Salário para o cargo de Técnico em construção civil (obras de saneamento)
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Técnico em construção civil (obras de saneamento) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Técnico em construção civil (obras de saneamento)

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • orçar obras;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preservar o meio ambiente;
  • supervisionar obras;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • realizar vistorias técnicas;
  • supervisionar equipes;
  • planejar o trabalho;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • realizar trabalhos em laboratório;

Atividades

  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • analisar origem das solicitações;
  • requisitar materiais;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • analisar contrato de obras;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • registrar alterações de serviços;
  • discutir o projeto;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • dominar softwares específicos;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • solicitar projetos complementares;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • emitir ordem de compra;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • elaborar cronograma;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • elaborar memorial descritivo;
  • calcular ensaios;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • fiscalizar obras;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • especificar materiais;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • identificar fontes de poluição;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • agir com iniciativa;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • programar a execução dos serviços;
  • cotar insumos e serviços;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • preparar ensaios;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • supervisionar campanha educativa;
  • elaborar composições unitárias;
  • coletar amostras;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • analisar dados coletados;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • fazer vistoria técnica;
  • verificar tipo de vistoria;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • emitir parecer técnico;
  • verificar condições técnicas do local;
  • emitir relatório final;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • elaborar anteprojeto;
  • identificar as características dos resíduos;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • revisar os projetos;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • elaborar croqui;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • realizar medições;
  • atuar com ousadia;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • elaborar relatórios;
  • atender às necessidades do cliente;
  • negociar propostas;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • gerenciar logística;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • elaborar memória de cálculo;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • propor ações preventivas;
  • preparar o local de trabalho;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • realizar ensaios;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • atuar com liderança;
  • treinar equipes;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • estudar projetos;
  • empregar normas técnicas;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • detalhar o projeto;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • elaborar propostas de venda;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • controlar parâmetros desejados;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • aplicar ações corretivas;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • demonstrar criatividade;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • programar os serviços;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar capacidade de organização;


Setores que mais contratam Técnico em construção civil (obras de saneamento) no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




Profissões em Destaque: