Salário para o cargo de Auxiliar de maestro
CBO 2626-15 > Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos

Auxiliar de maestro - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Compõem e arranjam obras musicais, regem e dirigem grupos vocais, instrumentais ou eventos musicais. Estudam, pesquisam e ensinam música. Editoram partituras, elaboram textos e prestam consultoria na área musical.

Quanto ganha um Auxiliar de maestro

Um Auxiliar de maestro trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.591,76 e R$ 9.062,35, com a média salarial de R$ 3.509,01 e o salário mediana em R$ 2.254,83 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de maestro

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.509,01 42.108,14 877,25 20,35
1º Quartil 1.591,76 19.101,12 397,94 9,23
Salário Mediana 2.254,83 27.057,96 563,71 13,08
3º Quartil 6.911,33 82.935,99 1.727,83 40,09
Teto Salarial 9.062,35 108.748,16 2.265,59 52,57


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.453 - 13.659 4.637,22 1.453,30 3.339,50 11.277,17 13.659,24
Belo Horizonte - MG 1.487 - 7.083 3.284,59 1.487,40 2.543,90 5.847,87 7.083,11
Salvador - BA 1.721 - 4.427 2.423,63 1.721,23 2.350,00 3.655,07 4.427,12
Fortaleza - CE 1.073 - 5.152 2.241,12 1.072,50 1.800,00 4.253,42 5.151,87
Campos dos Goytacazes - RJ 1.650 - 3.826 2.666,38 1.650,00 2.512,59 3.158,96 3.826,23
Rio de Janeiro - RJ 1.380 - 6.662 3.699,72 1.380,05 3.750,36 5.500,00 6.661,77
Porto Alegre - RS 1.250 - 4.845 2.807,85 1.250,00 3.000,00 4.000,00 4.844,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.281 - 25.647 6.605,60 1.281,46 2.426,63 21.174,04 25.646,63
Minas Gerais 1.330 - 6.253 2.672,19 1.329,64 2.049,18 5.162,48 6.252,95
Rio de Janeiro 1.518 - 6.524 3.025,47 1.517,79 2.512,59 5.386,11 6.523,81
Rio Grande do Sul 1.171 - 7.183 2.845,88 1.170,90 2.100,00 5.930,59 7.183,30
Ceará 1.073 - 5.152 2.264,65 1.072,50 1.800,00 4.253,42 5.151,87
Bahia 1.706 - 4.427 2.360,71 1.705,71 2.350,00 3.655,07 4.427,12
Paraná 1.209 - 3.656 2.079,30 1.209,00 2.115,90 3.018,34 3.655,90
Santa Catarina 1.200 - 4.007 2.081,96 1.200,00 2.042,65 3.308,30 4.007,11
Mato Grosso do Sul 1.045 - 4.418 2.332,10 1.045,00 2.432,70 3.647,38 4.417,82
Espírito Santo 1.045 - 10.226 3.724,80 1.045,00 2.400,00 8.442,84 10.226,22
Goiás 1.200 - 9.503 3.240,96 1.200,00 2.400,00 7.845,75 9.503,01


Principais locais de trabalho

Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos trabalham com música popular e erudita em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações. É comum atuarem concomitantemente no ensino. A grande maioria dos profissionais trabalha por conta-própria, exceção feita aos poucos empregados registrados, vinculados a corpos musicais estáveis, em geral, estaduais ou municipais. O trabalho se desenvolve individualmente e em equipes, geralmente em horários irregulares, com deslocamentos constantes para exercê-lo. Em algumas atividades, podem trabalhar sob condições especiais como, p.exemplo, em posições desconfortáveis por longo tempo, em ambientes confinados (poço da orquestra no teatro), sob ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos

As ocupações da família requerem formação específica na área, seja ela formal (conservatórios, ensino superior etc)ou informal (estudo com profissionais de renome, por exemplo). O exercício pleno das atividades requer experiência superior a cinco anos.


Funções e atividades do Auxiliar de maestro

Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos devem:

  • prestar consultoria musical;
  • elaborar textos sobre música;
  • arranjar músicas;
  • realizar direção musical;
  • editorar música;
  • reger grupos vocais e/ou instrumentais;
  • estudar música;
  • demonstrar competências pessoais;
  • compor músicas;
  • ensinar música;
  • pesquisar na Área musical;

  • Atividades

    • participar de júri;
    • aperfeiçoar-se através de novas bibliografias;
    • redigir encartes de cd, dvd, vídeo e similares;
    • realizar revisão de partituras;
    • prestar consultoria para obras e eventos não musicais;
    • criar material sonoro por meio acústico;
    • dominar conhecimentos de técnicas de regência adequadas a diferentes grupos (vocais, instrumentais);
    • avaliar a competência musical do grupo a ser dirigido;
    • estudar repertório;
    • desenvolver pesquisas em práticas interpretativas;
    • elaborar edições práticas;
    • definir e supervisionar a difusão sonora em eventos;
    • compor peças mistas (vocais, instrumentais, eletroacústicas);
    • acompanhar novas propostas estéticas no campo musical;
    • estabelecer cronograma conforme repertório selecionado;
    • orientar projetos de pesquisa em música;
    • registrar a tradição musical oral;
    • orquestrar a obra musical;
    • planejar o evento musical;
    • ensinar regência;
    • elaborar projetos musicais;
    • participar de comissões de seleção de obras musicais;
    • aplicar técnicas de regência adequadas aos diferentes grupos vocais, instrumentais (escola de samba);
    • desenvolver pesquisas em musicologia;
    • realizar design sonoro através de multimeios;
    • prestar consultoria em edições musicais;
    • reger e dirigir ensaios parciais com solistas, bailarinos, coristas e instrumentos;
    • elaborar pareceres;
    • registrar arranjo por meio de grafia musical;
    • transcrever músicas;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • dar treinamentos específicos para estudantes e profissionais da música;
    • definir critérios de seleção para premiação de obras musicais;
    • correpetir cantores;
    • coordenar atividades musicais em televisão;
    • compor peças vocais;
    • definir a formação instrumental e/ou vocal do arranjo;
    • realizar ensaios de subgrupos instrumentais e vocais;
    • estudar repertório;
    • ensinar disciplinas avançadas de teoria musical;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • definir o padrão de editoração da obra musical;
    • restaurar partituras;
    • participar de bancas acadêmicas;
    • definir critérios para seleção de premiação de músicos;
    • compor trilhas musicais para veículos audiovisuais e multimídias.;
    • elaborar harmonização vocal para coral;
    • coordenar atividades musicais em outros veículos de comunicação;
    • selecionar músicos solistas;
    • ensinar música utilizando meios de comunicação de massa e outros veículos eletrônicos, digitais.;
    • ensinar composição musical;
    • elaborar críticas;
    • participar de comissões de seleção de músicos;
    • elaborar verbetes para dicionário;
    • dar instrução musical teórica e prática para grupos amadores;
    • conhecer outras línguas;
    • participar de eventos culturais e congressos;
    • pesquisar e selecionar repertório para o evento;
    • selecionar músicos cantores;
    • coordenar processo de gravação;
    • prestar consultoria na elaboração de ferramentas digitais para a área musical;
    • escolher edição da partitura da obra a ser executada;
    • definir proposta interpretativa;
    • compor peças eletroacústicas;
    • pesquisar gêneros e estilos musicais;
    • elaborar comunicações para congressos;
    • desenvolver material pedagógico;
    • trabalhar em equipe;
    • copiar partituras musicais;
    • compor canções (música e/ou letra);
    • demonstrar capacidade de administrar;
    • redefinir harmonia da composição musical;
    • redigir notas de programa;
    • compor música para espetáculos dramático-musicais;
    • estudar novos recursos tecnológicos;
    • registrar composição por meios eletrônicos (analógicos e/ou digitais);
    • propor soluções musicais a demandas específicas;
    • conceber o evento musical;
    • reger e dirigir espetáculo musical ao vivo;
    • elaborar edições críticas;
    • redefinir melodia da composição musical;
    • criar material sonoro por meios eletrônicos (analógicos e/ou digitais);
    • coordenar atividades musicais em rádio;
    • registrar arranjo por meios eletrônicos (analógicos e/ou digitais);
    • redefinir a forma musical;
    • correpetir instrumentistas;
    • compor peças instrumentais;
    • editorar partituras musicais;
    • reger e dirigir ensaios gerais;
    • selecionar músicos instrumentistas;
    • elaborar resenhas e artigos de livros;
    • realizar perícia técnica na área musical;
    • dar treinamentos específicos para profissionais de outras áreas;
    • supervisionar o trabalho de assistentes e estagiários;
    • redefinir ritmo da composição musical;
    • supervisionar a gravação, mixagem e pós-produção de material fonográfico;
    • manter-se tecnicamente atualizado em sua especialidade;
    • reger e dirigir espetáculo musical em gravação;
    • adaptar obras musicais;
    • criar material pedagógico;
    • desenvolver pesquisas na área musical para subsidiar obras e eventos não musicais;
    • supervisionar a produção musical;
    • analisar propostas e roteiros de espetáculos musicais;
    • elaborar notação musical apropriada à composição;
    • redigir roteiros;
    • aperfeiçoar-se através da audição de obras musicais;
    • assessorar os programas de meios de comunicação de massa;
    • revisar trabalho de copistas;
    • aperfeiçoar-se através da leitura de partituras;
    • desenvolver pesquisas em composição;
    • registrar composição por meio de grafia musical;
    • estudar instrumentos musicais;
    • ensinar arranjo;
    • conceber dramaturgia musical;
    • realizar ensaio com o grupo todo;


    Setores que mais contratam Auxiliar de maestro no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de organizações religiosas
    • Ensino fundamental
    • Produção musical
    • Ensino médio
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - pré-escola
    • Administração pública em geral
    • Educação superior - graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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