Salário para o cargo de Técnico em construção civil (obras de saneamento)
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Técnico em construção civil (obras de saneamento) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Técnico em construção civil (obras de saneamento)

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar trabalhos em laboratório;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • supervisionar obras;
  • orçar obras;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • supervisionar equipes;
  • preservar o meio ambiente;
  • realizar vistorias técnicas;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • planejar o trabalho;

Atividades

  • ajustar modificações nos roteiros;
  • atuar com ousadia;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • elaborar propostas de venda;
  • analisar contrato de obras;
  • coletar amostras;
  • preparar o local de trabalho;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • dominar softwares específicos;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • gerenciar logística;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • emitir parecer técnico;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • treinar equipes;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • emitir relatório final;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • revisar os projetos;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • trabalhar em equipe;
  • negociar propostas;
  • verificar tipo de vistoria;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • realizar ensaios;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • solicitar projetos complementares;
  • programar a execução dos serviços;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • discutir o projeto;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • registrar alterações de serviços;
  • elaborar croqui;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • programar os serviços;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • agir com iniciativa;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • identificar as características dos resíduos;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • preparar ensaios;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • demonstrar criatividade;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • fazer vistoria técnica;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • elaborar memorial descritivo;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • estudar projetos;
  • analisar origem das solicitações;
  • atuar com liderança;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • elaborar relatórios;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • identificar fontes de poluição;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • emitir ordem de compra;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • empregar normas técnicas;
  • elaborar composições unitárias;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • controlar parâmetros desejados;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • analisar dados coletados;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • atender às necessidades do cliente;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • elaborar anteprojeto;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • elaborar cronograma;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • propor ações preventivas;
  • supervisionar campanha educativa;
  • detalhar o projeto;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • fiscalizar obras;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • elaborar memória de cálculo;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • especificar materiais;
  • verificar condições técnicas do local;
  • requisitar materiais;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • aplicar ações corretivas;
  • realizar medições;
  • cotar insumos e serviços;
  • calcular ensaios;


Setores que mais contratam Técnico em construção civil (obras de saneamento) no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




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