Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Técnicos de serviços culturais
- Técnicos em biblioteconomia
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia
Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
Funções e atividades do Técnico de documentação e informação
Técnicos em biblioteconomia devem:
- tratar informação e documentos;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar a manutenção do acervo;
- participar da organização e manutenção do ambiente;
- participar do processo de disseminação da informação;
- realizar atividades técnico-administrativas;
- atender o usuário nas formas presencial e À distância;
- organizar atividades culturais e de extensão;
Atividades
- controlar aquisição de documentos;
- auxiliar no descarte de documentos;
- elaborar clipping;
- realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
- cadastrar documentos;
- participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
- demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
- fazer levantamentos bibliográficos;
- demonstrar habilidade no trato com o público;
- realizar serviços de comutação;
- elaborar mural;
- controlar acervo de duplicatas de documentos;
- participar da organização da hemeroteca;
- auxiliar nas atividades de ensino à distância;
- participar na elaboração de publicações;
- aplicar sanções ao usuário;
- elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
- controlar o fluxo do usuário;
- conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
- manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- controlar arquivos administrativos;
- tombar documentos para incorporação ao acervo;
- controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
- auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
- auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
- auxiliar na indexação de documentos;
- manter cadastro de endereços institucionais;
- manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
- cobrar devolução de empréstimos;
- elaborar relatórios estatísticos;
- participar da organização de concursos literários;
- controlar agenda de eventos e cursos;
- participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
- auxiliar na busca de parcerias;
- elaborar a sinalização do ambiente;
- executar serviços de digitação e datilografia;
- orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar iniciativa;
- avaliar o uso e adequação do ambiente;
- alimentar bases de dados;
- preparar painel para exposição das novas aquisições;
- participar de reuniões de planejamento e avaliação;
- arquivar fichas catalográficas;
- preencher planilhas de dados estatísticos;
- apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
- organizar arquivos administrativos;
- realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
- pesquisar bases de dados;
- colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
- participar na realização de saraus culturais;
- arquivar a produção acadêmica;
- confeccionar o cartão de identificação do usuário;
- auxiliar na catalogação de documentos;
- emprestar material do acervo;
- atualizar-se;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- auxiliar na classificação de documentos;
- inventariar o acervo;
- qualificar-se;
- auxiliar na organização de exposições;
- operar equipamentos audiovisuais;
- auxiliar na organização de teleconferências;
- conferir documentos encadernados;
- desdobrar fichas catalográficas;
- participar do remanejamento do acervo;
- elaborar alertas bibliográficos;
- orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
- organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- localizar material no acervo;
- auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
- proceder com ética;
- realizar campanhas de doação;
- atualizar o cadastro de usuários;
- viabilizar a organização das atividades culturais;
- auxiliar na realização de feiras de livros;
- carimbar documentos;
- orientar o usuário na preservação do acervo;
- fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
- controlar os estoques de material de consumo;
- realizar trabalhos de reparação de documentos;
- elaborar cartazes;
- magnetizar documentos do acervo;
- participar da elaboração de manuais de procedimentos;
- auxiliar na elaboração de resumos;
- substituir documentos;
- escrever correspondências;
- realizar empréstimos entre bibliotecas;
- orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
- divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
- realizar permutas de material bibliográfico;
- prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
- participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
- digitalizar materiais;
- demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
- auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
- reproduzir documentos;
- realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
- auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
- dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
- realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
- demonstrar desenvoltura no trato com o público;
- auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
- monitorar visitas à biblioteca;
- auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
- cadastrar o usuário;
- demonstrar comprometimento com o trabalho;
- controlar permutas de documentos;
- selecionar documentos para a encadernação;
- auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
- auxiliar na elaboração de projetos;
- etiquetar documentos;
- demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
- controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
- auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
- reservar material bibliográfico;
- coletar dados estatísticos;
- pesquisar por solicitação do usuário;
- expedir malotes e correios;
- cadastrar a produção científica do corpo docente;
- controlar doação de documentos;
- participar do processo de consistência da base de dados;
- elaborar folhetos;
- auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
- participar de redes de discussão em diferentes meios;
- preparar documentos para encadernação;
Setores que mais contratam Técnico de documentação e informação no mercado de trabalho
- Outras obras de engenharia civil
- Holdings de instituições não-financeiras
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Limpeza em prédios e em domicílios