Salário para o cargo de Diretor de som
CBO 3741-20 > Técnicos em áudio

Diretor de som - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Diretor de som

Um Diretor de som trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.725,73 e R$ 7.225,81, com a média salarial de R$ 3.092,51 e o salário mediana em R$ 2.133,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de som

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.092,51 37.110,11 773,13 14,53
1º Quartil 1.725,73 20.708,80 431,43 8,11
Salário Mediana 2.133,00 25.596,00 533,25 10,02
3º Quartil 5.510,71 66.128,55 1.377,68 25,90
Teto Salarial 7.225,81 86.709,74 1.806,45 33,96


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.653 - 14.649 4.651,46 1.653,00 3.000,00 12.094,29 14.648,96
Santo André - SP 1.793 - 6.837 3.966,89 1.792,75 4.758,00 5.644,50 6.836,79
Porto Alegre - RS 1.700 - 2.874 1.858,32 1.700,00 1.700,00 2.372,80 2.874,01
Foz do Iguaçu - PR 1.722 - 3.467 2.245,11 1.722,00 2.500,00 2.862,00 3.466,54
Brasília - DF 2.200 - 5.237 3.278,50 2.200,00 2.965,01 4.324,00 5.237,36
Curitiba - PR 2.360 - 3.089 2.512,00 2.360,00 2.550,00 2.550,00 3.088,64


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.692 - 11.095 4.200,06 1.692,23 3.180,00 9.160,00 11.094,87
Paraná 1.693 - 3.252 2.224,38 1.693,20 2.310,00 2.684,80 3.251,91
Rio Grande do Sul 1.659 - 2.734 1.829,12 1.659,40 1.700,00 2.257,04 2.733,79
Distrito Federal 2.200 - 5.237 3.278,50 2.200,00 2.965,01 4.324,00 5.237,36
Santa Catarina 1.525 - 8.479 3.533,80 1.525,00 1.525,00 7.000,00 8.478,61


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Diretor de som

Técnicos em áudio devem:

  • comunicar-se;
  • compilar registros sonoros;
  • tratar registros sonoros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • operar sistemas de sonorização;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • operar sistemas de gravação;
  • executar músicas e arquivos sonoros;

  • Atividades

    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • definir mapa de palco e input list;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • selecionar estilos musicais;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • gerar master;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • interagir com áreas afins;
    • selecionar registros sonoros;
    • demonstrar concentração;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • demonstrar criatividade;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • demonstrar paciência;
    • participar de reunião com área de produção;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • lidar com imprevistos;
    • discutir briefing do evento;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • editar registros sonoros;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • orçar evento;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • operar equipamentos específicos;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • sugerir fornecedores;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • demonstrar flexibilidade;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • gerenciar repertório;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • equalizar registros sonoros;
    • mixar banda musical;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • inserir áudio descrição;
    • demonstrar iniciativa;
    • analisar ambiente de gravação;
    • embalar equipamentos;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • substituir equipamentos com defeito;
    • interagir com o público;
    • adequar repertório ao público;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • configurar sistemas de gravação;
    • conduzir a pista;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • selecionar repertório;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • mapear pistas de gravação;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • limpar equipamentos;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • passar o som (sound check);
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • analisar sinais de áudio;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • trabalhar com precisão;
    • monitorar sinais gravados;
    • trabalhar sob pressão;
    • cumprir roteiro do evento;
    • orientar microfonista e assistente;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • trabalhar em equipe;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • mixar músicas;
    • organizar repertório;
    • identificar público alvo;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • definir padrões de sincronismo;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • divulgar trabalho;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;


    Setores que mais contratam Diretor de som no mercado de trabalho

    • Atividades de sonorização e de iluminação
    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Atividades de rádio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Restaurantes e similares
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Atividades de organizações religiosas
    • Administração pública em geral
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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