Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
- Profissionais da medicina, saúde
- Fonoaudiólogos
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Fonoaudiólogos trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Fonoaudiólogos
Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.
Funções e atividades do Fonoaudiólogo educacional
Fonoaudiólogos devem:
- atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida;
- orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
- aplicar procedimentos fonoaudiológicos;
- realizar diagnóstico fonoaudiológico;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- exercer atividades técnico-científicas e administrativas;
- realizar tratamento fonoaudiológico;
- avaliar pacientes e clientes;
Atividades
- solicitar exames complementares;
- ministrar cursos e palestras;
- esclarecer dúvidas;
- demonstrar procedimentos e técnicas;
- detectar expectativas de pacientes e clientes;
- demonstrar dinamismo;
- demonstrar iniciativa;
- analisar resultados da avaliação fonoaudiológica;
- indicar tecnologia assistiva;
- participar de comissões técnico-científicas;
- capacitar profissionais;
- desenvolver metodologias e recursos tecnológicos;
- caracterizar população-alvo;
- estimular adesão e continuidade do tratamento;
- analisar viabilidade dos procedimentos junto à população-alvo;
- gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros;
- elaborar manuais técnico-administrativos;
- tomar decisões;
- participar de programas institucionais;
- participar de diagnóstico interdisciplinar;
- supervisionar estágios;
- levantar hipóteses diagnósticas;
- avaliar fluência;
- registrar dados em prontuário;
- avaliar postura corporal;
- dar devolutiva da avaliação;
- elaborar laudos;
- orientar hábitos de saúde;
- redigir artigos, capítulos e livros;
- trabalhar em equipe;
- avaliar habilidades cognitivas;
- participar do desenvolvimento de projetos pedagógicos;
- visitar domicílios, instituições e locais de trabalho;
- demonstrar capacidade de observação;
- elaborar relatórios;
- realizar pesquisas;
- trabalhar com biossegurança;
- supervisionar profissionais;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- eleger instrumentos para avaliação;
- explicar procedimentos e rotinas;
- encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais;
- demonstrar criatividade;
- elaborar material educativo e informativo;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
- avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida;
- divulgar trabalhos;
- prestar consultoria ou assessoria;
- introduzir formas alternativas de comunicação;
- desenvolver habilidades cognitivas;
- avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional;
- verificar a compreensão da orientação;
- aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da linguagem oral, leitura e escrita;
- avaliar desenvolvimento neuropsicomotor;
- apreciar trabalhos técnico-científicos;
- aplicar testes e provas;
- analisar exames;
- emitir atestados;
- avaliar linguagem oral, leitura e escrita;
- avaliar fala;
- organizar publicações;
- auditorar programas e serviços;
- adaptar tecnologia assistiva;
- discutir casos com outros profissionais;
- analisar avaliações clínicas de outros profissionais;
- organizar eventos técnico-científicos;
- demonstrar organização;
- transmitir segurança;
- contornar situações adversas;
- demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- demonstrar objetividade;
- solicitar laudos, relatórios, pareceres;
- orientar pesquisas;
- avaliar aspectos socioculturais e ambientais;
- aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas;
Setores que mais contratam Fonoaudiólogo educacional no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Atividades de psicologia e psicanálise
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Ensino fundamental
- Atividades de apoio à educação