Salário para o cargo de Cacique
CBO 1130-05 > Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras

Cacique - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam coletivamente as comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras, preservam usos, costumes e artes da aldeia e da comunidade. Cobram providências para demarcação e manejo da área indígena, quilombola e caiçara. Articulam questões políticas, reivindicam melhorias para educação e saúde, buscam recursos em órgãos competentes. Providenciam e solicitam documentação. Realizam a manutenção e a preservação da medicina tradicional. Cobram a implantação de gestão dos recursos naturais.

Quanto ganha um Cacique

Um Cacique trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 0,00 e R$ 0,00, com a média salarial de R$ 2.478,47 e o salário mediana em R$ 2.478,47 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Cacique

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.478,47 29.741,64 619,62 11,27
1º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Salário Mediana 2.478,47 29.741,64 619,62 11,27
3º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Teto Salarial 0,00 0,00 0,00 0,00


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Chefes de pequenas populações
        • Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras

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Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras vivem em aldeias e comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras, exercendo a liderança segundo os costumes particulares a cada povo ou comunidade. Há em torno de duzentos e vinte povos indígenas, setecentas e vinte aldeias quilombolas espalhados em vários pontos do país. Vivem da pequena pesca, do roçado, da agricultura itinerante ou fixa, do extrativismo vegetal e do artesanato. As comunidades caiçaras encontram-se nas áreas costeiras dos atuais estados do rio de janeiro, são paulo, paraná e norte de santa catarina. Os quilombolas vivem em comunidades ribeirinhas. Correm risco de perda de vida ao defender a comunidade de invasores.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras

Essas funções são desempenhadas por lideranças internas nas aldeias e comunidades, de acordo com as tradições e os costumes de cada povo ou comunidade indígena, quilombola e caiçara.


Funções e atividades do Cacique

Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras devem:

  • cobrar a implantação do plano de gestão de recursos naturais;
  • articular questões políticas;
  • reivindicar melhorias para a educação e saúde;
  • preservar usos, costumes e artes da aldeia e da comunidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar a manutenção e a preservação da medicina tradicional;
  • organizar as comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras;
  • providenciar documentação indígena, caiçara e quilombola;
  • cobrar providências para demarcação e manejo da Área indígena, quilombola e caiçara;
  • buscar recursos junto a Órgãos competentes;

  • Atividades

    • indicar chefe de posto indígena;
    • solicitar aos órgãos competentes demarcação de terra;
    • listar necessidades da comunidade indígena para a funai;
    • participar dos conselhos distritais e municipais de saúde;
    • classificar as plantas para a escola;
    • discutir a política da educação diferenciada;
    • participar da elaboração do plano de manejo caiçara;
    • pressionar a funai para o desenvolvimento e assessoramento das atividades indígenas;
    • cobrar a implantação de educação diferenciada;
    • organizar encontro intercomunitário;
    • reivindicar formação mínima de ensino médio para os professores indígenas;
    • demonstrar capacidade de articulação política;
    • tomar decisões políticas com consenso da comunidade;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • reivindicar acesso aos direitos previdenciários;
    • providenciar certificado de qualidade do artesanato;
    • reivindicar a formação do agente de saúde e saneamento nas comunidades;
    • definir mutirão por grupos;
    • reivindicar aos advogados indígenas, à funai, ao mpf o acompanhamento de empreendimentos de tercei;
    • reunir-se com as organizações indígenas, quilombolas e caiçaras;
    • incentivar o resgate e o fortalecimento da dança-luta indígena, caiçara e quilombola;
    • programar as tarefas das mulheres adultas;
    • demonstrar responsabilidade;
    • ensinar técnicas de confecção de utensílios domésticos;
    • orientar crianças após dança da reza;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • solicitar registro de propriedade industrial do artesanato e outros produtos;
    • ensinar o reconhecimento das plantas nas matas;
    • negociar contrato para pesquisas na mata;
    • administrar conflitos;
    • solicitar apoio ao ministério público federal para demarcação de terras;
    • acompanhar a distribuição da remessa de medicamentos;
    • ensinar as técnicas tradicionais da caça e da pesca;
    • encaminhar membros para a justiça em caso de delito;
    • elaborar projetos demonstrativos (pdpi-pda);
    • solicitar ao pajé o ensinamento dos primeiros socorros aos agentes de saúde;
    • solicitar assessoria das organizações indígenas, caiçaras e quilombolas para elaboração de projetos;
    • solicitar apoio ao ministério da agricultura para desenvolvimento de projetos agrícolas;
    • solicitar o cadastramento do artesão;
    • incentivar os pajés e curandeiros à transmissão dos conhecimentos para os mais novos;
    • definir a área do roçado coletivo;
    • elaborar projetos de preservação da cultura indígena;
    • incentivar os pais no ensinamento do artesanato em oficinas de trabalho;
    • ensinar técnicas de venda;
    • participar de reuniões para promoção do ensino universitário;
    • acionar instituições financiadoras com apoio da funai;
    • participar de reunião do conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras;
    • ouvir histórias dos mais velhos;
    • solicitar a funai declaração de aposentadoria;
    • reivindicar formação de ensino fundamental na aldeia e na comunidade;
    • resgatar as festas de nomeação;
    • reivindicar concessão de bolsas de estudo (mensalidade e ajuda de custos);
    • participar dos conselhos locais;
    • acionar órgãos técnicos e jurídicos da funai e outros órgãos competentes;
    • definir prazos para a execução das tarefas;
    • buscar a participação da comunidade nos projetos;
    • pressionar prefeitura para implantação do programa de saúde familiar (psf);
    • definir datas de mutirão por família;
    • informar à comunidade experiência de repovoamento de mata de outras comunidades;
    • apresentar prestação de contas ao órgão financiador;
    • comercializar o artesanato;
    • consultar o pajé, raizeira, curador e benzedeira sobre o uso das plantas, ervas e raízes;
    • incentivar o resgate e o fortalecimento das danças indígenas;
    • autorizar estudiosos a realização de pesquisas de plantas em áreas indígenas;
    • demonstrar capacidade de administração de recursos;
    • organizar órgãos competentes para demarcação de terra;
    • fiscalizar a inclusão de conteúdos diferenciados de educação;
    • nomear as lideranças por grupos de atividades;
    • solicitar fiscalização da área ao ministério do meio-ambiente e órgãos afins;
    • programar tarefas dos homens adultos;
    • orientar a comunidade na manutenção dos segredos dos ritos sagrados;
    • ensinar o artesanato;
    • firmar parcerias;
    • incentivar a comunidade no repovoamento da mata;
    • envolver as comunidades na preservação dos rios e do mar;
    • incentivar resgate e fortalecimento da língua materna;
    • reivindicar merenda diferenciada para alunos indígenas;
    • acompanhar a execução das tarefas na aldeia e na comunidade;
    • solicitar a funai providências quanto ao auxílio à maternidade;
    • pressionar a funai para demarcação de terra;
    • orientar a comunidade na preservação do meio ambiente;
    • solicitar a funai registro administrativo de nascimento;
    • elaborar projetos de auto sustentação;
    • participar do conselho estadual de educação;
    • partilhar as informações com a comunidade;
    • transmitir oralmente as histórias do povo indígena, de quilombola e caiçara;
    • reivindicar formação de ensino médio na aldeia e na comunidade;
    • organizar a comunidade para a preservação das nascentes dos rios;
    • solicitar a funai registro administrativo de casamento;
    • servir como exemplo de conduta;
    • fiscalizar as ações dos núcleos e conselhos de educação indígena;
    • ensinar técnicas de confecção e reparo de instrumentos de trabalho;
    • executar as tarefas com o grupo;
    • ensinar técnicas de construção de casas e ranchos;
    • programar as tarefas das crianças;
    • solicitar financiamentos a fundo perdido para áreas indígenas, caiçaras e quilombolas;
    • indicar os limites territoriais ao gt da funai;
    • cobrar das autoridades a participação da comunidade nos projetos de preservação do rio;
    • reconhecer os limites territoriais da comunidade;
    • demonstrar capacidade de resolução de problemas;
    • transmitir valores antes e após cerimônias religiosas indígenas;
    • exigir da funai emissão da documentação civil;
    • solicitar a funai carteira de identidade indígena;
    • pressionar as autoridades para a permanência de caiçaras nas posses tradicionais;
    • indicar administrador regional da funai;
    • ensinar a valoração do artesanato para a comercialização;
    • incentivar o resgate e o fortalecimento dos cânticos indígenas;
    • solicitar a funai a desintrusão nas terras demarcadas;
    • organizar o acompanhamento da demarcação de terras;
    • ensinar o preparo dos medicamentos rotineiros (primeiros socorros);
    • assinar responsabilidade da execução do projeto;
    • incentivar o resgate dos valores e práticas culturais;
    • articular assistência aos índios parentes desaldeados;
    • organizar a comunidade para o plantio do palmito juçara;
    • ensinar o uso das plantas nos acidentes, enfermidades etc.;
    • solicitar a funai registro administrativo de óbito;
    • cobrar a titulação de terra das autoridades competentes;
    • programar as tarefas dos jovens;
    • discutir problemas da aldeia;
    • demonstrar espírito guerreiro;
    • discutir o local do posto indígena com a funai;
    • providenciar correção ortográfica dos projetos;
    • cadastrar pontos de cerco dos caiçaras;
    • reivindicar a construção de escolas;
    • encaminhar gestantes e enfermos ao pajé e parteira;
    • elaborar projetos de preservação do meio-ambiente;
    • coordenar as atividades dos guerreiros e dos chefes dos guerreiros;
    • mobilizar caciques e lideranças para demarcação de territórios;
    • cobrar a garantia da prática da pesca tradicional;
    • incentivar a execução das tarefas na aldeia e na comunidade;
    • pleitear o embargo de empreendimentos danosos e prejudiciais à comunidade;
    • acompanhar a atuação do agente indígena de saúde e de saneamento na aldeia;
    • organizar a defesa e a fiscalização do território indígena e comunidades quilombolas e caiçaras;
    • cobrar o acesso ao uso dos recursos naturais;
    • ensinar as propriedades das plantas nas caminhadas na mata;
    • fomentar a organização da comunidade;
    • providenciar a construção de viveiros de plantas medicinais;
    • decidir com a parteira e o pajé o encaminhamento do paciente;
    • demonstrar honestidade;
    • acompanhar a formação do agente indígena de saúde e saneamento;
    • auxiliar os anciãos na educação tradicional;
    • sugerir convocação do conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras;
    • indicar o agente de saúde da comunidade;
    • participar do conselho municipal de educação;
    • organizar reuniões do conselho de aldeia, de quilombola e de caiçara;
    • solicitar aos órgãos competentes a desintrusão nas áreas demarcadas;
    • recuperar tradições, festas, comidas, danças e romarias;
    • cobrar implantação do plano de manejo caiçara;
    • buscar consenso na comunidade;
    • acompanhar os trabalhos das equipes multidisciplinares de saúde da funasa;
    • apresentar propostas ao conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras;
    • lutar contra empreendimentos e práticas danosas ao rio;
    • decidir sobre penalidades coletivamente;
    • apresentar denúncias de desvio de indenizações e materiais apreendidos;
    • solicitar proteção pessoal dos caciques e lideranças ao ministério público federal;


    Setores que mais contratam Cacique no mercado de trabalho

    • Construção de edifícios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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