Quanto ganha um Agente de manobra e docagem
Um Agente de manobra e docagem trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.682,76 e R$ 4.633,32, com a média salarial de R$ 2.363,49 e o salário mediana em R$ 1.872,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 2.363,49 | 28.361,85 | 590,87 | 11,04 |
1º Quartil | 1.682,76 | 20.193,13 | 420,69 | 7,86 |
Salário Mediana | 1.872,00 | 22.464,00 | 468,00 | 8,74 |
3º Quartil | 3.533,57 | 42.402,84 | 883,39 | 16,50 |
Teto Salarial | 4.633,32 | 55.599,88 | 1.158,33 | 21,64 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Imediato da marinha mercante
- Segundo oficial de náutica (comandante)
- Comandante da marinha mercante
- Capitão de longo curso
- Primeiro oficial de náutica
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Capitão de longo curso (comandante)
- Capitão de cabotagem
- Capitão de cabotagem (imediato)
- Vistoriador naval
- Inspetor naval
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Macaé - RJ | 1.739 - 4.297 | 2.284,93 | 1.738,77 | 1.885,50 | 3.548,04 | 4.297,49 |
Rio de Janeiro - RJ | 3.325 - 4.184 | 3.418,67 | 3.325,06 | 3.446,00 | 3.454,19 | 4.183,82 |
Campinas - SP | 1.872 - 2.334 | 1.885,12 | 1.872,00 | 1.872,00 | 1.926,67 | 2.333,64 |
Biguaçu - SC | 1.740 - 2.234 | 1.818,00 | 1.740,00 | 1.844,00 | 1.844,00 | 2.233,51 |
Manaus - AM | 1.412 - 2.147 | 1.485,55 | 1.412,00 | 1.412,00 | 1.772,50 | 2.146,91 |
Porto Velho - RO | 1.412 - 1.817 | 1.447,20 | 1.412,00 | 1.412,00 | 1.500,00 | 1.816,85 |
São Paulo - SP | 1.749 - 7.688 | 2.940,38 | 1.748,50 | 1.800,00 | 6.347,50 | 7.688,28 |
Mangaratiba - RJ | 1.426 - 1.999 | 1.528,63 | 1.425,50 | 1.519,50 | 1.650,00 | 1.998,53 |
Niterói - RJ | 1.940 - 2.712 | 1.982,71 | 1.940,00 | 1.940,00 | 2.239,00 | 2.711,94 |
Itajaí - SC | 1.738 - 2.338 | 1.779,16 | 1.738,00 | 1.738,00 | 1.930,12 | 2.337,82 |
Salvador - BA | 1.412 - 1.720 | 1.413,14 | 1.412,00 | 1.412,00 | 1.420,00 | 1.719,95 |
Simões Filho - BA | 2.353 - 2.907 | 2.372,83 | 2.353,00 | 2.365,50 | 2.400,00 | 2.906,95 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro | 1.700 - 4.470 | 2.698,97 | 1.700,11 | 2.635,00 | 3.690,72 | 4.470,31 |
São Paulo | 1.717 - 3.947 | 2.163,83 | 1.716,82 | 1.872,00 | 3.258,27 | 3.946,52 |
Santa Catarina | 1.692 - 2.251 | 1.789,68 | 1.692,00 | 1.844,00 | 1.858,35 | 2.250,89 |
Bahia | 1.412 - 2.898 | 1.856,08 | 1.412,00 | 1.420,00 | 2.392,67 | 2.898,07 |
Amazonas | 1.412 - 2.147 | 1.485,55 | 1.412,00 | 1.412,00 | 1.772,50 | 2.146,91 |
Rondônia | 1.412 - 1.817 | 1.447,20 | 1.412,00 | 1.412,00 | 1.500,00 | 1.816,85 |
Paraná | 1.650 - 8.479 | 2.570,83 | 1.650,00 | 1.680,00 | 7.000,00 | 8.478,61 |
Goiás | 1.446 - 2.026 | 1.571,60 | 1.446,00 | 1.533,00 | 1.673,00 | 2.026,39 |
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Agente de manobra e docagem
Oficiais de convés devem:
Atividades
- avaliar as condições para desatracação;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- demonstrar percepção cinemática;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- inspecionar as condições de segurança;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- supervisionar equipe de lastro;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- coordenar reuniões de segurança;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- controlar epi e epc;
- trabalhar sob pressão;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- efetuar os registros pertinentes;
- controlar material de combate à poluição;
- acionar plano de contingência;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
- controlar material de diques e comportas;
- avaliar as condições de atracação;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- aplicar legislação;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- supervisionar o sms;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- operar rampas de acesso;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- realizar o plano de viagem;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- demonstrar liderança;
- realizar comunicação de bordo;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- supervisionar o preparo do berço de diques;
- emitir permissão para trabalho;
- operar tampas de escotilha;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- ministrar treinamento a bordo;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- efetuar auditorias internas;
- demonstrar percepção espacial;
- controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- supervisionar equipe de convés;
- demonstrar comportamento proativo;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- testar equipamentos de segurança;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- elaborar conteúdo programático;
- definir área segura para trabalho;
- manobrar a embarcação;
- discriminar sons e ruídos;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- consultar legislação;
- coordenar operações de resgate;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- orientar a navegação;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- testar equipamentos de salvatagem;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- controlar medicamento de bordo;
- demonstrar criatividade;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- proferir palestras;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- tomar decisões;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- demonstrar raciocínio analítico;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- manusear cargas a bordo;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- avaliar as condições para desamarração;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- transportar passageiros;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- ministrar aulas de formação profissional;
- controlar atmosfera do tanque;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- operar equipamentos de navegação;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- operar o sistema de lastro;
- operar rampas de cargas;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- avaliar as condições para amarração;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- supervisionar seção de câmara;
- controlar temperatura dos tanques;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- conferir certificação de equipamentos;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- controlar rancho;
- demonstrar raciocínio matemático;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- conferir certificação da embarcação;
- elaborar material didático;
- coordenar postos de emergência;
- trabalhar em equipe;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- conduzir embarcação de salvamento;
- supervisionar equipe de apoio à docagem;
- coordenar equipe de amarração;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- verificar peação da carga;
- realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
- inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- controlar material de custeio;
- coordenar operação de controle à poluição;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- acionar plano de emergência;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- demonstrar raciocínio sintético;
- preparar a unidade para reboque;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- avaliar o preparo da tripulação;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- controlar material de passadiço;
- controlar certificação da tripulação;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- supervisionar equipe de hotelaria;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
- elaborar o plano para reboque;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- avaliar as condições meteorológicas;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- coordenar operações de reboque;
- verificar marcação das cargas;
- orientar a entrada de diques e ou comportas;
- verificar compatibilidade de cargas;
- coordenar embarcações de manuseio de espias;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- avaliar as condições de calado;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- operar cobertas de cargas;
- avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
- coordenar as embarcações de apoio;
- operar guincho de reboque;
- coordenar equipe de resgate;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- conferir certificação da tripulação;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- discriminar cores;
- coordenar operações de manutenção offshore;
- demonstrar capacidade de negociação;
- ministrar treinamento em terra;
- controlar planos de bordo;
- elaborar apresentações;
- supervisionar equipe de manutenção offshore;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- fiscalizar o uso de epi;
- inspecionar equipamentos de convés;
Setores que mais contratam Agente de manobra e docagem no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Fabricação de produtos do refino de petróleo
- Estacionamento de veículos
- Outras atividades de recreação e lazer
- Locação de mão-de-obra temporária
- Agências de viagens
- Operações de terminais
- Gestão e administração da propriedade imobiliária
- Ensino de esportes
- Atividades de agenciamento marítimo
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br