Salário para o cargo de Diretor de tecnologia (pesquisa e desenvolvimento)
CBO 1237-05 > Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Diretor de tecnologia (pesquisa e desenvolvimento) - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam do planejamento estratégico, traçam diretrizes científicas e tecnológicas, estabelecem políticas de gestão de p&d, promovem a inovação tecnológica e científica e coordenam a política de comunicação e divulgação na área de p&d, para dar suporte à empresa, instituto de pesquisa ou organização no cumprimento de sua missão. Orientam e dirigem equipes de p&d na execução do planejamento estratégico da instituição.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de pesquisa e desenvolvimento o trabalho pode ser exercido em vários setores de atividade, sendo mais comum em empresas de grande porte ou em instituições de pesquisas vinculadas às áreas pública ou privada, suas atividades se desenvolvem em equipe e, dependendo do tipo de pesquisa de que participam, podem estar submetidos a condições especiais de trabalho (exposição a substâncias nocivas à saúde, fadiga mental etc). Seu vínculo de trabalho mais comum é como empregado com carteira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Dos profissionais da família espera-se que tenham concluído, no mínimo, o nível superior completo ou freqüentado cursos de pósgraduação. É desejável que tenham experiência em função gerencial por mais de cinco anos.


Funções e atividades do Diretor de tecnologia (pesquisa e desenvolvimento)

Diretores de pesquisa e desenvolvimento devem:

  • gerir recursos humanos e materiais;
  • promover a inovação tecnológica e científica;
  • comunicar-se;
  • traçar diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão;
  • coordenar política de comunicação e divulgação na Área de p&d;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar do planejamento estratégico da instituição;
  • definir planos táticos;
  • estabelecer políticas de gestão da qualidade em processos de p&d;

Atividades

  • desenvolver habilidade de negociação;
  • avaliar resultados dos projetos;
  • estabelecer canais de comunicação com o usuário;
  • garantir a análise crítica e periódica;
  • definir política de divulgação interna e externa;
  • acompanhar desempenho do processo produtivo;
  • definir grandes linhas de p&d;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • propor orçamento;
  • analisar resultados das pesquisas de opinião;
  • evidenciar vivência em p&d;
  • participar de eventos (seminários, congressos, feiras).;
  • desenvolver expressão verbal;
  • trabalhar em equipe;
  • definir sistemas de reconhecimento e recompensa;
  • coordenar proteção da propriedade intelectual;
  • identificar fontes de financiamento;
  • identificar necessidades de mudança;
  • representar a instituição;
  • definir portfólio de projetos;
  • autorizar a aplicação de recursos;
  • cuidar do relacionamento interpessoal;
  • garantir o cumprimento dos aspectos legais e ambientais;
  • otimizar a alocação de recursos;
  • harmonizar linhas de p&d;
  • elaborar orçamento;
  • estabelecer políticas de parcerias;
  • negociar financiamento para pesquisa;
  • priorizar o uso dos recursos;
  • negociar com os gerentes as metas dos indicadores;
  • cultivar a capacidade de ouvir;
  • acompanhar execução e desempenho técnico e econômico de planos e projetos;
  • promover a transferência de soluções tecnológicas para o setor de produção;
  • definir indicadores de desempenho;
  • identificar fornecedores;
  • identificar tecnologias críticas e estratégicas;
  • analisar resultados de pesquisas de clima organizacional;
  • definir objetivos permanentes e atuais;
  • avaliar fatores de impacto;
  • implantar novas metodologias de gestão;
  • promover condições para a geração de ideias inovadoras;
  • estabelecer mecanismos de avaliação de desempenho de fornecedores;
  • promover a formação de grupos multidisciplinares;
  • demonstrar liderança;
  • analisar relatórios do serviço de atendimento ao cliente;
  • participar de comitês;
  • monitorar desenvolvimento científico e tecnológico;
  • desenvolver expressão escrita;
  • exercer ações de ´endo-marketing´;
  • demonstrar persistência;
  • analisar portfólios de projetos, atividades e produtos;
  • aprovar metas para os indicadores;
  • aprovar plano de ação de projeto;
  • acompanhar orçamento;
  • definir missão;
  • demonstrar espírito crítico;
  • demonstrar objetividade;
  • promover a capacitação de recursos humanos;
  • desenvolver habilidade para lidar com conflito;
  • facilitar a interação entre setores;
  • definir estratégias;
  • avaliar desempenho dos recursos;
  • estudar cenários e conjuntura;
  • analisar o comportamento do mercado e da concorrência;
  • desenvolver capacidade de síntese;
  • desenvolver visão holística;
  • melhorar a gestão das interfaces interna e externa;
  • demonstrar habilidade de tomar decisões;
  • cultivar autoconhecimento;
  • avaliar execução do plano tático;
  • participar da definição dos planos estratégicos;
  • delinear visão;
  • exercer ações de ´marketing´ tecnológico;
  • dimensionar recursos;
  • definir ações de melhoria;
  • identificar demandas científicas e tecnológicas;
  • demonstrar dinamismo;
  • demonstrar criatividade;
  • avaliar planos e projetos elaborados pela equipe;
  • desenvolver pensamento estratégico;


Setores que mais contratam Diretor de tecnologia (pesquisa e desenvolvimento) no mercado de trabalho

  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Instrutor educacional
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Instrutor educacional

Salário para o cargo de Gerente de pensão
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de pensão