Salário para o cargo de Técnico de Suporte de TI
CBO 3172-10 > Técnicos em operação e monitoração de computadores

Técnico de Suporte de TI - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam sistemas de computadores e microcomputadores, monitorando o desempenho dos aplicativos, recursos de entrada e saída de dados, recursos de armazenamento de dados, registros de erros, consumo da unidade central de processamento (cpu), recursos de rede e disponibilidade dos aplicativos. Asseguram o funcionamento do hardware e do software, garantem a segurança das informações, por meio de cópias de segurança e armazenando-as em local prescrito, verificando acesso lógico de usuário e destruindo informações sigilosas descartadas. Atendem clientes e usuários, orientando-os na utilização de hardware e software, inspecionam o ambiente físico para segurança no trabalho.

Quanto ganha um Técnico de Suporte de TI

Um Técnico de Suporte de TI trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.693,34 e R$ 3.863,76, com a média salarial de R$ 2.268,41 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Técnico de Suporte de TI

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.268,41 27.220,92 567,10 10,80
1º Quartil 1.693,34 20.320,08 423,34 8,06
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 9,52
3º Quartil 3.189,95 38.279,40 797,49 15,19
Teto Salarial 3.863,76 46.365,12 965,94 18,40


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em informática
        • Técnicos em operação e monitoração de computadores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em operação e monitoração de computadores trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em operação e monitoração de computadores

Para operar plataformas de grande porte (mainframe), e para o técnico de apoio ao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo é o segundo grau completo. Em ambientes de rede e supercomputadores há superqualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação em informática. O pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acompanhados de formação contínua.


Funções e atividades do Técnico de Suporte de TI

Técnicos em operação e monitoração de computadores devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar processamento de dados;
  • inspecionar ambiente físico de trabalho;
  • assegurar funcionamento do hardware e software;
  • monitorar sistemas;
  • atender cliente e usuário;
  • comunicar-se;
  • garantir segurança das informações;

Atividades

  • inicializar e desativar sistemas e aplicativos;
  • trabalhar em equipe;
  • monitorar disponibilidade de aplicativos;
  • controlar acesso de pessoas não autorizadas;
  • demonstrar fluência verbal;
  • ouvir atentamente;
  • adaptar linguagem para e do usuário;
  • executar checagem inicial de solicitação;
  • monitorar recursos de rede;
  • otimizar recursos disponíveis;
  • disponibilizar recursos operacionais;
  • requisitar manutenção preventiva e corretiva de hardware e software;
  • demonstrar organização;
  • redigir;
  • identificar falhas em hardware e software;
  • sugerir mudanças na disposição de equipamentos;
  • demonstrar atenção difusa;
  • supervisionar linha de transmissão;
  • agir com objetividade;
  • orientar cliente e usuário na utilização de hardware e software;
  • demonstrar auto- controle;
  • realizar limpezas periódicas em equipamentos;
  • monitorar desempenho de aplicativos;
  • demonstrar iniciativa;
  • monitorar recursos de entrada e saída de dados;
  • monitorar registros de erros;
  • alimentar equipamentos com suprimentos;
  • administrar o tempo;
  • verificar acesso lógico do usuário;
  • planejar atendimento a cliente e usuário;
  • configurar e reconfigurar hardware;
  • sanar pequenas falhas de hardware;
  • demonstrar disponibilidade;
  • interpretar leitura técnica;
  • providenciar correção de erros de tarefas;
  • verificar temperatura e umidade local;
  • conduzir solicitação de suporte;


Setores que mais contratam Técnico de Suporte de TI no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Atividades de teleatendimento
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Ensino fundamental
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial




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