Salário para o cargo de Líder de comunidade caiçara
CBO 1130-10 > Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras

Líder de comunidade caiçara - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam coletivamente as comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras, preservam usos, costumes e artes da aldeia e da comunidade. Cobram providências para demarcação e manejo da área indígena, quilombola e caiçara. Articulam questões políticas, reivindicam melhorias para educação e saúde, buscam recursos em órgãos competentes. Providenciam e solicitam documentação. Realizam a manutenção e a preservação da medicina tradicional. Cobram a implantação de gestão dos recursos naturais.

Quanto ganha um Líder de comunidade caiçara

Um Líder de comunidade caiçara trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.805,95 e R$ 16.686,65, com a média salarial de R$ 4.557,63 e o salário mediana em R$ 1.980,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Líder de comunidade caiçara

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.557,63 54.691,62 1.139,41 21,52
1º Quartil 1.805,95 21.671,45 451,49 8,53
Salário Mediana 1.980,00 23.760,00 495,00 9,35
3º Quartil 12.725,95 152.711,39 3.181,49 60,10
Teto Salarial 16.686,65 200.239,75 4.171,66 78,80


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Chefes de pequenas populações
        • Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.859 - 32.688 7.858,69 1.859,32 2.185,00 26.987,33 32.687,87
Campinas - SP 1.848 - 3.618 2.194,38 1.848,17 1.980,00 2.986,67 3.617,54
São Bernardo do Campo - SP 1.500 - 2.398 1.911,43 1.500,00 1.980,00 1.980,00 2.398,24


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.837 - 15.414 4.623,31 1.837,32 1.980,00 12.725,95 15.414,05


Principais locais de trabalho

Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras vivem em aldeias e comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras, exercendo a liderança segundo os costumes particulares a cada povo ou comunidade. Há em torno de duzentos e vinte povos indígenas, setecentas e vinte aldeias quilombolas espalhados em vários pontos do país. Vivem da pequena pesca, do roçado, da agricultura itinerante ou fixa, do extrativismo vegetal e do artesanato. As comunidades caiçaras encontram-se nas áreas costeiras dos atuais estados do rio de janeiro, são paulo, paraná e norte de santa catarina. Os quilombolas vivem em comunidades ribeirinhas. Correm risco de perda de vida ao defender a comunidade de invasores.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras

Essas funções são desempenhadas por lideranças internas nas aldeias e comunidades, de acordo com as tradições e os costumes de cada povo ou comunidade indígena, quilombola e caiçara.


Funções e atividades do Líder de comunidade caiçara

Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras devem:

  • realizar a manutenção e a preservação da medicina tradicional;
  • buscar recursos junto a Órgãos competentes;
  • cobrar providências para demarcação e manejo da Área indígena, quilombola e caiçara;
  • cobrar a implantação do plano de gestão de recursos naturais;
  • reivindicar melhorias para a educação e saúde;
  • providenciar documentação indígena, caiçara e quilombola;
  • articular questões políticas;
  • organizar as comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preservar usos, costumes e artes da aldeia e da comunidade;

  • Atividades

    • orientar a comunidade na manutenção dos segredos dos ritos sagrados;
    • incentivar a execução das tarefas na aldeia e na comunidade;
    • tomar decisões políticas com consenso da comunidade;
    • elaborar projetos de auto sustentação;
    • consultar o pajé, raizeira, curador e benzedeira sobre o uso das plantas, ervas e raízes;
    • mobilizar caciques e lideranças para demarcação de territórios;
    • participar dos conselhos distritais e municipais de saúde;
    • encaminhar membros para a justiça em caso de delito;
    • apresentar denúncias de desvio de indenizações e materiais apreendidos;
    • listar necessidades da comunidade indígena para a funai;
    • discutir a política da educação diferenciada;
    • solicitar apoio ao ministério da agricultura para desenvolvimento de projetos agrícolas;
    • incentivar os pais no ensinamento do artesanato em oficinas de trabalho;
    • reivindicar acesso aos direitos previdenciários;
    • ensinar as técnicas tradicionais da caça e da pesca;
    • transmitir valores antes e após cerimônias religiosas indígenas;
    • solicitar assessoria das organizações indígenas, caiçaras e quilombolas para elaboração de projetos;
    • indicar administrador regional da funai;
    • acompanhar a execução das tarefas na aldeia e na comunidade;
    • organizar órgãos competentes para demarcação de terra;
    • definir datas de mutirão por família;
    • demonstrar capacidade de resolução de problemas;
    • participar do conselho municipal de educação;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • solicitar a funai providências quanto ao auxílio à maternidade;
    • executar as tarefas com o grupo;
    • demonstrar espírito guerreiro;
    • decidir com a parteira e o pajé o encaminhamento do paciente;
    • reivindicar a construção de escolas;
    • buscar consenso na comunidade;
    • nomear as lideranças por grupos de atividades;
    • providenciar correção ortográfica dos projetos;
    • reunir-se com as organizações indígenas, quilombolas e caiçaras;
    • acompanhar os trabalhos das equipes multidisciplinares de saúde da funasa;
    • negociar contrato para pesquisas na mata;
    • resgatar as festas de nomeação;
    • recuperar tradições, festas, comidas, danças e romarias;
    • organizar o acompanhamento da demarcação de terras;
    • reivindicar formação de ensino fundamental na aldeia e na comunidade;
    • ouvir histórias dos mais velhos;
    • participar do conselho estadual de educação;
    • ensinar a valoração do artesanato para a comercialização;
    • solicitar aos órgãos competentes a desintrusão nas áreas demarcadas;
    • solicitar a funai registro administrativo de nascimento;
    • orientar a comunidade na preservação do meio ambiente;
    • encaminhar gestantes e enfermos ao pajé e parteira;
    • incentivar o resgate e o fortalecimento dos cânticos indígenas;
    • solicitar ao pajé o ensinamento dos primeiros socorros aos agentes de saúde;
    • incentivar resgate e fortalecimento da língua materna;
    • reivindicar a formação do agente de saúde e saneamento nas comunidades;
    • partilhar as informações com a comunidade;
    • ensinar o artesanato;
    • solicitar a funai registro administrativo de casamento;
    • cobrar o acesso ao uso dos recursos naturais;
    • definir a área do roçado coletivo;
    • ensinar as propriedades das plantas nas caminhadas na mata;
    • reconhecer os limites territoriais da comunidade;
    • articular assistência aos índios parentes desaldeados;
    • cobrar a implantação de educação diferenciada;
    • programar as tarefas das mulheres adultas;
    • incentivar o resgate e o fortalecimento da dança-luta indígena, caiçara e quilombola;
    • demonstrar capacidade de administração de recursos;
    • transmitir oralmente as histórias do povo indígena, de quilombola e caiçara;
    • comercializar o artesanato;
    • reivindicar aos advogados indígenas, à funai, ao mpf o acompanhamento de empreendimentos de tercei;
    • cobrar a garantia da prática da pesca tradicional;
    • organizar encontro intercomunitário;
    • elaborar projetos de preservação do meio-ambiente;
    • solicitar a funai registro administrativo de óbito;
    • fiscalizar a inclusão de conteúdos diferenciados de educação;
    • solicitar fiscalização da área ao ministério do meio-ambiente e órgãos afins;
    • ensinar técnicas de confecção e reparo de instrumentos de trabalho;
    • buscar a participação da comunidade nos projetos;
    • ensinar o reconhecimento das plantas nas matas;
    • organizar a comunidade para a preservação das nascentes dos rios;
    • exigir da funai emissão da documentação civil;
    • servir como exemplo de conduta;
    • ensinar técnicas de venda;
    • demonstrar capacidade de articulação política;
    • acionar órgãos técnicos e jurídicos da funai e outros órgãos competentes;
    • programar as tarefas das crianças;
    • ensinar o preparo dos medicamentos rotineiros (primeiros socorros);
    • solicitar registro de propriedade industrial do artesanato e outros produtos;
    • indicar os limites territoriais ao gt da funai;
    • incentivar o resgate e o fortalecimento das danças indígenas;
    • incentivar os pajés e curandeiros à transmissão dos conhecimentos para os mais novos;
    • fomentar a organização da comunidade;
    • elaborar projetos demonstrativos (pdpi-pda);
    • envolver as comunidades na preservação dos rios e do mar;
    • participar da elaboração do plano de manejo caiçara;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • solicitar financiamentos a fundo perdido para áreas indígenas, caiçaras e quilombolas;
    • administrar conflitos;
    • assinar responsabilidade da execução do projeto;
    • acompanhar a distribuição da remessa de medicamentos;
    • discutir o local do posto indígena com a funai;
    • programar as tarefas dos jovens;
    • apresentar prestação de contas ao órgão financiador;
    • solicitar aos órgãos competentes demarcação de terra;
    • classificar as plantas para a escola;
    • demonstrar responsabilidade;
    • organizar a comunidade para o plantio do palmito juçara;
    • acompanhar a atuação do agente indígena de saúde e de saneamento na aldeia;
    • pressionar a funai para demarcação de terra;
    • decidir sobre penalidades coletivamente;
    • acionar instituições financiadoras com apoio da funai;
    • providenciar certificado de qualidade do artesanato;
    • cobrar das autoridades a participação da comunidade nos projetos de preservação do rio;
    • solicitar a funai a desintrusão nas terras demarcadas;
    • orientar crianças após dança da reza;
    • solicitar o cadastramento do artesão;
    • indicar chefe de posto indígena;
    • organizar a defesa e a fiscalização do território indígena e comunidades quilombolas e caiçaras;
    • lutar contra empreendimentos e práticas danosas ao rio;
    • demonstrar honestidade;
    • solicitar apoio ao ministério público federal para demarcação de terras;
    • definir mutirão por grupos;
    • pressionar as autoridades para a permanência de caiçaras nas posses tradicionais;
    • autorizar estudiosos a realização de pesquisas de plantas em áreas indígenas;
    • participar dos conselhos locais;
    • auxiliar os anciãos na educação tradicional;
    • pressionar prefeitura para implantação do programa de saúde familiar (psf);
    • incentivar a comunidade no repovoamento da mata;
    • reivindicar merenda diferenciada para alunos indígenas;
    • reivindicar formação de ensino médio na aldeia e na comunidade;
    • pleitear o embargo de empreendimentos danosos e prejudiciais à comunidade;
    • programar tarefas dos homens adultos;
    • solicitar a funai carteira de identidade indígena;
    • discutir problemas da aldeia;
    • cobrar a titulação de terra das autoridades competentes;
    • firmar parcerias;
    • reivindicar formação mínima de ensino médio para os professores indígenas;
    • participar de reuniões para promoção do ensino universitário;
    • ensinar técnicas de confecção de utensílios domésticos;
    • ensinar o uso das plantas nos acidentes, enfermidades etc.;
    • apresentar propostas ao conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras;
    • cobrar implantação do plano de manejo caiçara;
    • coordenar as atividades dos guerreiros e dos chefes dos guerreiros;
    • cadastrar pontos de cerco dos caiçaras;
    • incentivar o resgate dos valores e práticas culturais;
    • participar de reunião do conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras;
    • organizar reuniões do conselho de aldeia, de quilombola e de caiçara;
    • solicitar proteção pessoal dos caciques e lideranças ao ministério público federal;
    • definir prazos para a execução das tarefas;
    • indicar o agente de saúde da comunidade;
    • solicitar a funai declaração de aposentadoria;
    • pressionar a funai para o desenvolvimento e assessoramento das atividades indígenas;
    • elaborar projetos de preservação da cultura indígena;
    • sugerir convocação do conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras;
    • reivindicar concessão de bolsas de estudo (mensalidade e ajuda de custos);
    • informar à comunidade experiência de repovoamento de mata de outras comunidades;
    • acompanhar a formação do agente indígena de saúde e saneamento;
    • providenciar a construção de viveiros de plantas medicinais;
    • ensinar técnicas de construção de casas e ranchos;
    • fiscalizar as ações dos núcleos e conselhos de educação indígena;


    Setores que mais contratam Líder de comunidade caiçara no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de mercadorias em lojas de conveniência
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Fabricação de artigos de serralheria, exceto esquadrias
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Organização logística do transporte de carga
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Fabricação de artefatos de material plástico para uso na construção, exceto tubos e acessórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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