Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior trabalham nas áreas de física, química e astronomia, lecionando em faculdades e universidades públicas e privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. O trabalho é individual, com supervisão ocasional, realizado em ambiente fechado, com horários irregulares. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis. Os professores de física, em algumas atividades, ficam expostos à radiação, os professores de química podem estar expostos à radiação e à material tóxico.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior
O exercício desse cargo requer ensino superior em física ou química e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.
Funções e atividades do Professor de química (ensino superior)
Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior devem:
- exercer atividades didáticas;
- participar do processo de avaliação institucional;
- agir na administração de instituições de ensino superior;
- demonstrar competências pessoais;
- atualizar conhecimentos;
- definir a infraestrutura pertinente;
- atuar em políticas públicas;
- desenvolver atividades de pesquisa;
- preparar material didático;
- formar profissionais;
- estruturar processos seletivos;
- coordenar cursos;
- realizar atividades de extensão;
Atividades
- executar projetos de pesquisa;
- propor projeto pedagógico;
- atender aluno extraclasse;
- elaborar estrutura curricular;
- organizar atividades de extensão;
- planejar aula experimental;
- avaliar estágio probatório;
- entrevistar candidatos;
- introduzir experimentos;
- propor ementas;
- preparar provas;
- demonstrar espírito empreendedor;
- avaliar o projeto pedagógico;
- divulgar resultados de pesquisa para o grande público;
- dominar os conteúdos pertinentes à área;
- familiarizar-se com novas tecnologias de ensino;
- saber expressar-se em público;
- definir procedimentos;
- incentivar a participação de alunos em eventos e congressos;
- prestar consultoria ad-hoc;
- dirigir trabalho de final de curso;
- dirigir instituições;
- atender aluno em atividade de recuperação;
- elaborar plano de ensino;
- ministrar aulas de química no ensino superior;
- planejar laboratório de ensino;
- coordenar disciplinas;
- ministrar aulas em disciplinas afins às áreas de física e química no ensino superior;
- interagir com o ensino médio e fundamental;
- coordenar projetos de pesquisa;
- realizar estágios de pós-doutorado;
- escrever roteiros de laboratório;
- participar de seminários;
- participar de atividades de extensão;
- atuar inter, multi e transdisciplinarmente;
- cursar pós-graduação lato senso;
- selecionar professores;
- ministrar cursos de aperfeiçoamento;
- organizar dados;
- manter atualizada a cultura geral;
- adequar projeto pedagógico;
- definir diretrizes curriculares;
- atuar em colegiados;
- participar em comissões;
- comunicar-se com eficiência;
- acompanhar a instalação dos equipamentos;
- ministrar cursos de especialização;
- proferir conferências;
- gerar patentes;
- orientar tese de doutorado;
- cursar especialização;
- realizar atividades de educação continuada;
- orientar monografias;
- participar em bancas examinadoras;
- participar de cursos de aperfeiçoamento;
- reconhecer as relações do desenvolvimento da química, física e astronomia com outras áreas do saber;
- organizar eventos;
- atualizar experimentos;
- coordenar disciplinas teóricas;
- dirigir unidades;
- planejar bibliotecas;
- gerar conhecimento;
- orientar dissertação de mestrado;
- produzir relatórios;
- formular projetos de pesquisa;
- demonstrar senso crítico;
- prestar consultoria;
- orientar alunos em projetos de especialização;
- orientar alunos em pós-graduação;
- formar recursos humanos;
- supervisionar estágios;
- tutorar alunos;
- orientar iniciação científica;
- prestar serviços técnico-científicos;
- participar de sociedades científicas nacionais;
- avaliar o processo ensino-aprendizagem;
- respeitar ética profissional;
- coordenar disciplinas intercursos ou interunidades;
- participar em bancas de concurso;
- produzir instrumentos de avaliação;
- cursar pós-graduação estrito senso;
- coletar dados;
- realizar estágios exógenos;
- coordenar laboratório de ensino;
- participar de congressos;
- elaborar normas;
- elaborar instrumento de avaliação;
- produzir mídia eletrônica;
- avaliar textos;
- participar do conselho regional e federal de química;
- elaborar prestação de contas;
- participar do planejamento do quadro de pessoal;
- elaborar orçamento;
- demonstrar curiosidade;
- assessorar órgãos públicos;
- divulgar método científico;
- aprender de forma autônoma e contínua;
- produzir pareceres;
- planejar laboratório de pesquisa;
- coordenar cursos;
- executar o projeto pedagógico;
- chefiar departamentos;
- utilizar demonstrações experimentais em aulas teóricas;
- apresentar trabalhos em eventos científicos;
- executar estrutura curricular;
- divulgar os resultados em revistas científicas;
- atualizar curriculum vitae;
- executar perícias;
- corrigir provas;
- planejar salas de aula;
- desenvolver instrumentação;
- organizar eventos científicos;
- panejar salas de instrumentos;
- planejar aula teórica;
- escrever livros;
Setores que mais contratam Professor de química (ensino superior) no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental