Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
- Técnicos das ciências administrativas
- Técnicos em administração
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Técnicos em administração trabalham em qualquer atividade econômica onde haja atividades administrativas, na condição de assalariados com carteira assinada. O trabalho é presencial, executado em equipe, com supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário pode ser diurno ou noturno. Os profissionais, em sua rotina de trabalho, permanecem durante longos períodos, em posições desconfortáveis, trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em administração
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino médio completo, preferencialmente com o curso técnico de nível médio na área de atuação. O exercício pleno das ocupações ocorre com um a dois anos de experiência. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Agente de recrutamento e seleção
Técnicos em administração devem:
- controlar rotina administrativa;
- demonstrar competências pessoais;
- intermediar mão-de-obra para colocação e recolocação;
Atividades
- acompanhar processos seletivos até a finalização;
- solicitar informações;
- controlar atividades através de dados estatísticos;
- atualizar cadastro geral;
- definir método de trabalho;
- entrevistar candidato;
- captar vagas;
- demonstrar facilidade de comunicação verbal e escrita;
- agir com tolerância;
- executar serviços de apoio administrativo;
- agir com eficiência e eficácia;
- proceder entrada no processo de seguro desemprego;
- conferir documentos;
- evidenciar comprometimento;
- adequar atividade à legislação vigente;
- contatar empresas;
- tomar iniciativa;
- emitir documentos diversos;
- atuar com flexibilidade;
- cadastrar candidato;
- agir com ética profissional;
- convocar candidatos aptos a ocuparem vaga;
- analisar exigências para ocupação de vagas;
- atender cliente;
- apresentar soluções;
- trabalhar em equipe;
- pré-selecionar candidatos;
- arquivar documentos;
- organizar rotina diária;
- buscar aprimoramento profissional;
- acompanhar validade de documentos legais;
- acompanhar alterações da legislação vigente;
Setores que mais contratam Agente de recrutamento e seleção no mercado de trabalho
- Locação de mão-de-obra temporária
- Seleção e agenciamento de mão-de-obra
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
- Instalação e manutenção de sistemas centrais de ar condicionado, de ventilação e refrigeração
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Educação profissional de nível técnico
- Consultoria em tecnologia da informação
- Atividades de teleatendimento
- Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Outras atividades de ensino
- Carga e descarga
- Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
- Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral