Salário para o cargo de Professor de técnicas agrícolas
CBO 2331-15 > Professores do ensino profissional

Professor de técnicas agrícolas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam a jovens e adultos conhecimentos teóricos e práticos de uma área profissional, planejam o trabalho docente, avaliam a aprendizagem e o ensino, realizam pesquisas das mudanças no seu campo de ensino para transformar esse conhecimento em aulas e situações laboratoriais. Desenvolvem recursos didáticos, produzem registros escritos e gráficos, trabalham com higiene e segurança e promovem educação ambiental. Podem realizar trabalhos técnicos e de assessoria. No exercício das atividades mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de técnicas agrícolas

Um Professor de técnicas agrícolas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.538,25 e R$ 9.428,74, com a média salarial de R$ 4.395,48 e o salário mediana em R$ 3.900,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de técnicas agrícolas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.395,48 52.745,72 1.098,87 25,94
1º Quartil 2.538,25 30.458,94 634,56 14,98
Salário Mediana 3.900,00 46.800,00 975,00 23,02
3º Quartil 7.190,76 86.289,14 1.797,69 42,44
Teto Salarial 9.428,74 113.144,91 2.357,19 55,65


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Professores do ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Fortaleza - CE 2.903 - 7.684 4.458,90 2.902,80 4.157,00 6.343,60 7.683,56
Seabra - BA 1.600 - 4.118 2.150,00 1.600,00 1.800,00 3.400,00 4.118,18
São Paulo - SP 1.539 - 11.155 5.421,29 1.539,00 5.000,00 9.210,00 11.155,43
Anchieta - ES 4.420 - 6.056 4.536,18 4.420,00 4.420,44 5.000,00 6.056,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.863 - 8.927 3.847,75 1.862,80 3.041,00 7.369,94 8.926,69
Espírito Santo 2.378 - 6.056 3.886,96 2.378,44 4.210,00 5.000,00 6.056,15
Ceará 2.903 - 7.684 4.458,90 2.902,80 4.157,00 6.343,60 7.683,56
São Paulo 2.022 - 18.882 7.623,94 2.022,25 7.000,00 15.589,00 18.881,86
Bahia 1.667 - 5.887 2.895,00 1.666,67 2.375,00 4.860,00 5.886,58
Rondônia 2.100 - 5.178 2.860,63 2.100,00 2.500,00 4.275,00 5.178,01


Principais locais de trabalho

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino profissional

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.


Funções e atividades do Professor de técnicas agrícolas

Professores do ensino profissional devem:

  • produzir registros escritos e gráficos;
  • pesquisar;
  • desenvolver recursos didáticos;
  • trabalhar com higiene e segurança;
  • avaliar a aprendizagem e o ensino;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação;
  • planejar o trabalho docente;
  • ensinar;
  • comunicar-se;
  • promover educação ambiental;

  • Atividades

    • garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização;
    • assessorar tecnicamente instituições;
    • demonstrar capacidade de mudança;
    • organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores;
    • estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento;
    • monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios;
    • adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem;
    • demonstrar capacidade de gerenciamento da informação;
    • propor a aquisição de equipamentos de segurança;
    • consultar diferentes fontes de informação;
    • tomar parte em colegiados;
    • preencher fichas de estágios;
    • participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras;
    • efetuar atividades de recuperação de aprendizagem;
    • interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho;
    • orientar os alunos para procura de informações específicas;
    • demonstrar ética profissional;
    • trabalhar em equipe;
    • assessorar tecnicamente a comunidade;
    • elaborar material didático impresso;
    • recomendar o uso correto de equipamentos de segurança;
    • sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança;
    • opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício;
    • exercer liderança cooperativa;
    • registrar ocorrências de diferentes naturezas;
    • fomentar ações de preservação ambiental;
    • preencher registro e controle de equipamentos e materiais;
    • preparar as aulas;
    • encaminhar registros para as autoridades competentes;
    • observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança;
    • demonstrar flexibilidade;
    • aplicar provas em processo seletivos;
    • produzir laudos técnicos;
    • orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente;
    • participar de atividades culturais e de lazer;
    • participar do planejamento de horários e calendário escolar;
    • vistoriar os equipamentos e instalações;
    • tomar parte em comissões de diversas naturezas;
    • encaminhar alunos para estágios profissionais;
    • estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança;
    • respeitar as diferenças e diversidades;
    • adaptar equipamentos e utensílios de laboratório;
    • analisar e resolver problemas;
    • redigir o plano de ensino;
    • explicar conceitos e princípios;
    • definir atividades e cronograma;
    • elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento;
    • realizar testes, ensaios, análises laboratoriais;
    • divulgar trabalhos da área profissional;
    • por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • gerar produtos e projetos;
    • orientar projetos de pesquisa;
    • encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos;
    • orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos;
    • preencher diários de classe;
    • instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições;
    • estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema;
    • efetuar avaliação diagnóstica dos alunos;
    • executar pesquisas;
    • analisar especificações técnicas de equipamentos para compra;
    • participar de intercâmbios culturais;
    • informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente;
    • estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação;
    • apresentar esquemas e painéis explicativos;
    • realizar demonstrações teórico-práticas;
    • avaliar o desempenho de alunos em estágios;
    • acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem;
    • exercer atividades de coordenação e gestão;
    • pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • realizar consultorias técnicas;
    • orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas;
    • orientar para a classificação e destinação do lixo;
    • desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros;
    • corrigir provas para processos seletivos;
    • contextualizar continuamente os conteúdos;
    • participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
    • orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo;
    • estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade;
    • avaliar relatórios de estágios;
    • selecionar material didático e bibliográfico;
    • proferir palestras e conferências;
    • estimular a busca de conhecimento;
    • orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas;
    • ministrar cursos de formação e extensão;
    • estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão;
    • desenvolver recursos audiovisuais;
    • divulgar o trabalho da escola;
    • demonstrar motivação;
    • selecionar conteúdos;
    • tomar parte em bancas de concursos internos;
    • realizar certificação e qualificação;
    • participar de grupos de estudo e de pesquisa;
    • preencher requisição de serviços materiais;
    • coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional;
    • prever a manutenção de equipamentos e instalações;
    • promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema;
    • orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos;
    • definir o perfil profissional pretendido;
    • informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área;
    • planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
    • ministrar aulas teórico-práticas;
    • estagiar em instituições;
    • orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos;
    • demonstrar curiosidade intelectual;
    • compor instrumentos de avaliação;
    • orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo;
    • recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos;
    • integrar bancas de diversas naturezas;
    • sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico;
    • produzir relatórios;
    • solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;
    • propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante;
    • comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola;
    • participar do planejamento do curso;
    • coordenar processos de seleção;
    • divulgar propostas de trabalho e convênios;
    • diagnosticar o perfil de entrada da demanda;
    • implementar orientações técnicas para a comunidade;
    • integrar continuamente teoria e prática;
    • assessorar a própria instituição;
    • conceber provas para processos seletivos;
    • utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;
    • estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo;
    • definir metodologias de mediação de aprendizagem;
    • operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino;
    • desenvolver aplicativos educacionais;
    • representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos;
    • realizar parcerias;


    Setores que mais contratam Professor de técnicas agrícolas no mercado de trabalho

    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação profissional de nível tecnológico
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino médio
    • Agências de publicidade
    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Outras atividades de ensino
    • Administração de consórcios para aquisição de bens e direitos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Chefe de bilheteria