Salário para o cargo de Professor de química (ensino superior)
CBO 2342-10 > Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

Professor de química (ensino superior) - Descrição, atividades e funções do cargo

Exercem atividades didáticas, preparam material didático, formam profissionais e coordenam cursos de física, de química e de astronomia de graduação e/ou pós-graduação. Desenvolvem e realizam atividades de pesquisa e extensão. Atualizam seus conhecimentos, atuam em políticas públicas e participam do processo de avaliação institucional. Atuam na administração de instituições de ensino superior, definem infra-estrutura pertinente e estruturam processos seletivos.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior trabalham nas áreas de física, química e astronomia, lecionando em faculdades e universidades públicas e privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. O trabalho é individual, com supervisão ocasional, realizado em ambiente fechado, com horários irregulares. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis. Os professores de física, em algumas atividades, ficam expostos à radiação, os professores de química podem estar expostos à radiação e à material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior em física ou química e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de química (ensino superior)

Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior devem:

  • exercer atividades didáticas;
  • participar do processo de avaliação institucional;
  • agir na administração de instituições de ensino superior;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atualizar conhecimentos;
  • definir a infraestrutura pertinente;
  • atuar em políticas públicas;
  • desenvolver atividades de pesquisa;
  • preparar material didático;
  • formar profissionais;
  • estruturar processos seletivos;
  • coordenar cursos;
  • realizar atividades de extensão;

Atividades

  • executar projetos de pesquisa;
  • propor projeto pedagógico;
  • atender aluno extraclasse;
  • elaborar estrutura curricular;
  • organizar atividades de extensão;
  • planejar aula experimental;
  • avaliar estágio probatório;
  • entrevistar candidatos;
  • introduzir experimentos;
  • propor ementas;
  • preparar provas;
  • demonstrar espírito empreendedor;
  • avaliar o projeto pedagógico;
  • divulgar resultados de pesquisa para o grande público;
  • dominar os conteúdos pertinentes à área;
  • familiarizar-se com novas tecnologias de ensino;
  • saber expressar-se em público;
  • definir procedimentos;
  • incentivar a participação de alunos em eventos e congressos;
  • prestar consultoria ad-hoc;
  • dirigir trabalho de final de curso;
  • dirigir instituições;
  • atender aluno em atividade de recuperação;
  • elaborar plano de ensino;
  • ministrar aulas de química no ensino superior;
  • planejar laboratório de ensino;
  • coordenar disciplinas;
  • ministrar aulas em disciplinas afins às áreas de física e química no ensino superior;
  • interagir com o ensino médio e fundamental;
  • coordenar projetos de pesquisa;
  • realizar estágios de pós-doutorado;
  • escrever roteiros de laboratório;
  • participar de seminários;
  • participar de atividades de extensão;
  • atuar inter, multi e transdisciplinarmente;
  • cursar pós-graduação lato senso;
  • selecionar professores;
  • ministrar cursos de aperfeiçoamento;
  • organizar dados;
  • manter atualizada a cultura geral;
  • adequar projeto pedagógico;
  • definir diretrizes curriculares;
  • atuar em colegiados;
  • participar em comissões;
  • comunicar-se com eficiência;
  • acompanhar a instalação dos equipamentos;
  • ministrar cursos de especialização;
  • proferir conferências;
  • gerar patentes;
  • orientar tese de doutorado;
  • cursar especialização;
  • realizar atividades de educação continuada;
  • orientar monografias;
  • participar em bancas examinadoras;
  • participar de cursos de aperfeiçoamento;
  • reconhecer as relações do desenvolvimento da química, física e astronomia com outras áreas do saber;
  • organizar eventos;
  • atualizar experimentos;
  • coordenar disciplinas teóricas;
  • dirigir unidades;
  • planejar bibliotecas;
  • gerar conhecimento;
  • orientar dissertação de mestrado;
  • produzir relatórios;
  • formular projetos de pesquisa;
  • demonstrar senso crítico;
  • prestar consultoria;
  • orientar alunos em projetos de especialização;
  • orientar alunos em pós-graduação;
  • formar recursos humanos;
  • supervisionar estágios;
  • tutorar alunos;
  • orientar iniciação científica;
  • prestar serviços técnico-científicos;
  • participar de sociedades científicas nacionais;
  • avaliar o processo ensino-aprendizagem;
  • respeitar ética profissional;
  • coordenar disciplinas intercursos ou interunidades;
  • participar em bancas de concurso;
  • produzir instrumentos de avaliação;
  • cursar pós-graduação estrito senso;
  • coletar dados;
  • realizar estágios exógenos;
  • coordenar laboratório de ensino;
  • participar de congressos;
  • elaborar normas;
  • elaborar instrumento de avaliação;
  • produzir mídia eletrônica;
  • avaliar textos;
  • participar do conselho regional e federal de química;
  • elaborar prestação de contas;
  • participar do planejamento do quadro de pessoal;
  • elaborar orçamento;
  • demonstrar curiosidade;
  • assessorar órgãos públicos;
  • divulgar método científico;
  • aprender de forma autônoma e contínua;
  • produzir pareceres;
  • planejar laboratório de pesquisa;
  • coordenar cursos;
  • executar o projeto pedagógico;
  • chefiar departamentos;
  • utilizar demonstrações experimentais em aulas teóricas;
  • apresentar trabalhos em eventos científicos;
  • executar estrutura curricular;
  • divulgar os resultados em revistas científicas;
  • atualizar curriculum vitae;
  • executar perícias;
  • corrigir provas;
  • planejar salas de aula;
  • desenvolver instrumentação;
  • organizar eventos científicos;
  • panejar salas de instrumentos;
  • planejar aula teórica;
  • escrever livros;


Setores que mais contratam Professor de química (ensino superior) no mercado de trabalho

  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental




Profissões em Destaque: