Salário para o cargo de Cacique
CBO 1130-05 > Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras

Cacique - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam coletivamente as comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras, preservam usos, costumes e artes da aldeia e da comunidade. Cobram providências para demarcação e manejo da área indígena, quilombola e caiçara. Articulam questões políticas, reivindicam melhorias para educação e saúde, buscam recursos em órgãos competentes. Providenciam e solicitam documentação. Realizam a manutenção e a preservação da medicina tradicional. Cobram a implantação de gestão dos recursos naturais.

Quanto ganha um Cacique

Um Cacique trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 0,00 e R$ 0,00, com a média salarial de R$ 2.478,47 e o salário mediana em R$ 2.478,47 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Cacique

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.478,47 29.741,64 619,62 11,27
1º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Salário Mediana 2.478,47 29.741,64 619,62 11,27
3º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Teto Salarial 0,00 0,00 0,00 0,00


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Chefes de pequenas populações
        • Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras

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Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras vivem em aldeias e comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras, exercendo a liderança segundo os costumes particulares a cada povo ou comunidade. Há em torno de duzentos e vinte povos indígenas, setecentas e vinte aldeias quilombolas espalhados em vários pontos do país. Vivem da pequena pesca, do roçado, da agricultura itinerante ou fixa, do extrativismo vegetal e do artesanato. As comunidades caiçaras encontram-se nas áreas costeiras dos atuais estados do rio de janeiro, são paulo, paraná e norte de santa catarina. Os quilombolas vivem em comunidades ribeirinhas. Correm risco de perda de vida ao defender a comunidade de invasores.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras

Essas funções são desempenhadas por lideranças internas nas aldeias e comunidades, de acordo com as tradições e os costumes de cada povo ou comunidade indígena, quilombola e caiçara.


Funções e atividades do Cacique

Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras devem:

  • buscar recursos junto a Órgãos competentes;
  • cobrar providências para demarcação e manejo da Área indígena, quilombola e caiçara;
  • providenciar documentação indígena, caiçara e quilombola;
  • articular questões políticas;
  • realizar a manutenção e a preservação da medicina tradicional;
  • organizar as comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras;
  • preservar usos, costumes e artes da aldeia e da comunidade;
  • cobrar a implantação do plano de gestão de recursos naturais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • reivindicar melhorias para a educação e saúde;

  • Atividades

    • definir a área do roçado coletivo;
    • acompanhar a formação do agente indígena de saúde e saneamento;
    • apresentar prestação de contas ao órgão financiador;
    • solicitar a funai registro administrativo de nascimento;
    • apresentar propostas ao conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras;
    • demonstrar capacidade de articulação política;
    • apresentar denúncias de desvio de indenizações e materiais apreendidos;
    • ensinar a valoração do artesanato para a comercialização;
    • solicitar proteção pessoal dos caciques e lideranças ao ministério público federal;
    • classificar as plantas para a escola;
    • orientar a comunidade na manutenção dos segredos dos ritos sagrados;
    • consultar o pajé, raizeira, curador e benzedeira sobre o uso das plantas, ervas e raízes;
    • demonstrar honestidade;
    • definir prazos para a execução das tarefas;
    • incentivar o resgate e o fortalecimento das danças indígenas;
    • lutar contra empreendimentos e práticas danosas ao rio;
    • articular assistência aos índios parentes desaldeados;
    • solicitar ao pajé o ensinamento dos primeiros socorros aos agentes de saúde;
    • indicar administrador regional da funai;
    • solicitar a funai carteira de identidade indígena;
    • incentivar a comunidade no repovoamento da mata;
    • executar as tarefas com o grupo;
    • solicitar a funai a desintrusão nas terras demarcadas;
    • reconhecer os limites territoriais da comunidade;
    • organizar órgãos competentes para demarcação de terra;
    • acompanhar a execução das tarefas na aldeia e na comunidade;
    • cadastrar pontos de cerco dos caiçaras;
    • ensinar o uso das plantas nos acidentes, enfermidades etc.;
    • nomear as lideranças por grupos de atividades;
    • demonstrar espírito guerreiro;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • encaminhar membros para a justiça em caso de delito;
    • pressionar prefeitura para implantação do programa de saúde familiar (psf);
    • ensinar as técnicas tradicionais da caça e da pesca;
    • pressionar as autoridades para a permanência de caiçaras nas posses tradicionais;
    • organizar a comunidade para a preservação das nascentes dos rios;
    • solicitar financiamentos a fundo perdido para áreas indígenas, caiçaras e quilombolas;
    • reivindicar a formação do agente de saúde e saneamento nas comunidades;
    • solicitar o cadastramento do artesão;
    • reivindicar aos advogados indígenas, à funai, ao mpf o acompanhamento de empreendimentos de tercei;
    • recuperar tradições, festas, comidas, danças e romarias;
    • buscar consenso na comunidade;
    • solicitar a funai declaração de aposentadoria;
    • exigir da funai emissão da documentação civil;
    • resgatar as festas de nomeação;
    • cobrar a titulação de terra das autoridades competentes;
    • pressionar a funai para o desenvolvimento e assessoramento das atividades indígenas;
    • ensinar técnicas de confecção de utensílios domésticos;
    • organizar o acompanhamento da demarcação de terras;
    • incentivar os pajés e curandeiros à transmissão dos conhecimentos para os mais novos;
    • incentivar o resgate e o fortalecimento da dança-luta indígena, caiçara e quilombola;
    • ensinar técnicas de venda;
    • programar as tarefas das mulheres adultas;
    • comercializar o artesanato;
    • coordenar as atividades dos guerreiros e dos chefes dos guerreiros;
    • providenciar certificado de qualidade do artesanato;
    • listar necessidades da comunidade indígena para a funai;
    • reivindicar formação mínima de ensino médio para os professores indígenas;
    • transmitir oralmente as histórias do povo indígena, de quilombola e caiçara;
    • buscar a participação da comunidade nos projetos;
    • ensinar o preparo dos medicamentos rotineiros (primeiros socorros);
    • solicitar fiscalização da área ao ministério do meio-ambiente e órgãos afins;
    • tomar decisões políticas com consenso da comunidade;
    • incentivar os pais no ensinamento do artesanato em oficinas de trabalho;
    • incentivar a execução das tarefas na aldeia e na comunidade;
    • programar as tarefas das crianças;
    • pressionar a funai para demarcação de terra;
    • participar do conselho municipal de educação;
    • solicitar apoio ao ministério da agricultura para desenvolvimento de projetos agrícolas;
    • elaborar projetos de preservação da cultura indígena;
    • incentivar resgate e fortalecimento da língua materna;
    • assinar responsabilidade da execução do projeto;
    • solicitar apoio ao ministério público federal para demarcação de terras;
    • mobilizar caciques e lideranças para demarcação de territórios;
    • fomentar a organização da comunidade;
    • indicar chefe de posto indígena;
    • participar dos conselhos locais;
    • programar tarefas dos homens adultos;
    • incentivar o resgate dos valores e práticas culturais;
    • organizar a comunidade para o plantio do palmito juçara;
    • cobrar das autoridades a participação da comunidade nos projetos de preservação do rio;
    • ouvir histórias dos mais velhos;
    • programar as tarefas dos jovens;
    • reivindicar formação de ensino fundamental na aldeia e na comunidade;
    • decidir sobre penalidades coletivamente;
    • definir datas de mutirão por família;
    • decidir com a parteira e o pajé o encaminhamento do paciente;
    • definir mutirão por grupos;
    • solicitar a funai registro administrativo de casamento;
    • auxiliar os anciãos na educação tradicional;
    • acionar instituições financiadoras com apoio da funai;
    • incentivar o resgate e o fortalecimento dos cânticos indígenas;
    • participar dos conselhos distritais e municipais de saúde;
    • acompanhar os trabalhos das equipes multidisciplinares de saúde da funasa;
    • informar à comunidade experiência de repovoamento de mata de outras comunidades;
    • pleitear o embargo de empreendimentos danosos e prejudiciais à comunidade;
    • elaborar projetos de preservação do meio-ambiente;
    • ensinar técnicas de construção de casas e ranchos;
    • acompanhar a distribuição da remessa de medicamentos;
    • solicitar registro de propriedade industrial do artesanato e outros produtos;
    • orientar a comunidade na preservação do meio ambiente;
    • solicitar aos órgãos competentes a desintrusão nas áreas demarcadas;
    • encaminhar gestantes e enfermos ao pajé e parteira;
    • solicitar a funai registro administrativo de óbito;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • cobrar implantação do plano de manejo caiçara;
    • ensinar as propriedades das plantas nas caminhadas na mata;
    • fiscalizar a inclusão de conteúdos diferenciados de educação;
    • elaborar projetos demonstrativos (pdpi-pda);
    • transmitir valores antes e após cerimônias religiosas indígenas;
    • fiscalizar as ações dos núcleos e conselhos de educação indígena;
    • acionar órgãos técnicos e jurídicos da funai e outros órgãos competentes;
    • reunir-se com as organizações indígenas, quilombolas e caiçaras;
    • administrar conflitos;
    • autorizar estudiosos a realização de pesquisas de plantas em áreas indígenas;
    • organizar encontro intercomunitário;
    • reivindicar acesso aos direitos previdenciários;
    • reivindicar a construção de escolas;
    • partilhar as informações com a comunidade;
    • indicar os limites territoriais ao gt da funai;
    • demonstrar responsabilidade;
    • envolver as comunidades na preservação dos rios e do mar;
    • participar do conselho estadual de educação;
    • elaborar projetos de auto sustentação;
    • cobrar a garantia da prática da pesca tradicional;
    • indicar o agente de saúde da comunidade;
    • providenciar correção ortográfica dos projetos;
    • sugerir convocação do conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras;
    • reivindicar concessão de bolsas de estudo (mensalidade e ajuda de custos);
    • organizar a defesa e a fiscalização do território indígena e comunidades quilombolas e caiçaras;
    • ensinar o reconhecimento das plantas nas matas;
    • solicitar a funai providências quanto ao auxílio à maternidade;
    • demonstrar capacidade de administração de recursos;
    • orientar crianças após dança da reza;
    • reivindicar merenda diferenciada para alunos indígenas;
    • solicitar aos órgãos competentes demarcação de terra;
    • cobrar o acesso ao uso dos recursos naturais;
    • servir como exemplo de conduta;
    • discutir a política da educação diferenciada;
    • participar da elaboração do plano de manejo caiçara;
    • ensinar técnicas de confecção e reparo de instrumentos de trabalho;
    • firmar parcerias;
    • solicitar assessoria das organizações indígenas, caiçaras e quilombolas para elaboração de projetos;
    • negociar contrato para pesquisas na mata;
    • discutir o local do posto indígena com a funai;
    • organizar reuniões do conselho de aldeia, de quilombola e de caiçara;
    • discutir problemas da aldeia;
    • participar de reunião do conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras;
    • participar de reuniões para promoção do ensino universitário;
    • acompanhar a atuação do agente indígena de saúde e de saneamento na aldeia;
    • cobrar a implantação de educação diferenciada;
    • demonstrar capacidade de resolução de problemas;
    • providenciar a construção de viveiros de plantas medicinais;
    • reivindicar formação de ensino médio na aldeia e na comunidade;
    • ensinar o artesanato;


    Setores que mais contratam Cacique no mercado de trabalho

    • Construção de edifícios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Chefe de bilheteria