Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Comandante da marinha mercante
- Segundo oficial de náutica (comandante)
- Inspetor de terminal
- Primeiro oficial de náutica (imediato)
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Capitão de longo curso (comandante)
- Vistoriador naval
- Capitão de longo curso (imediato)
- Imediato da marinha mercante
- Capitão de longo curso
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Agente de manobra e docagem
Oficiais de convés devem:
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- qualificar pessoal;
- realizar inspeção naval a bordo;
- gerenciar material de bordo;
- demonstrar competências pessoais;
- gerenciar operações;
- navegar com segurança;
- administrar pessoal;
Atividades
- coordenar as embarcações de apoio;
- elaborar apresentações;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- avaliar as condições para desatracação;
- trabalhar sob pressão;
- avaliar as condições de atracação;
- proferir palestras;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- aplicar legislação;
- operar equipamentos de navegação;
- supervisionar o preparo do berço de diques;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- demonstrar raciocínio matemático;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- tomar decisões;
- inspecionar as condições de segurança;
- orientar a entrada de diques e ou comportas;
- demonstrar raciocínio sintético;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- demonstrar capacidade de negociação;
- demonstrar liderança;
- elaborar conteúdo programático;
- coordenar operações de reboque;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- consultar legislação;
- avaliar as condições meteorológicas;
- demonstrar raciocínio analítico;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- demonstrar percepção cinemática;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- efetuar os registros pertinentes;
- demonstrar percepção espacial;
- demonstrar criatividade;
- discriminar sons e ruídos;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- supervisionar equipe de apoio à docagem;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- controlar material de diques e comportas;
- ministrar treinamento em terra;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- orientar a navegação;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- realizar comunicação de bordo;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- elaborar material didático;
- fiscalizar o uso de epi;
- ministrar aulas de formação profissional;
- discriminar cores;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- avaliar as condições de calado;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- demonstrar comportamento proativo;
Setores que mais contratam Agente de manobra e docagem no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Estacionamento de veículos
- Outras atividades de recreação e lazer
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de agenciamento marítimo
- Fabricação de produtos do refino de petróleo
- Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes
- Agências de viagens