Salário para o cargo de Supervisor de segurança do trabalho
CBO 3516-05 > Técnicos em segurança do trabalho

Supervisor de segurança do trabalho - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam da elaboração e implementam política de saúde e segurança do trabalho, realizam diagnóstico da situação de SST da instituição, identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho, integram processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de trabalho, investigam, analisam acidentes de trabalho e recomendam medidas de prevenção e controle.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Técnicos em segurança do trabalho

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em segurança do trabalho

O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.


Funções e atividades do Supervisor de segurança do trabalho

Técnicos em segurança do trabalho devem:

  • desenvolver ações educativas na Área de sst;
  • investigar acidentes de trabalho;
  • realizar diagnóstico da situação de sst da instituição;
  • integrar processos de negociação;
  • implantar a política de sst;
  • participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho;
  • comunicar-se;
  • identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente;

Atividades

  • implantar procedimentos técnicos e administrativos;
  • identificar perdas decorrentes do acidente;
  • verificar eficácia das recomendações;
  • demonstrar capacidade de discernimento;
  • administrar dificuldades de implantação;
  • estabelecer mecanismos de intervenção;
  • promover reuniões com as contratadas;
  • participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho;
  • participar de perícias e fiscalizações;
  • estabelecer formas de controle dos riscos associados;
  • realizar inspeção;
  • participar de ações emergenciais;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • trabalhar em equipe;
  • determinar causas de acidentes;
  • mostrar impacto econômico de implantação da política;
  • realizar análise preliminar de risco (apr);
  • utilizar métodos e técnicas de comunicação;
  • avaliar impacto da adoção;
  • delegar atribuições;
  • elaborar manual do sistema de gestão de sst;
  • orientar as partes em sst;
  • emitir parecer técnico;
  • avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais;
  • difundir informações;
  • elaborar relatório de acidente de trabalho;
  • documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança;
  • mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política;
  • elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho;
  • analisar a aplicação de tecnologia;
  • demonstrar atitude proativa;
  • demonstrar capacidade de observação técnica;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • avaliar ações educativas de segurança e saúde;
  • atualizar registros;
  • diagnosticar condições gerais da área de sst;
  • inspecionar implantação;
  • organizar banco de dados;
  • implementar intercâmbio entre equipes técnicas;
  • elaborar programas preventivos e/ou corretivos;
  • assessorar nas negociações;
  • implementar programas preventivos e/ou corretivos;
  • elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos;
  • selecionar metodologia para investigação de acidentes;
  • orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais;
  • demonstrar capacidade de nexo causal;
  • interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados;
  • identificar as necessidades educativas em sst;
  • divulgar a política na instituição ou empresa;
  • gerar relatórios de resultados;
  • comparar a situação atual com a legislação;
  • administrar conflitos;
  • avaliar o desempenho do sistema;
  • promover ação conjunta com a área de saúde;
  • verificar implementação de ações preventivas e corretivas;
  • supervisionar procedimentos técnicos;
  • emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos;
  • promover ações educativas em sst;
  • propor recomendações técnicas;
  • coordenar equipes multidisciplinares;
  • utilizar metodologia científica para avaliação;
  • estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria;
  • avaliar o ambiente de trabalho;
  • formar multiplicadores;
  • planejar a política de saúde e segurança do trabalho;
  • identificar a política administrativa da instituição;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas;
  • participar do sistema de gestão ambiental;
  • analisar causas de acidentes;
  • avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros;
  • demonstrar capacidade de observação difusa;
  • revisar documentação de sst;
  • registrar procedimentos técnicos;
  • tomar decisões;
  • desenvolver sistema de gestão de sst;
  • trabalhar sob pressão;
  • gerenciar a aplicação da política de sst;
  • identificar indicadores para replanejamento do sistema;
  • validar indicadores de eficiência e eficácia;
  • negociar a aplicabilidade da política;
  • alimentar rede de informações;
  • demonstrar capacidade de atentar a detalhes;
  • adequar a política de sst às disposições legais;
  • elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde;
  • verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço;
  • analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho;
  • estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável;
  • controlar atualização de documentos, normas e legislação;
  • avaliar os referenciais legais da política a ser implantada;


Setores que mais contratam Supervisor de segurança do trabalho no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Serviços de engenharia
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Obras de montagem industrial
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de perícia técnica relacionados à segurança do trabalho
  • Outras obras de engenharia civil
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Administração de obras
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Outras atividades de ensino
  • Instalação de máquinas e equipamentos industriais
  • Montagem de estruturas metálicas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Escultor
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Escultor