Salário para o cargo de Supervisor de segurança do trabalho
CBO 3516-05 > Técnicos em segurança do trabalho

Supervisor de segurança do trabalho - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam da elaboração e implementam política de saúde e segurança do trabalho, realizam diagnóstico da situação de SST da instituição, identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho, integram processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de trabalho, investigam, analisam acidentes de trabalho e recomendam medidas de prevenção e controle.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Técnicos em segurança do trabalho

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em segurança do trabalho

O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.


Funções e atividades do Supervisor de segurança do trabalho

Técnicos em segurança do trabalho devem:

  • desenvolver ações educativas na Área de sst;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho;
  • investigar acidentes de trabalho;
  • realizar diagnóstico da situação de sst da instituição;
  • implantar a política de sst;
  • comunicar-se;
  • integrar processos de negociação;
  • identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente;
  • participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição;

Atividades

  • administrar conflitos;
  • promover ações educativas em sst;
  • implantar procedimentos técnicos e administrativos;
  • identificar a política administrativa da instituição;
  • avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros;
  • planejar a política de saúde e segurança do trabalho;
  • diagnosticar condições gerais da área de sst;
  • interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados;
  • alimentar rede de informações;
  • demonstrar capacidade de nexo causal;
  • registrar procedimentos técnicos;
  • revisar documentação de sst;
  • demonstrar capacidade de observação técnica;
  • verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço;
  • demonstrar capacidade de observação difusa;
  • analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho;
  • elaborar programas preventivos e/ou corretivos;
  • participar do sistema de gestão ambiental;
  • elaborar manual do sistema de gestão de sst;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • trabalhar sob pressão;
  • elaborar relatório de acidente de trabalho;
  • adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas;
  • estabelecer mecanismos de intervenção;
  • demonstrar atitude proativa;
  • emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos;
  • organizar banco de dados;
  • selecionar metodologia para investigação de acidentes;
  • propor recomendações técnicas;
  • trabalhar em equipe;
  • controlar atualização de documentos, normas e legislação;
  • identificar as necessidades educativas em sst;
  • demonstrar capacidade de discernimento;
  • delegar atribuições;
  • demonstrar capacidade de atentar a detalhes;
  • avaliar ações educativas de segurança e saúde;
  • avaliar o ambiente de trabalho;
  • elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde;
  • estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável;
  • emitir parecer técnico;
  • mostrar impacto econômico de implantação da política;
  • orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais;
  • gerar relatórios de resultados;
  • assessorar nas negociações;
  • inspecionar implantação;
  • utilizar métodos e técnicas de comunicação;
  • atualizar registros;
  • participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho;
  • implementar programas preventivos e/ou corretivos;
  • avaliar o desempenho do sistema;
  • documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança;
  • promover ação conjunta com a área de saúde;
  • avaliar os referenciais legais da política a ser implantada;
  • avaliar impacto da adoção;
  • realizar análise preliminar de risco (apr);
  • formar multiplicadores;
  • utilizar metodologia científica para avaliação;
  • mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política;
  • administrar dificuldades de implantação;
  • validar indicadores de eficiência e eficácia;
  • elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos;
  • supervisionar procedimentos técnicos;
  • orientar as partes em sst;
  • implementar intercâmbio entre equipes técnicas;
  • avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais;
  • difundir informações;
  • negociar a aplicabilidade da política;
  • gerenciar a aplicação da política de sst;
  • identificar perdas decorrentes do acidente;
  • verificar implementação de ações preventivas e corretivas;
  • divulgar a política na instituição ou empresa;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • analisar causas de acidentes;
  • estabelecer formas de controle dos riscos associados;
  • determinar causas de acidentes;
  • participar de ações emergenciais;
  • identificar indicadores para replanejamento do sistema;
  • desenvolver sistema de gestão de sst;
  • comparar a situação atual com a legislação;
  • analisar a aplicação de tecnologia;
  • tomar decisões;
  • verificar eficácia das recomendações;
  • realizar inspeção;
  • participar de perícias e fiscalizações;
  • estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria;
  • elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho;
  • promover reuniões com as contratadas;
  • coordenar equipes multidisciplinares;
  • adequar a política de sst às disposições legais;
  • demonstrar visão sistêmica;


Setores que mais contratam Supervisor de segurança do trabalho no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Serviços de engenharia
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Obras de montagem industrial
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de perícia técnica relacionados à segurança do trabalho
  • Outras obras de engenharia civil
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Administração de obras
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Outras atividades de ensino
  • Instalação de máquinas e equipamentos industriais
  • Montagem de estruturas metálicas




Profissões em Destaque: