Salário para o cargo de Tuxaua
CBO 1130-05 > Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras

Tuxaua - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam coletivamente as comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras, preservam usos, costumes e artes da aldeia e da comunidade. Cobram providências para demarcação e manejo da área indígena, quilombola e caiçara. Articulam questões políticas, reivindicam melhorias para educação e saúde, buscam recursos em órgãos competentes. Providenciam e solicitam documentação. Realizam a manutenção e a preservação da medicina tradicional. Cobram a implantação de gestão dos recursos naturais.

Quanto ganha um Tuxaua

Um Tuxaua trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 0,00 e R$ 0,00, com a média salarial de R$ 2.478,47 e o salário mediana em R$ 2.478,47 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Tuxaua

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.478,47 29.741,64 619,62 11,27
1º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Salário Mediana 2.478,47 29.741,64 619,62 11,27
3º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Teto Salarial 0,00 0,00 0,00 0,00


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Chefes de pequenas populações
        • Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras vivem em aldeias e comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras, exercendo a liderança segundo os costumes particulares a cada povo ou comunidade. Há em torno de duzentos e vinte povos indígenas, setecentas e vinte aldeias quilombolas espalhados em vários pontos do país. Vivem da pequena pesca, do roçado, da agricultura itinerante ou fixa, do extrativismo vegetal e do artesanato. As comunidades caiçaras encontram-se nas áreas costeiras dos atuais estados do rio de janeiro, são paulo, paraná e norte de santa catarina. Os quilombolas vivem em comunidades ribeirinhas. Correm risco de perda de vida ao defender a comunidade de invasores.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras

Essas funções são desempenhadas por lideranças internas nas aldeias e comunidades, de acordo com as tradições e os costumes de cada povo ou comunidade indígena, quilombola e caiçara.


Funções e atividades do Tuxaua

Dirigentes de povos indígenas, de quilombolas e caiçaras devem:

  • reivindicar melhorias para a educação e saúde;
  • cobrar providências para demarcação e manejo da Área indígena, quilombola e caiçara;
  • buscar recursos junto a Órgãos competentes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • articular questões políticas;
  • organizar as comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras;
  • cobrar a implantação do plano de gestão de recursos naturais;
  • preservar usos, costumes e artes da aldeia e da comunidade;
  • providenciar documentação indígena, caiçara e quilombola;
  • realizar a manutenção e a preservação da medicina tradicional;

  • Atividades

    • decidir com a parteira e o pajé o encaminhamento do paciente;
    • organizar a defesa e a fiscalização do território indígena e comunidades quilombolas e caiçaras;
    • mobilizar caciques e lideranças para demarcação de territórios;
    • pressionar a funai para demarcação de terra;
    • ouvir histórias dos mais velhos;
    • ensinar técnicas de construção de casas e ranchos;
    • acompanhar a formação do agente indígena de saúde e saneamento;
    • encaminhar gestantes e enfermos ao pajé e parteira;
    • cobrar a implantação de educação diferenciada;
    • assinar responsabilidade da execução do projeto;
    • acionar órgãos técnicos e jurídicos da funai e outros órgãos competentes;
    • ensinar o uso das plantas nos acidentes, enfermidades etc.;
    • cadastrar pontos de cerco dos caiçaras;
    • elaborar projetos de preservação da cultura indígena;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • negociar contrato para pesquisas na mata;
    • discutir problemas da aldeia;
    • solicitar aos órgãos competentes a desintrusão nas áreas demarcadas;
    • providenciar correção ortográfica dos projetos;
    • acompanhar a atuação do agente indígena de saúde e de saneamento na aldeia;
    • recuperar tradições, festas, comidas, danças e romarias;
    • incentivar o resgate e o fortalecimento dos cânticos indígenas;
    • participar do conselho municipal de educação;
    • solicitar a funai registro administrativo de óbito;
    • organizar o acompanhamento da demarcação de terras;
    • cobrar implantação do plano de manejo caiçara;
    • programar as tarefas das crianças;
    • cobrar a garantia da prática da pesca tradicional;
    • orientar a comunidade na manutenção dos segredos dos ritos sagrados;
    • incentivar a execução das tarefas na aldeia e na comunidade;
    • listar necessidades da comunidade indígena para a funai;
    • demonstrar honestidade;
    • demonstrar espírito guerreiro;
    • solicitar apoio ao ministério da agricultura para desenvolvimento de projetos agrícolas;
    • organizar órgãos competentes para demarcação de terra;
    • reivindicar formação de ensino fundamental na aldeia e na comunidade;
    • ensinar as técnicas tradicionais da caça e da pesca;
    • organizar a comunidade para a preservação das nascentes dos rios;
    • resgatar as festas de nomeação;
    • providenciar a construção de viveiros de plantas medicinais;
    • acompanhar os trabalhos das equipes multidisciplinares de saúde da funasa;
    • ensinar técnicas de venda;
    • classificar as plantas para a escola;
    • definir prazos para a execução das tarefas;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar capacidade de resolução de problemas;
    • participar de reuniões para promoção do ensino universitário;
    • ensinar técnicas de confecção e reparo de instrumentos de trabalho;
    • envolver as comunidades na preservação dos rios e do mar;
    • pressionar a funai para o desenvolvimento e assessoramento das atividades indígenas;
    • apresentar prestação de contas ao órgão financiador;
    • solicitar a funai registro administrativo de nascimento;
    • indicar administrador regional da funai;
    • lutar contra empreendimentos e práticas danosas ao rio;
    • reivindicar formação de ensino médio na aldeia e na comunidade;
    • solicitar assessoria das organizações indígenas, caiçaras e quilombolas para elaboração de projetos;
    • solicitar o cadastramento do artesão;
    • decidir sobre penalidades coletivamente;
    • ensinar o preparo dos medicamentos rotineiros (primeiros socorros);
    • cobrar o acesso ao uso dos recursos naturais;
    • solicitar a funai carteira de identidade indígena;
    • acompanhar a distribuição da remessa de medicamentos;
    • fiscalizar a inclusão de conteúdos diferenciados de educação;
    • participar do conselho estadual de educação;
    • ensinar o artesanato;
    • acionar instituições financiadoras com apoio da funai;
    • autorizar estudiosos a realização de pesquisas de plantas em áreas indígenas;
    • incentivar os pajés e curandeiros à transmissão dos conhecimentos para os mais novos;
    • indicar o agente de saúde da comunidade;
    • participar dos conselhos distritais e municipais de saúde;
    • demonstrar responsabilidade;
    • solicitar registro de propriedade industrial do artesanato e outros produtos;
    • reivindicar a formação do agente de saúde e saneamento nas comunidades;
    • tomar decisões políticas com consenso da comunidade;
    • programar tarefas dos homens adultos;
    • servir como exemplo de conduta;
    • cobrar das autoridades a participação da comunidade nos projetos de preservação do rio;
    • consultar o pajé, raizeira, curador e benzedeira sobre o uso das plantas, ervas e raízes;
    • ensinar a valoração do artesanato para a comercialização;
    • ensinar técnicas de confecção de utensílios domésticos;
    • solicitar aos órgãos competentes demarcação de terra;
    • nomear as lideranças por grupos de atividades;
    • buscar a participação da comunidade nos projetos;
    • encaminhar membros para a justiça em caso de delito;
    • comercializar o artesanato;
    • reivindicar aos advogados indígenas, à funai, ao mpf o acompanhamento de empreendimentos de tercei;
    • pressionar as autoridades para a permanência de caiçaras nas posses tradicionais;
    • demonstrar capacidade de administração de recursos;
    • sugerir convocação do conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras;
    • reivindicar a construção de escolas;
    • discutir o local do posto indígena com a funai;
    • incentivar o resgate e o fortalecimento da dança-luta indígena, caiçara e quilombola;
    • reivindicar acesso aos direitos previdenciários;
    • discutir a política da educação diferenciada;
    • indicar os limites territoriais ao gt da funai;
    • informar à comunidade experiência de repovoamento de mata de outras comunidades;
    • solicitar apoio ao ministério público federal para demarcação de terras;
    • transmitir oralmente as histórias do povo indígena, de quilombola e caiçara;
    • fomentar a organização da comunidade;
    • solicitar a funai providências quanto ao auxílio à maternidade;
    • solicitar fiscalização da área ao ministério do meio-ambiente e órgãos afins;
    • apresentar denúncias de desvio de indenizações e materiais apreendidos;
    • incentivar o resgate dos valores e práticas culturais;
    • programar as tarefas das mulheres adultas;
    • ensinar o reconhecimento das plantas nas matas;
    • articular assistência aos índios parentes desaldeados;
    • acompanhar a execução das tarefas na aldeia e na comunidade;
    • programar as tarefas dos jovens;
    • orientar a comunidade na preservação do meio ambiente;
    • reconhecer os limites territoriais da comunidade;
    • solicitar ao pajé o ensinamento dos primeiros socorros aos agentes de saúde;
    • transmitir valores antes e após cerimônias religiosas indígenas;
    • participar de reunião do conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras;
    • cobrar a titulação de terra das autoridades competentes;
    • apresentar propostas ao conselho de caciques, de quilombolas e de caiçaras;
    • buscar consenso na comunidade;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • executar as tarefas com o grupo;
    • solicitar a funai a desintrusão nas terras demarcadas;
    • organizar a comunidade para o plantio do palmito juçara;
    • firmar parcerias;
    • pressionar prefeitura para implantação do programa de saúde familiar (psf);
    • solicitar a funai declaração de aposentadoria;
    • fiscalizar as ações dos núcleos e conselhos de educação indígena;
    • incentivar os pais no ensinamento do artesanato em oficinas de trabalho;
    • participar da elaboração do plano de manejo caiçara;
    • organizar reuniões do conselho de aldeia, de quilombola e de caiçara;
    • definir a área do roçado coletivo;
    • exigir da funai emissão da documentação civil;
    • incentivar a comunidade no repovoamento da mata;
    • orientar crianças após dança da reza;
    • reivindicar merenda diferenciada para alunos indígenas;
    • solicitar a funai registro administrativo de casamento;
    • elaborar projetos de preservação do meio-ambiente;
    • organizar encontro intercomunitário;
    • participar dos conselhos locais;
    • reunir-se com as organizações indígenas, quilombolas e caiçaras;
    • definir datas de mutirão por família;
    • demonstrar capacidade de articulação política;
    • indicar chefe de posto indígena;
    • elaborar projetos de auto sustentação;
    • partilhar as informações com a comunidade;
    • coordenar as atividades dos guerreiros e dos chefes dos guerreiros;
    • solicitar proteção pessoal dos caciques e lideranças ao ministério público federal;
    • elaborar projetos demonstrativos (pdpi-pda);
    • incentivar resgate e fortalecimento da língua materna;
    • solicitar financiamentos a fundo perdido para áreas indígenas, caiçaras e quilombolas;
    • pleitear o embargo de empreendimentos danosos e prejudiciais à comunidade;
    • ensinar as propriedades das plantas nas caminhadas na mata;
    • auxiliar os anciãos na educação tradicional;
    • reivindicar formação mínima de ensino médio para os professores indígenas;
    • incentivar o resgate e o fortalecimento das danças indígenas;
    • reivindicar concessão de bolsas de estudo (mensalidade e ajuda de custos);
    • definir mutirão por grupos;
    • providenciar certificado de qualidade do artesanato;


    Setores que mais contratam Tuxaua no mercado de trabalho

    • Construção de edifícios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: