Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Técnicos de serviços culturais
- Técnicos em biblioteconomia
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia
Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
Funções e atividades do Técnico de documentação e informação
Técnicos em biblioteconomia devem:
- demonstrar competências pessoais;
- organizar atividades culturais e de extensão;
- realizar a manutenção do acervo;
- realizar atividades técnico-administrativas;
- participar do processo de disseminação da informação;
- tratar informação e documentos;
- atender o usuário nas formas presencial e À distância;
- participar da organização e manutenção do ambiente;
Atividades
- realizar permutas de material bibliográfico;
- auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
- auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
- reservar material bibliográfico;
- controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
- realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
- elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
- auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
- pesquisar bases de dados;
- apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
- elaborar folhetos;
- demonstrar desenvoltura no trato com o público;
- participar da organização da hemeroteca;
- elaborar cartazes;
- participar na elaboração de publicações;
- auxiliar na catalogação de documentos;
- auxiliar na classificação de documentos;
- prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
- auxiliar na busca de parcerias;
- auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
- auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
- realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
- manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
- realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
- cadastrar o usuário;
- auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
- participar da elaboração de manuais de procedimentos;
- auxiliar na organização de exposições;
- orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
- auxiliar na realização de feiras de livros;
- realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
- reproduzir documentos;
- fazer levantamentos bibliográficos;
- demonstrar iniciativa;
- elaborar mural;
- orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
- participar na realização de saraus culturais;
- auxiliar na elaboração de projetos;
- atualizar o cadastro de usuários;
- viabilizar a organização das atividades culturais;
- magnetizar documentos do acervo;
- realizar campanhas de doação;
- auxiliar nas atividades de ensino à distância;
- participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
- substituir documentos;
- digitalizar materiais;
- emprestar material do acervo;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- alimentar bases de dados;
- expedir malotes e correios;
- confeccionar o cartão de identificação do usuário;
- auxiliar no descarte de documentos;
- controlar acervo de duplicatas de documentos;
- carimbar documentos;
- etiquetar documentos;
- participar de reuniões de planejamento e avaliação;
- participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
- elaborar alertas bibliográficos;
- aplicar sanções ao usuário;
- dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
- escrever correspondências;
- auxiliar na indexação de documentos;
- coletar dados estatísticos;
- demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
- realizar trabalhos de reparação de documentos;
- colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
- controlar aquisição de documentos;
- organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- arquivar fichas catalográficas;
- demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
- controlar o fluxo do usuário;
- preencher planilhas de dados estatísticos;
- cadastrar documentos;
- elaborar clipping;
- arquivar a produção acadêmica;
- controlar os estoques de material de consumo;
- manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- demonstrar habilidade no trato com o público;
- participar da organização de concursos literários;
- desdobrar fichas catalográficas;
- controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
- preparar painel para exposição das novas aquisições;
- controlar doação de documentos;
- conferir documentos encadernados;
- participar do processo de consistência da base de dados;
- realizar serviços de comutação;
- proceder com ética;
- controlar arquivos administrativos;
- cobrar devolução de empréstimos;
- conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
- tombar documentos para incorporação ao acervo;
- orientar o usuário na preservação do acervo;
- executar serviços de digitação e datilografia;
- orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
- auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
- auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
- auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
- controlar permutas de documentos;
- demonstrar comprometimento com o trabalho;
- preparar documentos para encadernação;
- fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
- auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
- auxiliar na elaboração de resumos;
- cadastrar a produção científica do corpo docente;
- pesquisar por solicitação do usuário;
- controlar agenda de eventos e cursos;
- participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
- avaliar o uso e adequação do ambiente;
- elaborar relatórios estatísticos;
- localizar material no acervo;
- participar de redes de discussão em diferentes meios;
- selecionar documentos para a encadernação;
- trabalhar em equipe;
- organizar arquivos administrativos;
- demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
- auxiliar na organização de teleconferências;
- divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
- manter cadastro de endereços institucionais;
- realizar empréstimos entre bibliotecas;
- atualizar-se;
- participar do remanejamento do acervo;
- elaborar a sinalização do ambiente;
- monitorar visitas à biblioteca;
- qualificar-se;
- inventariar o acervo;
- operar equipamentos audiovisuais;
Setores que mais contratam Técnico de documentação e informação no mercado de trabalho
- Outras obras de engenharia civil
- Holdings de instituições não-financeiras
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Limpeza em prédios e em domicílios