Salário para o cargo de Técnico de documentação e informação
CBO 3711-10 > Técnicos em biblioteconomia

Técnico de documentação e informação - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos de serviços culturais
        • Técnicos em biblioteconomia

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.


Funções e atividades do Técnico de documentação e informação

Técnicos em biblioteconomia devem:

  • realizar a manutenção do acervo;
  • organizar atividades culturais e de extensão;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar do processo de disseminação da informação;
  • participar da organização e manutenção do ambiente;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • atender o usuário nas formas presencial e À distância;
  • tratar informação e documentos;

Atividades

  • controlar os estoques de material de consumo;
  • emprestar material do acervo;
  • participar na realização de saraus culturais;
  • controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
  • conferir documentos encadernados;
  • controlar acervo de duplicatas de documentos;
  • magnetizar documentos do acervo;
  • participar na elaboração de publicações;
  • auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
  • controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
  • elaborar cartazes;
  • controlar arquivos administrativos;
  • cadastrar documentos;
  • manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • elaborar a sinalização do ambiente;
  • elaborar clipping;
  • inventariar o acervo;
  • realizar empréstimos entre bibliotecas;
  • auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
  • dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
  • auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
  • divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
  • auxiliar na elaboração de projetos;
  • etiquetar documentos;
  • auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
  • participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
  • controlar permutas de documentos;
  • auxiliar na elaboração de resumos;
  • auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
  • participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
  • orientar o usuário na preservação do acervo;
  • pesquisar bases de dados;
  • realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
  • auxiliar no descarte de documentos;
  • apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
  • carimbar documentos;
  • elaborar folhetos;
  • auxiliar na organização de teleconferências;
  • substituir documentos;
  • tombar documentos para incorporação ao acervo;
  • reproduzir documentos;
  • demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
  • proceder com ética;
  • preencher planilhas de dados estatísticos;
  • controlar o fluxo do usuário;
  • demonstrar desenvoltura no trato com o público;
  • confeccionar o cartão de identificação do usuário;
  • qualificar-se;
  • preparar documentos para encadernação;
  • participar de redes de discussão em diferentes meios;
  • colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
  • elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
  • realizar serviços de comutação;
  • orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
  • cadastrar o usuário;
  • realizar trabalhos de reparação de documentos;
  • controlar doação de documentos;
  • participar da organização de concursos literários;
  • auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
  • cadastrar a produção científica do corpo docente;
  • participar do processo de consistência da base de dados;
  • organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
  • atualizar-se;
  • auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
  • reservar material bibliográfico;
  • alimentar bases de dados;
  • demonstrar iniciativa;
  • participar do remanejamento do acervo;
  • fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
  • prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
  • trabalhar em equipe;
  • operar equipamentos audiovisuais;
  • expedir malotes e correios;
  • avaliar o uso e adequação do ambiente;
  • preparar painel para exposição das novas aquisições;
  • desdobrar fichas catalográficas;
  • monitorar visitas à biblioteca;
  • conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
  • escrever correspondências;
  • demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
  • demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
  • participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
  • orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
  • auxiliar na indexação de documentos;
  • elaborar relatórios estatísticos;
  • aplicar sanções ao usuário;
  • participar da organização da hemeroteca;
  • realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
  • cobrar devolução de empréstimos;
  • organizar arquivos administrativos;
  • coletar dados estatísticos;
  • auxiliar nas atividades de ensino à distância;
  • elaborar alertas bibliográficos;
  • auxiliar na realização de feiras de livros;
  • realizar permutas de material bibliográfico;
  • auxiliar na catalogação de documentos;
  • auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
  • manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
  • controlar agenda de eventos e cursos;
  • demonstrar habilidade no trato com o público;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • demonstrar comprometimento com o trabalho;
  • manter cadastro de endereços institucionais;
  • auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
  • auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
  • participar de reuniões de planejamento e avaliação;
  • auxiliar na organização de exposições;
  • viabilizar a organização das atividades culturais;
  • elaborar mural;
  • orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
  • fazer levantamentos bibliográficos;
  • auxiliar na classificação de documentos;
  • pesquisar por solicitação do usuário;
  • auxiliar na busca de parcerias;
  • arquivar fichas catalográficas;
  • executar serviços de digitação e datilografia;
  • atualizar o cadastro de usuários;
  • digitalizar materiais;
  • localizar material no acervo;
  • participar da elaboração de manuais de procedimentos;
  • controlar aquisição de documentos;
  • realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
  • arquivar a produção acadêmica;
  • realizar campanhas de doação;
  • selecionar documentos para a encadernação;


Setores que mais contratam Técnico de documentação e informação no mercado de trabalho

  • Outras obras de engenharia civil
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Limpeza em prédios e em domicílios




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