Salário para o cargo de Mecânico de manutenção de helicópteros
CBO 9141-05 > Mecânicos de manutenção aeronáutica

Mecânico de manutenção de helicópteros - Descrição, atividades e funções do cargo

Fazem manutenção preventiva e corretiva em aeronaves. Reparam motores convencionais e a reação, sistemas de hélice e rotores de helicópteros, recuperam estruturas de aeronaves. Realizam manutenção de sistemas elétrico e eletrônico, de trem de pouso, hidráulicos, de combustível, de comandos de vôo, do interior de aeronaves e outros sistemas como os de ar condicionado, oxigênio e pressurização. As atividades são realizadas em hangares e pistas de pouso, conforme manuais de procedimentos estabelecidos pelos fabricantes, bem como normas e procedimentos de segurança estabelecidos pelos regulamentos das autoridades da aviação.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
    • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica
      • Mecânicos de manutenção veicular
        • Mecânicos de manutenção aeronáutica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Mecânicos de manutenção aeronáutica atuam em empresas de transporte aéreo e atividades afins, geralmente como assalariados, com registro em carteira. Atuam em equipe, sob supervisão de um engenheiro. Podem trabalhar em locais fechados ou abertos, em horários irregulares, por rodízio de turnos ou em locais fora da base aérea, em atendimento de emergência. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estão sujeitos ao trabalho sob pressão e expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Mecânicos de manutenção aeronáutica

O exercício desse cargo requer curso técnico em mecânica (nível médio), com especialização em aeronaves. A habilitação é obtida no Departamento de Aviação Civil (DAC) por meio de exames. Há três especialidades(GMP) grupo motopropulsor, para trabalhar com motores de aviação geral, convencional ou a reação, os sistemas de hélices e rotores, e com os sistemas dos grupos moto-propulsores (CEL) célula, para trabalhar com os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos e na estrutura de aviões e helicópteros em geral (fuselagem) (AVI) aviônicos, para trabalhar com componentes elétricos e eletrônicos de aeronaves, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio- comunicação, sistemas elétricos e de radar. Após a obtenção do certificado de conhecimentos teóricos (CCT), requer-se três anos de experiência em manutenção, em empresa homologada pelo DAC, para a obtenção do Certificado de Habilitação Técnica (CHT).


Funções e atividades do Mecânico de manutenção de helicópteros

Mecânicos de manutenção aeronáutica devem:

  • reparar estruturas de aeronaves;
  • realizar manutenção em diversos sistemas;
  • trabalhar com segurança;
  • reparar sistema de combustível;
  • realizar manutenção do sistema interior de aeronaves;
  • demonstrar competências pessoais;
  • provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave;
  • realizar manutenção de sistemas hidráulicos;
  • realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico;
  • realizar manutenção do sistema de trem de pouso;
  • reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros;
  • realizar manutenção do sistema de comandos de voo;
  • reparar motores convencionais e À reação;

Atividades

  • ajustar conjunto de sincronismo de rotores;
  • demonstrar destreza digital;
  • aplicar materiais compósitos;
  • instalar comandos de voo;
  • isolar área de testes de radar, alta frequência e motores;
  • delimitar áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas;
  • remover rodas e pneus;
  • substituir peças do sistema antichuva e antigelo;
  • interpretar diagramas elétricos;
  • sugerir melhorias nos projetos;
  • aterrar aeronave em manutenção;
  • demonstrar acuidade auditiva;
  • remover hélices e rotores de helicópteros;
  • destanquear aeronaves;
  • remover trens de pouso fixos e móveis;
  • instalar componentes do sistema hidráulico;
  • reparar componentes dos toaletes;
  • instalar componentes elétricos e eletrônicos;
  • verificar fixação dos rebites;
  • vestir equipamentos de proteção individual;
  • consertar sistemas de som e vídeo, iluminação e comunicação;
  • balancear superfícies de comando;
  • inspecionar funcionamento dos componentes;
  • remover componentes do sistema de combustível;
  • lubrificar componentes mecânicos;
  • testar o funcionamento dos motores;
  • montar componentes do sistema de trem de pouso;
  • substituir selos mecânicos;
  • revisar sistema de emergência do trem de pouso;
  • realizar inspeção visual;
  • preencher fichas de inspeção;
  • tratar estruturas contra corrosão;
  • testar freio do rotor de helicópteros;
  • calibrar equipamentos eletrônicos;
  • remover componentes do sistema hidráulico;
  • substituir rolamentos;
  • testar sistema antiderrapagem do trem de pouso;
  • testar sistemas de alimentação e geração de energia elétrica;
  • entelar estruturas e superfícies de manobra;
  • revisar funcionamento dos componentes (bombas, atuadores, reservatórios, válvulas e filtros);
  • testar o funcionamento das hélices;
  • ajustar componentes do sistema de trem de pouso;
  • abastecer tanques de combustíveis;
  • interpretar diagramas lógicos;
  • identificar defeitos;
  • instalar motores;
  • verificar condições de funcionamento quanto ao nível e pressão;
  • instalar tanques de combustível;
  • realizar ensaios não destrutivos;
  • interpretar ordens de serviço;
  • reparar componentes elétricos e eletrônicos;
  • demonstrar perseverança;
  • balancear helicópteros e aviões;
  • remover amortecedores e atuadores;
  • substituir componentes do sistema;
  • sinalizar áreas de manutenção;
  • remover sistema de freios;
  • inspecionar estruturas quanto à presença de trincas, torções, corrosão e superfícies em atrito;
  • substituir peças do sistema de ar condicionado e pressurização;
  • eliminar defeitos (vazamentos, variação de pressão e nível de óleo);
  • realizar revisão geral dos componentes;
  • reparar componentes do sistema da copa (galley);
  • demonstrar atenção seletiva;
  • responsabilizar-se pelo serviço realizado;
  • calibrar pneus e amortecedores;
  • revisar estado geral das poltronas e cintos de segurança;
  • cumprir cronograma de trabalho;
  • testar sistema antiderrapagem;
  • reparar tanque de combustível;
  • substituir engrenagens da transmissão;
  • regular comandos de voo;
  • alinhar superfícies em relação à fuselagem;
  • revisar sistema de freio automático;
  • inspecionar sistemas de oxigênio, ar condicionado, água potável, equipamentos de emergência e antigelo;
  • ajustar componentes mecânicos do sistema hidráulico;
  • substituir mangueiras e tubulações;
  • monitorar nível de fluidos hidráulicos, lubrificantes e pressão do sistema;
  • remover comandos de voo;
  • substituir peças do sistema de oxigênio;
  • substituir equipamentos de emergência;
  • demonstrar acuidade visual;
  • montar sistemas de hélices e rotores de helicópteros;
  • demonstrar orientação espacial;
  • balancear motores;
  • trabalhar em equipe;
  • testar sistema hidráulico;
  • pesar helicópteros e aviões;
  • operar equipamentos de extinção de incêndio;
  • coletar amostras de fluidos para análise laboratorial;
  • realizar revisão geral dos motores;
  • instalar acessórios do motor;
  • testar o funcionamento dos rotores;
  • substituir peças do sistema de detecção e extinção de fogo;
  • reparar chapeamento;
  • demonstrar precisão e controle;
  • participar de programas de treinamento promovidos pela empresa;
  • realizar testes operacionais em componentes do trem de pouso;
  • orientar balizamento de aeronaves;
  • descontaminar o sistema de combustível (retirada de água e impurezas que possam causar defeitos);
  • interpretar manuais;
  • substituir pisos e trilhos;
  • substituir peças do sistema de água potável e detritos;
  • discriminar odores;
  • verificar acionamento elétrico dos diversos sistemas;
  • substituir componentes de poltronas;
  • interpretar leitura de instrumentos;
  • preencher relatórios de avarias;
  • corrigir defeitos de funcionamento do motor;
  • autocriticar-se;
  • balancear hélices e rotores de helicópteros;
  • trabalhar de forma organizada;
  • remover motores;


Setores que mais contratam Mecânico de manutenção de helicópteros no mercado de trabalho

  • Manutenção e reparação de aeronaves
  • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
  • Transporte aéreo de passageiros regular
  • Manutenção de aeronaves na pista
  • Transporte aéreo de carga
  • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
  • Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
  • Construção de edifícios
  • Fabricação de aeronaves
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Atividades auxiliares dos transportes aéreos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Cursos de pilotagem
  • Atividades de apoio à agricultura
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Cultivo de soja
  • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas




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