Salário para o cargo de Supervisor de segurança do trabalho
CBO 3516-05 > Técnicos em segurança do trabalho

Supervisor de segurança do trabalho - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam da elaboração e implementam política de saúde e segurança do trabalho, realizam diagnóstico da situação de SST da instituição, identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho, integram processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de trabalho, investigam, analisam acidentes de trabalho e recomendam medidas de prevenção e controle.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Técnicos em segurança do trabalho

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em segurança do trabalho

O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.


Funções e atividades do Supervisor de segurança do trabalho

Técnicos em segurança do trabalho devem:

  • implantar a política de sst;
  • participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição;
  • participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho;
  • realizar diagnóstico da situação de sst da instituição;
  • desenvolver ações educativas na Área de sst;
  • investigar acidentes de trabalho;
  • integrar processos de negociação;
  • identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;

Atividades

  • promover ação conjunta com a área de saúde;
  • documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança;
  • identificar a política administrativa da instituição;
  • tomar decisões;
  • implementar intercâmbio entre equipes técnicas;
  • participar de ações emergenciais;
  • supervisionar procedimentos técnicos;
  • estabelecer formas de controle dos riscos associados;
  • adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • elaborar relatório de acidente de trabalho;
  • gerar relatórios de resultados;
  • demonstrar capacidade de observação técnica;
  • implementar programas preventivos e/ou corretivos;
  • atualizar registros;
  • demonstrar atitude proativa;
  • estabelecer mecanismos de intervenção;
  • avaliar ações educativas de segurança e saúde;
  • analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho;
  • divulgar a política na instituição ou empresa;
  • elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos;
  • diagnosticar condições gerais da área de sst;
  • promover reuniões com as contratadas;
  • planejar a política de saúde e segurança do trabalho;
  • comparar a situação atual com a legislação;
  • desenvolver sistema de gestão de sst;
  • participar do sistema de gestão ambiental;
  • avaliar o desempenho do sistema;
  • estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria;
  • realizar análise preliminar de risco (apr);
  • elaborar manual do sistema de gestão de sst;
  • gerenciar a aplicação da política de sst;
  • realizar inspeção;
  • verificar implementação de ações preventivas e corretivas;
  • propor recomendações técnicas;
  • estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável;
  • delegar atribuições;
  • analisar a aplicação de tecnologia;
  • orientar as partes em sst;
  • verificar eficácia das recomendações;
  • demonstrar capacidade de discernimento;
  • mostrar impacto econômico de implantação da política;
  • administrar conflitos;
  • verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço;
  • interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados;
  • avaliar o ambiente de trabalho;
  • demonstrar capacidade de nexo causal;
  • inspecionar implantação;
  • avaliar impacto da adoção;
  • difundir informações;
  • registrar procedimentos técnicos;
  • orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais;
  • controlar atualização de documentos, normas e legislação;
  • demonstrar capacidade de atentar a detalhes;
  • elaborar programas preventivos e/ou corretivos;
  • participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho;
  • identificar indicadores para replanejamento do sistema;
  • validar indicadores de eficiência e eficácia;
  • elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho;
  • alimentar rede de informações;
  • adequar a política de sst às disposições legais;
  • negociar a aplicabilidade da política;
  • identificar perdas decorrentes do acidente;
  • elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde;
  • utilizar métodos e técnicas de comunicação;
  • utilizar metodologia científica para avaliação;
  • coordenar equipes multidisciplinares;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • organizar banco de dados;
  • emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos;
  • demonstrar capacidade de observação difusa;
  • participar de perícias e fiscalizações;
  • avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros;
  • mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política;
  • promover ações educativas em sst;
  • formar multiplicadores;
  • avaliar os referenciais legais da política a ser implantada;
  • selecionar metodologia para investigação de acidentes;
  • identificar as necessidades educativas em sst;
  • implantar procedimentos técnicos e administrativos;
  • trabalhar sob pressão;
  • avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais;
  • determinar causas de acidentes;
  • administrar dificuldades de implantação;
  • analisar causas de acidentes;
  • emitir parecer técnico;
  • assessorar nas negociações;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • trabalhar em equipe;
  • revisar documentação de sst;


Setores que mais contratam Supervisor de segurança do trabalho no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Serviços de engenharia
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Obras de montagem industrial
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de perícia técnica relacionados à segurança do trabalho
  • Outras obras de engenharia civil
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Administração de obras
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Outras atividades de ensino
  • Instalação de máquinas e equipamentos industriais
  • Montagem de estruturas metálicas




Profissões em Destaque: