Salário para o cargo de Supervisor de segurança do trabalho
CBO 3516-05 > Técnicos em segurança do trabalho

Supervisor de segurança do trabalho - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam da elaboração e implementam política de saúde e segurança do trabalho, realizam diagnóstico da situação de SST da instituição, identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho, integram processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de trabalho, investigam, analisam acidentes de trabalho e recomendam medidas de prevenção e controle.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Técnicos em segurança do trabalho

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em segurança do trabalho

O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.


Funções e atividades do Supervisor de segurança do trabalho

Técnicos em segurança do trabalho devem:

  • participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • investigar acidentes de trabalho;
  • realizar diagnóstico da situação de sst da instituição;
  • implantar a política de sst;
  • integrar processos de negociação;
  • desenvolver ações educativas na Área de sst;
  • identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente;
  • comunicar-se;
  • participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição;

Atividades

  • tomar decisões;
  • delegar atribuições;
  • avaliar o ambiente de trabalho;
  • verificar eficácia das recomendações;
  • gerar relatórios de resultados;
  • implantar procedimentos técnicos e administrativos;
  • assessorar nas negociações;
  • diagnosticar condições gerais da área de sst;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas;
  • elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde;
  • utilizar metodologia científica para avaliação;
  • verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço;
  • demonstrar capacidade de nexo causal;
  • elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho;
  • negociar a aplicabilidade da política;
  • trabalhar em equipe;
  • elaborar relatório de acidente de trabalho;
  • demonstrar capacidade de atentar a detalhes;
  • trabalhar sob pressão;
  • avaliar impacto da adoção;
  • orientar as partes em sst;
  • adequar a política de sst às disposições legais;
  • emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos;
  • avaliar ações educativas de segurança e saúde;
  • promover ações educativas em sst;
  • implementar intercâmbio entre equipes técnicas;
  • demonstrar capacidade de discernimento;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • selecionar metodologia para investigação de acidentes;
  • participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho;
  • emitir parecer técnico;
  • planejar a política de saúde e segurança do trabalho;
  • estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria;
  • mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política;
  • administrar dificuldades de implantação;
  • estabelecer formas de controle dos riscos associados;
  • controlar atualização de documentos, normas e legislação;
  • avaliar o desempenho do sistema;
  • elaborar manual do sistema de gestão de sst;
  • verificar implementação de ações preventivas e corretivas;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • realizar análise preliminar de risco (apr);
  • mostrar impacto econômico de implantação da política;
  • elaborar programas preventivos e/ou corretivos;
  • implementar programas preventivos e/ou corretivos;
  • estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável;
  • promover reuniões com as contratadas;
  • realizar inspeção;
  • atualizar registros;
  • demonstrar capacidade de observação técnica;
  • analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho;
  • demonstrar capacidade de observação difusa;
  • participar de perícias e fiscalizações;
  • identificar a política administrativa da instituição;
  • participar do sistema de gestão ambiental;
  • demonstrar atitude proativa;
  • avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros;
  • interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados;
  • desenvolver sistema de gestão de sst;
  • utilizar métodos e técnicas de comunicação;
  • comparar a situação atual com a legislação;
  • documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança;
  • difundir informações;
  • gerenciar a aplicação da política de sst;
  • identificar perdas decorrentes do acidente;
  • avaliar os referenciais legais da política a ser implantada;
  • organizar banco de dados;
  • revisar documentação de sst;
  • analisar causas de acidentes;
  • coordenar equipes multidisciplinares;
  • identificar as necessidades educativas em sst;
  • promover ação conjunta com a área de saúde;
  • orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais;
  • identificar indicadores para replanejamento do sistema;
  • determinar causas de acidentes;
  • analisar a aplicação de tecnologia;
  • inspecionar implantação;
  • estabelecer mecanismos de intervenção;
  • avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais;
  • administrar conflitos;
  • elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos;
  • validar indicadores de eficiência e eficácia;
  • alimentar rede de informações;
  • registrar procedimentos técnicos;
  • participar de ações emergenciais;
  • formar multiplicadores;
  • supervisionar procedimentos técnicos;
  • propor recomendações técnicas;
  • divulgar a política na instituição ou empresa;


Setores que mais contratam Supervisor de segurança do trabalho no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Serviços de engenharia
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Obras de montagem industrial
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de perícia técnica relacionados à segurança do trabalho
  • Outras obras de engenharia civil
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Administração de obras
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Outras atividades de ensino
  • Instalação de máquinas e equipamentos industriais
  • Montagem de estruturas metálicas




Profissões em Destaque: