Salário para o cargo de Operador de manobras (auxiliar de ferrovias)
CBO 7831-10 > Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos

Operador de manobras (auxiliar de ferrovias) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Manobram veículos ferroviários e estacionam trens. Acoplam e desaclopam vagões e carros, operam aparelho de mudança de via (amv), revisam veículos ferroviários e controlam pátio de manobras. Preenchem registros burocráticos com informações técnicas e operacionais das atividades realizadas. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental.

Quanto ganha um Operador de manobras (auxiliar de ferrovias)

Um Operador de manobras (auxiliar de ferrovias) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.574,18 e R$ 2.905,67, com a média salarial de R$ 1.841,66 e o salário mediana em R$ 1.816,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de manobras (auxiliar de ferrovias)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.841,66 22.099,89 460,41 8,57
1º Quartil 1.574,18 18.890,13 393,54 7,33
Salário Mediana 1.816,00 21.792,00 454,00 8,45
3º Quartil 2.215,98 26.591,81 554,00 10,31
Teto Salarial 2.905,67 34.867,98 726,42 13,52


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Trabalhadores de manobras sobre trilhos e movimentação e cargas
        • Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.662 - 2.739 1.959,29 1.661,64 1.982,00 2.261,64 2.739,37
Curitiba - PR 1.453 - 2.408 1.722,36 1.452,90 1.694,50 1.987,74 2.407,61
Belo Horizonte - MG 1.440 - 2.845 1.728,85 1.440,10 1.548,00 2.349,21 2.845,43
Rio de Janeiro - RJ 1.418 - 2.405 1.613,51 1.417,93 1.493,00 1.985,32 2.404,67
Fortaleza - CE 1.430 - 1.892 1.476,85 1.430,48 1.454,00 1.562,08 1.892,04
Porto Alegre - RS 1.548 - 2.266 1.650,10 1.547,85 1.614,00 1.870,90 2.266,09
São Bernardo do Campo - SP 1.831 - 3.262 2.262,61 1.831,19 2.343,00 2.693,14 3.262,01
Campinas - SP 1.720 - 2.640 1.893,05 1.719,58 1.872,00 2.179,84 2.640,29
Recife - PE 1.412 - 1.964 1.489,69 1.412,00 1.458,00 1.621,25 1.963,71
Uberlândia - MG 1.412 - 2.522 1.747,38 1.412,00 1.753,00 2.081,95 2.521,72
Goiânia - GO 1.448 - 2.751 1.785,31 1.447,79 1.697,34 2.271,58 2.751,41
Brasília - DF 1.454 - 2.309 1.654,79 1.453,60 1.648,00 1.906,13 2.308,76
Juiz de Fora - MG 1.622 - 2.288 1.781,60 1.621,73 1.806,34 1.888,91 2.287,90
Campo Grande - MS 1.533 - 2.567 1.740,86 1.532,67 1.672,00 2.119,67 2.567,40
Botucatu - SP 1.920 - 2.326 1.920,26 1.920,00 1.920,00 1.920,60 2.326,29
Guarulhos - SP 1.628 - 2.812 1.965,92 1.628,01 1.982,00 2.321,42 2.811,77
Caldas Novas - GO 1.550 - 1.985 1.589,88 1.550,20 1.580,74 1.638,83 1.985,00
Anápolis - GO 1.647 - 2.481 1.856,05 1.647,00 1.922,00 2.048,47 2.481,16
Ribeirão Preto - SP 1.651 - 2.565 1.840,33 1.651,47 1.799,00 2.117,69 2.565,00
João Monlevade - MG 1.469 - 2.198 1.689,23 1.469,31 1.733,00 1.814,87 2.198,22


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.673 - 2.987 2.010,63 1.673,24 1.982,00 2.465,80 2.986,65
Minas Gerais 1.434 - 2.607 1.717,14 1.434,14 1.632,00 2.152,74 2.607,46
Paraná 1.461 - 2.544 1.780,95 1.461,48 1.805,00 2.100,28 2.543,93
Rio de Janeiro 1.418 - 2.376 1.621,26 1.418,48 1.504,00 1.961,48 2.375,80
Goiás 1.477 - 2.760 1.793,19 1.476,62 1.713,00 2.278,80 2.760,15
Ceará 1.429 - 1.902 1.479,42 1.429,02 1.454,00 1.570,53 1.902,28
Rio Grande do Sul 1.543 - 2.497 1.732,65 1.543,05 1.620,00 2.061,47 2.496,91
Espírito Santo 1.558 - 2.734 1.797,14 1.557,89 1.625,00 2.256,98 2.733,72
Pernambuco 1.412 - 2.545 1.622,82 1.412,00 1.500,00 2.101,48 2.545,38
Bahia 1.435 - 2.654 1.672,91 1.434,59 1.480,00 2.190,93 2.653,72
Santa Catarina 1.687 - 3.414 2.116,40 1.686,64 1.959,00 2.818,80 3.414,22
Distrito Federal 1.454 - 2.309 1.654,79 1.453,60 1.648,00 1.906,13 2.308,76
Mato Grosso do Sul 1.527 - 2.567 1.736,37 1.526,76 1.672,00 2.119,67 2.567,40
Mato Grosso 1.481 - 2.769 1.895,28 1.481,15 1.936,00 2.286,10 2.769,00
Pará 1.474 - 2.212 1.661,62 1.474,29 1.679,00 1.826,28 2.212,05
Maranhão 1.425 - 2.912 1.793,37 1.424,51 1.620,00 2.404,10 2.911,92
Amazonas 1.471 - 2.454 1.713,96 1.471,25 1.570,25 2.026,00 2.453,95
Alagoas 1.445 - 2.615 1.773,63 1.444,63 1.675,50 2.159,13 2.615,20
Rio Grande do Norte 1.435 - 2.428 1.733,00 1.434,50 1.878,00 2.004,83 2.428,31
Tocantins 1.650 - 2.823 1.997,88 1.650,33 2.000,00 2.330,83 2.823,18
Piauí 1.620 - 2.372 1.850,00 1.619,75 1.958,00 1.958,00 2.371,59
Rondônia 1.860 - 2.686 1.963,83 1.860,00 1.860,00 2.217,33 2.685,70
Paraíba 1.412 - 2.283 1.517,00 1.412,00 1.412,00 1.884,50 2.282,56
Sergipe 1.412 - 1.782 1.423,80 1.412,00 1.412,00 1.471,00 1.781,72


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos atuam em empresas ferroviárias de transporte de carga e de passageiros como assalariados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno) e a céu aberto. O agente de pátio atua também em ambiente fechado e o manobrador, em veículos. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse. Em algumas atividades podem estar sujeitos à exposição de materiais tóxicos, a ruído intenso e aos perigos inerentes a trabalhos realizados em rede aérea elétrica.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos

Para o exercício da ocupação de manobrador requer-se ensino fundamental para o de agente de pátio, ensino médio. A formação profissional ocorre mediante curso básico de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas-aula, realizado na própria empresa ou em instituições de formação profissional. O pleno desempenho das atividades é alcançado com a prática profissional no posto de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de manobras (auxiliar de ferrovias)

Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos devem:

  • estacionar trem;
  • preencher registros burocráticos;
  • acoplar vagões e carros;
  • manobrar veículos ferroviários;
  • operar amv (aparelho de mudança de via);
  • observar normas de segurança;
  • controlar pátio de manobras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desacoplar vagões e carros;
  • revisar veículos ferroviários;

  • Atividades

    • alinhar engates;
    • demonstrar paciência;
    • aplicar procedimentos de primeiros socorros;
    • acompanhar descarregamento quando houver anormalidade;
    • abrir amv;
    • preencher planilhas de circulação de trens no pátio;
    • sinalizar manualmente;
    • verificar ponta da agulha;
    • conferir documentos das mercadorias dos vagões;
    • limpar chave;
    • acionar freio de emergência ou de serviço;
    • verificar bitola das linhas;
    • deixar trem dentro do marco;
    • alimentar o sistema operacional;
    • identificar bitolas e linhas;
    • verificar fechamento das portas ou lacres dos vagões;
    • comunicar-se com cco sobre recolhimento de trens;
    • lubrificar chave;
    • informar situação do pátio;
    • licenciar trem via gps (global position system);
    • informar a chegada de vagões ao cliente;
    • inspecionar timoneira;
    • conectar adaptador de engate no trem;
    • manifestar prudência;
    • assumir responsabilidades;
    • executar pequenos reparos nos vagões;
    • acompanhar maquinistas em viagem;
    • utilizar sinais luminosos;
    • executar programação de manobras;
    • acionar freio manual dos vagões;
    • aproximar máquina do vagão;
    • recarregar freio se necessário;
    • combinar manobra com o manobrista;
    • verificar sistemas de freios;
    • engatar máquina nos vagões;
    • emitir documentação de vagões;
    • inspecionar estado físico dos vagões;
    • demonstrar iniciativa;
    • utilizar rádio transceptor;
    • desengatar mangueiras;
    • mostrar-se atento;
    • abastecer locomotiva com areia;
    • desacoplar plugues ou jumpers;
    • atualizar-se;
    • contatar centro de controle operacional sobre circulação de trens;
    • atentar para anormalidades;
    • mapear vagões e trens nas linhas;
    • confirmar engate;
    • registrar eventuais perdas de mercadorias;
    • comunicar descarrilamento de trens;
    • utilizar epi;
    • exprimir polidez;
    • comunicar anormalidades à área de manutenção;
    • acionar alavanca de corte do engate;
    • orientar maquinista via rádio ou por sinais manuais;
    • conferir freios manuais e calços;
    • averiguar local onde o trem está estacionado;
    • aplicar freio de serviço de emergência no veículo;
    • conectar plugues ou jumpers entre vagões locomotivas;
    • manter confidencialidade acerca de acidentes;
    • conferir posição da chave;
    • executar engate;
    • conectar engate no trem;
    • demonstrar agilidade;
    • cumprir ordens;
    • retirar obstáculos dos trilhos;
    • engatar mangueiras de ar;
    • certificar-se das manobras nos pátios;
    • abrir torneira angular de ar;
    • prender mangueira no suporte;
    • calçar o trem;
    • destravar a chave;
    • preencher planilha de lotação no pátio;
    • acionar chave manual;
    • demonstrar força física;
    • autorizar entrada de trens no pátio;
    • travar chave na posição desejada;
    • solicitar prioridade de formação de trens;
    • separar locomotiva dos vagões;
    • preencher planilhas de carregamento e descarregamento;
    • comunicar ao cco liberação de trens;
    • demonstrar visão logística;
    • limpar locomotivas;
    • verificar calço do trem;
    • verificar posição dos engates;
    • demonstrar humildade;
    • identificar tipo de vagão e destino;
    • abrir mandíbulas;
    • acompanhar cauda do trem;
    • demonstrar autocontrole;
    • fechar a torneira de ar;
    • liberar vagões para partida;
    • demonstrar presteza;


    Setores que mais contratam Operador de manobras (auxiliar de ferrovias) no mercado de trabalho

    • Estacionamento de veículos
    • Transporte ferroviário de carga
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana
    • Outras atividades de serviços pessoais
    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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