Salário para o cargo de Diretor de programas de rádio
CBO 2622-10 > Diretores de espetáculos

Diretor de programas de rádio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Os diretores de cinema, teatro, de programas de televisão e rádio, artísticos, de produção e de programação dirigem, criando, coordenando, supervisionando e avaliando aspectos artísticos, técnicos e financeiros referentes a realização de filmes, peças de teatro, espetáculos de dança, ópera e musicais, programas e conteúdo para televisão e rádio, vídeos, multimídia e peças publicitárias.

Quanto ganha um Diretor de programas de rádio

Um Diretor de programas de rádio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.506,67 e R$ 7.523,10, com a média salarial de R$ 3.030,35 e o salário mediana em R$ 1.905,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de programas de rádio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.030,35 36.364,16 757,59 14,26
1º Quartil 1.506,67 18.080,00 376,67 7,09
Salário Mediana 1.905,00 22.860,00 476,25 8,97
3º Quartil 5.737,44 68.849,25 1.434,36 27,01
Teto Salarial 7.523,10 90.277,20 1.880,78 35,41


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Diretores de espetáculos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São João Del Rei - MG 1.418 - 1.817 1.452,00 1.418,00 1.421,00 1.500,00 1.816,85
Soledade - RS 1.412 - 1.726 1.414,60 1.412,00 1.412,00 1.425,00 1.726,00


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio Grande do Sul 1.412 - 4.425 2.022,07 1.412,00 1.665,00 3.653,67 4.425,43
Minas Gerais 1.419 - 3.906 1.891,17 1.419,00 1.460,50 3.224,67 3.905,81


Principais locais de trabalho

Diretores de espetáculos trabalham em atividades culturais e recreativas e em outras atividades empresariais. Há intensa mobilidade entre as funções Diretor de cinema, TV, vídeo e teatro, sendo que muitos profissionais ora atuam em um veículo ora em outro e também atuam eventualmente como produtores ou atores, de forma concomitante ou isoladamente. De forma geral, predomina o vínculo como empregado, entre Diretores de TV e rádio e, como autônomo, para as demais ocupações. Suas atividades se desenvolvem em equipes, em horários não regulares e alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão, sob ruído intenso, altas temperaturas e grandes alturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de espetáculos

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao superior completo. O exercício pleno das atividades demanda de quatro a cinco anos de experiência, uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida.


Funções e atividades do Diretor de programas de rádio

Diretores de espetáculos devem:

  • avaliar os resultados;
  • planejar produção;
  • criar projetos;
  • dirigir realizações em artes cênicas, musicais, audiovisuais e multimídia;
  • desenvolver ideias;
  • formar equipe;
  • executar grades de programação;
  • decupar conteúdo;
  • planejar grades de programação em múltiplas janelas;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • gerir exibição do roteiro comercial;
    • aplicar determinações da legislação pertinente;
    • criar o formato da obra;
    • desenvolver parcerias;
    • adequar a realização às circunstâncias (artísticas, técnicas, financeira, de mercado, etc.);
    • realizar interface com setores afins;
    • definir a produção das peças promocionais;
    • gerir exibição da grade de programação em múltiplas janelas;
    • interagir com o público;
    • promover reuniões com as equipes;
    • estabelecer ações estratégicas de programação;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • gerir curadoria de conteúdo do acervo;
    • avaliar os resultados parciais do processo de produção;
    • indicar equipe artística;
    • estabelecer acordos com produtor e patrocinador;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • indicar equipe de produção;
    • indicar equipe técnica;
    • demonstrar sintonia com as inovações tecnológicas;
    • coletar informações, dados;
    • definir cenários e locações;
    • elaborar roteiros;
    • delegar atribuições aos diferentes setores;
    • prestar assessorias;
    • considerar o projeto do ponto de vista operacional;
    • considerar o projeto do ponto de vista financeiro;
    • redigir textos para periódicos;
    • demarcar a utilização de equipamentos;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • realizar leitura técnica e estética do roteiro;
    • administrar conflitos;
    • interagir com as equipes;
    • supervisionar a organização da produção;
    • realizar testes técnicos;
    • supervisionar a criação;
    • controlar falhas de exibição;
    • demonstrar capacidade de flexibilidade;
    • registrar a ideia ou argumento;
    • mapear os recursos necessários;
    • pesquisar temas;
    • dirigir talentos artísticos (atores, apresentadores, cantores, etc.);
    • analisar as demandas do mercado;
    • reformatar produto;
    • demonstrar capacidade de percepção estética;
    • conduzir o ritmo interno da obra;
    • analisar os resultados das avaliações externas;
    • realizar testes com talentos artísticos;
    • planejar mídia;
    • estabelecer parâmetros e diretrizes para cada setor da realização (luz, som, etc);
    • acompanhar audiência;
    • pesquisar as características do público-alvo;
    • considerar o projeto do ponto de vista artístico;
    • demonstrar sintonia com as transformações comportamentais;
    • aprovar o conteúdo dos programas;
    • planejar ciclos de vida dos produtos;
    • indicar equipe de programação;
    • administrar o tempo da realização;
    • supervisionar a pós-produção e finalização;
    • dirigir as equipes durante o processo de realização;
    • aprovar o cronograma de produção;
    • selecionar material para a elaboração do programa;
    • construir desenho de produção do projeto;
    • disponibilizar informações para a equipe;
    • realizar estudo de viabilidade do projeto;
    • adequar o produto de acordo com a grade e/ou plataforma;
    • compartilhar as ideias com a equipe;
    • aprovar equipes;
    • planejar recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos;
    • ministrar cursos, palestras, oficinas, etc;
    • analisar audiência, conteúdo e comportamento;
    • encomendar conteúdo;
    • demonstrar capacidade de criatividade;
    • supervisionar a produção, realização, montagem, apresentação;
    • avaliar os resultados finais do processo de produção;
    • elaborar orçamento;
    • considerar o projeto do ponto de vista mercadológico;
    • adquirir conteúdo e formatos;
    • selecionar os temas a serem trabalhados;
    • identificar público alvo;
    • dirigir ensaios;
    • considerar o projeto do ponto de vista técnico;
    • supervisionar a pré-produção;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • conceituar projetos;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • divulgar a realização na mídia;
    • definir desenho narrativo da obra;


    Setores que mais contratam Diretor de programas de rádio no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Comércio varejista de livros
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Consultoria em tecnologia da informação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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