Salário para o cargo de Oficial de registro de contratos marítimos
CBO 2413-05 > Tabeliães e registradores

Oficial de registro de contratos marítimos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Formalizam juridicamente a vontade das partes, no exercício da fé pública delegada pelo estado e de acordo com as determinações previstas em lei. Registram atos e fatos jurídicos, tais como nascimentos, casamentos, óbitos e outros e também as sociedades civis, associações e fundações, os títulos e documentos públicos e particulares, as operações imobiliárias, os contratos marítimos e as embarcações marítimas, a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos, averbam alterações em todos estes atos e fatos. Reconhecem a veracidade de documentos e fatos, conferindo aos documentos forma e autenticidade legal e pública, aconselham e prestam informações ao usuário do serviço. Conservam o acervo e gerenciam a serventia. Prestam informações.

Quanto ganha um Oficial de registro de contratos marítimos

Um Oficial de registro de contratos marítimos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.660,80 e R$ 4.913,62, com a média salarial de R$ 2.318,95 e o salário mediana em R$ 1.763,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Oficial de registro de contratos marítimos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.318,95 27.827,40 579,74 10,54
1º Quartil 1.660,80 19.929,60 415,20 7,55
Salário Mediana 1.763,00 21.156,00 440,75 8,01
3º Quartil 3.747,33 44.968,00 936,83 17,03
Teto Salarial 4.913,62 58.963,39 1.228,40 22,33


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências jurídicas
      • Advogados, procuradores, tabeliães
        • Tabeliães e registradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Brasília - DF 1.750 - 2.276 1.793,20 1.750,00 1.750,00 1.879,00 2.275,90


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Distrito Federal 1.750 - 2.276 1.793,20 1.750,00 1.750,00 1.879,00 2.275,90


Principais locais de trabalho

Tabeliães e registradores trabalham em cartórios, como empregadores. Atuam em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno e horários irregulares (oficial de registro de pessoas naturais).


O que é preciso para trabalhar na área dos Tabeliães e registradores

O exercício desse cargo requer bacharelado em Direito ou dez anos de experiência cartorária. A fé pública para o exercício notorial e de registro é delegada por concurso.


Funções e atividades do Oficial de registro de contratos marítimos

Tabeliães e registradores devem:

  • gerir a serventia (tabelionato e registro);
  • aconselhar o usuário do serviço;
  • prestar informações;
  • conservar acervo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • registrar atos e fatos jurídicos;
  • formalizar juridicamente a vontade das partes;
  • autenticar documentos e fatos;

  • Atividades

    • redigir atas notariais;
    • registrar chancelas mecânicas;
    • recolher tributos dos usuários;
    • aprovar testamento cerrado;
    • participar às serventias de origem as alterações dos fatos da vida civil;
    • coordenar os serviços;
    • sensibilizar-se com aspectos sociais;
    • arquivar documentos de pessoas físicas e jurídicas;
    • atuar com eficiência;
    • lavrar protestos de títulos;
    • registrar títulos e documentos;
    • analisar a vontade do usuário;
    • cancelar registros;
    • suportar pressões externas;
    • agir com equilíbrio emocional;
    • esclarecer usuário sobre as implicações de seus atos;
    • escrever corretamente;
    • ler o ato ao usuário;
    • averbar alterações de estado civil;
    • colher assinaturas dos usuários;
    • autenticar livros;
    • receber pagamentos de títulos;
    • verificar capacidade e identificação dos usuários;
    • registrar protesto de títulos;
    • apontar soluções para problemas;
    • registrar nascimentos;
    • registrar óbitos;
    • fazer uso da paciência;
    • verificar conformidade do ato à vontade do usuário;
    • treinar pessoal;
    • compor acervo segundo critérios práticos;
    • pagar tributos;
    • definir espaço físico de acomodação do acervo;
    • prenotar títulos;
    • averbar modificações dos dados de imóveis, de pessoas e direitos;
    • registrar contratos marítimos;
    • registrar sociedades civis, associações e fundações;
    • responder a requisição de informações, judiciais e administrativas;
    • agir eticamente;
    • certificar a veracidade das cópias conforme original;
    • fornecer informações sobre alienação de imóveis às prefeituras;
    • administrar acervo;
    • expedir intimações;
    • arquivar certidões e guias de impostos;
    • escriturar a contabilidade da serventia;
    • desenvolver relacionamentos sociais positivos;
    • elaborar informações estatísticas;
    • empreender inovações;
    • reconhecer firmas, letras e chancelas;
    • recomendar busca de certidões negativas complementares de bens e pessoas;
    • empregar criatividade;
    • fornecer informações estatísticas para órgãos públicos;
    • registrar a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos;
    • preparar condições ambientais para conservação do acervo;
    • contratar serviços de terceiros;
    • selecionar funcionários;
    • guardar sigilo;
    • registrar casamentos;
    • fornecer informações sobre alienações de bens para receita federal;
    • agir com imparcialidade;
    • registrar operações imobiliárias;
    • orientar sobre documentos obrigatórios;
    • registrar capacidade civil e ausência;
    • agir com urbanidade;
    • manter-se atualizado;
    • promover atualização dos funcionários;
    • fornecer informações verbais;
    • raciocinar logicamente;
    • adquirir equipamentos;
    • averbar alterações de registros de títulos e documentos;
    • decidir rapidamente;
    • registrar escritos particulares;
    • fiscalizar o pagamento de tributos;
    • protocolar títulos;
    • fornecer certidões;
    • matricular empresas de radiodifusão, jornais, revistas e outros periódicos;
    • selecionar recursos materiais para conservação de acervo;
    • lavrar instrumentos públicos: procurações, testamentos, escrituras de compra e venda e outros;
    • registrar embarcações marítimas;
    • averbar alterações de contratos sociais e atas;
    • examinar documentos;
    • matricular imóveis;
    • verificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • adequar espaço físico;
    • ouvir o usuário;
    • averbar alterações nos registros de distribuições;
    • contratar funcionários e serviços de terceiros;
    • informar entidades e associações de crédito de informações sobre protestos lavrados e cancelado;
    • certificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • acatar sustações judiciais e desistências de protesto;
    • expressar-se com clareza;
    • comunicar cumprimento de determinação judicial;
    • emitir notificações;


    Setores que mais contratam Oficial de registro de contratos marítimos no mercado de trabalho

    • Serviços de engenharia
    • Agências de viagens
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de medicamentos veterinários
    • Comércio varejista de materiais de construção não especificados anteriormente
    • Preparação e fiação de fibras de algodão
    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
    • Obras de montagem industrial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de pensão
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de pensão