Salário para o cargo de Diretor de compras
CBO 1234-05 > Diretores de suprimentos

Diretor de compras - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, no mais alto nível da empresa, os serviços de suprimentos, dirigem atividades de compras, definem política de logística de suprimentos, participam das definições estratégicas para investimento e venda de ativo imobilizado, administram recursos humanos e materiais, comunicam-se, oralmente e por escrito, reportando andamento de projetos, riscos, custos e outras informações para tomada de decisões.

Quanto ganha um Diretor de compras

Um Diretor de compras trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 9.861,59 e R$ 68.081,92, com a média salarial de R$ 29.745,02 e o salário mediana em R$ 31.590,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Diretor de compras

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 29.745,02 356.940,24 7.436,26 138,35
1º Quartil 9.861,59 118.339,08 2.465,40 45,87
Salário Mediana 31.590,00 379.080,00 7.897,50 146,93
3º Quartil 56.208,91 674.506,92 14.052,23 261,44
Teto Salarial 68.081,92 816.983,04 17.020,48 316,66


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de suprimentos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de suprimentos podem atuar em qualquer atividade econômica, exercendo suas funções em empresas e instituições públicas, privadas e do terceiro setor, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em equipes de trabalho, sem supervisão, em ambientes fechados, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de suprimentos

As ocupações são exercidas por profissionais de nível superior, credenciados pelo CFM Conselho Federal de Medicina. O exercício da função se dá após o período de um a dois anos de experiência profissional mais curso de especialização ou residência médica na área de atuação.


Funções e atividades do Diretor de compras

Diretores de suprimentos devem:

  • administrar materiais;
  • definir política de logística de suprimentos;
  • participar das definições estratégicas para investimento e venda de ativo imobilizado;
  • administrar recursos humanos;
  • planejar os serviços de suprimentos;
  • dirigir atividades de compras;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • negociar com fornecedores;
  • estabelecer a forma de prestação de serviços de transporte;
  • participar na definição da visão da instituição;
  • definir valores morais e éticos da área de suprimentos;
  • estabelecer parâmetros para contratação de seguro (administração de risco);
  • acompanhar desempenho da área de transporte;
  • antever impacto de mudanças;
  • propiciar condições para o aprimoramento da equipe (coaching);
  • combinar talentos complementares;
  • participar na definição da missão da instituição;
  • analisar disponibilidade interna;
  • elaborar orçamento da área de suprimentos;
  • participar das negociações com fornecedores estratégicos;
  • demonstrar fluência verbal e escrita;
  • estabelecer prazos para determinação de inatividade de materiais em estoque;
  • negociar financiamento com agentes financeiros;
  • estabelecer parâmetros para descarte de materiais em desuso;
  • delegar autoridade (empowerment);
  • administrar recompensas;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • definir projetos da área de suprimentos;
  • tomar decisões;
  • montar equipe gerencial e de assessores;
  • definir objetivos da área de suprimentos;
  • trabalhar em equipe;
  • antecipar tendências de mercado;
  • analisar aplicação de bens a longo prazo;
  • demonstrar capacidade proativa;
  • demonstrar liderança;
  • contratar parcerias;
  • analisar indicadores estatísticos de entrega;
  • identificar talentos;
  • assumir riscos;
  • definir políticas da área de suprimentos;
  • estabelecer parâmetros para estoques;
  • acompanhar desempenho da área de compras;
  • definir missão da área de suprimentos;
  • identificar modalidades de compras;
  • estabelecer parâmetros para homologação de fornecedores;
  • mediar conflitos;
  • definir estratégias para área de suprimentos;
  • veicular informações relevantes da instituição para a equipe;
  • estabelecer modalidades de logística;
  • identificar necessidade de treinamentos;
  • reportar riscos;
  • administrar orçamento da área de suprimentos;
  • redirecionar recursos humanos;
  • reportar andamento dos projetos;
  • definir visão da área de suprimentos;
  • assinar contratos e acordos estratégicos;
  • construir cenários futuros;
  • acompanhar solução das não-conformidades;
  • estabelecer prazos para entregas;
  • demonstrar iniciativa;
  • acompanhar o andamento de processos de sinistro;
  • estabelecer parâmetros de homologação de fornecedores;
  • usar intuição;
  • solicitar subsídios;
  • contornar situações adversas;
  • reportar dados de atividades e custos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • incorporar práticas modernas de compras;
  • liderar reuniões;
  • selecionar equipe gerencial;
  • incentivar talentos;
  • atualizar-se;
  • decidir pela venda de bens abaixo do preço mínimo em leilão;
  • estabelecer alianças estratégicas;
  • priorizar projetos da área de suprimentos;
  • definir quantidade e perfil de recursos humanos;
  • buscar alinhamento com tendências tecnológicas;
  • demonstrar fluência em língua estrangeira;
  • participar da elaboração de contratos;
  • acompanhar alteração de preços de fornecedores estratégicos;
  • fornecer subsídios para tomada de decisão;
  • contratar serviços terceirizados;
  • delegar responsabilidades;
  • negociar forma de financiamento;
  • estabelecer a forma de prestação de serviços de armazenamento;
  • formar sucessores;
  • buscar inovações;
  • discutir com a diretoria sobre conveniência de investimentos;
  • contratar consultoria;
  • estabelecer prazos para o processo de compras (demoras);
  • autorizar investimentos;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar capacidade de trabalho sob pressão;
  • acompanhar desempenho dos fornecedores;
  • encaminhar destinação para bens ao final do uso;
  • monitorar níveis de estoque;
  • acompanhar os indicadores de eficiência da área de compras;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • decidir pelas melhores condições de fornecimento;
  • administrar equipe gerencial e de assessores;
  • minimizar impactos de mudanças;
  • assinar pedidos de compras, conforme alçada;


Setores que mais contratam Diretor de compras no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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