Salário para o cargo de Supervisor de segurança do trabalho
CBO 3516-05 > Técnicos em segurança do trabalho

Supervisor de segurança do trabalho - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam da elaboração e implementam política de saúde e segurança do trabalho, realizam diagnóstico da situação de SST da instituição, identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho, integram processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de trabalho, investigam, analisam acidentes de trabalho e recomendam medidas de prevenção e controle.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Técnicos em segurança do trabalho

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em segurança do trabalho

O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.


Funções e atividades do Supervisor de segurança do trabalho

Técnicos em segurança do trabalho devem:

  • integrar processos de negociação;
  • implantar a política de sst;
  • realizar diagnóstico da situação de sst da instituição;
  • investigar acidentes de trabalho;
  • participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho;
  • desenvolver ações educativas na Área de sst;
  • comunicar-se;
  • participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição;
  • identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • administrar conflitos;
  • elaborar manual do sistema de gestão de sst;
  • controlar atualização de documentos, normas e legislação;
  • estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável;
  • elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde;
  • identificar a política administrativa da instituição;
  • analisar a aplicação de tecnologia;
  • trabalhar em equipe;
  • trabalhar sob pressão;
  • validar indicadores de eficiência e eficácia;
  • assessorar nas negociações;
  • utilizar metodologia científica para avaliação;
  • demonstrar capacidade de observação difusa;
  • avaliar o ambiente de trabalho;
  • estabelecer formas de controle dos riscos associados;
  • verificar eficácia das recomendações;
  • demonstrar capacidade de discernimento;
  • analisar causas de acidentes;
  • identificar indicadores para replanejamento do sistema;
  • participar de perícias e fiscalizações;
  • estabelecer mecanismos de intervenção;
  • desenvolver sistema de gestão de sst;
  • difundir informações;
  • revisar documentação de sst;
  • administrar dificuldades de implantação;
  • realizar inspeção;
  • mostrar impacto econômico de implantação da política;
  • selecionar metodologia para investigação de acidentes;
  • documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • registrar procedimentos técnicos;
  • avaliar o desempenho do sistema;
  • implementar intercâmbio entre equipes técnicas;
  • avaliar ações educativas de segurança e saúde;
  • atualizar registros;
  • interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados;
  • elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos;
  • avaliar os referenciais legais da política a ser implantada;
  • estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria;
  • propor recomendações técnicas;
  • avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais;
  • avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros;
  • demonstrar capacidade de observação técnica;
  • utilizar métodos e técnicas de comunicação;
  • orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais;
  • emitir parecer técnico;
  • determinar causas de acidentes;
  • identificar perdas decorrentes do acidente;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho;
  • gerenciar a aplicação da política de sst;
  • planejar a política de saúde e segurança do trabalho;
  • participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • formar multiplicadores;
  • mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política;
  • supervisionar procedimentos técnicos;
  • adequar a política de sst às disposições legais;
  • implantar procedimentos técnicos e administrativos;
  • comparar a situação atual com a legislação;
  • identificar as necessidades educativas em sst;
  • elaborar programas preventivos e/ou corretivos;
  • realizar análise preliminar de risco (apr);
  • avaliar impacto da adoção;
  • orientar as partes em sst;
  • implementar programas preventivos e/ou corretivos;
  • negociar a aplicabilidade da política;
  • divulgar a política na instituição ou empresa;
  • alimentar rede de informações;
  • verificar implementação de ações preventivas e corretivas;
  • verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço;
  • demonstrar atitude proativa;
  • coordenar equipes multidisciplinares;
  • tomar decisões;
  • promover ação conjunta com a área de saúde;
  • demonstrar capacidade de nexo causal;
  • participar de ações emergenciais;
  • promover reuniões com as contratadas;
  • delegar atribuições;
  • emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos;
  • inspecionar implantação;
  • gerar relatórios de resultados;
  • adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas;
  • promover ações educativas em sst;
  • diagnosticar condições gerais da área de sst;
  • participar do sistema de gestão ambiental;
  • organizar banco de dados;
  • demonstrar capacidade de atentar a detalhes;
  • elaborar relatório de acidente de trabalho;
  • elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho;


Setores que mais contratam Supervisor de segurança do trabalho no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Serviços de engenharia
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Obras de montagem industrial
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de perícia técnica relacionados à segurança do trabalho
  • Outras obras de engenharia civil
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Administração de obras
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Outras atividades de ensino
  • Instalação de máquinas e equipamentos industriais
  • Montagem de estruturas metálicas




Profissões em Destaque: