Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
- Profissionais da medicina, saúde
- Fonoaudiólogos
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Fonoaudiólogos trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Fonoaudiólogos
Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.
Funções e atividades do Fonoaudiólogo educacional
Fonoaudiólogos devem:
- comunicar-se;
- avaliar pacientes e clientes;
- realizar diagnóstico fonoaudiológico;
- demonstrar competências pessoais;
- aplicar procedimentos fonoaudiológicos;
- exercer atividades técnico-científicas e administrativas;
- orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
- realizar tratamento fonoaudiológico;
- atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida;
Atividades
- apreciar trabalhos técnico-científicos;
- tomar decisões;
- redigir artigos, capítulos e livros;
- desenvolver habilidades cognitivas;
- gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros;
- capacitar profissionais;
- divulgar trabalhos;
- ministrar cursos e palestras;
- participar de comissões técnico-científicas;
- aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas;
- adaptar tecnologia assistiva;
- analisar avaliações clínicas de outros profissionais;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- avaliar postura corporal;
- elaborar relatórios;
- aplicar testes e provas;
- elaborar manuais técnico-administrativos;
- avaliar fluência;
- encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais;
- organizar eventos técnico-científicos;
- organizar publicações;
- avaliar aspectos socioculturais e ambientais;
- realizar pesquisas;
- supervisionar estágios;
- emitir atestados;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- solicitar exames complementares;
- participar de diagnóstico interdisciplinar;
- levantar hipóteses diagnósticas;
- desenvolver metodologias e recursos tecnológicos;
- demonstrar capacidade de observação;
- eleger instrumentos para avaliação;
- registrar dados em prontuário;
- verificar a compreensão da orientação;
- avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional;
- aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da linguagem oral, leitura e escrita;
- demonstrar procedimentos e técnicas;
- auditorar programas e serviços;
- demonstrar dinamismo;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar objetividade;
- demonstrar organização;
- esclarecer dúvidas;
- estimular adesão e continuidade do tratamento;
- supervisionar profissionais;
- indicar tecnologia assistiva;
- demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- avaliar habilidades cognitivas;
- avaliar linguagem oral, leitura e escrita;
- dar devolutiva da avaliação;
- orientar hábitos de saúde;
- transmitir segurança;
- introduzir formas alternativas de comunicação;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
- elaborar material educativo e informativo;
- analisar viabilidade dos procedimentos junto à população-alvo;
- analisar exames;
- participar de programas institucionais;
- avaliar desenvolvimento neuropsicomotor;
- orientar pesquisas;
- contornar situações adversas;
- prestar consultoria ou assessoria;
- trabalhar com biossegurança;
- avaliar fala;
- caracterizar população-alvo;
- participar do desenvolvimento de projetos pedagógicos;
- detectar expectativas de pacientes e clientes;
- discutir casos com outros profissionais;
- demonstrar criatividade;
- visitar domicílios, instituições e locais de trabalho;
- avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida;
- explicar procedimentos e rotinas;
- analisar resultados da avaliação fonoaudiológica;
- elaborar laudos;
- solicitar laudos, relatórios, pareceres;
- demonstrar iniciativa;
Setores que mais contratam Fonoaudiólogo educacional no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Atividades de psicologia e psicanálise
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Ensino fundamental
- Atividades de apoio à educação