Salário para o cargo de Técnico de operações e serviços bancários - câmbio
CBO 3532-05 > Técnicos em operações e serviços bancários

Técnico de operações e serviços bancários - câmbio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Processam operações de crédito, investimento e serviços bancários, obedecendo normas externas, emanadas de órgãos governamentais, e internas, da instituição que os empregam. Controlam as operações de concessão de crédito, investimento e serviços a pessoas físicas ou jurídicas, a fim de cumprir e fazer cumprir as normas e regras internas e de órgãos regulamentadores, tais como: banco central do brasil e secretaria da receita federal, entre outros. Atendem aos demais setores do banco, como seus clientes internos, e a órgãos governamentais, outros bancos e ao público em geral, como clientes externos, prestando-lhes informações sobre assuntos de sua competência. Podem coordenar recursos humanos, sob sua responsabilidade e exercer o monitoramento de serviços prestados por terceiros.

Quanto ganha um Técnico de operações e serviços bancários - câmbio

Um Técnico de operações e serviços bancários - câmbio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.557,85 e R$ 11.988,04, com a média salarial de R$ 5.036,67 e o salário mediana em R$ 3.665,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico de operações e serviços bancários - câmbio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.036,67 60.440,04 1.259,17 24,37
1º Quartil 2.557,85 30.694,21 639,46 12,38
Salário Mediana 3.665,00 43.980,00 916,25 17,73
3º Quartil 9.142,59 109.711,10 2.285,65 44,23
Teto Salarial 11.988,04 143.856,48 2.997,01 58,00


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nível médio em operações financeiras
        • Técnicos em operações e serviços bancários

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.220 - 13.245 5.015,33 2.220,00 3.100,00 10.934,81 13.244,57
Belo Horizonte - MG 2.990 - 11.819 5.993,86 2.990,42 4.500,00 9.758,00 11.819,18
Rio de Janeiro - RJ 2.289 - 12.518 6.235,33 2.288,50 6.816,50 10.334,75 12.517,76
Natal - RN 1.604 - 3.476 2.099,67 1.604,00 1.962,50 2.869,67 3.475,83
Porto Alegre - RS 2.234 - 5.504 2.795,89 2.234,00 2.320,00 4.544,50 5.504,43


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.223 - 13.101 4.983,58 2.222,83 3.100,00 10.816,51 13.101,28
Minas Gerais 2.913 - 11.819 5.922,00 2.913,40 4.500,00 9.758,00 11.819,18
Rio de Janeiro 1.764 - 12.338 5.402,54 1.763,96 3.663,00 10.186,40 12.338,07
Rio Grande do Norte 1.604 - 3.476 2.099,67 1.604,00 1.962,50 2.869,67 3.475,83
Rio Grande do Sul 2.234 - 6.298 2.900,64 2.234,00 2.366,00 5.200,00 6.298,40
Paraná 3.000 - 8.922 4.441,50 3.000,00 3.242,00 7.366,00 8.921,92


Principais locais de trabalho

Técnicos em operações e serviços bancários rabalham em bancos e outras instituições de intermediação financeira como empregados assalariados, com registro em carteira, organizam- se em equipe, sob supervisão permanente, em ambientes fechados, nos horários diurnos, sob condições normais de trabalho.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em operações e serviços bancários

Para o exercício desse cargo requer-se formação de nível médio, seguida de cursos orientados para o trabalho, nas próprias instituiões. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência, atuando sob supervisão constante de profissionais mais experientes. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Técnico de operações e serviços bancários - câmbio

Técnicos em operações e serviços bancários devem:

  • preparar movimento para compensação;
  • processar operações de crédito, câmbio e serviços;
  • coordenar recursos humanos;
  • administrar movimento dos caixas e da tesouraria;
  • controlar operações de financiamento e de investimento;
  • gerir sistema de normas internas e externas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender clientes internos e externos;

  • Atividades

    • classificar documentos;
    • checar documentos recebidos;
    • participar do desligamento de funcionários;
    • calcular saldos devedores e juros;
    • registrar ocorrências no sistema;
    • monitorar caixas eletrônicos da agência;
    • remanejar recursos humanos;
    • demonstrar equilíbrio emocional;
    • zelar pela segurança do numerário da agência;
    • conferir documentação de clientes (pessoas física e jurídica) e da operação;
    • executar baixa ou liquidação de operação;
    • monitorar fluxo de numerário e de cheques;
    • fiscalizar assiduidade e pontualidade;
    • inspecionar aplicação de normas e regras;
    • separar documentos;
    • processar transações dos meios remotos (caixa expresso);
    • participar da seleção de funcionários;
    • demonstrar comunicabilidade;
    • demonstrar persuasão;
    • suprir caixas;
    • controlar prazo de validade de carta de crédito;
    • registrar operações de renda fixa e variável (bmf, cetip, selic);
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • efetuar transações entre contas;
    • fechar os caixas;
    • assimilar mudanças;
    • orientar clientes;
    • verificar documentação pendente;
    • enquadrar operações às normas internas e externas;
    • abrir caixas;
    • sanar dúvidas sobre rotinas;
    • registrar operações de crédito em carteira de cobrança;
    • trabalhar em equipe;
    • sugerir promoção de funcionários;
    • fechar malotes;
    • demonstrar espírito empreendedor;
    • distribuir tarefas;
    • conciliar movimento físico e contábil;
    • monitorar serviços de terceiros (transportadora de valores);
    • demonstrar flexibilidade;
    • montar lotes de documentos;
    • interpretar normas e regras internas e externas;
    • estabelecer horários para entrega de numerário;
    • contar numerário;
    • suprir caixas eletrônicos da agência;
    • controlar processos enviados para cobrança judicial;
    • demonstrar criatividade;
    • custodiar documentação de exportação;
    • encaminhar processos para cobrança judicial;
    • demonstrar segurança;
    • proceder lançamentos de acertos;
    • coordenar trabalhos dos funcionários;
    • elaborar relatórios sobre posição de carteiras;
    • dar suporte para outras áreas;
    • alimentar sistema com informações pertinentes às carteiras;
    • contatar órgãos governamentais (bc, bndes, srf);
    • tomar decisões;
    • encaminhar reclamações de clientes para o setor competente;
    • atualizar sistema de normas e regras;
    • recolher depósitos e pagamentos em caixas eletrônicos da agência;
    • controlar utilização do fundo de garantia por tempo de serviço (fgts);
    • demonstrar capacidade de análise técnica;
    • cumprir normas e regras internas e externas;
    • solicitar numerário;
    • trocar moedas entre bancos (câmbio e hedge);
    • demonstrar visão estratégica;
    • enviar malotes;
    • atender às solicitações de reserva para saques;
    • emitir carta de crédito;
    • registrar importação, exportação e remessa financeira no banco central (sisbacen);
    • recolher excedente dos caixas;
    • demonstrar dinamismo;
    • treinar funcionários;
    • administrar saldo de reserva (limite para pernoite);
    • administrar situações adversas;
    • retirar documentos dos caixas;
    • avaliar desempenho de funcionários;
    • recolher numerário à tesouraria;
    • contatar instituições ou clientes internacionais;
    • devolver cheques irregulares;
    • prever necessidade de numerário;
    • demonstrar comprometimento;
    • pesquisar informações sobre operações e documentação de clientes;
    • repactuar dívidas;
    • motivar equipe (prêmios, folgas, benefícios);
    • supervisionar operações dos caixas;
    • solicitar liberação de recursos para operações de crédito, câmbio e serviços;
    • efetuar controle contábil;
    • separar numerário em lotes;
    • demonstrar iniciativa;
    • conceder crédito dentro dos limites estabelecidos;
    • notificar clientes em débito;
    • emitir contratos ou aditivos de financiamento e de prestação de serviços;
    • acompanhar inadimplência;
    • processar borderôs;
    • fornecer troco;
    • transmitir arquivos via sistema;
    • disponibilizar funcionários para outras áreas;
    • instruir funcionários sobre aplicação de normas e regras;
    • obter autorização de cliente para operações;
    • delegar funções;
    • cobrar cumprimento das tarefas diárias;
    • receber malotes;
    • tutelar objetos e documentos;


    Setores que mais contratam Técnico de operações e serviços bancários - câmbio no mercado de trabalho

    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Corretoras de câmbio
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Previdência complementar aberta
    • Distribuidoras de títulos e valores mobiliários
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Corretoras de títulos e valores mobiliários
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Atividades de administração de fundos por contrato ou comissão




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: