Salário para o cargo de Comentarista econômico
CBO 2617-10 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Comentarista econômico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Comentarista econômico

Um Comentarista econômico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.224,55 e R$ 10.919,08, com a média salarial de R$ 3.596,86 e o salário mediana em R$ 1.483,36 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Comentarista econômico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.596,86 43.162,30 899,21 18,15
1º Quartil 1.224,55 14.694,57 306,14 6,18
Salário Mediana 1.483,36 17.800,32 370,84 7,49
3º Quartil 8.327,36 99.928,31 2.081,84 42,02
Teto Salarial 10.919,08 131.029,00 2.729,77 55,10


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.265 - 66.029 17.658,40 1.264,94 13.569,24 54.514,00 66.028,99
Porto Alegre - RS 1.420 - 5.841 2.429,76 1.420,00 1.922,29 4.822,48 5.841,13


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.093 - 46.055 12.148,58 1.093,40 1.500,00 38.023,50 46.055,20
Minas Gerais 1.086 - 2.762 1.416,45 1.086,00 1.187,00 2.280,15 2.761,79
Paraná 924 - 1.938 1.382,05 924,08 1.484,12 1.600,00 1.937,97
Santa Catarina 1.260 - 11.454 2.865,48 1.260,00 1.572,50 9.456,87 11.454,44
Rio Grande do Sul 1.136 - 5.841 2.214,14 1.136,00 1.671,15 4.822,48 5.841,13
São Paulo 1.497 - 5.286 2.397,24 1.497,30 2.294,00 4.364,00 5.285,81


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Comentarista econômico

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • entrevistar pessoas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gravar voz para mídias;
  • apresentar eventos;
  • anunciar produtos e serviços;
  • preparar conteúdo para apresentação;
  • comentar os fatos;
  • narrar transmissão de eventos;
  • apresentar programas e noticiários;

  • Atividades

    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • apresentar os participantes do evento;
    • posicionar os participantes do evento;
    • apresentar programações diversas;
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • demonstrar dinamismo;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • anunciar chamadas;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • ensaiar a apresentação;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • demonstrar credibilidade;
    • ler os comerciais no ar;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • editar textos;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • fazer enquete;
    • animar o programa;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • chamar os comerciais;
    • descrever o evento;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • formular perguntas;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • selecionar material;
    • construir a cena;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • organizar as informações;
    • demonstrar flexibilidade;
    • seguir o roteiro do evento;
    • opinar a respeito do evento;
    • ancorar programas;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • rebater o entrevistado;
    • demonstrar imparcialidade;
    • passar o texto;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • chamar reportagem;
    • demonstrar cordialidade;
    • delimitar o conteúdo;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • editar material gravado;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • provocar o entrevistado;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • levantar informações e dados;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • envolver o entrevistado;
    • anunciar programação;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • redigir a notícia;
    • ajustar a narração ao evento;
    • noticiar fatos;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • participar da definição da pauta;
    • ler o texto no ar;
    • administrar tempo para o evento;
    • checar as informações;
    • mediar debates;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • instruir o entrevistado;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • locutar audiodescrição;
    • gravar reportagens;
    • interromper o entrevistado;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • locutar documentários;


    Setores que mais contratam Comentarista econômico no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Facção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas
    • Aluguel de móveis, utensílios e aparelhos de uso doméstico e pessoal
    • Atividades associativas
    • Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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