Salário para o cargo de Professor de química (ensino superior)
CBO 2342-10 > Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

Professor de química (ensino superior) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Exercem atividades didáticas, preparam material didático, formam profissionais e coordenam cursos de física, de química e de astronomia de graduação e/ou pós-graduação. Desenvolvem e realizam atividades de pesquisa e extensão. Atualizam seus conhecimentos, atuam em políticas públicas e participam do processo de avaliação institucional. Atuam na administração de instituições de ensino superior, definem infra-estrutura pertinente e estruturam processos seletivos.

Quanto ganha um Professor de química (ensino superior)

Um Professor de química (ensino superior) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.472,00 e R$ 21.803,19, com a média salarial de R$ 7.557,22 e o salário mediana em R$ 4.409,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de química (ensino superior)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.557,22 90.686,62 1.889,30 64,62
1º Quartil 2.472,00 29.663,98 618,00 21,14
Salário Mediana 4.409,00 52.908,00 1.102,25 37,70
3º Quartil 16.628,05 199.536,57 4.157,01 142,18
Teto Salarial 21.803,19 261.638,34 5.450,80 186,43


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.674 - 7.642 4.389,44 2.674,00 4.502,00 6.309,50 7.642,26


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.234 - 11.448 4.946,64 2.233,67 4.364,00 9.451,67 11.448,14
Rio Grande do Sul 1.721 - 15.923 6.224,17 1.721,00 5.074,50 13.146,33 15.923,23
Rio de Janeiro 4.779 - 45.918 16.582,33 4.779,00 9.116,50 37.910,00 45.917,73
Paraná 1.745 - 6.635 3.463,00 1.745,00 2.557,00 5.478,00 6.635,12


Principais locais de trabalho

Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior trabalham nas áreas de física, química e astronomia, lecionando em faculdades e universidades públicas e privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. O trabalho é individual, com supervisão ocasional, realizado em ambiente fechado, com horários irregulares. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis. Os professores de física, em algumas atividades, ficam expostos à radiação, os professores de química podem estar expostos à radiação e à material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior em física ou química e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de química (ensino superior)

Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior devem:

  • agir na administração de instituições de ensino superior;
  • estruturar processos seletivos;
  • participar do processo de avaliação institucional;
  • definir a infraestrutura pertinente;
  • realizar atividades de extensão;
  • demonstrar competências pessoais;
  • formar profissionais;
  • coordenar cursos;
  • preparar material didático;
  • atualizar conhecimentos;
  • desenvolver atividades de pesquisa;
  • exercer atividades didáticas;
  • atuar em políticas públicas;

  • Atividades

    • ministrar aulas de química no ensino superior;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • atuar em colegiados;
    • divulgar resultados de pesquisa para o grande público;
    • demonstrar curiosidade;
    • planejar laboratório de ensino;
    • ministrar aulas em disciplinas afins às áreas de física e química no ensino superior;
    • acompanhar a instalação dos equipamentos;
    • atender aluno em atividade de recuperação;
    • tutorar alunos;
    • produzir pareceres;
    • participar em bancas de concurso;
    • atender aluno extraclasse;
    • panejar salas de instrumentos;
    • desenvolver instrumentação;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • elaborar orçamento;
    • dominar os conteúdos pertinentes à área;
    • demonstrar espírito empreendedor;
    • executar estrutura curricular;
    • reconhecer as relações do desenvolvimento da química, física e astronomia com outras áreas do saber;
    • dirigir trabalho de final de curso;
    • participar em comissões;
    • adequar projeto pedagógico;
    • entrevistar candidatos;
    • proferir conferências;
    • executar o projeto pedagógico;
    • coordenar disciplinas teóricas;
    • elaborar instrumento de avaliação;
    • planejar bibliotecas;
    • cursar pós-graduação lato senso;
    • ministrar cursos de aperfeiçoamento;
    • divulgar os resultados em revistas científicas;
    • chefiar departamentos;
    • ministrar cursos de especialização;
    • propor projeto pedagógico;
    • coordenar laboratório de ensino;
    • selecionar professores;
    • avaliar o processo ensino-aprendizagem;
    • atualizar curriculum vitae;
    • orientar alunos em pós-graduação;
    • participar de congressos;
    • orientar tese de doutorado;
    • apresentar trabalhos em eventos científicos;
    • realizar estágios de pós-doutorado;
    • prestar serviços técnico-científicos;
    • propor ementas;
    • atualizar experimentos;
    • ministrar aulas de astronomia no ensino superior;
    • dirigir unidades;
    • planejar salas de aula;
    • assessorar órgãos públicos;
    • prestar consultoria ad-hoc;
    • realizar estágios exógenos;
    • planejar aula experimental;
    • formar recursos humanos;
    • realizar atividades de educação continuada;
    • respeitar ética profissional;
    • participar em bancas examinadoras;
    • orientar dissertação de mestrado;
    • divulgar método científico;
    • planejar laboratório de pesquisa;
    • dirigir instituições;
    • interagir com o ensino médio e fundamental;
    • escrever roteiros de laboratório;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • produzir mídia eletrônica;
    • participar de atividades de extensão;
    • executar projetos de pesquisa;
    • orientar monografias;
    • preparar provas;
    • organizar eventos;
    • coordenar disciplinas;
    • coordenar disciplinas intercursos ou interunidades;
    • organizar eventos científicos;
    • avaliar textos;
    • participar de seminários;
    • prestar consultoria;
    • executar perícias;
    • ministrar aulas de física no ensino superior;
    • participar do planejamento do quadro de pessoal;
    • gerar patentes;
    • demonstrar senso crítico;
    • planejar aula teórica;
    • participar de sociedades científicas nacionais;
    • elaborar estrutura curricular;
    • elaborar prestação de contas;
    • organizar atividades de extensão;
    • coletar dados;
    • organizar dados;
    • participar do conselho regional e federal de química;
    • atuar inter, multi e transdisciplinarmente;
    • aprender de forma autônoma e contínua;
    • manter atualizada a cultura geral;
    • coordenar cursos;
    • comunicar-se com eficiência;
    • orientar iniciação científica;
    • familiarizar-se com novas tecnologias de ensino;
    • supervisionar estágios;
    • escrever livros;
    • cursar pós-graduação estrito senso;
    • elaborar plano de ensino;
    • gerar conhecimento;
    • formular projetos de pesquisa;
    • introduzir experimentos;
    • produzir relatórios;
    • orientar alunos em projetos de especialização;
    • incentivar a participação de alunos em eventos e congressos;
    • avaliar o projeto pedagógico;
    • avaliar estágio probatório;
    • cursar especialização;
    • utilizar demonstrações experimentais em aulas teóricas;
    • saber expressar-se em público;
    • elaborar normas;
    • definir diretrizes curriculares;
    • definir procedimentos;
    • corrigir provas;


    Setores que mais contratam Professor de química (ensino superior) no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação infantil - creche




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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