Salário para o cargo de Diretor de operações de obras pública e civil
CBO 1223-05 > Diretores de operações de obras em empresa de construção

Diretor de operações de obras pública e civil - Descrição, atividades e funções do cargo

Supervisionam contratos de obras, dirigem, como representantes dos proprietários, acionistas ou por conta própria, as atividades de desenvolvimento e operações de negócios de empresas de construção, participam do planejamento estratégico da empresa, planejam atividades técnicas e definem tecnologias de construção, administram recursos humanos, analisam viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos e gerenciam atendimento pós-venda.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações de obras em empresa de construção

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de operações de obras em empresa de construção esses profissionais atuam em todos os setores da construção civil, incluindo as áreas de grandes obras, habitação, saneamento, indústria, comércio, escolas etc. , Tanto no setor público como no privado. Podem ser empregados com carteira, com supervisão ocasional, ou empregadores. Trabalham em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações de obras em empresa de construção

Para ingressar nesse emprego/ocupação é exigido curso superior completo. A formação profissional é feita na prática, com cinco anos ou mais de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor de operações de obras pública e civil

Diretores de operações de obras em empresa de construção devem:

  • planejar atividades técnicas;
  • analisar viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar do planejamento estratégico da empresa;
  • definir tecnologias de construção;
  • supervisionar contratos de obras;
  • administrar recursos humanos;
  • desenvolver negócios;
  • gerenciar atendimento pós venda;

Atividades

  • analisar a influência da conjuntura econômica nos negócios;
  • aprovar organograma de obras;
  • aprovar propostas técnicas;
  • definir diretrizes de segurança e medicina do trabalho;
  • analisar relatórios gerenciais;
  • promover programas de qualidade e produtividade;
  • formar parcerias;
  • definir critérios para elaboração de projetos executivos;
  • acompanhar cronograma físico-financeiro;
  • levantar subsídios para aprimorar tecnologias em uso;
  • realocar equipes de trabalho;
  • participar da formulação da política de recursos humanos;
  • gerenciar o relacionamento empresa-clientes públicos;
  • definir metas de qualificação da equipe de trabalho;
  • definir critérios de elaboração de cronogramas físico-financeiro;
  • acompanhar custos de obras;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • analisar experiências anteriores;
  • reavaliar planejamento de obras;
  • definir processos de construção;
  • definir critérios de elaboração de orçamentos de execução de obras;
  • relacionar-se com entidades de classes;
  • estabelecer contatos com clientes;
  • demonstrar capacidade de influenciar pessoas;
  • analisar legislação pertinente;
  • demonstrar versatilidade;
  • monitorar ocorrências de garantia;
  • negociar aquisições estratégicas;
  • propor fontes alternativas de recursos financeiros para clientes;
  • analisar custos;
  • gerenciar relacionamento empresa-clientes privados;
  • monitorar indicadores estatísticos da empresa;
  • analisar custos das ocorrências de garantia;
  • demonstrar capacidade de adaptabilidade;
  • avaliar o grau de satisfação do cliente;
  • acompanhar implantação de novas tecnologias e produtos;
  • desenvolver novas tecnologias e produtos;
  • prospectar oportunidades de negócios;
  • determinar procedimentos para atendimento pós venda;
  • definir critérios de elaboração de memorial descritivo;
  • negociar subcontratações estratégicas;
  • propor metas;
  • determinar medidas preventivas de ocorrências de garantia;
  • demonstrar iniciativa;
  • aprovar promoções de funcionários;
  • demonstrar capacidade de relacionamento;
  • realizar estudos técnicos preliminares;
  • participar da definição dos critérios para aferição da satisfação do cliente;
  • analisar projetos;
  • manter-se atualizado;
  • pesquisar novos produtos e fornecedores;
  • elaborar relatórios para diretoria;
  • supervisionar equipe de trabalho;
  • analisar contratos;
  • analisar impacto ambiental;
  • gerenciar as interfaces com órgãos públicos e concessionárias;
  • aprovar termos aditivos contratuais;
  • definir nível de autonomia das gerências;
  • realizar inspeções às obras;
  • indicar responsáveis por obras;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • controlar indicadores de resultados;
  • analisar mercado;
  • participar de feiras, cursos e congressos;
  • demonstrar espírito empreendedor;
  • avaliar tecnicamente a concorrência;
  • selecionar editais de licitações;
  • aprovar propostas comerciais;
  • gerenciar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato;
  • implementar políticas de recursos humanos;
  • demonstrar criatividade;


Setores que mais contratam Diretor de operações de obras pública e civil no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Serviços de engenharia
  • Administração pública em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Gerente de pensão
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de pensão