Salário para o cargo de Professor de francês
CBO 2346-12 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de francês - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de francês

Um Professor de francês trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.092,30 e R$ 15.299,90, com a média salarial de R$ 6.465,96 e o salário mediana em R$ 5.204,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de francês

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.465,96 77.591,49 1.616,49 37,87
1º Quartil 3.092,30 37.107,57 773,07 18,11
Salário Mediana 5.204,50 62.454,00 1.301,13 30,48
3º Quartil 11.668,35 140.020,26 2.917,09 68,34
Teto Salarial 15.299,90 183.598,76 3.824,97 89,61


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.644 - 19.299 9.764,50 4.644,29 9.269,00 15.933,43 19.299,05
Pinhais - PR 2.453 - 16.046 7.631,00 2.452,50 6.754,00 13.248,00 16.046,38
Brasília - DF 1.741 - 10.452 4.429,00 1.740,50 3.925,00 8.629,50 10.452,31
Rio de Janeiro - RJ 2.372 - 11.578 5.070,44 2.371,50 3.973,00 9.559,00 11.578,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.244 - 17.919 8.225,86 2.244,11 8.698,50 14.793,89 17.918,80
Rio de Janeiro 2.052 - 10.361 5.143,63 2.051,75 5.077,00 8.554,50 10.361,47
Paraná 2.511 - 14.785 6.370,63 2.510,75 4.827,00 12.206,50 14.784,88
Distrito Federal 1.741 - 10.452 4.429,00 1.740,50 3.925,00 8.629,50 10.452,31


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de francês

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar atividades de avaliação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • orientar alunos;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • divulgar conhecimentos científicos;

  • Atividades

    • orientar teses de doutorado;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • indicar bibliografia;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • organizar concursos literários;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • participar de colegiados;
    • traduzir textos;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • organizar edições diplomáticas;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • trabalhar em equipe;
    • promover o estudo de textos;
    • realizar autoavaliação;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • participar da correção de exames;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • definir conteúdos programáticos;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • elaborar tese de doutorado;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • realizar atividades de editoração;
    • publicar trabalhos;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • elaborar glossários;
    • divulgar a produção discente;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • publicar traduções de textos;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • elaborar dicionários;
    • elaborar críticas literárias;
    • supervisionar estágios;
    • distribuir disciplinas;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • discutir propostas curriculares;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • discutir resultados da produção discente;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • planejar orçamento;
    • organizar atlas linguísticos;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • organizar edições críticas;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • programar atividades de pesquisa;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • selecionar textos para estudo;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • elaborar projetos;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • organizar antologias;
    • escrever verbetes;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • montar equipe de pesquisa;
    • relacionar teoria e prática;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • preparar programas de cursos;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • avaliar grade curricular;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;


    Setores que mais contratam Professor de francês no mercado de trabalho

    • Ensino médio
    • Ensino de idiomas
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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