Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Técnicos de serviços culturais
- Técnicos em biblioteconomia
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia
Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
Funções e atividades do Técnico de biblioteca
Técnicos em biblioteconomia devem:
- participar do processo de disseminação da informação;
- atender o usuário nas formas presencial e À distância;
- demonstrar competências pessoais;
- participar da organização e manutenção do ambiente;
- realizar atividades técnico-administrativas;
- realizar a manutenção do acervo;
- tratar informação e documentos;
- organizar atividades culturais e de extensão;
Atividades
- escrever correspondências;
- auxiliar na busca de parcerias;
- prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
- auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
- tombar documentos para incorporação ao acervo;
- realizar campanhas de doação;
- alimentar bases de dados;
- elaborar relatórios estatísticos;
- auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
- realizar trabalhos de reparação de documentos;
- participar na realização de saraus culturais;
- controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
- orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
- realizar serviços de comutação;
- cobrar devolução de empréstimos;
- organizar arquivos administrativos;
- demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
- substituir documentos;
- atualizar-se;
- controlar permutas de documentos;
- auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
- controlar o fluxo do usuário;
- monitorar visitas à biblioteca;
- auxiliar na classificação de documentos;
- etiquetar documentos;
- auxiliar nas atividades de ensino à distância;
- elaborar mural;
- participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
- auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
- qualificar-se;
- localizar material no acervo;
- participar do processo de consistência da base de dados;
- magnetizar documentos do acervo;
- realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
- arquivar a produção acadêmica;
- controlar doação de documentos;
- fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
- elaborar clipping;
- participar da elaboração de manuais de procedimentos;
- desdobrar fichas catalográficas;
- cadastrar o usuário;
- auxiliar na catalogação de documentos;
- auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
- preparar painel para exposição das novas aquisições;
- cadastrar a produção científica do corpo docente;
- operar equipamentos audiovisuais;
- realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
- emprestar material do acervo;
- participar na elaboração de publicações;
- demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
- auxiliar na elaboração de resumos;
- participar da organização da hemeroteca;
- realizar permutas de material bibliográfico;
- preparar documentos para encadernação;
- participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
- realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
- auxiliar na indexação de documentos;
- orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
- controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
- auxiliar na elaboração de projetos;
- auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
- apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
- auxiliar no descarte de documentos;
- atualizar o cadastro de usuários;
- digitalizar materiais;
- auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
- conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
- preencher planilhas de dados estatísticos;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- elaborar a sinalização do ambiente;
- elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
- auxiliar na organização de teleconferências;
- auxiliar na organização de exposições;
- conferir documentos encadernados;
- colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
- cadastrar documentos;
- avaliar o uso e adequação do ambiente;
- coletar dados estatísticos;
- pesquisar por solicitação do usuário;
- reservar material bibliográfico;
- organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
- auxiliar na realização de feiras de livros;
- reproduzir documentos;
- participar da organização de concursos literários;
- auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
- demonstrar iniciativa;
- participar do remanejamento do acervo;
- aplicar sanções ao usuário;
- controlar arquivos administrativos;
- executar serviços de digitação e datilografia;
- controlar aquisição de documentos;
- participar de redes de discussão em diferentes meios;
- manter cadastro de endereços institucionais;
- auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
- demonstrar desenvoltura no trato com o público;
- proceder com ética;
- orientar o usuário na preservação do acervo;
- demonstrar habilidade no trato com o público;
- expedir malotes e correios;
- confeccionar o cartão de identificação do usuário;
- elaborar cartazes;
- inventariar o acervo;
- controlar acervo de duplicatas de documentos;
- manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
- viabilizar a organização das atividades culturais;
- selecionar documentos para a encadernação;
- orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
- participar de reuniões de planejamento e avaliação;
- controlar agenda de eventos e cursos;
- auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
- divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
- demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
- demonstrar comprometimento com o trabalho;
- elaborar alertas bibliográficos;
- arquivar fichas catalográficas;
- realizar empréstimos entre bibliotecas;
- elaborar folhetos;
- carimbar documentos;
- fazer levantamentos bibliográficos;
- realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
- trabalhar em equipe;
- pesquisar bases de dados;
- manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
- controlar os estoques de material de consumo;
Setores que mais contratam Técnico de biblioteca no mercado de trabalho
- Outras obras de engenharia civil
- Holdings de instituições não-financeiras
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Limpeza em prédios e em domicílios