Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Membros superiores e dirigentes do poder público
- Chefes de pequenas populações
- Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras vivem em aldeias e comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras, exercendo a liderança segundo os costumes particulares a cada povo ou comunidade. Há em torno de duzentos e vinte povos indígenas, setecentas e vinte aldeias quilombolas espalhados em vários pontos do país. Vivem da pequena pesca, do roçado, da agricultura itinerante ou fixa, do extrativismo vegetal e do artesanato. As comunidades caiçaras encontram-se nas áreas costeiras dos atuais estados do rio de janeiro, são paulo, paraná e norte de santa catarina. Os quilombolas vivem em comunidades ribeirinhas. Correm risco de perda de vida ao defender a comunidade de invasores.
O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras
Essas funções são desempenhadas por lideranças internas nas aldeias e comunidades, de acordo com as tradições e os costumes de cada povo ou comunidade indígena, quilombola e caiçara.
Funções e atividades do Líder de comunidade caiçara
Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras devem:
- cobrar providências para demarcação e manejo da Área indígena, quilombola e caiçara;
- buscar recursos junto a Órgãos competentes;
- articular questões políticas;
- realizar a manutenção e a preservação da medicina tradicional;
- organizar as comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras;
- demonstrar competências pessoais;
- preservar usos, costumes e artes da aldeia e da comunidade;
- cobrar a implantação do plano de gestão de recursos naturais;
- reivindicar melhorias para a educação e saúde;
Atividades
- ensinar as técnicas tradicionais da caça e da pesca;
- solicitar assessoria das organizações indígenas, caiçaras e quilombolas para elaboração de projetos;
- organizar reuniões do conselho de aldeia, de quilombola e de caiçara;
- ensinar técnicas de confecção e reparo de instrumentos de trabalho;
- elaborar projetos de preservação do meio-ambiente;
- apresentar denúncias de desvio de indenizações e materiais apreendidos;
- pleitear o embargo de empreendimentos danosos e prejudiciais à comunidade;
- elaborar projetos demonstrativos (pdpi-pda);
- ouvir histórias dos mais velhos;
- participar de reuniões para promoção do ensino universitário;
- encaminhar membros para a justiça em caso de delito;
- recuperar tradições, festas, comidas, danças e romarias;
- demonstrar espírito guerreiro;
- incentivar o resgate e o fortalecimento da dança-luta indígena, caiçara e quilombola;
- acompanhar a execução das tarefas na aldeia e na comunidade;
- apresentar propostas ao conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras;
- buscar a participação da comunidade nos projetos;
- incentivar os pajés e curandeiros à transmissão dos conhecimentos para os mais novos;
- reivindicar formação de ensino fundamental na aldeia e na comunidade;
- solicitar aos órgãos competentes demarcação de terra;
- ensinar as propriedades das plantas nas caminhadas na mata;
- envolver as comunidades na preservação dos rios e do mar;
- decidir sobre penalidades coletivamente;
- transmitir oralmente as histórias do povo indígena, de quilombola e caiçara;
- cobrar o acesso ao uso dos recursos naturais;
- participar da elaboração do plano de manejo caiçara;
- fomentar a organização da comunidade;
- acionar órgãos técnicos e jurídicos da funai e outros órgãos competentes;
- indicar o agente de saúde da comunidade;
- definir prazos para a execução das tarefas;
- demonstrar responsabilidade;
- ensinar o artesanato;
- participar do conselho municipal de educação;
- demonstrar capacidade de articulação política;
- cobrar das autoridades a participação da comunidade nos projetos de preservação do rio;
- reivindicar a formação do agente de saúde e saneamento nas comunidades;
- reivindicar formação de ensino médio na aldeia e na comunidade;
- solicitar financiamentos a fundo perdido para áreas indígenas, caiçaras e quilombolas;
- ensinar técnicas de confecção de utensílios domésticos;
- fiscalizar a inclusão de conteúdos diferenciados de educação;
- organizar encontro intercomunitário;
- incentivar o resgate dos valores e práticas culturais;
- participar de reunião do conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras;
- providenciar a construção de viveiros de plantas medicinais;
- consultar o pajé, raizeira, curador e benzedeira sobre o uso das plantas, ervas e raízes;
- informar à comunidade experiência de repovoamento de mata de outras comunidades;
- ensinar técnicas de venda;
- cobrar a titulação de terra das autoridades competentes;
- tomar decisões políticas com consenso da comunidade;
- apresentar prestação de contas ao órgão financiador;
- pressionar prefeitura para implantação do programa de saúde familiar (psf);
- demonstrar capacidade de resolução de problemas;
- sugerir convocação do conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras;
- providenciar correção ortográfica dos projetos;
- ensinar o preparo dos medicamentos rotineiros (primeiros socorros);
- demonstrar honestidade;
- pressionar as autoridades para a permanência de caiçaras nas posses tradicionais;
- discutir a política da educação diferenciada;
- ensinar o uso das plantas nos acidentes, enfermidades etc.;
- buscar consenso na comunidade;
- ensinar o reconhecimento das plantas nas matas;
- assinar responsabilidade da execução do projeto;
- administrar conflitos;
- elaborar projetos de preservação da cultura indígena;
- solicitar proteção pessoal dos caciques e lideranças ao ministério público federal;
- reunir-se com as organizações indígenas, quilombolas e caiçaras;
- cobrar implantação do plano de manejo caiçara;
- reivindicar concessão de bolsas de estudo (mensalidade e ajuda de custos);
- incentivar os pais no ensinamento do artesanato em oficinas de trabalho;
- ensinar técnicas de construção de casas e ranchos;
- participar dos conselhos distritais e municipais de saúde;
- solicitar fiscalização da área ao ministério do meio-ambiente e órgãos afins;
- solicitar apoio ao ministério da agricultura para desenvolvimento de projetos agrícolas;
- firmar parcerias;
- definir mutirão por grupos;
- organizar a comunidade para a preservação das nascentes dos rios;
- demonstrar capacidade de administração de recursos;
- comercializar o artesanato;
- nomear as lideranças por grupos de atividades;
- incentivar a comunidade no repovoamento da mata;
- partilhar as informações com a comunidade;
- reivindicar a construção de escolas;
- elaborar projetos de auto sustentação;
- cobrar a garantia da prática da pesca tradicional;
- auxiliar os anciãos na educação tradicional;
- solicitar aos órgãos competentes a desintrusão nas áreas demarcadas;
- discutir problemas da aldeia;
- coordenar as atividades dos guerreiros e dos chefes dos guerreiros;
- demonstrar capacidade de negociação;
- cadastrar pontos de cerco dos caiçaras;
- reivindicar acesso aos direitos previdenciários;
- servir como exemplo de conduta;
- ensinar a valoração do artesanato para a comercialização;
- incentivar a execução das tarefas na aldeia e na comunidade;
- lutar contra empreendimentos e práticas danosas ao rio;
- demonstrar capacidade de liderança;
- orientar a comunidade na preservação do meio ambiente;
- executar as tarefas com o grupo;
Setores que mais contratam Líder de comunidade caiçara no mercado de trabalho
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita