Salário para o cargo de Visual merchandiser
CBO 3751-15 > Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

Visual merchandiser - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Projetam e executam soluções para espaços internos residenciais, comerciais, industriais visando a estética, o bem-estar e o conforto. Criam e projetam vitrines, ambientes comerciais, industriais e de eventos que destaquem e valorizem o produto, projetam programações visuais com os objetivos de estimular o consumo de produtos e de informar o consumidor.

Quanto ganha um Visual merchandiser

Um Visual merchandiser trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.118,39 e R$ 3.164,98, com a média salarial de R$ 1.529,91 e o salário mediana em R$ 1.234,64 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Visual merchandiser

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.529,91 18.358,94 382,48 7,06
1º Quartil 1.118,39 13.420,72 279,60 5,16
Salário Mediana 1.234,64 14.815,68 308,66 5,70
3º Quartil 2.413,75 28.965,02 603,44 11,14
Teto Salarial 3.164,98 37.979,81 791,25 14,61


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Decoradores e vitrinistas
        • Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Barueri - SP 1.107 - 1.919 1.283,23 1.106,95 1.209,77 1.584,11 1.918,72
São Paulo - SP 1.231 - 6.961 2.781,08 1.230,90 1.769,22 5.747,16 6.961,14
Rio de Janeiro - RJ 1.367 - 4.724 2.261,95 1.366,99 1.851,00 3.899,81 4.723,57
Curitiba - PR 1.468 - 3.011 1.827,26 1.468,02 1.650,00 2.485,58 3.010,61
Belford Roxo - RJ 1.211 - 1.863 1.322,76 1.211,13 1.275,30 1.538,02 1.862,90
Campinas - SP 1.531 - 3.314 1.894,90 1.530,61 1.600,00 2.736,12 3.314,08
Brasília - DF 1.421 - 2.593 1.699,66 1.420,82 1.600,00 2.141,12 2.593,39
Recife - PE 1.193 - 2.901 1.596,50 1.193,11 1.371,33 2.395,49 2.901,49
Anápolis - GO 1.045 - 1.387 1.071,01 1.045,00 1.045,00 1.145,06 1.386,93
Belo Horizonte - MG 1.169 - 3.468 1.706,71 1.168,80 1.321,30 2.863,34 3.468,17
Salvador - BA 1.178 - 4.062 1.855,19 1.178,26 1.331,59 3.353,71 4.062,12
Fortaleza - CE 1.134 - 3.934 1.876,04 1.134,46 1.574,63 3.247,57 3.933,55
Uberlândia - MG 1.033 - 1.677 1.172,82 1.032,79 1.147,12 1.384,44 1.676,88
Goiânia - GO 1.084 - 2.535 1.468,47 1.084,23 1.335,06 2.092,67 2.534,70
Criciúma - SC 1.383 - 7.712 3.130,15 1.383,48 2.322,00 6.366,80 7.711,65
Santo André - SP 1.461 - 2.369 1.643,39 1.461,48 1.592,52 1.956,02 2.369,19
Porto Alegre - RS 1.291 - 4.369 2.282,36 1.290,57 2.000,00 3.607,44 4.369,43
Osasco - SP 1.562 - 3.695 1.892,41 1.562,03 1.578,91 3.050,39 3.694,72
São José dos Campos - SP 1.160 - 2.387 1.579,21 1.159,50 1.597,67 1.971,05 2.387,39
Belém - PA 1.137 - 2.987 1.565,33 1.137,34 1.243,70 2.465,93 2.986,81


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.116 - 2.731 1.472,18 1.115,99 1.211,10 2.254,96 2.731,28
Rio de Janeiro 1.262 - 4.007 1.928,38 1.262,24 1.542,44 3.308,36 4.007,18
Paraná 1.448 - 3.216 1.891,65 1.448,05 1.650,00 2.654,98 3.215,80
Santa Catarina 1.429 - 6.908 2.880,89 1.429,15 2.100,00 5.703,23 6.907,92
Minas Gerais 1.097 - 3.083 1.567,03 1.096,85 1.300,00 2.545,53 3.083,22
Goiás 1.045 - 2.148 1.286,35 1.045,00 1.100,00 1.773,43 2.148,03
Rio Grande do Sul 1.245 - 3.650 1.883,65 1.245,33 1.647,68 3.013,35 3.649,86
Mato Grosso 1.087 - 2.437 1.451,19 1.086,51 1.301,97 2.011,85 2.436,81
Pernambuco 1.135 - 2.549 1.480,47 1.134,88 1.280,34 2.104,16 2.548,62
Bahia 1.062 - 3.197 1.558,62 1.061,54 1.300,00 2.639,77 3.197,37
Pará 1.201 - 2.399 1.494,78 1.201,00 1.358,45 1.980,38 2.398,70
Distrito Federal 1.421 - 2.593 1.699,66 1.420,82 1.600,00 2.141,12 2.593,39
Ceará 1.138 - 4.152 1.959,24 1.138,23 1.574,63 3.427,53 4.151,53
Espírito Santo 1.118 - 2.250 1.393,48 1.117,71 1.339,39 1.857,76 2.250,17
Mato Grosso do Sul 1.191 - 2.620 1.507,18 1.191,45 1.305,28 2.163,13 2.620,04
Maranhão 1.185 - 5.286 1.998,12 1.185,32 1.442,85 4.364,12 5.285,95
Alagoas 1.060 - 1.978 1.319,13 1.060,00 1.272,43 1.633,21 1.978,19
Piauí 1.380 - 2.039 1.553,40 1.380,08 1.600,00 1.683,12 2.038,64
Paraíba 1.155 - 3.787 1.682,44 1.155,00 1.383,61 3.126,69 3.787,14
Amazonas 1.080 - 2.822 1.500,04 1.080,00 1.292,97 2.329,71 2.821,81
Rondônia 1.161 - 2.862 1.634,99 1.160,91 1.456,76 2.362,50 2.861,53
Rio Grande do Norte 1.065 - 2.907 1.574,36 1.065,00 1.583,80 2.400,00 2.906,95
Tocantins 1.045 - 1.902 1.225,22 1.045,00 1.140,85 1.570,64 1.902,41
Sergipe 1.093 - 2.059 1.289,30 1.093,00 1.174,90 1.700,00 2.059,09


Principais locais de trabalho

Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Visual merchandiser

Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar produtos e materiais;
  • conceber o projeto (design de interiores, vitrines, espaços diversos e eventos);
  • interpretar as necessidades do cliente;
  • executar o projeto;
  • acompanhar o projeto;
  • elaborar projeto executivo;
  • atrair o consumidor;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
    • alocar pontos de telefonia;
    • identificar expectativas e necessidades do cliente;
    • orçar projeto;
    • criar ambientes temáticos e estéticos;
    • pesquisar tendências;
    • sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
    • escolher escala cromática para o ambiente;
    • alocar pontos de iluminação;
    • testar produtos, materiais e ferramentas;
    • especificar os materiais a serem utilizados;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
    • representar graficamente soluções para o ambiente (desenho manual, autocad etc);
    • alocar pontos de ar condicionado;
    • fazer manutenção programada do projeto;
    • apresentar portfolio ao cliente;
    • montar espaços que destaquem o produto;
    • adequar os elementos já existentes ao espaço;
    • demonstrar senso estético;
    • demonstrar trabalho in loco;
    • pesquisar mercado;
    • elaborar o cronograma;
    • avaliar o resultado do projeto;
    • alocar pontos para informática;
    • conceber programação visual para espaços comerciais (merchandising);
    • estabelecer contrato de trabalho;
    • alocar pontos hidráulicos;
    • assessorar o cliente para aprovação de produtos;
    • entrevistar cliente;
    • avaliar viabilidade do projeto;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • adaptar o projeto às normas;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • definir leiaute da ambientação;
    • coordenar equipes;
    • gerenciar obra ou projeto;
    • contratar serviços especializados;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • providenciar atrativos sensoriais no ambiente;
    • substituir o produto na vitrina já montada;
    • apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • pesquisar linhas de produtos conforme target do cliente;
    • fazer ajustes ao projeto;
    • selecionar produtos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • apresentar sugestões;
    • participar de exposições, mostras e feiras;
    • criar móveis e produtos;
    • elaborar estudos preliminares;
    • indicar outros profissionais;
    • supervisionar execução do projeto;
    • demonstrar capacidade de visão espacial;
    • elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
    • definir programa de ações;
    • distribuir volumes no espaço;
    • apresentar estudo preliminar ao cliente;
    • fazer levantamento métrico e fotográfico;
    • pesquisar preços de produtos e serviços;
    • selecionar fornecedores;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • adaptar materiais;
    • definir limites orçamentários do projeto;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • criar peças especiais;
    • adaptar projeto à vida útil de produto e materiais;
    • personalizar espaço arquitetônico ou físico;
    • alocar pontos elétricos;
    • criar ambiente favorável ao consumo;
    • demonstrar capacidade de objetividade;
    • demonstrar criatividade;
    • planejar a circulação;
    • realizar programação visual de espaços comerciais (merchandising);
    • adaptar projeto às condições do ambiente;
    • divulgar trabalhos na mídia;


    Setores que mais contratam Visual merchandiser no mercado de trabalho

    • Promoção de vendas
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Comércio varejista de calçados
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio atacadista especializado em outros produtos alimentícios não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Educador social
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social