Salário para o cargo de Gerente de produção e operações da construção civil e obras públicas
CBO 1413-05 > Gerentes de obras em empresa de construção

Gerente de produção e operações da construção civil e obras públicas - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam, organizam e controlam atividades, contratos, equipes de trabalho e recursos para a execução de obras de construção civil, de acordo com custo, qualidade, segurança e prazo estabelecidos.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de obras em empresa de construção

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de obras em empresa de construção a construção civil adota, regra geral, gestão por projetos, onde os gerentes de obras desempenham atividades de controle, de suprimentos, de pessoal, de planejamento etc. Geralmente, estão subordinados à diretoria e são responsáveis por uma ou mais obras. Em cada obra existem engenheiros supervisores residentes, administrativos etc. O número de supervisores varia em função do porte da obra. Em grandes empresas pode existir mais de um gerente de obras, como também pode haver um nível de alta gerência (diretores) ou gerência regional.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de obras em empresa de construção

Essa ocupação é acessível a engenheiros civis, com cinco ou mais anos de experiência em obras trabalham em equipe, normalmente na condição de assalariado. É crescente o número de gerentes de obras que trabalham como autônomos. Podem trabalhar em grandes alturas e subterrâneos, expostos a ruídos e estresse constante.


Funções e atividades do Gerente de produção e operações da construção civil e obras públicas

Gerentes de obras em empresa de construção devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • entregar obras;
  • controlar obras;
  • gerenciar contratos de obras;
  • administrar pessoal;
  • planejar obras;
  • promover segurança das obras;
  • suprir obras;
  • executar obras;

Atividades

  • promover desligamento de funcionários;
  • observar legislações relacionadas à obra;
  • auditorar documentação legal de pessoal próprio e de terceiros;
  • acompanhar planejado ´versus´ executado;
  • supervisionar vistoria final da obra;
  • supervisionar elaboração de ´como construído´ (as built);
  • aprovar compras;
  • avaliar fornecedores;
  • coordenar prestação de contas ao cliente;
  • trabalhar em equipe;
  • promover limpeza e higiene dos canteiros de obra;
  • gerar aditivos e ou alterações para serviços extra - contratuais;
  • detectar necessidades de treinamento de mão- de-obra;
  • gerenciar fornecedores de materiais e serviços;
  • definir disposição física do canteiro de obras;
  • avaliar resultados;
  • garantir segurança pessoal e coletiva;
  • coordenar interfaces com terceiros;
  • aprovar medições de serviços;
  • orientar tecnicamente os subordinados;
  • tomar iniciativa;
  • negociar com fornecedores;
  • desmobilizar canteiro de obras;
  • controlar produtividade dos serviços;
  • controlar custos;
  • acompanhar orçamento;
  • administrar conflitos com fornecedores;
  • mobilizar canteiro de obras;
  • autorizar promoções de funcionários;
  • analisar contratos;
  • atender clientes;
  • coordenar modificações solicitadas pelo cliente;
  • exercer liderança;
  • analisar projetos;
  • definir técnicas construtivas;
  • programar compra e locação de equipamentos;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • supervisionar realização de exames médicos ocupacionais;
  • formular incentivos de produtividade;
  • demonstrar senso de organização;
  • demonstrar sensatez;
  • contratar serviços técnicos;
  • promover contratação de funcionários;
  • supervisionar elaboração do manual do empreendimento;
  • participar da elaboração do projeto;
  • definir histograma de utilização de mão-de-obra e equipamentos;
  • discernir situações;
  • analisar avaliação de desempenho de funcionários;
  • programar compras de materiais;
  • orçar obras;
  • adequar canteiro de obras às normas de segurança;
  • supervisionar processo de vistoria dos órgãos competentes;
  • analisar orçamento;
  • elaborar proposta para administração de obras em consórcios;
  • demonstrar versatilidade;
  • controlar qualidade de serviços;
  • aprovar especificações de materiais e equipamentos;
  • obter termos de recebimento provisório e definitivo de obras;
  • promover motivação do pessoal;
  • otimizar produção;
  • elaborar cronogramas físico-financeiros;
  • definir normas e critérios de aceitação de serviços;
  • coordenar interfaces com empresas consorciadas;
  • controlar prazos dos serviços;
  • coordenar alterações do projeto durante obra;
  • elaborar relatórios gerenciais para diretoria;


Setores que mais contratam Gerente de produção e operações da construção civil e obras públicas no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Serviços de engenharia
  • Outras obras de engenharia civil
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Obras de montagem industrial
  • Obras de alvenaria
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica
  • Outras obras de acabamento da construção
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Obras de terraplenagem
  • Administração de obras
  • Montagem de estruturas metálicas
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Serviços especializados para construção
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Instalações de sistema de prevenção contra incêndio




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