Salário para o cargo de Mecânico de manutenção de helicópteros
CBO 9141-05 > Mecânicos de manutenção aeronáutica

Mecânico de manutenção de helicópteros - Descrição, atividades e funções do cargo

Fazem manutenção preventiva e corretiva em aeronaves. Reparam motores convencionais e a reação, sistemas de hélice e rotores de helicópteros, recuperam estruturas de aeronaves. Realizam manutenção de sistemas elétrico e eletrônico, de trem de pouso, hidráulicos, de combustível, de comandos de vôo, do interior de aeronaves e outros sistemas como os de ar condicionado, oxigênio e pressurização. As atividades são realizadas em hangares e pistas de pouso, conforme manuais de procedimentos estabelecidos pelos fabricantes, bem como normas e procedimentos de segurança estabelecidos pelos regulamentos das autoridades da aviação.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
    • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica
      • Mecânicos de manutenção veicular
        • Mecânicos de manutenção aeronáutica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Mecânicos de manutenção aeronáutica atuam em empresas de transporte aéreo e atividades afins, geralmente como assalariados, com registro em carteira. Atuam em equipe, sob supervisão de um engenheiro. Podem trabalhar em locais fechados ou abertos, em horários irregulares, por rodízio de turnos ou em locais fora da base aérea, em atendimento de emergência. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estão sujeitos ao trabalho sob pressão e expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Mecânicos de manutenção aeronáutica

O exercício desse cargo requer curso técnico em mecânica (nível médio), com especialização em aeronaves. A habilitação é obtida no Departamento de Aviação Civil (DAC) por meio de exames. Há três especialidades(GMP) grupo motopropulsor, para trabalhar com motores de aviação geral, convencional ou a reação, os sistemas de hélices e rotores, e com os sistemas dos grupos moto-propulsores (CEL) célula, para trabalhar com os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos e na estrutura de aviões e helicópteros em geral (fuselagem) (AVI) aviônicos, para trabalhar com componentes elétricos e eletrônicos de aeronaves, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio- comunicação, sistemas elétricos e de radar. Após a obtenção do certificado de conhecimentos teóricos (CCT), requer-se três anos de experiência em manutenção, em empresa homologada pelo DAC, para a obtenção do Certificado de Habilitação Técnica (CHT).


Funções e atividades do Mecânico de manutenção de helicópteros

Mecânicos de manutenção aeronáutica devem:

  • reparar estruturas de aeronaves;
  • reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros;
  • reparar motores convencionais e À reação;
  • trabalhar com segurança;
  • realizar manutenção do sistema de trem de pouso;
  • realizar manutenção do sistema de comandos de voo;
  • provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave;
  • reparar sistema de combustível;
  • realizar manutenção de sistemas hidráulicos;
  • realizar manutenção do sistema interior de aeronaves;
  • realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico;
  • realizar manutenção em diversos sistemas;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • entelar estruturas e superfícies de manobra;
  • orientar balizamento de aeronaves;
  • lubrificar componentes mecânicos;
  • substituir peças do sistema de água potável e detritos;
  • reparar componentes do sistema da copa (galley);
  • instalar comandos de voo;
  • testar o funcionamento dos rotores;
  • eliminar defeitos (vazamentos, variação de pressão e nível de óleo);
  • testar freio do rotor de helicópteros;
  • reparar componentes elétricos e eletrônicos;
  • balancear hélices e rotores de helicópteros;
  • testar o funcionamento dos motores;
  • operar equipamentos de extinção de incêndio;
  • demonstrar orientação espacial;
  • sinalizar áreas de manutenção;
  • interpretar leitura de instrumentos;
  • substituir peças do sistema antichuva e antigelo;
  • instalar acessórios do motor;
  • revisar funcionamento dos componentes (bombas, atuadores, reservatórios, válvulas e filtros);
  • calibrar equipamentos eletrônicos;
  • revisar sistema de emergência do trem de pouso;
  • preencher fichas de inspeção;
  • testar sistema antiderrapagem do trem de pouso;
  • regular comandos de voo;
  • reparar componentes dos toaletes;
  • autocriticar-se;
  • sugerir melhorias nos projetos;
  • participar de programas de treinamento promovidos pela empresa;
  • demonstrar precisão e controle;
  • tratar estruturas contra corrosão;
  • interpretar diagramas elétricos;
  • ajustar conjunto de sincronismo de rotores;
  • verificar fixação dos rebites;
  • vestir equipamentos de proteção individual;
  • monitorar nível de fluidos hidráulicos, lubrificantes e pressão do sistema;
  • substituir peças do sistema de oxigênio;
  • montar componentes do sistema de trem de pouso;
  • demonstrar acuidade auditiva;
  • destanquear aeronaves;
  • substituir pisos e trilhos;
  • responsabilizar-se pelo serviço realizado;
  • ajustar componentes do sistema de trem de pouso;
  • reparar tanque de combustível;
  • abastecer tanques de combustíveis;
  • cumprir cronograma de trabalho;
  • remover trens de pouso fixos e móveis;
  • interpretar diagramas lógicos;
  • aplicar materiais compósitos;
  • calibrar pneus e amortecedores;
  • instalar componentes elétricos e eletrônicos;
  • delimitar áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas;
  • instalar componentes do sistema hidráulico;
  • preencher relatórios de avarias;
  • remover componentes do sistema de combustível;
  • pesar helicópteros e aviões;
  • demonstrar perseverança;
  • realizar revisão geral dos componentes;
  • realizar inspeção visual;
  • substituir selos mecânicos;
  • substituir rolamentos;
  • substituir componentes de poltronas;
  • remover componentes do sistema hidráulico;
  • descontaminar o sistema de combustível (retirada de água e impurezas que possam causar defeitos);
  • inspecionar funcionamento dos componentes;
  • trabalhar de forma organizada;
  • substituir mangueiras e tubulações;
  • corrigir defeitos de funcionamento do motor;
  • aterrar aeronave em manutenção;
  • inspecionar estruturas quanto à presença de trincas, torções, corrosão e superfícies em atrito;
  • substituir equipamentos de emergência;
  • remover motores;
  • balancear superfícies de comando;
  • testar sistema antiderrapagem;
  • demonstrar acuidade visual;
  • reparar chapeamento;
  • isolar área de testes de radar, alta frequência e motores;
  • remover comandos de voo;
  • discriminar odores;
  • substituir engrenagens da transmissão;
  • instalar tanques de combustível;
  • substituir peças do sistema de detecção e extinção de fogo;
  • testar sistemas de alimentação e geração de energia elétrica;
  • demonstrar atenção seletiva;
  • substituir componentes do sistema;
  • interpretar manuais;
  • revisar estado geral das poltronas e cintos de segurança;
  • realizar testes operacionais em componentes do trem de pouso;
  • demonstrar destreza digital;
  • verificar condições de funcionamento quanto ao nível e pressão;
  • remover rodas e pneus;
  • substituir peças do sistema de ar condicionado e pressurização;
  • identificar defeitos;
  • testar sistema hidráulico;
  • ajustar componentes mecânicos do sistema hidráulico;
  • balancear helicópteros e aviões;
  • remover amortecedores e atuadores;
  • realizar ensaios não destrutivos;
  • consertar sistemas de som e vídeo, iluminação e comunicação;
  • realizar revisão geral dos motores;
  • coletar amostras de fluidos para análise laboratorial;
  • montar sistemas de hélices e rotores de helicópteros;
  • alinhar superfícies em relação à fuselagem;
  • balancear motores;
  • instalar motores;
  • remover sistema de freios;
  • testar o funcionamento das hélices;
  • inspecionar sistemas de oxigênio, ar condicionado, água potável, equipamentos de emergência e antigelo;
  • trabalhar em equipe;
  • verificar acionamento elétrico dos diversos sistemas;
  • remover hélices e rotores de helicópteros;
  • interpretar ordens de serviço;
  • revisar sistema de freio automático;


Setores que mais contratam Mecânico de manutenção de helicópteros no mercado de trabalho

  • Manutenção e reparação de aeronaves
  • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
  • Transporte aéreo de passageiros regular
  • Manutenção de aeronaves na pista
  • Transporte aéreo de carga
  • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
  • Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
  • Construção de edifícios
  • Fabricação de aeronaves
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Atividades auxiliares dos transportes aéreos
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Cursos de pilotagem
  • Atividades de apoio à agricultura
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Cultivo de soja
  • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas




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