Salário para o cargo de Chefe de manobra - no transporte ferroviário
CBO 7831-10 > Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos

Chefe de manobra - no transporte ferroviário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Manobram veículos ferroviários e estacionam trens. Acoplam e desaclopam vagões e carros, operam aparelho de mudança de via (amv), revisam veículos ferroviários e controlam pátio de manobras. Preenchem registros burocráticos com informações técnicas e operacionais das atividades realizadas. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental.

Quanto ganha um Chefe de manobra - no transporte ferroviário

Um Chefe de manobra - no transporte ferroviário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.140,31 e R$ 2.591,18, com a média salarial de R$ 1.482,28 e o salário mediana em R$ 1.427,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de manobra - no transporte ferroviário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.482,28 17.787,36 370,57 6,91
1º Quartil 1.140,31 13.683,68 285,08 5,32
Salário Mediana 1.427,00 17.124,00 356,75 6,65
3º Quartil 1.976,15 23.713,77 494,04 9,21
Teto Salarial 2.591,18 31.094,21 647,80 12,08


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Trabalhadores de manobras sobre trilhos e movimentação e cargas
        • Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.392 - 2.238 1.578,32 1.392,20 1.539,26 1.847,90 2.238,23
Curitiba - PR 1.198 - 1.893 1.346,47 1.197,60 1.328,05 1.562,52 1.892,57
Rio de Janeiro - RJ 1.244 - 1.869 1.334,31 1.243,60 1.258,00 1.543,45 1.869,47
Belo Horizonte - MG 1.123 - 2.094 1.331,04 1.122,77 1.229,05 1.728,70 2.093,85
Recife - PE 1.073 - 1.842 1.240,12 1.072,77 1.205,00 1.520,97 1.842,25
Fortaleza - CE 1.067 - 1.622 1.164,55 1.067,38 1.121,20 1.339,18 1.622,06
Juiz de Fora - MG 1.291 - 1.819 1.413,37 1.290,82 1.430,53 1.501,60 1.818,78
Brasília - DF 1.119 - 1.885 1.268,48 1.118,61 1.158,62 1.556,01 1.884,69
Guarulhos - SP 1.475 - 2.361 1.641,06 1.474,60 1.539,26 1.949,22 2.360,96
Caldas Novas - GO 1.244 - 1.635 1.296,79 1.243,89 1.296,68 1.349,92 1.635,06
Goiânia - GO 1.068 - 2.948 1.482,49 1.068,05 1.200,00 2.433,55 2.947,59
Uberlândia - MG 1.112 - 1.990 1.352,79 1.112,27 1.309,08 1.643,32 1.990,44
Santos - SP 1.454 - 2.869 1.730,92 1.454,39 1.550,00 2.368,41 2.868,69
Campinas - SP 1.317 - 2.159 1.503,48 1.316,67 1.453,95 1.782,50 2.159,02
Belém - PA 1.170 - 1.544 1.223,43 1.169,50 1.224,65 1.274,90 1.544,20
Cuiabá - MT 1.100 - 1.927 1.286,73 1.099,95 1.207,57 1.591,00 1.927,07
Niterói - RJ 1.302 - 1.676 1.340,71 1.302,02 1.330,88 1.384,02 1.676,37
Sarzedo - MG 1.052 - 1.664 1.184,85 1.052,00 1.095,00 1.373,89 1.664,10
Campo Grande - MS 1.068 - 1.702 1.227,36 1.067,60 1.215,10 1.405,44 1.702,31
Poços de Caldas - MG 1.178 - 2.365 1.579,81 1.178,05 1.509,72 1.952,77 2.365,25


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.367 - 2.524 1.631,07 1.366,59 1.539,26 2.084,16 2.524,39
Minas Gerais 1.089 - 2.011 1.323,09 1.089,05 1.265,05 1.660,14 2.010,81
Rio de Janeiro 1.215 - 1.882 1.340,62 1.215,30 1.299,50 1.553,49 1.881,63
Paraná 1.201 - 2.019 1.390,88 1.200,82 1.350,00 1.667,20 2.019,36
Goiás 1.102 - 2.196 1.367,75 1.102,34 1.296,68 1.812,65 2.195,53
Pernambuco 1.078 - 2.202 1.326,86 1.078,32 1.205,00 1.817,67 2.201,61
Ceará 1.070 - 1.631 1.163,79 1.069,51 1.112,00 1.346,52 1.630,94
Rio Grande do Sul 1.147 - 2.036 1.397,51 1.147,34 1.359,00 1.681,28 2.036,42
Distrito Federal 1.119 - 1.885 1.268,48 1.118,61 1.158,62 1.556,01 1.884,69
Pará 1.154 - 1.686 1.256,33 1.153,70 1.224,72 1.392,36 1.686,46
Santa Catarina 1.287 - 2.314 1.511,35 1.287,47 1.421,00 1.910,52 2.314,08
Mato Grosso 1.130 - 2.057 1.395,25 1.129,93 1.311,00 1.698,57 2.057,36
Bahia 1.066 - 2.284 1.411,45 1.066,05 1.322,05 1.885,72 2.284,04
Mato Grosso do Sul 1.073 - 1.843 1.255,58 1.073,00 1.215,10 1.521,34 1.842,70
Maranhão 1.047 - 1.696 1.157,20 1.046,58 1.100,00 1.399,93 1.695,64
Paraíba 1.067 - 27.082 5.897,38 1.067,41 1.258,21 22.358,79 27.081,64
Rio Grande do Norte 1.054 - 2.360 1.466,41 1.053,73 1.607,00 1.948,20 2.359,72
Espírito Santo 1.119 - 4.290 1.712,36 1.118,90 1.198,55 3.542,23 4.290,46
Alagoas 1.068 - 1.701 1.150,16 1.067,67 1.079,00 1.404,10 1.700,69
Piauí 1.113 - 1.852 1.266,44 1.112,74 1.172,68 1.528,84 1.851,78
Amazonas 1.188 - 2.059 1.430,93 1.188,32 1.276,63 1.699,77 2.058,81


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos atuam em empresas ferroviárias de transporte de carga e de passageiros como assalariados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno) e a céu aberto. O agente de pátio atua também em ambiente fechado e o manobrador, em veículos. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse. Em algumas atividades podem estar sujeitos à exposição de materiais tóxicos, a ruído intenso e aos perigos inerentes a trabalhos realizados em rede aérea elétrica.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos

Para o exercício da ocupação de manobrador requer-se ensino fundamental para o de agente de pátio, ensino médio. A formação profissional ocorre mediante curso básico de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas-aula, realizado na própria empresa ou em instituições de formação profissional. O pleno desempenho das atividades é alcançado com a prática profissional no posto de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de manobra - no transporte ferroviário

Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • acoplar vagões e carros;
  • revisar veículos ferroviários;
  • controlar pátio de manobras;
  • operar amv (aparelho de mudança de via);
  • preencher registros burocráticos;
  • estacionar trem;
  • manobrar veículos ferroviários;
  • observar normas de segurança;
  • desacoplar vagões e carros;

  • Atividades

    • mostrar-se atento;
    • atentar para anormalidades;
    • verificar ponta da agulha;
    • aplicar procedimentos de primeiros socorros;
    • informar situação do pátio;
    • demonstrar agilidade;
    • acionar freio de emergência ou de serviço;
    • separar locomotiva dos vagões;
    • aproximar máquina do vagão;
    • mapear vagões e trens nas linhas;
    • inspecionar timoneira;
    • abrir torneira angular de ar;
    • utilizar rádio transceptor;
    • licenciar trem via gps (global position system);
    • demonstrar autocontrole;
    • acompanhar cauda do trem;
    • averiguar local onde o trem está estacionado;
    • manter confidencialidade acerca de acidentes;
    • sinalizar manualmente;
    • demonstrar visão logística;
    • travar chave na posição desejada;
    • cumprir ordens;
    • destravar a chave;
    • acionar alavanca de corte do engate;
    • engatar máquina nos vagões;
    • desacoplar plugues ou jumpers;
    • liberar vagões para partida;
    • manifestar prudência;
    • prender mangueira no suporte;
    • conectar plugues ou jumpers entre vagões locomotivas;
    • confirmar engate;
    • deixar trem dentro do marco;
    • preencher planilha de lotação no pátio;
    • acompanhar descarregamento quando houver anormalidade;
    • verificar posição dos engates;
    • comunicar descarrilamento de trens;
    • conectar adaptador de engate no trem;
    • exprimir polidez;
    • identificar bitolas e linhas;
    • inspecionar estado físico dos vagões;
    • autorizar entrada de trens no pátio;
    • abastecer locomotiva com areia;
    • assumir responsabilidades;
    • acionar freio manual dos vagões;
    • certificar-se das manobras nos pátios;
    • alimentar o sistema operacional;
    • comunicar anormalidades à área de manutenção;
    • verificar calço do trem;
    • acompanhar maquinistas em viagem;
    • executar pequenos reparos nos vagões;
    • registrar eventuais perdas de mercadorias;
    • engatar mangueiras de ar;
    • verificar bitola das linhas;
    • combinar manobra com o manobrista;
    • informar a chegada de vagões ao cliente;
    • calçar o trem;
    • preencher planilhas de circulação de trens no pátio;
    • abrir amv;
    • contatar centro de controle operacional sobre circulação de trens;
    • executar engate;
    • orientar maquinista via rádio ou por sinais manuais;
    • conferir posição da chave;
    • demonstrar força física;
    • conferir freios manuais e calços;
    • atualizar-se;
    • aplicar freio de serviço de emergência no veículo;
    • recarregar freio se necessário;
    • comunicar-se com cco sobre recolhimento de trens;
    • demonstrar iniciativa;
    • fechar a torneira de ar;
    • retirar obstáculos dos trilhos;
    • solicitar prioridade de formação de trens;
    • lubrificar chave;
    • comunicar ao cco liberação de trens;
    • utilizar sinais luminosos;
    • abrir mandíbulas;
    • demonstrar paciência;
    • desengatar mangueiras;
    • executar programação de manobras;
    • alinhar engates;
    • limpar chave;
    • limpar locomotivas;
    • emitir documentação de vagões;
    • conectar engate no trem;
    • verificar fechamento das portas ou lacres dos vagões;
    • conferir documentos das mercadorias dos vagões;
    • demonstrar presteza;
    • verificar sistemas de freios;
    • demonstrar humildade;
    • preencher planilhas de carregamento e descarregamento;
    • acionar chave manual;
    • utilizar epi;
    • identificar tipo de vagão e destino;


    Setores que mais contratam Chefe de manobra - no transporte ferroviário no mercado de trabalho

    • Estacionamento de veículos
    • Transporte ferroviário de carga
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Hotéis
    • Restaurantes e similares
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana
    • Condomínios prediais
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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