Salário para o cargo de Supervisor de segurança do trabalho
CBO 3516-05 > Técnicos em segurança do trabalho

Supervisor de segurança do trabalho - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam da elaboração e implementam política de saúde e segurança do trabalho, realizam diagnóstico da situação de SST da instituição, identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho, integram processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de trabalho, investigam, analisam acidentes de trabalho e recomendam medidas de prevenção e controle.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Técnicos em segurança do trabalho

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em segurança do trabalho

O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.


Funções e atividades do Supervisor de segurança do trabalho

Técnicos em segurança do trabalho devem:

  • comunicar-se;
  • integrar processos de negociação;
  • investigar acidentes de trabalho;
  • realizar diagnóstico da situação de sst da instituição;
  • implantar a política de sst;
  • participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente;
  • desenvolver ações educativas na Área de sst;
  • participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição;

Atividades

  • demonstrar capacidade de discernimento;
  • comparar a situação atual com a legislação;
  • elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho;
  • estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria;
  • estabelecer formas de controle dos riscos associados;
  • alimentar rede de informações;
  • elaborar manual do sistema de gestão de sst;
  • demonstrar capacidade de nexo causal;
  • organizar banco de dados;
  • avaliar os referenciais legais da política a ser implantada;
  • promover ação conjunta com a área de saúde;
  • participar do sistema de gestão ambiental;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • atualizar registros;
  • inspecionar implantação;
  • gerenciar a aplicação da política de sst;
  • utilizar métodos e técnicas de comunicação;
  • avaliar impacto da adoção;
  • administrar dificuldades de implantação;
  • mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política;
  • estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável;
  • supervisionar procedimentos técnicos;
  • identificar indicadores para replanejamento do sistema;
  • avaliar o desempenho do sistema;
  • demonstrar capacidade de observação difusa;
  • trabalhar sob pressão;
  • implantar procedimentos técnicos e administrativos;
  • gerar relatórios de resultados;
  • estabelecer mecanismos de intervenção;
  • analisar a aplicação de tecnologia;
  • demonstrar capacidade de atentar a detalhes;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • orientar as partes em sst;
  • participar de ações emergenciais;
  • delegar atribuições;
  • verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço;
  • avaliar ações educativas de segurança e saúde;
  • realizar inspeção;
  • trabalhar em equipe;
  • interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados;
  • adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas;
  • realizar análise preliminar de risco (apr);
  • difundir informações;
  • determinar causas de acidentes;
  • implementar programas preventivos e/ou corretivos;
  • mostrar impacto econômico de implantação da política;
  • identificar as necessidades educativas em sst;
  • coordenar equipes multidisciplinares;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • assessorar nas negociações;
  • selecionar metodologia para investigação de acidentes;
  • participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho;
  • identificar a política administrativa da instituição;
  • utilizar metodologia científica para avaliação;
  • desenvolver sistema de gestão de sst;
  • elaborar relatório de acidente de trabalho;
  • verificar implementação de ações preventivas e corretivas;
  • planejar a política de saúde e segurança do trabalho;
  • administrar conflitos;
  • elaborar programas preventivos e/ou corretivos;
  • formar multiplicadores;
  • demonstrar capacidade de observação técnica;
  • implementar intercâmbio entre equipes técnicas;
  • negociar a aplicabilidade da política;
  • registrar procedimentos técnicos;
  • promover ações educativas em sst;
  • controlar atualização de documentos, normas e legislação;
  • avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros;
  • emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos;
  • promover reuniões com as contratadas;
  • tomar decisões;
  • verificar eficácia das recomendações;
  • identificar perdas decorrentes do acidente;
  • participar de perícias e fiscalizações;
  • orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais;
  • validar indicadores de eficiência e eficácia;
  • analisar causas de acidentes;
  • revisar documentação de sst;
  • divulgar a política na instituição ou empresa;
  • elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos;
  • demonstrar atitude proativa;
  • avaliar o ambiente de trabalho;
  • documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança;
  • elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde;
  • adequar a política de sst às disposições legais;
  • diagnosticar condições gerais da área de sst;
  • propor recomendações técnicas;
  • emitir parecer técnico;
  • avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais;
  • analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho;


Setores que mais contratam Supervisor de segurança do trabalho no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Serviços de engenharia
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Obras de montagem industrial
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de perícia técnica relacionados à segurança do trabalho
  • Outras obras de engenharia civil
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Administração de obras
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Outras atividades de ensino
  • Instalação de máquinas e equipamentos industriais
  • Montagem de estruturas metálicas




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