Salário para o cargo de Líder de comunidade caiçara
CBO 1130-10 > Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras

Líder de comunidade caiçara - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam coletivamente as comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras, preservam usos, costumes e artes da aldeia e da comunidade. Cobram providências para demarcação e manejo da área indígena, quilombola e caiçara. Articulam questões políticas, reivindicam melhorias para educação e saúde, buscam recursos em órgãos competentes. Providenciam e solicitam documentação. Realizam a manutenção e a preservação da medicina tradicional. Cobram a implantação de gestão dos recursos naturais.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Chefes de pequenas populações
        • Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras vivem em aldeias e comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras, exercendo a liderança segundo os costumes particulares a cada povo ou comunidade. Há em torno de duzentos e vinte povos indígenas, setecentas e vinte aldeias quilombolas espalhados em vários pontos do país. Vivem da pequena pesca, do roçado, da agricultura itinerante ou fixa, do extrativismo vegetal e do artesanato. As comunidades caiçaras encontram-se nas áreas costeiras dos atuais estados do rio de janeiro, são paulo, paraná e norte de santa catarina. Os quilombolas vivem em comunidades ribeirinhas. Correm risco de perda de vida ao defender a comunidade de invasores.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras

Essas funções são desempenhadas por lideranças internas nas aldeias e comunidades, de acordo com as tradições e os costumes de cada povo ou comunidade indígena, quilombola e caiçara.


Funções e atividades do Líder de comunidade caiçara

Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras devem:

  • cobrar providências para demarcação e manejo da Área indígena, quilombola e caiçara;
  • buscar recursos junto a Órgãos competentes;
  • articular questões políticas;
  • realizar a manutenção e a preservação da medicina tradicional;
  • organizar as comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preservar usos, costumes e artes da aldeia e da comunidade;
  • cobrar a implantação do plano de gestão de recursos naturais;
  • reivindicar melhorias para a educação e saúde;

Atividades

  • ensinar as técnicas tradicionais da caça e da pesca;
  • solicitar assessoria das organizações indígenas, caiçaras e quilombolas para elaboração de projetos;
  • organizar reuniões do conselho de aldeia, de quilombola e de caiçara;
  • ensinar técnicas de confecção e reparo de instrumentos de trabalho;
  • elaborar projetos de preservação do meio-ambiente;
  • apresentar denúncias de desvio de indenizações e materiais apreendidos;
  • pleitear o embargo de empreendimentos danosos e prejudiciais à comunidade;
  • elaborar projetos demonstrativos (pdpi-pda);
  • ouvir histórias dos mais velhos;
  • participar de reuniões para promoção do ensino universitário;
  • encaminhar membros para a justiça em caso de delito;
  • recuperar tradições, festas, comidas, danças e romarias;
  • demonstrar espírito guerreiro;
  • incentivar o resgate e o fortalecimento da dança-luta indígena, caiçara e quilombola;
  • acompanhar a execução das tarefas na aldeia e na comunidade;
  • apresentar propostas ao conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras;
  • buscar a participação da comunidade nos projetos;
  • incentivar os pajés e curandeiros à transmissão dos conhecimentos para os mais novos;
  • reivindicar formação de ensino fundamental na aldeia e na comunidade;
  • solicitar aos órgãos competentes demarcação de terra;
  • ensinar as propriedades das plantas nas caminhadas na mata;
  • envolver as comunidades na preservação dos rios e do mar;
  • decidir sobre penalidades coletivamente;
  • transmitir oralmente as histórias do povo indígena, de quilombola e caiçara;
  • cobrar o acesso ao uso dos recursos naturais;
  • participar da elaboração do plano de manejo caiçara;
  • fomentar a organização da comunidade;
  • acionar órgãos técnicos e jurídicos da funai e outros órgãos competentes;
  • indicar o agente de saúde da comunidade;
  • definir prazos para a execução das tarefas;
  • demonstrar responsabilidade;
  • ensinar o artesanato;
  • participar do conselho municipal de educação;
  • demonstrar capacidade de articulação política;
  • cobrar das autoridades a participação da comunidade nos projetos de preservação do rio;
  • reivindicar a formação do agente de saúde e saneamento nas comunidades;
  • reivindicar formação de ensino médio na aldeia e na comunidade;
  • solicitar financiamentos a fundo perdido para áreas indígenas, caiçaras e quilombolas;
  • ensinar técnicas de confecção de utensílios domésticos;
  • fiscalizar a inclusão de conteúdos diferenciados de educação;
  • organizar encontro intercomunitário;
  • incentivar o resgate dos valores e práticas culturais;
  • participar de reunião do conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras;
  • providenciar a construção de viveiros de plantas medicinais;
  • consultar o pajé, raizeira, curador e benzedeira sobre o uso das plantas, ervas e raízes;
  • informar à comunidade experiência de repovoamento de mata de outras comunidades;
  • ensinar técnicas de venda;
  • cobrar a titulação de terra das autoridades competentes;
  • tomar decisões políticas com consenso da comunidade;
  • apresentar prestação de contas ao órgão financiador;
  • pressionar prefeitura para implantação do programa de saúde familiar (psf);
  • demonstrar capacidade de resolução de problemas;
  • sugerir convocação do conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras;
  • providenciar correção ortográfica dos projetos;
  • ensinar o preparo dos medicamentos rotineiros (primeiros socorros);
  • demonstrar honestidade;
  • pressionar as autoridades para a permanência de caiçaras nas posses tradicionais;
  • discutir a política da educação diferenciada;
  • ensinar o uso das plantas nos acidentes, enfermidades etc.;
  • buscar consenso na comunidade;
  • ensinar o reconhecimento das plantas nas matas;
  • assinar responsabilidade da execução do projeto;
  • administrar conflitos;
  • elaborar projetos de preservação da cultura indígena;
  • solicitar proteção pessoal dos caciques e lideranças ao ministério público federal;
  • reunir-se com as organizações indígenas, quilombolas e caiçaras;
  • cobrar implantação do plano de manejo caiçara;
  • reivindicar concessão de bolsas de estudo (mensalidade e ajuda de custos);
  • incentivar os pais no ensinamento do artesanato em oficinas de trabalho;
  • ensinar técnicas de construção de casas e ranchos;
  • participar dos conselhos distritais e municipais de saúde;
  • solicitar fiscalização da área ao ministério do meio-ambiente e órgãos afins;
  • solicitar apoio ao ministério da agricultura para desenvolvimento de projetos agrícolas;
  • firmar parcerias;
  • definir mutirão por grupos;
  • organizar a comunidade para a preservação das nascentes dos rios;
  • demonstrar capacidade de administração de recursos;
  • comercializar o artesanato;
  • nomear as lideranças por grupos de atividades;
  • incentivar a comunidade no repovoamento da mata;
  • partilhar as informações com a comunidade;
  • reivindicar a construção de escolas;
  • elaborar projetos de auto sustentação;
  • cobrar a garantia da prática da pesca tradicional;
  • auxiliar os anciãos na educação tradicional;
  • solicitar aos órgãos competentes a desintrusão nas áreas demarcadas;
  • discutir problemas da aldeia;
  • coordenar as atividades dos guerreiros e dos chefes dos guerreiros;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • cadastrar pontos de cerco dos caiçaras;
  • reivindicar acesso aos direitos previdenciários;
  • servir como exemplo de conduta;
  • ensinar a valoração do artesanato para a comercialização;
  • incentivar a execução das tarefas na aldeia e na comunidade;
  • lutar contra empreendimentos e práticas danosas ao rio;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • orientar a comunidade na preservação do meio ambiente;
  • executar as tarefas com o grupo;


Setores que mais contratam Líder de comunidade caiçara no mercado de trabalho

  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Técnico petroquímico
Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

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