Salário para o cargo de Técnico em refinação de petróleo
CBO 3112-05 > Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Técnico em refinação de petróleo - Descrição, atividades e funções do cargo

Programam atividades e coordenam processos de produção petroquímica. Controlam a qualidade de insumos e produtos. Analisam dados estatísticos do processo produtivo, interpretam laudos de análises químicas e identificam produtos e insumos. Mantêm equipamentos e materiais em condições operacionais e coordenam equipe de trabalho. Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, de preservação ambiental e saúde.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnico em ciências físicas e químicas
        • Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás são empregados formais com carteira assinada que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional. Atuam em indústrias químicas, petroquímicas, de produção de álcool ou de elaboração de combustíveis nucleares. Trabalham em locais fechados e abertos sujeitos a pressões, grandes alturas e trabalho confinado. Freqüentemente são expostos a altas temperaturas, ruídos, radiação e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Essas ocupações são exercidas por profissionais com formação técnica de nível médio em controle de processos de produção química e/ou petroquímica e refinaria ou em áreas afins. A atuação como técnico titular ocorre com pelo menos cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Técnico em refinação de petróleo

Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás devem:

  • coordenar o processo de produção;
  • demonstrar competências pessoais;
  • manter os equipamentos e materiais em condições operacionais;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • programar atividades de produção petroquímica;
  • trabalhar conforme as normas de segurança, preservação ambiental, saúde ocupacional e legislação;
  • controlar a qualidade de insumos e produtos;

Atividades

  • implementar ações corretivas;
  • desenvolver habilidades de negociação;
  • controlar índices técnicos (produção, custos e outros);
  • programar parada e partida de equipamentos;
  • preencher ordem de serviço para realização de manutenção dos equipamentos;
  • implantar programas institucionais;
  • analisar riscos em conjunto com outros profissionais;
  • comunicar-se;
  • compartilhar tarefas;
  • demonstrar criatividade;
  • executar manobras operacionais (trocas, ajustes, alterações e outras);
  • utilizar equipamentos, recursos informatizados e, de comunicação;
  • propor discussões sobre problemas operacionais;
  • providenciar serviços de manutenção corretiva dos processos e equipamentos;
  • divulgar conhecimentos;
  • inspecionar sistemas de segurança, qualidade, meio ambiente e saúde ocupacional;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • identificar normas de segurança e procedimentos pertinentes;
  • definir meios e recursos necessários para o cumprimento de metas e custos;
  • inspecionar serviços contratados vinculados à área de produção;
  • preparar material didático e instrucional para treinamento;
  • elaborar em equipe, métodos e técnicas de avaliação de treinamento;
  • fazer uso dos equipamentos de proteção individual;
  • elaborar relatórios e boletins de ocorrências;
  • coletar amostras de produtos;
  • identificar necessidades de treinamento;
  • monitorar a continuidade do processo de produção;
  • realizar serviços de manutenção de primeiro nível;
  • requisitar serviços complementares;
  • revisar cronograma de atividades operacionais;
  • monitorar estoques de materiais e insumos;
  • empregar normas e procedimentos de segurança;
  • elaborar plano de análise contingencial (quebra de equipamentos, parada não programada);
  • interpretar documentação técnica (desenhos, normas, procedimentos e outras);
  • elaborar propostas para o desenvolvimento de novos produtos, métodos e sistemas;
  • programar serviços complementares (pinturas, andaimes, limpeza e outros);
  • promover a motivação da equipe;
  • avaliar o desempenho da equipe;
  • emitir relatório de acidente e incidente;
  • planejar desenvolvimento da equipe;
  • tomar decisões;
  • desenvolver treinamentos no ambiente de trabalho;
  • realizar ensaios qualitativos, quantitativos e instrumentais;
  • especificar materiais e equipamentos para suprimento;
  • admitir opiniões da equipe;
  • orientar a seleção do pessoal em conjunto com a área de recursos humanos;
  • aferir instrumentos após manutenção;
  • elaborar escalas de movimentação de pessoal (férias, folgas, trocas e aposentadorias);
  • analisar a eficácia da ação corretiva;
  • operar recursos de comunicação (rádio, viva-voz, telefone, fax e outros);
  • interagir com clientes internos e externos durante a realização de manobras operacionais;
  • consultar relatórios e ocorrências de turno;
  • trocar experiências com outros profissionais;
  • ordenar produtos, insumos intermediários e finais;
  • monitorar o descarte de resíduos, efluentes e gases conforme normas ambientais;
  • instruir a equipe quanto a utilização de equipamentos de proteção;
  • elaborar procedimentos e instruções operacionais;
  • elaborar cronograma de atividades operacionais;
  • monitorar a execução de manobras operacionais;
  • monitorar o desempenho dos equipamentos;
  • desenvolver relações interpessoais;
  • monitorar o cumprimento do plano de análises laboratoriais;
  • rastrear produtos e insumos para identificar falhas;
  • elaborar procedimentos em conformidade com as normas de segurança;
  • controlar emoções em situação de conflito;
  • avaliar solicitações e opiniões;
  • buscar autodesenvolvimento;
  • identificar situações de risco;
  • investigar acidentes em conjunto com profissionais das áreas envolvidas;
  • revisar documentos técnicos operacionais;
  • analisar as variáveis do processo produtivo;
  • distribuir tarefas à equipe;
  • interpretar laudos de análises químicas;
  • relacionar equipamentos para manutenção externa;
  • analisar dados estatísticos do processo produtivo;
  • identificar tarefas e ações necessárias ao planejamento;
  • acionar órgãos de segurança, meio ambiente e saúde ocupacional;
  • divulgar normas e procedimentos junto a equipe;
  • identificar produtos não conformes (falhas, fora de padrão e outros);
  • controlar o cronograma de produção;


Setores que mais contratam Técnico em refinação de petróleo no mercado de trabalho

  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de engenharia
  • Fabricação de resinas termoplásticas
  • Instalação e manutenção elétrica




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