Salário para o cargo de Técnico em construção civil (obras de saneamento)
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Técnico em construção civil (obras de saneamento) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Técnico em construção civil (obras de saneamento)

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • preservar o meio ambiente;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o trabalho;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • realizar vistorias técnicas;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • orçar obras;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • supervisionar obras;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • supervisionar equipes;
  • realizar trabalhos em laboratório;

Atividades

  • emitir parecer técnico;
  • analisar origem das solicitações;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • analisar contrato de obras;
  • agir com iniciativa;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • discutir o projeto;
  • elaborar propostas de venda;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • requisitar materiais;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • identificar as características dos resíduos;
  • verificar tipo de vistoria;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • treinar equipes;
  • atender às necessidades do cliente;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • especificar materiais;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • fiscalizar obras;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • verificar condições técnicas do local;
  • estudar projetos;
  • preparar ensaios;
  • empregar normas técnicas;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • elaborar relatórios;
  • atuar com ousadia;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • elaborar memória de cálculo;
  • analisar dados coletados;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • registrar alterações de serviços;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • fazer vistoria técnica;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • identificar fontes de poluição;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • coletar amostras;
  • programar a execução dos serviços;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • emitir relatório final;
  • elaborar croqui;
  • detalhar o projeto;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • calcular ensaios;
  • preparar o local de trabalho;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • elaborar cronograma;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • elaborar composições unitárias;
  • elaborar anteprojeto;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • elaborar memorial descritivo;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • aplicar ações corretivas;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • revisar os projetos;
  • atuar com liderança;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • emitir ordem de compra;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • propor ações preventivas;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • solicitar projetos complementares;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • dominar softwares específicos;
  • trabalhar em equipe;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • programar os serviços;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • gerenciar logística;
  • cotar insumos e serviços;
  • controlar parâmetros desejados;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • negociar propostas;
  • realizar medições;
  • supervisionar campanha educativa;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • realizar ensaios;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;


Setores que mais contratam Técnico em construção civil (obras de saneamento) no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




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