Salário para o cargo de Agente de manobra e docagem
CBO 2151-05 > Oficiais de convés

Agente de manobra e docagem - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Agente de manobra e docagem

Um Agente de manobra e docagem trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.682,76 e R$ 4.633,32, com a média salarial de R$ 2.363,49 e o salário mediana em R$ 1.872,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Agente de manobra e docagem

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.363,49 28.361,85 590,87 11,04
1º Quartil 1.682,76 20.193,13 420,69 7,86
Salário Mediana 1.872,00 22.464,00 468,00 8,74
3º Quartil 3.533,57 42.402,84 883,39 16,50
Teto Salarial 4.633,32 55.599,88 1.158,33 21,64


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Macaé - RJ 1.739 - 4.297 2.284,93 1.738,77 1.885,50 3.548,04 4.297,49
Rio de Janeiro - RJ 3.325 - 4.184 3.418,67 3.325,06 3.446,00 3.454,19 4.183,82
Campinas - SP 1.872 - 2.334 1.885,12 1.872,00 1.872,00 1.926,67 2.333,64
Biguaçu - SC 1.740 - 2.234 1.818,00 1.740,00 1.844,00 1.844,00 2.233,51
Manaus - AM 1.412 - 2.147 1.485,55 1.412,00 1.412,00 1.772,50 2.146,91
Porto Velho - RO 1.412 - 1.817 1.447,20 1.412,00 1.412,00 1.500,00 1.816,85
São Paulo - SP 1.749 - 7.688 2.940,38 1.748,50 1.800,00 6.347,50 7.688,28
Mangaratiba - RJ 1.426 - 1.999 1.528,63 1.425,50 1.519,50 1.650,00 1.998,53
Niterói - RJ 1.940 - 2.712 1.982,71 1.940,00 1.940,00 2.239,00 2.711,94
Itajaí - SC 1.738 - 2.338 1.779,16 1.738,00 1.738,00 1.930,12 2.337,82
Salvador - BA 1.412 - 1.720 1.413,14 1.412,00 1.412,00 1.420,00 1.719,95
Simões Filho - BA 2.353 - 2.907 2.372,83 2.353,00 2.365,50 2.400,00 2.906,95


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.700 - 4.470 2.698,97 1.700,11 2.635,00 3.690,72 4.470,31
São Paulo 1.717 - 3.947 2.163,83 1.716,82 1.872,00 3.258,27 3.946,52
Santa Catarina 1.692 - 2.251 1.789,68 1.692,00 1.844,00 1.858,35 2.250,89
Bahia 1.412 - 2.898 1.856,08 1.412,00 1.420,00 2.392,67 2.898,07
Amazonas 1.412 - 2.147 1.485,55 1.412,00 1.412,00 1.772,50 2.146,91
Rondônia 1.412 - 1.817 1.447,20 1.412,00 1.412,00 1.500,00 1.816,85
Paraná 1.650 - 8.479 2.570,83 1.650,00 1.680,00 7.000,00 8.478,61
Goiás 1.446 - 2.026 1.571,60 1.446,00 1.533,00 1.673,00 2.026,39


Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Agente de manobra e docagem

Oficiais de convés devem:

  • qualificar pessoal;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • operar cargas;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • administrar pessoal;
  • gerenciar material de bordo;
  • gerenciar operações;
  • navegar com segurança;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de negociação;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • definir área segura para trabalho;
    • avaliar as condições para amarração;
    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • coordenar embarcações de manuseio de espias;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • demonstrar percepção cinemática;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;
    • inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
    • controlar material de custeio;
    • coordenar operações de resgate;
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • conferir certificação da embarcação;
    • proferir palestras;
    • coordenar equipe de amarração;
    • conduzir embarcação de salvamento;
    • demonstrar percepção espacial;
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • elaborar material didático;
    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • verificar peação da carga;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
    • acionar plano de contingência;
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • controlar temperatura dos tanques;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • conferir certificação da tripulação;
    • aplicar legislação;
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • demonstrar comportamento proativo;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
    • realizar comunicação de bordo;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • operar tampas de escotilha;
    • trabalhar sob pressão;
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • controlar epi e epc;
    • supervisionar seção de câmara;
    • coordenar as embarcações de apoio;
    • acionar plano de emergência;
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • coordenar equipe de resgate;
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • supervisionar o preparo do berço de diques;
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • supervisionar equipe de apoio à docagem;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • operar o sistema de lastro;
    • operar rampas de cargas;
    • controlar material de combate à poluição;
    • fiscalizar a aplicação da legislação;
    • elaborar apresentações;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • controlar planos de bordo;
    • verificar compatibilidade de cargas;
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • demonstrar criatividade;
    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • realizar o plano de viagem;
    • operar equipamentos de navegação;
    • avaliar as condições de atracação;
    • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
    • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
    • avaliar as condições de calado;
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • inspecionar equipamentos de comunicação;
    • efetuar os registros pertinentes;
    • efetuar auditorias internas;
    • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • elaborar conteúdo programático;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • coordenar operações de manutenção offshore;
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • tomar decisões;
    • orientar a navegação;
    • consultar legislação;
    • coordenar operação de controle à poluição;
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • supervisionar equipe de combate à poluição;
    • testar equipamentos de segurança;
    • elaborar planos de carregamento descarga;
    • preparar a unidade para reboque;
    • supervisionar equipe de manutenção offshore;
    • manusear cargas a bordo;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • discriminar cores;
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • supervisionar equipe de lastro;
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • demonstrar liderança;
    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
    • operar guincho de reboque;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • emitir permissão para trabalho;
    • verificar marcação das cargas;
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • orientar a entrada de diques e ou comportas;
    • emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • supervisionar o sms;
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • coordenar operações de reboque;
    • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • avaliar as condições para desamarração;
    • controlar material de passadiço;
    • coordenar reuniões de segurança;
    • operar cobertas de cargas;
    • elaborar plano de manuseio da carga;
    • controlar certificação da tripulação;
    • elaborar o plano para reboque;
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • avaliar as condições para desatracação;
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • ministrar treinamento a bordo;
    • inspecionar as condições de segurança;
    • transportar passageiros;
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • conferir certificação de equipamentos;
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
    • ministrar treinamento em terra;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • discriminar sons e ruídos;
    • manobrar a embarcação;
    • supervisionar equipe de hotelaria;
    • fiscalizar o uso de epi;
    • controlar rancho;
    • controlar atmosfera do tanque;
    • controlar as condições da carga durante a viagem;
    • operar rampas de acesso;
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
    • controlar medicamento de bordo;
    • supervisionar equipe de convés;
    • trabalhar em equipe;
    • supervisionar equipe de conexão de mangote;
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • controlar material de diques e comportas;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • coordenar postos de emergência;


    Setores que mais contratam Agente de manobra e docagem no mercado de trabalho

    • Navegação de apoio marítimo
    • Fabricação de produtos do refino de petróleo
    • Estacionamento de veículos
    • Outras atividades de recreação e lazer
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Agências de viagens
    • Operações de terminais
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Ensino de esportes
    • Atividades de agenciamento marítimo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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