Salário para o cargo de Diretor regente de bateria
CBO 2626-15 > Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos

Diretor regente de bateria - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Compõem e arranjam obras musicais, regem e dirigem grupos vocais, instrumentais ou eventos musicais. Estudam, pesquisam e ensinam música. Editoram partituras, elaboram textos e prestam consultoria na área musical.

Quanto ganha um Diretor regente de bateria

Um Diretor regente de bateria trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.268,27 e R$ 10.800,90, com a média salarial de R$ 3.509,01 e o salário mediana em R$ 2.254,83 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor regente de bateria

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.509,01 42.108,14 877,25 20,35
1º Quartil 1.268,27 15.219,22 317,07 7,36
Salário Mediana 2.254,83 27.057,96 563,71 13,08
3º Quartil 8.237,23 98.846,75 2.059,31 47,78
Teto Salarial 10.800,90 129.610,82 2.700,23 62,65


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.453 - 13.659 4.637,22 1.453,30 3.339,50 11.277,17 13.659,24
Belo Horizonte - MG 1.487 - 7.083 3.284,59 1.487,40 2.543,90 5.847,87 7.083,11
Salvador - BA 1.721 - 4.427 2.423,63 1.721,23 2.350,00 3.655,07 4.427,12
Fortaleza - CE 1.073 - 5.152 2.241,12 1.072,50 1.800,00 4.253,42 5.151,87
Campos dos Goytacazes - RJ 1.650 - 3.826 2.666,38 1.650,00 2.512,59 3.158,96 3.826,23
Rio de Janeiro - RJ 1.380 - 6.662 3.699,72 1.380,05 3.750,36 5.500,00 6.661,77
Porto Alegre - RS 1.250 - 4.845 2.807,85 1.250,00 3.000,00 4.000,00 4.844,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.281 - 25.647 6.605,60 1.281,46 2.426,63 21.174,04 25.646,63
Minas Gerais 1.330 - 6.253 2.672,19 1.329,64 2.049,18 5.162,48 6.252,95
Rio de Janeiro 1.518 - 6.524 3.025,47 1.517,79 2.512,59 5.386,11 6.523,81
Rio Grande do Sul 1.171 - 7.183 2.845,88 1.170,90 2.100,00 5.930,59 7.183,30
Paraná 1.209 - 3.656 2.079,30 1.209,00 2.115,90 3.018,34 3.655,90
Ceará 1.073 - 5.152 2.264,65 1.072,50 1.800,00 4.253,42 5.151,87
Bahia 1.706 - 4.427 2.360,71 1.705,71 2.350,00 3.655,07 4.427,12
Espírito Santo 1.045 - 10.226 3.724,80 1.045,00 2.400,00 8.442,84 10.226,22
Santa Catarina 1.200 - 4.007 2.081,96 1.200,00 2.042,65 3.308,30 4.007,11
Mato Grosso do Sul 1.045 - 4.418 2.332,10 1.045,00 2.432,70 3.647,38 4.417,82
Goiás 1.200 - 9.503 3.240,96 1.200,00 2.400,00 7.845,75 9.503,01


Principais locais de trabalho

Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos trabalham com música popular e erudita em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações. É comum atuarem concomitantemente no ensino. A grande maioria dos profissionais trabalha por conta-própria, exceção feita aos poucos empregados registrados, vinculados a corpos musicais estáveis, em geral, estaduais ou municipais. O trabalho se desenvolve individualmente e em equipes, geralmente em horários irregulares, com deslocamentos constantes para exercê-lo. Em algumas atividades, podem trabalhar sob condições especiais como, p.exemplo, em posições desconfortáveis por longo tempo, em ambientes confinados (poço da orquestra no teatro), sob ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos

As ocupações da família requerem formação específica na área, seja ela formal (conservatórios, ensino superior etc)ou informal (estudo com profissionais de renome, por exemplo). O exercício pleno das atividades requer experiência superior a cinco anos.


Funções e atividades do Diretor regente de bateria

Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos devem:

  • compor músicas;
  • reger grupos vocais e/ou instrumentais;
  • pesquisar na Área musical;
  • prestar consultoria musical;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estudar música;
  • ensinar música;
  • editorar música;
  • elaborar textos sobre música;
  • realizar direção musical;
  • arranjar músicas;

  • Atividades

    • transcrever músicas;
    • realizar ensaios de subgrupos instrumentais e vocais;
    • avaliar a competência musical do grupo a ser dirigido;
    • planejar o evento musical;
    • aperfeiçoar-se através da leitura de partituras;
    • dar instrução musical teórica e prática para grupos amadores;
    • reger e dirigir espetáculo musical ao vivo;
    • definir e supervisionar a difusão sonora em eventos;
    • assessorar os programas de meios de comunicação de massa;
    • trabalhar em equipe;
    • coordenar atividades musicais em rádio;
    • redigir roteiros;
    • coordenar processo de gravação;
    • prestar consultoria na elaboração de ferramentas digitais para a área musical;
    • editorar partituras musicais;
    • supervisionar o trabalho de assistentes e estagiários;
    • selecionar músicos cantores;
    • selecionar músicos solistas;
    • desenvolver pesquisas em musicologia;
    • registrar composição por meios eletrônicos (analógicos e/ou digitais);
    • redefinir harmonia da composição musical;
    • aperfeiçoar-se através da audição de obras musicais;
    • ensinar arranjo;
    • compor trilhas musicais para veículos audiovisuais e multimídias.;
    • supervisionar a produção musical;
    • desenvolver pesquisas na área musical para subsidiar obras e eventos não musicais;
    • coordenar atividades musicais em outros veículos de comunicação;
    • estabelecer cronograma conforme repertório selecionado;
    • correpetir cantores;
    • manter-se tecnicamente atualizado em sua especialidade;
    • dar treinamentos específicos para profissionais de outras áreas;
    • demonstrar capacidade de administrar;
    • elaborar resenhas e artigos de livros;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • analisar propostas e roteiros de espetáculos musicais;
    • elaborar edições críticas;
    • conhecer outras línguas;
    • ensinar regência;
    • redefinir ritmo da composição musical;
    • estudar novos recursos tecnológicos;
    • participar de eventos culturais e congressos;
    • correpetir instrumentistas;
    • participar de comissões de seleção de músicos;
    • desenvolver pesquisas em práticas interpretativas;
    • compor música para espetáculos dramático-musicais;
    • estudar instrumentos musicais;
    • realizar ensaio com o grupo todo;
    • definir proposta interpretativa;
    • escolher edição da partitura da obra a ser executada;
    • criar material sonoro por meio acústico;
    • estudar repertório;
    • aplicar técnicas de regência adequadas aos diferentes grupos vocais, instrumentais (escola de samba);
    • conceber dramaturgia musical;
    • criar material sonoro por meios eletrônicos (analógicos e/ou digitais);
    • definir a formação instrumental e/ou vocal do arranjo;
    • restaurar partituras;
    • elaborar pareceres;
    • compor peças vocais;
    • ensinar composição musical;
    • registrar arranjo por meio de grafia musical;
    • orquestrar a obra musical;
    • pesquisar gêneros e estilos musicais;
    • elaborar críticas;
    • participar de júri;
    • reger e dirigir ensaios parciais com solistas, bailarinos, coristas e instrumentos;
    • redigir encartes de cd, dvd, vídeo e similares;
    • reger e dirigir ensaios gerais;
    • redefinir a forma musical;
    • reger e dirigir espetáculo musical em gravação;
    • prestar consultoria para obras e eventos não musicais;
    • definir critérios de seleção para premiação de obras musicais;
    • participar de comissões de seleção de obras musicais;
    • prestar consultoria em edições musicais;
    • adaptar obras musicais;
    • elaborar notação musical apropriada à composição;
    • compor peças instrumentais;
    • aperfeiçoar-se através de novas bibliografias;
    • compor peças mistas (vocais, instrumentais, eletroacústicas);
    • conceber o evento musical;
    • acompanhar novas propostas estéticas no campo musical;
    • registrar composição por meio de grafia musical;
    • elaborar edições práticas;
    • propor soluções musicais a demandas específicas;
    • desenvolver pesquisas em composição;
    • elaborar verbetes para dicionário;
    • elaborar comunicações para congressos;
    • estudar repertório;
    • elaborar projetos musicais;
    • definir critérios para seleção de premiação de músicos;
    • orientar projetos de pesquisa em música;
    • pesquisar e selecionar repertório para o evento;
    • registrar arranjo por meios eletrônicos (analógicos e/ou digitais);
    • criar material pedagógico;
    • registrar a tradição musical oral;
    • coordenar atividades musicais em televisão;
    • compor canções (música e/ou letra);
    • dar treinamentos específicos para estudantes e profissionais da música;
    • ensinar disciplinas avançadas de teoria musical;
    • selecionar músicos instrumentistas;
    • revisar trabalho de copistas;
    • desenvolver material pedagógico;
    • copiar partituras musicais;
    • supervisionar a gravação, mixagem e pós-produção de material fonográfico;
    • realizar revisão de partituras;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • definir o padrão de editoração da obra musical;
    • dominar conhecimentos de técnicas de regência adequadas a diferentes grupos (vocais, instrumentais);
    • compor peças eletroacústicas;
    • realizar design sonoro através de multimeios;
    • redefinir melodia da composição musical;
    • redigir notas de programa;
    • participar de bancas acadêmicas;
    • ensinar música utilizando meios de comunicação de massa e outros veículos eletrônicos, digitais.;
    • elaborar harmonização vocal para coral;
    • realizar perícia técnica na área musical;


    Setores que mais contratam Diretor regente de bateria no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de organizações religiosas
    • Ensino fundamental
    • Produção musical
    • Outras atividades de ensino
    • Ensino médio
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação infantil - pré-escola
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - creche




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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