Salário para o cargo de Supervisor de segurança do trabalho
CBO 3516-05 > Técnicos em segurança do trabalho

Supervisor de segurança do trabalho - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam da elaboração e implementam política de saúde e segurança do trabalho, realizam diagnóstico da situação de SST da instituição, identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho, integram processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de trabalho, investigam, analisam acidentes de trabalho e recomendam medidas de prevenção e controle.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Técnicos em segurança do trabalho

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em segurança do trabalho

O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.


Funções e atividades do Supervisor de segurança do trabalho

Técnicos em segurança do trabalho devem:

  • realizar diagnóstico da situação de sst da instituição;
  • implantar a política de sst;
  • integrar processos de negociação;
  • desenvolver ações educativas na Área de sst;
  • participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição;
  • comunicar-se;
  • investigar acidentes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente;
  • participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho;

Atividades

  • identificar as necessidades educativas em sst;
  • formar multiplicadores;
  • verificar implementação de ações preventivas e corretivas;
  • negociar a aplicabilidade da política;
  • elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos;
  • avaliar impacto da adoção;
  • participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho;
  • estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • diagnosticar condições gerais da área de sst;
  • mostrar impacto econômico de implantação da política;
  • coordenar equipes multidisciplinares;
  • administrar dificuldades de implantação;
  • trabalhar em equipe;
  • utilizar metodologia científica para avaliação;
  • gerenciar a aplicação da política de sst;
  • demonstrar capacidade de discernimento;
  • inspecionar implantação;
  • organizar banco de dados;
  • delegar atribuições;
  • controlar atualização de documentos, normas e legislação;
  • participar do sistema de gestão ambiental;
  • elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde;
  • avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros;
  • promover ações educativas em sst;
  • assessorar nas negociações;
  • planejar a política de saúde e segurança do trabalho;
  • alimentar rede de informações;
  • implantar procedimentos técnicos e administrativos;
  • emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos;
  • analisar causas de acidentes;
  • comparar a situação atual com a legislação;
  • mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política;
  • interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados;
  • analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho;
  • realizar análise preliminar de risco (apr);
  • identificar a política administrativa da instituição;
  • avaliar o ambiente de trabalho;
  • avaliar os referenciais legais da política a ser implantada;
  • identificar perdas decorrentes do acidente;
  • analisar a aplicação de tecnologia;
  • documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais;
  • estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria;
  • verificar eficácia das recomendações;
  • administrar conflitos;
  • demonstrar capacidade de observação difusa;
  • determinar causas de acidentes;
  • demonstrar capacidade de observação técnica;
  • divulgar a política na instituição ou empresa;
  • elaborar manual do sistema de gestão de sst;
  • promover ação conjunta com a área de saúde;
  • validar indicadores de eficiência e eficácia;
  • avaliar o desempenho do sistema;
  • adequar a política de sst às disposições legais;
  • realizar inspeção;
  • adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas;
  • demonstrar capacidade de atentar a detalhes;
  • verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço;
  • estabelecer formas de controle dos riscos associados;
  • implementar intercâmbio entre equipes técnicas;
  • desenvolver sistema de gestão de sst;
  • elaborar programas preventivos e/ou corretivos;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • utilizar métodos e técnicas de comunicação;
  • implementar programas preventivos e/ou corretivos;
  • elaborar relatório de acidente de trabalho;
  • selecionar metodologia para investigação de acidentes;
  • demonstrar atitude proativa;
  • participar de perícias e fiscalizações;
  • tomar decisões;
  • orientar as partes em sst;
  • estabelecer mecanismos de intervenção;
  • difundir informações;
  • revisar documentação de sst;
  • emitir parecer técnico;
  • demonstrar capacidade de nexo causal;
  • registrar procedimentos técnicos;
  • supervisionar procedimentos técnicos;
  • participar de ações emergenciais;
  • promover reuniões com as contratadas;
  • atualizar registros;
  • propor recomendações técnicas;
  • avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais;
  • trabalhar sob pressão;
  • gerar relatórios de resultados;
  • elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho;
  • avaliar ações educativas de segurança e saúde;
  • identificar indicadores para replanejamento do sistema;


Setores que mais contratam Supervisor de segurança do trabalho no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Serviços de engenharia
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Obras de montagem industrial
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de perícia técnica relacionados à segurança do trabalho
  • Outras obras de engenharia civil
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Administração de obras
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Outras atividades de ensino
  • Instalação de máquinas e equipamentos industriais
  • Montagem de estruturas metálicas




Profissões em Destaque: