Salário para o cargo de Diretor de operações de obras pública e civil
CBO 1223-05 > Diretores de operações de obras em empresa de construção

Diretor de operações de obras pública e civil - Descrição, atividades e funções do cargo

Supervisionam contratos de obras, dirigem, como representantes dos proprietários, acionistas ou por conta própria, as atividades de desenvolvimento e operações de negócios de empresas de construção, participam do planejamento estratégico da empresa, planejam atividades técnicas e definem tecnologias de construção, administram recursos humanos, analisam viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos e gerenciam atendimento pós-venda.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações de obras em empresa de construção

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de operações de obras em empresa de construção esses profissionais atuam em todos os setores da construção civil, incluindo as áreas de grandes obras, habitação, saneamento, indústria, comércio, escolas etc. , Tanto no setor público como no privado. Podem ser empregados com carteira, com supervisão ocasional, ou empregadores. Trabalham em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações de obras em empresa de construção

Para ingressar nesse emprego/ocupação é exigido curso superior completo. A formação profissional é feita na prática, com cinco anos ou mais de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor de operações de obras pública e civil

Diretores de operações de obras em empresa de construção devem:

  • supervisionar contratos de obras;
  • planejar atividades técnicas;
  • analisar viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos;
  • gerenciar atendimento pós venda;
  • desenvolver negócios;
  • participar do planejamento estratégico da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • definir tecnologias de construção;
  • administrar recursos humanos;

Atividades

  • aprovar propostas técnicas;
  • analisar custos;
  • propor metas;
  • gerenciar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato;
  • controlar indicadores de resultados;
  • aprovar organograma de obras;
  • realizar inspeções às obras;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • determinar medidas preventivas de ocorrências de garantia;
  • gerenciar relacionamento empresa-clientes privados;
  • analisar mercado;
  • formar parcerias;
  • propor fontes alternativas de recursos financeiros para clientes;
  • monitorar indicadores estatísticos da empresa;
  • demonstrar criatividade;
  • participar da definição dos critérios para aferição da satisfação do cliente;
  • demonstrar capacidade de relacionamento;
  • determinar procedimentos para atendimento pós venda;
  • prospectar oportunidades de negócios;
  • manter-se atualizado;
  • selecionar editais de licitações;
  • demonstrar iniciativa;
  • indicar responsáveis por obras;
  • demonstrar capacidade de adaptabilidade;
  • definir critérios de elaboração de memorial descritivo;
  • aprovar promoções de funcionários;
  • avaliar o grau de satisfação do cliente;
  • realizar estudos técnicos preliminares;
  • negociar subcontratações estratégicas;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • acompanhar cronograma físico-financeiro;
  • analisar projetos;
  • relacionar-se com entidades de classes;
  • realocar equipes de trabalho;
  • desenvolver novas tecnologias e produtos;
  • aprovar termos aditivos contratuais;
  • avaliar tecnicamente a concorrência;
  • definir critérios de elaboração de orçamentos de execução de obras;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • analisar impacto ambiental;
  • demonstrar espírito empreendedor;
  • analisar a influência da conjuntura econômica nos negócios;
  • demonstrar capacidade de influenciar pessoas;
  • reavaliar planejamento de obras;
  • supervisionar equipe de trabalho;
  • definir critérios de elaboração de cronogramas físico-financeiro;
  • analisar contratos;
  • acompanhar implantação de novas tecnologias e produtos;
  • analisar experiências anteriores;
  • acompanhar custos de obras;
  • monitorar ocorrências de garantia;
  • pesquisar novos produtos e fornecedores;
  • analisar legislação pertinente;
  • participar de feiras, cursos e congressos;
  • promover programas de qualidade e produtividade;
  • participar da formulação da política de recursos humanos;
  • elaborar relatórios para diretoria;
  • implementar políticas de recursos humanos;
  • analisar custos das ocorrências de garantia;
  • demonstrar versatilidade;
  • definir diretrizes de segurança e medicina do trabalho;
  • estabelecer contatos com clientes;
  • definir metas de qualificação da equipe de trabalho;
  • gerenciar o relacionamento empresa-clientes públicos;
  • definir nível de autonomia das gerências;
  • definir processos de construção;
  • aprovar propostas comerciais;
  • gerenciar as interfaces com órgãos públicos e concessionárias;
  • negociar aquisições estratégicas;
  • definir critérios para elaboração de projetos executivos;
  • levantar subsídios para aprimorar tecnologias em uso;
  • analisar relatórios gerenciais;


Setores que mais contratam Diretor de operações de obras pública e civil no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Serviços de engenharia
  • Administração pública em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Artista plástico
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Artista plástico