Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Comunicadores, artistas e religiosos
- Profissionais de espetáculos e das artes
- Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos trabalham com música popular e erudita em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações. É comum atuarem concomitantemente no ensino. A grande maioria dos profissionais trabalha por conta-própria, exceção feita aos poucos empregados registrados, vinculados a corpos musicais estáveis, em geral, estaduais ou municipais. O trabalho se desenvolve individualmente e em equipes, geralmente em horários irregulares, com deslocamentos constantes para exercê-lo. Em algumas atividades, podem trabalhar sob condições especiais como, p.exemplo, em posições desconfortáveis por longo tempo, em ambientes confinados (poço da orquestra no teatro), sob ruído intenso.
O que é preciso para trabalhar na área dos Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos
As ocupações da família requerem formação específica na área, seja ela formal (conservatórios, ensino superior etc)ou informal (estudo com profissionais de renome, por exemplo). O exercício pleno das atividades requer experiência superior a cinco anos.
Funções e atividades do Músico regente
Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos devem:
- elaborar textos sobre música;
- estudar música;
- editorar música;
- arranjar músicas;
- ensinar música;
- reger grupos vocais e/ou instrumentais;
- pesquisar na Área musical;
- demonstrar competências pessoais;
- prestar consultoria musical;
- realizar direção musical;
Atividades
- elaborar projetos de pesquisa;
- reger e dirigir ensaios parciais com solistas, bailarinos, coristas e instrumentos;
- dominar conhecimentos de técnicas de regência adequadas a diferentes grupos (vocais, instrumentais);
- elaborar comunicações para congressos;
- realizar revisão de partituras;
- coordenar atividades musicais em televisão;
- orientar projetos de pesquisa em música;
- elaborar resenhas e artigos de livros;
- elaborar harmonização vocal para coral;
- propor soluções musicais a demandas específicas;
- dar instrução musical teórica e prática para grupos amadores;
- coordenar atividades musicais em rádio;
- realizar ensaio com o grupo todo;
- definir critérios de seleção para premiação de obras musicais;
- realizar perícia técnica na área musical;
- elaborar verbetes para dicionário;
- estudar instrumentos musicais;
- ensinar regência;
- prestar consultoria na elaboração de ferramentas digitais para a área musical;
- dar treinamentos específicos para profissionais de outras áreas;
- realizar ensaios de subgrupos instrumentais e vocais;
- participar de bancas acadêmicas;
- assessorar os programas de meios de comunicação de massa;
- redigir encartes de cd, dvd, vídeo e similares;
- aperfeiçoar-se através da leitura de partituras;
- pesquisar gêneros e estilos musicais;
- estudar repertório;
- participar de eventos culturais e congressos;
- elaborar edições práticas;
- analisar propostas e roteiros de espetáculos musicais;
- adaptar obras musicais;
- participar de júri;
- demonstrar capacidade de administrar;
- coordenar processo de gravação;
- estudar repertório;
- elaborar projetos musicais;
- prestar consultoria em edições musicais;
- criar material pedagógico;
- demonstrar capacidade de liderança;
- editorar partituras musicais;
- reger e dirigir espetáculo musical ao vivo;
- participar de comissões de seleção de músicos;
- desenvolver pesquisas em práticas interpretativas;
- definir o padrão de editoração da obra musical;
- coordenar atividades musicais em outros veículos de comunicação;
- conhecer outras línguas;
- elaborar críticas;
- reger e dirigir espetáculo musical em gravação;
- elaborar pareceres;
- supervisionar a gravação, mixagem e pós-produção de material fonográfico;
- estudar novos recursos tecnológicos;
- avaliar a competência musical do grupo a ser dirigido;
- trabalhar em equipe;
- aplicar técnicas de regência adequadas aos diferentes grupos vocais, instrumentais (escola de samba);
- supervisionar a produção musical;
- pesquisar e selecionar repertório para o evento;
- definir proposta interpretativa;
- estabelecer cronograma conforme repertório selecionado;
- desenvolver pesquisas na área musical para subsidiar obras e eventos não musicais;
- aperfeiçoar-se através de novas bibliografias;
- supervisionar o trabalho de assistentes e estagiários;
- acompanhar novas propostas estéticas no campo musical;
- dar treinamentos específicos para estudantes e profissionais da música;
- reger e dirigir ensaios gerais;
- conceber dramaturgia musical;
- correpetir cantores;
- selecionar músicos instrumentistas;
- redigir notas de programa;
- definir critérios para seleção de premiação de músicos;
- aperfeiçoar-se através da audição de obras musicais;
- manter-se tecnicamente atualizado em sua especialidade;
- participar de comissões de seleção de obras musicais;
- correpetir instrumentistas;
- desenvolver material pedagógico;
- prestar consultoria para obras e eventos não musicais;
- revisar trabalho de copistas;
- copiar partituras musicais;
- transcrever músicas;
- escolher edição da partitura da obra a ser executada;
- selecionar músicos cantores;
- redigir roteiros;
- selecionar músicos solistas;
- ensinar disciplinas avançadas de teoria musical;
- ensinar música utilizando meios de comunicação de massa e outros veículos eletrônicos, digitais.;
- planejar o evento musical;
- conceber o evento musical;
- definir e supervisionar a difusão sonora em eventos;
Setores que mais contratam Músico regente no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino médio
- Ensino fundamental
- Atividades de organizações religiosas
- Ensino de música
- Produção musical
- Administração pública em geral
- Atividades de teleatendimento
- Educação infantil - pré-escola