Salário para o cargo de Diretor de tecnologia (pesquisa e desenvolvimento)
CBO 1237-05 > Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Diretor de tecnologia (pesquisa e desenvolvimento) - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam do planejamento estratégico, traçam diretrizes científicas e tecnológicas, estabelecem políticas de gestão de p&d, promovem a inovação tecnológica e científica e coordenam a política de comunicação e divulgação na área de p&d, para dar suporte à empresa, instituto de pesquisa ou organização no cumprimento de sua missão. Orientam e dirigem equipes de p&d na execução do planejamento estratégico da instituição.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de pesquisa e desenvolvimento o trabalho pode ser exercido em vários setores de atividade, sendo mais comum em empresas de grande porte ou em instituições de pesquisas vinculadas às áreas pública ou privada, suas atividades se desenvolvem em equipe e, dependendo do tipo de pesquisa de que participam, podem estar submetidos a condições especiais de trabalho (exposição a substâncias nocivas à saúde, fadiga mental etc). Seu vínculo de trabalho mais comum é como empregado com carteira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Dos profissionais da família espera-se que tenham concluído, no mínimo, o nível superior completo ou freqüentado cursos de pósgraduação. É desejável que tenham experiência em função gerencial por mais de cinco anos.


Funções e atividades do Diretor de tecnologia (pesquisa e desenvolvimento)

Diretores de pesquisa e desenvolvimento devem:

  • comunicar-se;
  • coordenar política de comunicação e divulgação na Área de p&d;
  • estabelecer políticas de gestão da qualidade em processos de p&d;
  • gerir recursos humanos e materiais;
  • promover a inovação tecnológica e científica;
  • traçar diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão;
  • participar do planejamento estratégico da instituição;
  • demonstrar competências pessoais;
  • definir planos táticos;

Atividades

  • aprovar plano de ação de projeto;
  • facilitar a interação entre setores;
  • identificar tecnologias críticas e estratégicas;
  • promover a formação de grupos multidisciplinares;
  • demonstrar habilidade de tomar decisões;
  • estabelecer políticas de parcerias;
  • avaliar execução do plano tático;
  • definir missão;
  • avaliar desempenho dos recursos;
  • definir objetivos permanentes e atuais;
  • avaliar fatores de impacto;
  • avaliar planos e projetos elaborados pela equipe;
  • demonstrar objetividade;
  • demonstrar liderança;
  • acompanhar execução e desempenho técnico e econômico de planos e projetos;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • priorizar o uso dos recursos;
  • desenvolver expressão escrita;
  • implantar novas metodologias de gestão;
  • avaliar resultados dos projetos;
  • promover a capacitação de recursos humanos;
  • exercer ações de ´endo-marketing´;
  • definir estratégias;
  • analisar o comportamento do mercado e da concorrência;
  • analisar portfólios de projetos, atividades e produtos;
  • coordenar proteção da propriedade intelectual;
  • analisar resultados das pesquisas de opinião;
  • desenvolver pensamento estratégico;
  • evidenciar vivência em p&d;
  • participar de comitês;
  • desenvolver habilidade para lidar com conflito;
  • harmonizar linhas de p&d;
  • demonstrar criatividade;
  • desenvolver visão holística;
  • autorizar a aplicação de recursos;
  • cuidar do relacionamento interpessoal;
  • garantir a análise crítica e periódica;
  • aprovar metas para os indicadores;
  • negociar com os gerentes as metas dos indicadores;
  • estudar cenários e conjuntura;
  • propor orçamento;
  • definir ações de melhoria;
  • acompanhar desempenho do processo produtivo;
  • definir sistemas de reconhecimento e recompensa;
  • analisar relatórios do serviço de atendimento ao cliente;
  • dimensionar recursos;
  • cultivar a capacidade de ouvir;
  • acompanhar orçamento;
  • analisar resultados de pesquisas de clima organizacional;
  • desenvolver habilidade de negociação;
  • definir portfólio de projetos;
  • desenvolver capacidade de síntese;
  • otimizar a alocação de recursos;
  • estabelecer canais de comunicação com o usuário;
  • melhorar a gestão das interfaces interna e externa;
  • delinear visão;
  • definir indicadores de desempenho;
  • demonstrar persistência;
  • participar de eventos (seminários, congressos, feiras).;
  • representar a instituição;
  • elaborar orçamento;
  • monitorar desenvolvimento científico e tecnológico;
  • identificar demandas científicas e tecnológicas;
  • estabelecer mecanismos de avaliação de desempenho de fornecedores;
  • demonstrar espírito crítico;
  • identificar fornecedores;
  • negociar financiamento para pesquisa;
  • promover condições para a geração de ideias inovadoras;
  • garantir o cumprimento dos aspectos legais e ambientais;
  • identificar fontes de financiamento;
  • promover a transferência de soluções tecnológicas para o setor de produção;
  • cultivar autoconhecimento;
  • definir grandes linhas de p&d;
  • definir política de divulgação interna e externa;
  • demonstrar dinamismo;
  • exercer ações de ´marketing´ tecnológico;
  • desenvolver expressão verbal;
  • trabalhar em equipe;
  • identificar necessidades de mudança;
  • participar da definição dos planos estratégicos;


Setores que mais contratam Diretor de tecnologia (pesquisa e desenvolvimento) no mercado de trabalho

  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano




Profissões em Destaque: