o desempenho de alunos em estágios;
- registrar ocorrências de diferentes naturezas;
- participar do planejamento de horários e calendário escolar;
- participar de grupos de estudo e de pesquisa;
- proferir palestras e conferências;
- realizar testes, ensaios, análises laboratoriais;
- sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas;
- orientar projetos de pesquisa;
- sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico;
- realizar certificação e qualificação;
- orientar os alunos para procura de informações específicas;
- explicar conceitos e princípios;
- encaminhar registros para as autoridades competentes;
- orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente;
- elaborar material didático impresso;
- participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
Setores que mais contratam Professor de ensino profissionalizante no ensino de nível médio no mercado de trabalho
- Educação profissional de nível tecnológico
- Educação profissional de nível técnico
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Outras atividades de ensino
- Educação superior - graduação
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br