Salário para o cargo de Planejador de turismo (turismólogo)
CBO 1225-20 > Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Planejador de turismo (turismólogo) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem como representantes dos proprietários, ou acionistas, ou por conta própria, as atividades dos serviços de turismo, de alojamento e de alimentação. Planejam e executam projetos e programas inerentes a atividade turística buscando o desenvovimento sustentável e o fomento do turismo. Para tanto, definem planos, políticas e diretrizes, traçam e executam planos de negócios. Buscam produzir os melhores resultados através de pesquisas e análises de mercado e garantem a qualidade de produtos e serviços oferecidos.

Quanto ganha um Planejador de turismo (turismólogo)

Um Planejador de turismo (turismólogo) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.132,15 e R$ 6.480,05, com a média salarial de R$ 3.238,29 e o salário mediana em R$ 2.824,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Planejador de turismo (turismólogo)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.238,29 38.859,50 809,57 15,46
1º Quartil 2.132,15 25.585,75 533,04 10,18
Salário Mediana 2.824,00 33.888,00 706,00 13,48
3º Quartil 4.941,97 59.303,60 1.235,49 23,59
Teto Salarial 6.480,05 77.760,65 1.620,01 30,93


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.260 - 7.602 4.109,04 2.260,00 4.087,50 6.276,20 7.601,92
São Caetano do Sul - SP 3.109 - 3.973 3.237,25 3.109,00 3.280,00 3.280,00 3.972,83
Belo Horizonte - MG 1.708 - 6.984 3.040,16 1.707,50 2.379,00 5.765,75 6.983,65
Itu - SP 1.926 - 2.333 1.926,03 1.926,00 1.926,00 1.926,08 2.332,93
Rio de Janeiro - RJ 3.011 - 10.407 4.800,15 3.010,67 3.800,00 8.592,00 10.406,89
Manaus - AM 2.773 - 7.079 3.839,24 2.773,00 2.773,00 5.844,33 7.078,83
Ponta Grossa - PR 1.716 - 2.183 1.735,22 1.716,00 1.716,00 1.802,50 2.183,24
Mata de São Joao - BA 2.260 - 2.738 2.260,06 2.260,00 2.260,00 2.260,27 2.737,70
Brasília - DF 1.980 - 3.416 2.263,89 1.980,00 2.118,00 2.820,00 3.415,67
Jundiaí - SP 6.388 - 9.084 6.789,29 6.388,00 6.597,00 7.500,00 9.084,23
Ilhéus - BA 1.412 - 1.762 1.448,86 1.412,00 1.455,00 1.455,00 1.762,34
Florianópolis - SC 2.180 - 3.270 2.390,58 2.180,04 2.287,22 2.700,00 3.270,32
Foz do Iguaçu - PR 3.932 - 9.742 5.188,00 3.932,00 3.932,00 8.043,00 9.741,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.046 - 6.825 3.541,17 2.046,16 3.280,00 5.634,38 6.824,53
Minas Gerais 1.702 - 6.435 2.997,29 1.702,00 2.379,00 5.312,60 6.434,78
Bahia 1.446 - 3.736 2.110,17 1.446,40 2.260,00 3.084,11 3.735,56
Paraná 1.716 - 7.298 2.968,36 1.716,00 1.716,00 6.025,33 7.298,06
Rio de Janeiro 3.011 - 10.407 4.800,15 3.010,67 3.800,00 8.592,00 10.406,89
Santa Catarina 2.190 - 4.053 2.598,58 2.189,68 2.287,44 3.346,00 4.052,78
Amazonas 2.773 - 7.079 3.839,24 2.773,00 2.773,00 5.844,33 7.078,83
Distrito Federal 1.980 - 3.416 2.263,89 1.980,00 2.118,00 2.820,00 3.415,67
Mato Grosso do Sul 1.610 - 6.662 2.985,00 1.610,00 2.500,00 5.500,00 6.661,77
Rio Grande do Sul 1.800 - 4.524 2.629,33 1.800,00 2.598,00 3.735,00 4.523,94


Principais locais de trabalho

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.


Funções e atividades do Planejador de turismo (turismólogo)

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação devem:

  • realizar pesquisas;
  • analisar mercado;
  • traçar plano operacional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • coordenar equipes;
  • definir planos, políticas e diretrizes;
  • produzir resultados;
  • executar planos de negócios;
  • garantir qualidade de produtos e serviços;

  • Atividades

    • tomar decisões;
    • acompanhar desenvolvimento das viagens;
    • demonstrar agilidade;
    • firmar contratos de compras;
    • pesquisar fornecedores;
    • acompanhar mercado de comodities;
    • avaliar impactos socioambientais e econômicos;
    • elaborar programas turísticos;
    • zelar pelo funcionamento da organização;
    • assegurar salubridade dos alimentos processados;
    • avaliar relatórios;
    • definir estratégias de vendas;
    • demonstrar dinamismo;
    • definir políticas de promoções para gerentes e chefes;
    • trabalhar em equipe;
    • programar eventos;
    • demonstrar objetividade;
    • definir padrões da organização (móveis, uniformes, utensílios etc.);
    • inventariar oferta turística;
    • identificar os atores sociais envolvidos;
    • elaborar cronogramas de viagens;
    • escolher produtos para veiculação;
    • demonstrar confiabilidade;
    • aprovar alterações de padrão;
    • autorizar planejamento de cozinhas;
    • programar promoções;
    • adequar estratégias e planos;
    • aprovar orçamentos;
    • implementar parcerias;
    • demonstrar liderança;
    • implementar projetos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • identificar nichos de mercado;
    • estabelecer formas de pagamento;
    • contratar auditorias;
    • assegurar higiene dos utensílios e do ambiente;
    • emitir declaração de interesse e relevância turística;
    • coordenar cerimonial;
    • avaliar desempenho de equipes;
    • demonstrar proatividade;
    • elaborar planos de desenvolvimento local;
    • analisar oferta e demanda turística;
    • monitorar indicadores de desempenho;
    • fomentar o envolvimento da sociedade;
    • definir tipos e quantidade de auditorias;
    • definir políticas de segurança;
    • controlar divulgação de produtos;
    • acompanhar contratos negociados;
    • elaborar plano de negócios;
    • classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos;
    • captar eventos;
    • gerir reuniões participativas;
    • premiar desempenho de funcionários;
    • emitir pareceres e laudos técnicos;
    • zelar pela imagem da organização;
    • estabelecer preços de produtos e serviços;
    • participar de processo de licenciamento ambiental;
    • captar recursos, patrocínios e apoio;
    • supervisionar contratos de serviços turísticos;
    • realizar visitas de inspeção;
    • representar empresa em eventos;
    • estabelecer relações institucionais;
    • autorizar investimento;
    • realizar diagnósticos turísticos;
    • visitar parceiros;
    • prestar contas a superiores;
    • solicitar pesquisa de satisfação do cliente;
    • elaborar plano de marketing turístico;
    • orientar equipes;
    • analisar legislação pertinente;
    • coordenar programas de sensibilização em comunidades;
    • definir políticas de manutenção;
    • definir estratégias de marketing;
    • elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo;
    • gerir recursos materiais e financeiros;
    • acompanhar concorrência;
    • elaborar planos de lazer e entretenimento;
    • informar-se da situação da organização;
    • avaliar comportamento dos resultados;
    • dispensar gerentes e chefes;
    • elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo;
    • organizar eventos;
    • promover funcionários;
    • participar da elaboração de planos de manejo;
    • supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos;
    • participar de feiras nacionais e internacionais;
    • contatar fornecedores;
    • analisar pontos turísticos;
    • atender a franqueados e parceiros;
    • elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais;
    • articular com os atores sociais envolvidos;
    • planejar roteiros turísticos;
    • prestar consultoria e auditoria;
    • demonstrar criatividade;
    • planejar logística terrestre, aérea e aquaviária;
    • analisar pesquisa de satisfação do cliente;
    • receber visitantes;
    • demonstrar visão de mercado;
    • gerir custos;
    • gerir informação turística;
    • aprovar eventos;
    • monitorar metas;
    • detectar tendências de mercado;
    • comparar condições da concorrência;
    • assegurar qualidade da matéria-prima;
    • avaliar desempenho dos parceiros;
    • definir políticas de benefícios para colaboradores;
    • capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo;
    • negociar com fornecedores, clientes e parceiros;
    • firmar contratos de seguros;
    • alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final;
    • monitorar projetos;
    • avaliar vendas;
    • decidir políticas de comissionamento;
    • escolher produtos para promoção;
    • definir indicadores de desempenho;
    • estabelecer parcerias;
    • definir parâmetros para cozinhas;
    • elaborar planos de turismo;
    • avaliar margem de lucros;
    • controlar reservas;
    • aprovar campanhas de marketing;
    • definir prioridades;
    • corrigir desvios;
    • calcular retorno de investimento;
    • assegurar higiene dos funcionários;
    • coordenar elaboração de planos de uso público;
    • capacitar equipes;
    • ceder vantagens para agências em aliança;
    • definir políticas de qualidade;
    • identificar público alvo;
    • definir objetivos;
    • demonstrar poder de convencimento;
    • monitorar eventos;
    • visualizar futuro;
    • fixar metas;
    • analisar localidades nacionais e internacionais, do ponto de vista turístico;
    • selecionar equipes;
    • cobrar padronização de produtos e serviços;
    • planejar eventos;
    • elaborar orçamentos;
    • assessorar a realização de eventos;
    • escolher formas de divulgação;
    • demonstrar fluência em outro idioma;
    • conceder entrevistas;


    Setores que mais contratam Planejador de turismo (turismólogo) no mercado de trabalho

    • Agências de viagens
    • Hotéis
    • Operadores turísticos
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados anteriormente
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de teleatendimento
    • Administração pública em geral
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chargista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Chargista