Salário para o cargo de Supervisor de segurança do trabalho
CBO 3516-05 > Técnicos em segurança do trabalho

Supervisor de segurança do trabalho - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam da elaboração e implementam política de saúde e segurança do trabalho, realizam diagnóstico da situação de SST da instituição, identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho, integram processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de trabalho, investigam, analisam acidentes de trabalho e recomendam medidas de prevenção e controle.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Técnicos em segurança do trabalho

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em segurança do trabalho

O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.


Funções e atividades do Supervisor de segurança do trabalho

Técnicos em segurança do trabalho devem:

  • investigar acidentes de trabalho;
  • integrar processos de negociação;
  • participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho;
  • implantar a política de sst;
  • participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição;
  • identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente;
  • comunicar-se;
  • realizar diagnóstico da situação de sst da instituição;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver ações educativas na Área de sst;

Atividades

  • estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria;
  • adequar a política de sst às disposições legais;
  • supervisionar procedimentos técnicos;
  • promover ações educativas em sst;
  • difundir informações;
  • identificar as necessidades educativas em sst;
  • organizar banco de dados;
  • avaliar o desempenho do sistema;
  • participar de ações emergenciais;
  • comparar a situação atual com a legislação;
  • administrar conflitos;
  • demonstrar capacidade de observação difusa;
  • demonstrar capacidade de nexo causal;
  • gerenciar a aplicação da política de sst;
  • demonstrar capacidade de discernimento;
  • implementar programas preventivos e/ou corretivos;
  • elaborar manual do sistema de gestão de sst;
  • utilizar métodos e técnicas de comunicação;
  • verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço;
  • emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos;
  • trabalhar em equipe;
  • alimentar rede de informações;
  • emitir parecer técnico;
  • determinar causas de acidentes;
  • promover ação conjunta com a área de saúde;
  • inspecionar implantação;
  • adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas;
  • gerar relatórios de resultados;
  • revisar documentação de sst;
  • validar indicadores de eficiência e eficácia;
  • identificar perdas decorrentes do acidente;
  • divulgar a política na instituição ou empresa;
  • administrar dificuldades de implantação;
  • controlar atualização de documentos, normas e legislação;
  • analisar causas de acidentes;
  • estabelecer formas de controle dos riscos associados;
  • tomar decisões;
  • diagnosticar condições gerais da área de sst;
  • orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais;
  • analisar a aplicação de tecnologia;
  • avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais;
  • utilizar metodologia científica para avaliação;
  • propor recomendações técnicas;
  • registrar procedimentos técnicos;
  • planejar a política de saúde e segurança do trabalho;
  • selecionar metodologia para investigação de acidentes;
  • participar de perícias e fiscalizações;
  • formar multiplicadores;
  • atualizar registros;
  • elaborar programas preventivos e/ou corretivos;
  • interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados;
  • avaliar os referenciais legais da política a ser implantada;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde;
  • trabalhar sob pressão;
  • realizar inspeção;
  • estabelecer mecanismos de intervenção;
  • avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • avaliar impacto da adoção;
  • desenvolver sistema de gestão de sst;
  • orientar as partes em sst;
  • participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho;
  • delegar atribuições;
  • assessorar nas negociações;
  • negociar a aplicabilidade da política;
  • promover reuniões com as contratadas;
  • verificar implementação de ações preventivas e corretivas;
  • identificar a política administrativa da instituição;
  • participar do sistema de gestão ambiental;
  • coordenar equipes multidisciplinares;
  • identificar indicadores para replanejamento do sistema;
  • avaliar ações educativas de segurança e saúde;
  • demonstrar atitude proativa;
  • documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança;
  • analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho;
  • estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável;
  • realizar análise preliminar de risco (apr);
  • elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • elaborar relatório de acidente de trabalho;
  • mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política;
  • demonstrar capacidade de atentar a detalhes;
  • implementar intercâmbio entre equipes técnicas;
  • verificar eficácia das recomendações;
  • implantar procedimentos técnicos e administrativos;
  • mostrar impacto econômico de implantação da política;
  • demonstrar capacidade de observação técnica;
  • elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos;
  • avaliar o ambiente de trabalho;


Setores que mais contratam Supervisor de segurança do trabalho no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Serviços de engenharia
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Obras de montagem industrial
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de perícia técnica relacionados à segurança do trabalho
  • Outras obras de engenharia civil
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Administração de obras
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Outras atividades de ensino
  • Instalação de máquinas e equipamentos industriais
  • Montagem de estruturas metálicas




Profissões em Destaque: