Salário para o cargo de Técnico de documentação e informação
CBO 3711-10 > Técnicos em biblioteconomia

Técnico de documentação e informação - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos de serviços culturais
        • Técnicos em biblioteconomia

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.


Funções e atividades do Técnico de documentação e informação

Técnicos em biblioteconomia devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • tratar informação e documentos;
  • atender o usuário nas formas presencial e À distância;
  • organizar atividades culturais e de extensão;
  • realizar a manutenção do acervo;
  • participar da organização e manutenção do ambiente;
  • participar do processo de disseminação da informação;

Atividades

  • organizar arquivos administrativos;
  • viabilizar a organização das atividades culturais;
  • atualizar o cadastro de usuários;
  • fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
  • realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
  • proceder com ética;
  • participar de redes de discussão em diferentes meios;
  • demonstrar desenvoltura no trato com o público;
  • conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
  • auxiliar na busca de parcerias;
  • realizar trabalhos de reparação de documentos;
  • cadastrar o usuário;
  • trabalhar em equipe;
  • realizar permutas de material bibliográfico;
  • preencher planilhas de dados estatísticos;
  • demonstrar habilidade no trato com o público;
  • auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
  • auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
  • conferir documentos encadernados;
  • controlar o fluxo do usuário;
  • fazer levantamentos bibliográficos;
  • substituir documentos;
  • selecionar documentos para a encadernação;
  • manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • auxiliar na classificação de documentos;
  • orientar o usuário na preservação do acervo;
  • demonstrar iniciativa;
  • auxiliar na organização de exposições;
  • digitalizar materiais;
  • dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
  • cadastrar a produção científica do corpo docente;
  • elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
  • cobrar devolução de empréstimos;
  • elaborar a sinalização do ambiente;
  • auxiliar na catalogação de documentos;
  • demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
  • controlar os estoques de material de consumo;
  • etiquetar documentos;
  • participar na realização de saraus culturais;
  • participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
  • orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
  • realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
  • participar da elaboração de manuais de procedimentos;
  • prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
  • elaborar cartazes;
  • pesquisar por solicitação do usuário;
  • arquivar fichas catalográficas;
  • controlar agenda de eventos e cursos;
  • atualizar-se;
  • auxiliar no descarte de documentos;
  • elaborar clipping;
  • controlar acervo de duplicatas de documentos;
  • realizar serviços de comutação;
  • qualificar-se;
  • auxiliar na realização de feiras de livros;
  • controlar aquisição de documentos;
  • emprestar material do acervo;
  • inventariar o acervo;
  • orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
  • auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
  • auxiliar nas atividades de ensino à distância;
  • auxiliar na indexação de documentos;
  • apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
  • executar serviços de digitação e datilografia;
  • reservar material bibliográfico;
  • expedir malotes e correios;
  • preparar documentos para encadernação;
  • auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
  • auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
  • controlar arquivos administrativos;
  • manter cadastro de endereços institucionais;
  • alimentar bases de dados;
  • auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
  • manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
  • elaborar folhetos;
  • auxiliar na organização de teleconferências;
  • divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
  • colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
  • participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
  • organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • controlar doação de documentos;
  • auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
  • preparar painel para exposição das novas aquisições;
  • escrever correspondências;
  • participar de reuniões de planejamento e avaliação;
  • coletar dados estatísticos;
  • confeccionar o cartão de identificação do usuário;
  • reproduzir documentos;
  • cadastrar documentos;
  • orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
  • tombar documentos para incorporação ao acervo;
  • controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
  • controlar permutas de documentos;
  • avaliar o uso e adequação do ambiente;
  • magnetizar documentos do acervo;
  • participar do processo de consistência da base de dados;
  • participar na elaboração de publicações;
  • auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
  • realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
  • arquivar a produção acadêmica;
  • elaborar alertas bibliográficos;
  • participar da organização da hemeroteca;
  • auxiliar na elaboração de resumos;
  • realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
  • aplicar sanções ao usuário;
  • realizar campanhas de doação;
  • participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
  • auxiliar na elaboração de projetos;
  • pesquisar bases de dados;
  • carimbar documentos;
  • realizar empréstimos entre bibliotecas;
  • participar do remanejamento do acervo;
  • desdobrar fichas catalográficas;
  • participar da organização de concursos literários;
  • controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
  • demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
  • demonstrar comprometimento com o trabalho;
  • auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
  • operar equipamentos audiovisuais;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • localizar material no acervo;
  • elaborar mural;
  • monitorar visitas à biblioteca;
  • auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
  • elaborar relatórios estatísticos;
  • demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;


Setores que mais contratam Técnico de documentação e informação no mercado de trabalho

  • Outras obras de engenharia civil
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Limpeza em prédios e em domicílios




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