Salário para o cargo de Chefe de manobra - no transporte ferroviário
CBO 7831-10 > Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos

Chefe de manobra - no transporte ferroviário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Manobram veículos ferroviários e estacionam trens. Acoplam e desaclopam vagões e carros, operam aparelho de mudança de via (amv), revisam veículos ferroviários e controlam pátio de manobras. Preenchem registros burocráticos com informações técnicas e operacionais das atividades realizadas. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental.

Quanto ganha um Chefe de manobra - no transporte ferroviário

Um Chefe de manobra - no transporte ferroviário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.574,18 e R$ 2.905,67, com a média salarial de R$ 1.841,66 e o salário mediana em R$ 1.816,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de manobra - no transporte ferroviário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.841,66 22.099,89 460,41 8,57
1º Quartil 1.574,18 18.890,13 393,54 7,33
Salário Mediana 1.816,00 21.792,00 454,00 8,45
3º Quartil 2.215,98 26.591,81 554,00 10,31
Teto Salarial 2.905,67 34.867,98 726,42 13,52


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Trabalhadores de manobras sobre trilhos e movimentação e cargas
        • Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.662 - 2.739 1.959,29 1.661,64 1.982,00 2.261,64 2.739,37
Curitiba - PR 1.453 - 2.408 1.722,36 1.452,90 1.694,50 1.987,74 2.407,61
Belo Horizonte - MG 1.440 - 2.845 1.728,85 1.440,10 1.548,00 2.349,21 2.845,43
Rio de Janeiro - RJ 1.418 - 2.405 1.613,51 1.417,93 1.493,00 1.985,32 2.404,67
Fortaleza - CE 1.430 - 1.892 1.476,85 1.430,48 1.454,00 1.562,08 1.892,04
Porto Alegre - RS 1.548 - 2.266 1.650,10 1.547,85 1.614,00 1.870,90 2.266,09
São Bernardo do Campo - SP 1.831 - 3.262 2.262,61 1.831,19 2.343,00 2.693,14 3.262,01
Campinas - SP 1.720 - 2.640 1.893,05 1.719,58 1.872,00 2.179,84 2.640,29
Recife - PE 1.412 - 1.964 1.489,69 1.412,00 1.458,00 1.621,25 1.963,71
Uberlândia - MG 1.412 - 2.522 1.747,38 1.412,00 1.753,00 2.081,95 2.521,72
Goiânia - GO 1.448 - 2.751 1.785,31 1.447,79 1.697,34 2.271,58 2.751,41
Brasília - DF 1.454 - 2.309 1.654,79 1.453,60 1.648,00 1.906,13 2.308,76
Juiz de Fora - MG 1.622 - 2.288 1.781,60 1.621,73 1.806,34 1.888,91 2.287,90
Campo Grande - MS 1.533 - 2.567 1.740,86 1.532,67 1.672,00 2.119,67 2.567,40
Botucatu - SP 1.920 - 2.326 1.920,26 1.920,00 1.920,00 1.920,60 2.326,29
Guarulhos - SP 1.628 - 2.812 1.965,92 1.628,01 1.982,00 2.321,42 2.811,77
Caldas Novas - GO 1.550 - 1.985 1.589,88 1.550,20 1.580,74 1.638,83 1.985,00
Anápolis - GO 1.647 - 2.481 1.856,05 1.647,00 1.922,00 2.048,47 2.481,16
Ribeirão Preto - SP 1.651 - 2.565 1.840,33 1.651,47 1.799,00 2.117,69 2.565,00
João Monlevade - MG 1.469 - 2.198 1.689,23 1.469,31 1.733,00 1.814,87 2.198,22


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.673 - 2.987 2.010,63 1.673,24 1.982,00 2.465,80 2.986,65
Minas Gerais 1.434 - 2.607 1.717,14 1.434,14 1.632,00 2.152,74 2.607,46
Paraná 1.461 - 2.544 1.780,95 1.461,48 1.805,00 2.100,28 2.543,93
Rio de Janeiro 1.418 - 2.376 1.621,26 1.418,48 1.504,00 1.961,48 2.375,80
Goiás 1.477 - 2.760 1.793,19 1.476,62 1.713,00 2.278,80 2.760,15
Ceará 1.429 - 1.902 1.479,42 1.429,02 1.454,00 1.570,53 1.902,28
Rio Grande do Sul 1.543 - 2.497 1.732,65 1.543,05 1.620,00 2.061,47 2.496,91
Espírito Santo 1.558 - 2.734 1.797,14 1.557,89 1.625,00 2.256,98 2.733,72
Pernambuco 1.412 - 2.545 1.622,82 1.412,00 1.500,00 2.101,48 2.545,38
Bahia 1.435 - 2.654 1.672,91 1.434,59 1.480,00 2.190,93 2.653,72
Santa Catarina 1.687 - 3.414 2.116,40 1.686,64 1.959,00 2.818,80 3.414,22
Distrito Federal 1.454 - 2.309 1.654,79 1.453,60 1.648,00 1.906,13 2.308,76
Mato Grosso do Sul 1.527 - 2.567 1.736,37 1.526,76 1.672,00 2.119,67 2.567,40
Mato Grosso 1.481 - 2.769 1.895,28 1.481,15 1.936,00 2.286,10 2.769,00
Pará 1.474 - 2.212 1.661,62 1.474,29 1.679,00 1.826,28 2.212,05
Maranhão 1.425 - 2.912 1.793,37 1.424,51 1.620,00 2.404,10 2.911,92
Amazonas 1.471 - 2.454 1.713,96 1.471,25 1.570,25 2.026,00 2.453,95
Alagoas 1.445 - 2.615 1.773,63 1.444,63 1.675,50 2.159,13 2.615,20
Rio Grande do Norte 1.435 - 2.428 1.733,00 1.434,50 1.878,00 2.004,83 2.428,31
Tocantins 1.650 - 2.823 1.997,88 1.650,33 2.000,00 2.330,83 2.823,18
Piauí 1.620 - 2.372 1.850,00 1.619,75 1.958,00 1.958,00 2.371,59
Rondônia 1.860 - 2.686 1.963,83 1.860,00 1.860,00 2.217,33 2.685,70
Paraíba 1.412 - 2.283 1.517,00 1.412,00 1.412,00 1.884,50 2.282,56
Sergipe 1.412 - 1.782 1.423,80 1.412,00 1.412,00 1.471,00 1.781,72


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos atuam em empresas ferroviárias de transporte de carga e de passageiros como assalariados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno) e a céu aberto. O agente de pátio atua também em ambiente fechado e o manobrador, em veículos. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse. Em algumas atividades podem estar sujeitos à exposição de materiais tóxicos, a ruído intenso e aos perigos inerentes a trabalhos realizados em rede aérea elétrica.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos

Para o exercício da ocupação de manobrador requer-se ensino fundamental para o de agente de pátio, ensino médio. A formação profissional ocorre mediante curso básico de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas-aula, realizado na própria empresa ou em instituições de formação profissional. O pleno desempenho das atividades é alcançado com a prática profissional no posto de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de manobra - no transporte ferroviário

Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos devem:

  • observar normas de segurança;
  • preencher registros burocráticos;
  • estacionar trem;
  • revisar veículos ferroviários;
  • desacoplar vagões e carros;
  • controlar pátio de manobras;
  • acoplar vagões e carros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • operar amv (aparelho de mudança de via);
  • manobrar veículos ferroviários;

  • Atividades

    • demonstrar autocontrole;
    • inspecionar estado físico dos vagões;
    • recarregar freio se necessário;
    • fechar a torneira de ar;
    • combinar manobra com o manobrista;
    • aproximar máquina do vagão;
    • abastecer locomotiva com areia;
    • identificar tipo de vagão e destino;
    • conferir freios manuais e calços;
    • calçar o trem;
    • registrar eventuais perdas de mercadorias;
    • autorizar entrada de trens no pátio;
    • limpar chave;
    • cumprir ordens;
    • executar programação de manobras;
    • separar locomotiva dos vagões;
    • acompanhar cauda do trem;
    • manter confidencialidade acerca de acidentes;
    • preencher planilhas de carregamento e descarregamento;
    • alimentar o sistema operacional;
    • demonstrar iniciativa;
    • demonstrar paciência;
    • lubrificar chave;
    • comunicar-se com cco sobre recolhimento de trens;
    • identificar bitolas e linhas;
    • sinalizar manualmente;
    • exprimir polidez;
    • utilizar sinais luminosos;
    • preencher planilhas de circulação de trens no pátio;
    • verificar bitola das linhas;
    • mostrar-se atento;
    • engatar mangueiras de ar;
    • demonstrar agilidade;
    • conferir posição da chave;
    • manifestar prudência;
    • acionar freio manual dos vagões;
    • orientar maquinista via rádio ou por sinais manuais;
    • conferir documentos das mercadorias dos vagões;
    • comunicar descarrilamento de trens;
    • verificar sistemas de freios;
    • abrir mandíbulas;
    • informar situação do pátio;
    • demonstrar presteza;
    • alinhar engates;
    • aplicar procedimentos de primeiros socorros;
    • retirar obstáculos dos trilhos;
    • acionar alavanca de corte do engate;
    • destravar a chave;
    • confirmar engate;
    • abrir amv;
    • liberar vagões para partida;
    • contatar centro de controle operacional sobre circulação de trens;
    • comunicar anormalidades à área de manutenção;
    • licenciar trem via gps (global position system);
    • atentar para anormalidades;
    • atualizar-se;
    • verificar fechamento das portas ou lacres dos vagões;
    • abrir torneira angular de ar;
    • acionar freio de emergência ou de serviço;
    • emitir documentação de vagões;
    • demonstrar humildade;
    • conectar plugues ou jumpers entre vagões locomotivas;
    • comunicar ao cco liberação de trens;
    • acompanhar descarregamento quando houver anormalidade;
    • desengatar mangueiras;
    • demonstrar visão logística;
    • verificar ponta da agulha;
    • verificar posição dos engates;
    • travar chave na posição desejada;
    • verificar calço do trem;
    • utilizar rádio transceptor;
    • inspecionar timoneira;
    • assumir responsabilidades;
    • informar a chegada de vagões ao cliente;
    • utilizar epi;
    • mapear vagões e trens nas linhas;
    • aplicar freio de serviço de emergência no veículo;
    • executar pequenos reparos nos vagões;
    • acionar chave manual;
    • acompanhar maquinistas em viagem;
    • preencher planilha de lotação no pátio;
    • conectar engate no trem;
    • certificar-se das manobras nos pátios;
    • averiguar local onde o trem está estacionado;
    • solicitar prioridade de formação de trens;
    • limpar locomotivas;
    • conectar adaptador de engate no trem;
    • demonstrar força física;
    • desacoplar plugues ou jumpers;
    • deixar trem dentro do marco;
    • executar engate;
    • prender mangueira no suporte;
    • engatar máquina nos vagões;


    Setores que mais contratam Chefe de manobra - no transporte ferroviário no mercado de trabalho

    • Estacionamento de veículos
    • Transporte ferroviário de carga
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana
    • Outras atividades de serviços pessoais
    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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