Salário para o cargo de Gestor de entidade religiosa
CBO 1143-05 > Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Gestor de entidade religiosa - Descrição, atividades e funções do cargo

Implementam a missão religiosa, representam, jurídica e legalmente, a instituição, gerenciam operações administrativas e financeiras, coordenam atividades, articulam recursos humanos e materiais, comunicam-se oralmente e por escrito.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de entidades religiosas

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Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de entidades religiosas podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gestor de entidade religiosa

Dirigentes e administradores de entidades religiosas devem:

  • articular recursos;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • coordenar atividades;
  • representar a instituição;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • implementar a missão religiosa;

Atividades

  • visitar projetos e entidades sociais;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar coerência;
  • publicar artigos;
  • formar comitês;
  • atender o público;
  • demonstrar sensibilidade social e psicológica;
  • acompanhar a arrecadação financeira;
  • definir rotinas operacionais;
  • promover campanhas religiosas, sociais e institucionais;
  • recrutar voluntários;
  • avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa;
  • promover festas e eventos;
  • demonstrar ética;
  • participar de eventos inter-religiosos;
  • gerenciar plano de comunicação;
  • articular conselhos da entidade (religioso, consultivo, administrativo);
  • atender órgãos de imprensa;
  • respeitar o próximo;
  • elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade;
  • participar de conselhos inter-religiosos;
  • identificar lideranças na comunidade;
  • gerenciar equipes;
  • definir objetivos e metas;
  • traçar diretrizes;
  • elaborar projetos e programas missionários;
  • articular parcerias;
  • desenvolver material de divulgação;
  • gerenciar as atividades da entidade (administrativas, sociais etc.);
  • coordenar grupos de estudos religiosos;
  • elaborar estatutos;
  • promover ações sociais;
  • demonstrar organização;
  • organizar eventos;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização;
  • demonstrar amor ao próximo;
  • elaborar plano de ação;
  • implementar plano de ação;
  • demonstrar tolerância;
  • participar de campanhas de utilidade pública;
  • buscar apoio institucional;
  • demonstrar carisma;
  • saber ouvir;
  • pesquisar usos e costumes da região;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • estabelecer normas e regras administrativas;
  • verificar viabilidade de programas e projetos;
  • desenvolver ações estratégicas;
  • alocar recursos;
  • organizar comemorações religiosas;
  • promover a formação de voluntários;
  • demonstrar capacidade de compartilhar;
  • conferir documentos formais (atas e relatórios);
  • indicar representantes;
  • respeitar a diversidade;
  • formular princípios da organização;
  • recepcionar personalidades públicas;
  • planejar calendário religioso;
  • definir estratégias para divulgar a missão;
  • participar de conselhos políticos e comunitários;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • aprovar verbas;
  • demonstrar autocontrole;
  • acompanhar o quadro associativo (sócios, membros e mantenedores);
  • proferir palestras;
  • organizar equipes;
  • supervisionar programas e projetos da instituição;
  • elaborar orçamento;
  • elaborar estratégias de ensino;
  • demonstrar conhecimento religioso;
  • gerenciar os serviços contratados de terceiros;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • promover orientação espiritual nas escolas;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • interagir com a comunidade;
  • administrar conflitos;
  • administrar o fluxo de caixa;
  • assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto;
  • preparar voluntários;
  • participar de programas de rádio e tv;
  • elaborar documentos formais (atas, relatórios, contratos etc.);
  • mobilizar recursos;
  • administrar o patrimônio da organização;
  • captar recursos financeiros;
  • publicar boletins internos e periódicos;
  • organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos;


Setores que mais contratam Gestor de entidade religiosa no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações religiosas




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