Salário para o cargo de Professor de astronomia (ensino superior)
CBO 2342-15 > Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

Professor de astronomia (ensino superior) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Exercem atividades didáticas, preparam material didático, formam profissionais e coordenam cursos de física, de química e de astronomia de graduação e/ou pós-graduação. Desenvolvem e realizam atividades de pesquisa e extensão. Atualizam seus conhecimentos, atuam em políticas públicas e participam do processo de avaliação institucional. Atuam na administração de instituições de ensino superior, definem infra-estrutura pertinente e estruturam processos seletivos.

Quanto ganha um Professor de astronomia (ensino superior)

Um Professor de astronomia (ensino superior) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 0,00 e R$ 0,00, com a média salarial de R$ 2.780,48 e o salário mediana em R$ 2.780,48 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de astronomia (ensino superior)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.780,48 33.365,76 695,12 15,45
1º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Salário Mediana 2.780,48 33.365,76 695,12 15,45
3º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Teto Salarial 0,00 0,00 0,00 0,00


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

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Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior trabalham nas áreas de física, química e astronomia, lecionando em faculdades e universidades públicas e privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. O trabalho é individual, com supervisão ocasional, realizado em ambiente fechado, com horários irregulares. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis. Os professores de física, em algumas atividades, ficam expostos à radiação, os professores de química podem estar expostos à radiação e à material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior em física ou química e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de astronomia (ensino superior)

Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior devem:

  • coordenar cursos;
  • preparar material didático;
  • atualizar conhecimentos;
  • agir na administração de instituições de ensino superior;
  • exercer atividades didáticas;
  • desenvolver atividades de pesquisa;
  • formar profissionais;
  • atuar em políticas públicas;
  • realizar atividades de extensão;
  • definir a infraestrutura pertinente;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estruturar processos seletivos;
  • participar do processo de avaliação institucional;

  • Atividades

    • avaliar textos;
    • incentivar a participação de alunos em eventos e congressos;
    • realizar atividades de educação continuada;
    • propor projeto pedagógico;
    • ministrar cursos de especialização;
    • elaborar estrutura curricular;
    • divulgar resultados de pesquisa para o grande público;
    • propor ementas;
    • chefiar departamentos;
    • desenvolver instrumentação;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • produzir pareceres;
    • participar de seminários;
    • proferir conferências;
    • participar do planejamento do quadro de pessoal;
    • ministrar aulas de física no ensino superior;
    • coordenar disciplinas teóricas;
    • gerar patentes;
    • coordenar laboratório de ensino;
    • supervisionar estágios;
    • saber expressar-se em público;
    • tutorar alunos;
    • atualizar experimentos;
    • organizar dados;
    • planejar salas de aula;
    • panejar salas de instrumentos;
    • gerar conhecimento;
    • ministrar cursos de aperfeiçoamento;
    • aprender de forma autônoma e contínua;
    • participar de sociedades científicas nacionais;
    • elaborar orçamento;
    • dirigir trabalho de final de curso;
    • participar em bancas examinadoras;
    • corrigir provas;
    • participar de atividades de extensão;
    • formular projetos de pesquisa;
    • executar perícias;
    • participar em comissões;
    • dirigir instituições;
    • utilizar demonstrações experimentais em aulas teóricas;
    • coordenar disciplinas;
    • atualizar curriculum vitae;
    • cursar especialização;
    • participar em bancas de concurso;
    • elaborar instrumento de avaliação;
    • avaliar o projeto pedagógico;
    • prestar consultoria ad-hoc;
    • produzir mídia eletrônica;
    • dirigir unidades;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • planejar laboratório de pesquisa;
    • atender aluno em atividade de recuperação;
    • coletar dados;
    • definir diretrizes curriculares;
    • orientar dissertação de mestrado;
    • respeitar ética profissional;
    • elaborar prestação de contas;
    • formar recursos humanos;
    • orientar monografias;
    • orientar alunos em projetos de especialização;
    • escrever livros;
    • elaborar normas;
    • avaliar estágio probatório;
    • atender aluno extraclasse;
    • apresentar trabalhos em eventos científicos;
    • produzir relatórios;
    • demonstrar espírito empreendedor;
    • executar projetos de pesquisa;
    • selecionar professores;
    • adequar projeto pedagógico;
    • entrevistar candidatos;
    • comunicar-se com eficiência;
    • executar estrutura curricular;
    • avaliar o processo ensino-aprendizagem;
    • prestar consultoria;
    • divulgar os resultados em revistas científicas;
    • escrever roteiros de laboratório;
    • familiarizar-se com novas tecnologias de ensino;
    • atuar inter, multi e transdisciplinarmente;
    • coordenar cursos;
    • introduzir experimentos;
    • planejar bibliotecas;
    • ministrar aulas em disciplinas afins às áreas de física e química no ensino superior;
    • dominar os conteúdos pertinentes à área;
    • organizar atividades de extensão;
    • organizar eventos científicos;
    • demonstrar senso crítico;
    • orientar iniciação científica;
    • manter atualizada a cultura geral;
    • interagir com o ensino médio e fundamental;
    • planejar aula experimental;
    • participar do conselho regional e federal de química;
    • assessorar órgãos públicos;
    • planejar aula teórica;
    • realizar estágios exógenos;
    • participar de congressos;
    • cursar pós-graduação estrito senso;
    • acompanhar a instalação dos equipamentos;
    • atuar em colegiados;
    • coordenar disciplinas intercursos ou interunidades;
    • preparar provas;
    • elaborar plano de ensino;
    • organizar eventos;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • planejar laboratório de ensino;
    • ministrar aulas de astronomia no ensino superior;
    • orientar tese de doutorado;
    • orientar alunos em pós-graduação;
    • demonstrar curiosidade;
    • divulgar método científico;
    • cursar pós-graduação lato senso;
    • reconhecer as relações do desenvolvimento da química, física e astronomia com outras áreas do saber;
    • prestar serviços técnico-científicos;
    • realizar estágios de pós-doutorado;
    • executar o projeto pedagógico;
    • ministrar aulas de química no ensino superior;
    • definir procedimentos;


    Setores que mais contratam Professor de astronomia (ensino superior) no mercado de trabalho

    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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