Salário para o cargo de Líder de comunidade caiçara
CBO 1130-10 > Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras

Líder de comunidade caiçara - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam coletivamente as comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras, preservam usos, costumes e artes da aldeia e da comunidade. Cobram providências para demarcação e manejo da área indígena, quilombola e caiçara. Articulam questões políticas, reivindicam melhorias para educação e saúde, buscam recursos em órgãos competentes. Providenciam e solicitam documentação. Realizam a manutenção e a preservação da medicina tradicional. Cobram a implantação de gestão dos recursos naturais.

Quanto ganha um Líder de comunidade caiçara

Um Líder de comunidade caiçara trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.730,49 e R$ 4.773,10, com a média salarial de R$ 2.422,19 e o salário mediana em R$ 1.847,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Líder de comunidade caiçara

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.422,19 29.066,24 605,55 11,08
1º Quartil 1.730,49 20.765,82 432,62 7,91
Salário Mediana 1.847,00 22.164,00 461,75 8,45
3º Quartil 3.640,17 43.682,00 910,04 16,64
Teto Salarial 4.773,10 57.277,15 1.193,27 21,82


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Chefes de pequenas populações
        • Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Taubaté - SP 1.734 - 2.519 1.803,20 1.734,00 1.734,00 2.080,00 2.519,36
Rio Verde - GO 2.500 - 3.028 2.500,00 2.500,00 2.500,00 2.500,00 3.028,08
Cotia - SP 1.667 - 2.100 1.707,20 1.667,00 1.734,00 1.734,00 2.100,27


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.690 - 5.497 2.452,64 1.689,51 1.758,00 4.538,70 5.497,41
Goiás 2.500 - 3.028 2.500,00 2.500,00 2.500,00 2.500,00 3.028,08


Principais locais de trabalho

Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras vivem em aldeias e comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras, exercendo a liderança segundo os costumes particulares a cada povo ou comunidade. Há em torno de duzentos e vinte povos indígenas, setecentas e vinte aldeias quilombolas espalhados em vários pontos do país. Vivem da pequena pesca, do roçado, da agricultura itinerante ou fixa, do extrativismo vegetal e do artesanato. As comunidades caiçaras encontram-se nas áreas costeiras dos atuais estados do rio de janeiro, são paulo, paraná e norte de santa catarina. Os quilombolas vivem em comunidades ribeirinhas. Correm risco de perda de vida ao defender a comunidade de invasores.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras

Essas funções são desempenhadas por lideranças internas nas aldeias e comunidades, de acordo com as tradições e os costumes de cada povo ou comunidade indígena, quilombola e caiçara.


Funções e atividades do Líder de comunidade caiçara

Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • buscar recursos junto a Órgãos competentes;
  • providenciar documentação indígena, caiçara e quilombola;
  • reivindicar melhorias para a educação e saúde;
  • realizar a manutenção e a preservação da medicina tradicional;
  • cobrar providências para demarcação e manejo da Área indígena, quilombola e caiçara;
  • cobrar a implantação do plano de gestão de recursos naturais;
  • organizar as comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras;
  • articular questões políticas;
  • preservar usos, costumes e artes da aldeia e da comunidade;

  • Atividades

    • cobrar a titulação de terra das autoridades competentes;
    • programar tarefas dos homens adultos;
    • firmar parcerias;
    • cobrar a garantia da prática da pesca tradicional;
    • transmitir valores antes e após cerimônias religiosas indígenas;
    • incentivar a execução das tarefas na aldeia e na comunidade;
    • solicitar a funai registro administrativo de casamento;
    • decidir com a parteira e o pajé o encaminhamento do paciente;
    • ensinar a valoração do artesanato para a comercialização;
    • solicitar apoio ao ministério público federal para demarcação de terras;
    • participar de reunião do conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras;
    • reivindicar formação de ensino fundamental na aldeia e na comunidade;
    • providenciar correção ortográfica dos projetos;
    • tomar decisões políticas com consenso da comunidade;
    • comercializar o artesanato;
    • orientar a comunidade na preservação do meio ambiente;
    • informar à comunidade experiência de repovoamento de mata de outras comunidades;
    • pleitear o embargo de empreendimentos danosos e prejudiciais à comunidade;
    • ensinar o artesanato;
    • reivindicar a construção de escolas;
    • incentivar o resgate dos valores e práticas culturais;
    • incentivar o resgate e o fortalecimento dos cânticos indígenas;
    • discutir a política da educação diferenciada;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • programar as tarefas dos jovens;
    • incentivar o resgate e o fortalecimento das danças indígenas;
    • cadastrar pontos de cerco dos caiçaras;
    • decidir sobre penalidades coletivamente;
    • apresentar prestação de contas ao órgão financiador;
    • solicitar apoio ao ministério da agricultura para desenvolvimento de projetos agrícolas;
    • organizar reuniões do conselho de aldeia, de quilombola e de caiçara;
    • organizar órgãos competentes para demarcação de terra;
    • cobrar o acesso ao uso dos recursos naturais;
    • acompanhar a formação do agente indígena de saúde e saneamento;
    • incentivar os pais no ensinamento do artesanato em oficinas de trabalho;
    • participar de reuniões para promoção do ensino universitário;
    • cobrar das autoridades a participação da comunidade nos projetos de preservação do rio;
    • solicitar ao pajé o ensinamento dos primeiros socorros aos agentes de saúde;
    • ensinar as propriedades das plantas nas caminhadas na mata;
    • demonstrar responsabilidade;
    • sugerir convocação do conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras;
    • reivindicar formação mínima de ensino médio para os professores indígenas;
    • organizar o acompanhamento da demarcação de terras;
    • solicitar aos órgãos competentes a desintrusão nas áreas demarcadas;
    • lutar contra empreendimentos e práticas danosas ao rio;
    • definir prazos para a execução das tarefas;
    • assinar responsabilidade da execução do projeto;
    • discutir problemas da aldeia;
    • solicitar o cadastramento do artesão;
    • reivindicar merenda diferenciada para alunos indígenas;
    • reivindicar formação de ensino médio na aldeia e na comunidade;
    • buscar a participação da comunidade nos projetos;
    • fomentar a organização da comunidade;
    • orientar a comunidade na manutenção dos segredos dos ritos sagrados;
    • demonstrar honestidade;
    • encaminhar membros para a justiça em caso de delito;
    • organizar encontro intercomunitário;
    • solicitar registro de propriedade industrial do artesanato e outros produtos;
    • exigir da funai emissão da documentação civil;
    • buscar consenso na comunidade;
    • orientar crianças após dança da reza;
    • providenciar certificado de qualidade do artesanato;
    • elaborar projetos de preservação do meio-ambiente;
    • demonstrar espírito guerreiro;
    • pressionar a funai para o desenvolvimento e assessoramento das atividades indígenas;
    • indicar o agente de saúde da comunidade;
    • pressionar as autoridades para a permanência de caiçaras nas posses tradicionais;
    • nomear as lideranças por grupos de atividades;
    • classificar as plantas para a escola;
    • incentivar o resgate e o fortalecimento da dança-luta indígena, caiçara e quilombola;
    • indicar os limites territoriais ao gt da funai;
    • participar dos conselhos distritais e municipais de saúde;
    • programar as tarefas das crianças;
    • definir datas de mutirão por família;
    • mobilizar caciques e lideranças para demarcação de territórios;
    • elaborar projetos de auto sustentação;
    • programar as tarefas das mulheres adultas;
    • encaminhar gestantes e enfermos ao pajé e parteira;
    • articular assistência aos índios parentes desaldeados;
    • incentivar resgate e fortalecimento da língua materna;
    • acompanhar a atuação do agente indígena de saúde e de saneamento na aldeia;
    • organizar a comunidade para o plantio do palmito juçara;
    • solicitar aos órgãos competentes demarcação de terra;
    • administrar conflitos;
    • definir a área do roçado coletivo;
    • ensinar técnicas de venda;
    • ensinar o preparo dos medicamentos rotineiros (primeiros socorros);
    • executar as tarefas com o grupo;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • reunir-se com as organizações indígenas, quilombolas e caiçaras;
    • indicar chefe de posto indígena;
    • participar do conselho municipal de educação;
    • cobrar a implantação de educação diferenciada;
    • solicitar financiamentos a fundo perdido para áreas indígenas, caiçaras e quilombolas;
    • ensinar técnicas de confecção e reparo de instrumentos de trabalho;
    • incentivar os pajés e curandeiros à transmissão dos conhecimentos para os mais novos;
    • acompanhar os trabalhos das equipes multidisciplinares de saúde da funasa;
    • reivindicar aos advogados indígenas, à funai, ao mpf o acompanhamento de empreendimentos de tercei;
    • transmitir oralmente as histórias do povo indígena, de quilombola e caiçara;
    • demonstrar capacidade de resolução de problemas;
    • participar dos conselhos locais;
    • auxiliar os anciãos na educação tradicional;
    • coordenar as atividades dos guerreiros e dos chefes dos guerreiros;
    • participar da elaboração do plano de manejo caiçara;
    • resgatar as festas de nomeação;
    • autorizar estudiosos a realização de pesquisas de plantas em áreas indígenas;
    • ensinar técnicas de construção de casas e ranchos;
    • providenciar a construção de viveiros de plantas medicinais;
    • ensinar o reconhecimento das plantas nas matas;
    • reivindicar acesso aos direitos previdenciários;
    • acionar instituições financiadoras com apoio da funai;
    • definir mutirão por grupos;
    • solicitar assessoria das organizações indígenas, caiçaras e quilombolas para elaboração de projetos;
    • elaborar projetos demonstrativos (pdpi-pda);
    • solicitar a funai providências quanto ao auxílio à maternidade;
    • acompanhar a execução das tarefas na aldeia e na comunidade;
    • ouvir histórias dos mais velhos;
    • consultar o pajé, raizeira, curador e benzedeira sobre o uso das plantas, ervas e raízes;
    • ensinar o uso das plantas nos acidentes, enfermidades etc.;
    • apresentar propostas ao conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras;
    • elaborar projetos de preservação da cultura indígena;
    • solicitar a funai registro administrativo de nascimento;
    • negociar contrato para pesquisas na mata;
    • ensinar técnicas de confecção de utensílios domésticos;
    • organizar a defesa e a fiscalização do território indígena e comunidades quilombolas e caiçaras;
    • partilhar as informações com a comunidade;
    • recuperar tradições, festas, comidas, danças e romarias;
    • solicitar fiscalização da área ao ministério do meio-ambiente e órgãos afins;
    • solicitar proteção pessoal dos caciques e lideranças ao ministério público federal;
    • participar do conselho estadual de educação;
    • indicar administrador regional da funai;
    • fiscalizar as ações dos núcleos e conselhos de educação indígena;
    • envolver as comunidades na preservação dos rios e do mar;
    • acompanhar a distribuição da remessa de medicamentos;
    • listar necessidades da comunidade indígena para a funai;
    • solicitar a funai registro administrativo de óbito;
    • discutir o local do posto indígena com a funai;
    • solicitar a funai declaração de aposentadoria;
    • pressionar a funai para demarcação de terra;
    • demonstrar capacidade de administração de recursos;
    • ensinar as técnicas tradicionais da caça e da pesca;
    • servir como exemplo de conduta;
    • cobrar implantação do plano de manejo caiçara;
    • acionar órgãos técnicos e jurídicos da funai e outros órgãos competentes;
    • solicitar a funai a desintrusão nas terras demarcadas;
    • solicitar a funai carteira de identidade indígena;
    • apresentar denúncias de desvio de indenizações e materiais apreendidos;
    • fiscalizar a inclusão de conteúdos diferenciados de educação;
    • pressionar prefeitura para implantação do programa de saúde familiar (psf);
    • demonstrar capacidade de articulação política;
    • incentivar a comunidade no repovoamento da mata;
    • reivindicar concessão de bolsas de estudo (mensalidade e ajuda de custos);
    • reconhecer os limites territoriais da comunidade;
    • organizar a comunidade para a preservação das nascentes dos rios;
    • reivindicar a formação do agente de saúde e saneamento nas comunidades;


    Setores que mais contratam Líder de comunidade caiçara no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais não especificados anteriormente
    • Atividades paisagísticas
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Marketing direto
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador de rua