Salário para o cargo de Auxiliar de estúdio
CBO 3741-05 > Técnicos em áudio

Auxiliar de estúdio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Auxiliar de estúdio

Um Auxiliar de estúdio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.693,68 e R$ 5.057,71, com a média salarial de R$ 2.505,94 e o salário mediana em R$ 2.100,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de estúdio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.505,94 30.071,24 626,48 12,12
1º Quartil 1.693,68 20.324,20 423,42 8,19
Salário Mediana 2.100,00 25.200,00 525,00 10,15
3º Quartil 3.857,23 46.286,70 964,31 18,65
Teto Salarial 5.057,71 60.692,51 1.264,43 24,46


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.873 - 7.065 3.143,37 1.873,33 2.418,00 5.832,59 7.064,61
Brasília - DF 1.995 - 3.788 2.363,24 1.994,50 2.020,25 3.127,42 3.788,02
Belo Horizonte - MG 1.578 - 5.360 3.036,71 1.577,55 3.000,00 4.425,18 5.359,91
Rio de Janeiro - RJ 1.550 - 5.405 2.542,48 1.549,50 2.092,00 4.462,00 5.404,51
Recife - PE 1.521 - 2.926 1.734,30 1.521,00 1.546,00 2.415,60 2.925,85
Sinop - MT 1.590 - 2.006 1.605,00 1.590,00 1.590,00 1.656,00 2.005,80
Curitiba - PR 1.721 - 5.270 2.578,62 1.720,88 2.035,00 4.350,60 5.269,58
Teresina - PI 2.527 - 4.313 2.872,94 2.527,00 2.704,00 3.561,25 4.313,49
Birigui - SP 1.544 - 2.151 1.602,93 1.544,33 1.560,00 1.776,00 2.151,14
Fortaleza - CE 1.464 - 4.378 2.282,98 1.464,00 1.916,00 3.614,56 4.378,06
Goiânia - GO 1.412 - 3.110 1.787,92 1.412,00 1.626,00 2.567,33 3.109,63
Manaus - AM 1.412 - 2.214 1.562,54 1.412,00 1.412,00 1.828,15 2.214,31
Serra - ES 1.450 - 1.920 1.532,50 1.450,00 1.577,50 1.585,00 1.919,80
Matias Barbosa - MG 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26
Maceió - AL 1.445 - 4.451 2.082,39 1.444,55 1.605,00 3.675,00 4.451,27
Belém - PA 1.412 - 2.854 1.648,00 1.412,00 1.412,00 2.356,00 2.853,66
Mauá - SP 2.369 - 4.335 2.923,25 2.368,50 2.771,00 3.579,00 4.334,99
Jacareí - SP 1.412 - 2.422 1.496,00 1.412,00 1.412,00 2.000,00 2.422,46
Paraopeba - MG 1.415 - 3.239 1.609,14 1.415,00 1.415,00 2.674,00 3.238,83
Ribeirão Preto - SP 1.800 - 4.277 2.250,14 1.800,00 2.000,00 3.531,00 4.276,85


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.713 - 6.351 2.906,17 1.712,90 2.205,00 5.243,10 6.350,60
Minas Gerais 1.412 - 4.998 2.462,70 1.412,32 2.000,00 4.126,32 4.997,92
Rio de Janeiro 1.566 - 5.068 2.530,87 1.566,07 2.148,50 4.184,50 5.068,39
Distrito Federal 1.995 - 3.788 2.363,24 1.994,50 2.020,25 3.127,42 3.788,02
Paraná 1.718 - 4.177 2.246,17 1.717,65 2.000,00 3.448,73 4.177,20
Mato Grosso 1.433 - 2.488 1.660,17 1.433,00 1.590,00 2.054,00 2.487,87
Pernambuco 1.490 - 2.989 1.786,81 1.489,86 1.546,00 2.467,71 2.988,97
Santa Catarina 1.962 - 3.858 2.433,81 1.961,83 2.312,00 3.185,17 3.857,97
Rio Grande do Sul 1.502 - 3.437 1.957,09 1.502,25 1.750,00 2.837,50 3.436,87
Bahia 1.427 - 5.304 2.420,37 1.427,00 2.251,00 4.379,25 5.304,28
Piauí 2.527 - 4.313 2.872,94 2.527,00 2.704,00 3.561,25 4.313,49
Ceará 1.452 - 6.143 2.803,39 1.451,75 2.060,00 5.071,42 6.142,66
Espírito Santo 1.450 - 2.001 1.530,86 1.450,00 1.510,00 1.652,33 2.001,36
Pará 1.412 - 2.843 1.650,12 1.412,00 1.456,00 2.347,33 2.843,16
Goiás 1.412 - 3.110 1.763,46 1.412,00 1.550,00 2.567,33 3.109,63
Amazonas 1.412 - 2.214 1.562,54 1.412,00 1.412,00 1.828,15 2.214,31
Paraíba 1.415 - 2.252 1.519,09 1.415,00 1.420,00 1.859,50 2.252,28
Alagoas 1.445 - 4.451 2.082,39 1.444,55 1.605,00 3.675,00 4.451,27
Rondônia 1.412 - 2.326 1.526,29 1.412,00 1.485,00 1.920,00 2.325,56
Sergipe 1.440 - 1.831 1.454,40 1.440,00 1.440,00 1.512,00 1.831,38


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de estúdio

Técnicos em áudio devem:

  • comunicar-se;
  • operar sistemas de gravação;
  • tratar registros sonoros;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • compilar registros sonoros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • operar sistemas de sonorização;

  • Atividades

    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • identificar público alvo;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • participar de reunião com área de produção;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • analisar roteiro de programação musical;
    • demonstrar criatividade;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • definir padrões de sincronismo;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • discutir briefing do evento;
    • sugerir fornecedores;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • equalizar registros sonoros;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • trabalhar em equipe;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • adequar repertório ao público;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • editar registros sonoros;
    • selecionar estilos musicais;
    • trabalhar sob pressão;
    • monitorar sinais gravados;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • mixar músicas;
    • analisar sinais de áudio;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • demonstrar iniciativa;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • selecionar registros sonoros;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • cumprir roteiro do evento;
    • mapear pistas de gravação;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • analisar ambiente de gravação;
    • interagir com áreas afins;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • orientar microfonista e assistente;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • lidar com imprevistos;
    • operar equipamentos específicos;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • interagir com o público;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • gerar master;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • conduzir a pista;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • embalar equipamentos;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • definir mapa de palco e input list;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • organizar repertório;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • mixar banda musical;
    • demonstrar paciência;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • orçar evento;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • passar o som (sound check);
    • escolher meio de registro (mídia);
    • inserir áudio descrição;
    • divulgar trabalho;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • selecionar repertório;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • configurar sistemas de gravação;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • trabalhar com precisão;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • gerenciar repertório;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • limpar equipamentos;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • demonstrar concentração;


    Setores que mais contratam Auxiliar de estúdio no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Atividades de rádio
    • Atividades de sonorização e de iluminação
    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades de televisão aberta
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Educação superior - graduação e pós-graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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