Salário para o cargo de Professor de matemática na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
CBO 2313-40 > Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Professor de matemática na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de matemática na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Um Professor de matemática na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.024,77 e R$ 9.731,97, com a média salarial de R$ 4.017,52 e o salário mediana em R$ 2.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de matemática na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.017,52 48.210,28 1.004,38 31,97
1º Quartil 2.024,77 24.297,23 506,19 16,11
Salário Mediana 2.800,00 33.600,00 700,00 22,28
3º Quartil 7.422,01 89.064,16 1.855,50 59,06
Teto Salarial 9.731,97 116.783,60 2.432,99 77,44


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.071 - 17.564 6.260,39 2.071,10 4.000,00 14.501,26 17.564,36
Rio de Janeiro - RJ 1.668 - 9.001 3.719,63 1.667,64 2.640,00 7.431,48 9.001,23
Brasília - DF 1.740 - 13.171 5.205,45 1.739,85 4.049,00 10.873,85 13.170,74
Santo André - SP 2.145 - 8.324 3.874,56 2.145,18 3.248,00 6.872,21 8.323,82
Recife - PE 1.931 - 10.606 4.655,04 1.931,12 3.150,00 8.756,53 10.606,17
Goiânia - GO 1.600 - 10.454 3.890,53 1.600,44 2.504,00 8.630,68 10.453,73
Belo Horizonte - MG 1.766 - 10.996 4.194,57 1.766,19 2.867,00 9.078,23 10.995,82
Curitiba - PR 1.818 - 6.522 3.209,60 1.817,93 2.894,00 5.385,00 6.522,47
Guarulhos - SP 1.534 - 6.347 3.005,32 1.533,77 2.394,00 5.240,31 6.347,22
Porto Alegre - RS 1.907 - 11.017 4.300,49 1.906,97 2.884,50 9.095,42 11.016,64
Belém - PA 1.981 - 19.131 6.580,36 1.980,79 4.574,00 15.794,83 19.131,18
Manaus - AM 1.546 - 7.236 2.945,36 1.546,18 2.064,15 5.973,91 7.235,78
Salvador - BA 1.576 - 5.241 2.509,47 1.575,73 2.000,00 4.326,91 5.240,88
Campinas - SP 1.641 - 10.618 3.906,96 1.640,75 2.694,00 8.766,40 10.618,13
Ribeirão Preto - SP 1.869 - 6.292 3.317,57 1.869,48 3.184,00 5.195,10 6.292,46
Florianópolis - SC 1.932 - 9.995 4.118,90 1.932,09 3.210,00 8.251,67 9.994,67
Fortaleza - CE 1.429 - 36.992 8.697,32 1.429,13 2.029,00 30.540,88 36.992,02
João Pessoa - PB 1.799 - 13.935 5.208,79 1.799,38 3.013,00 11.505,13 13.935,35
Osasco - SP 2.683 - 7.310 4.580,06 2.683,13 4.840,00 6.035,00 7.309,77
Natal - RN 1.686 - 10.604 4.569,63 1.685,63 2.876,50 8.755,13 10.604,47


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.890 - 11.074 4.451,14 1.889,68 3.252,00 9.142,66 11.073,87
Rio de Janeiro 1.591 - 11.069 3.990,50 1.591,25 2.371,00 9.139,03 11.069,47
Minas Gerais 1.670 - 9.125 3.681,49 1.669,53 2.739,00 7.533,32 9.124,58
Rio Grande do Sul 1.786 - 7.240 3.273,12 1.785,70 2.608,50 5.977,20 7.239,76
Santa Catarina 1.878 - 8.102 3.721,82 1.877,70 3.060,16 6.688,83 8.101,71
Pernambuco 1.521 - 9.660 3.768,00 1.520,78 2.797,00 7.975,57 9.660,24
Paraná 1.661 - 5.654 2.784,10 1.660,93 2.349,00 4.667,93 5.653,94
Distrito Federal 1.740 - 13.171 5.205,45 1.739,85 4.049,00 10.873,85 13.170,74
Goiás 1.600 - 7.432 3.163,68 1.599,65 2.272,00 6.135,86 7.431,94
Bahia 1.515 - 4.489 2.265,03 1.515,31 1.935,00 3.705,95 4.488,76
Pará 1.783 - 13.018 4.921,78 1.782,76 3.682,45 10.747,82 13.018,08
Espírito Santo 1.656 - 5.634 2.836,37 1.656,00 2.425,00 4.651,52 5.634,06
Ceará 1.446 - 32.000 8.233,20 1.446,22 2.097,50 26.419,22 31.999,75
Rio Grande do Norte 1.579 - 13.112 4.464,09 1.578,67 2.719,00 10.825,24 13.111,85
Maranhão 1.509 - 12.419 4.135,75 1.509,43 2.297,50 10.253,46 12.419,30
Paraíba 1.591 - 11.496 4.297,69 1.590,85 2.603,50 9.491,08 11.495,88
Amazonas 1.503 - 6.952 2.823,39 1.502,59 2.032,08 5.739,92 6.952,36
Mato Grosso 1.587 - 7.379 3.406,84 1.586,50 2.901,00 6.092,12 7.378,96
Mato Grosso do Sul 1.563 - 6.224 2.972,05 1.563,40 2.362,00 5.138,90 6.224,39
Sergipe 1.691 - 4.197 2.504,62 1.690,88 2.514,00 3.465,47 4.197,48
Alagoas 1.527 - 4.709 2.564,44 1.526,75 2.310,00 3.887,56 4.708,73
Tocantins 1.785 - 9.634 4.015,59 1.785,00 2.831,50 7.954,25 9.634,43
Piauí 1.488 - 20.713 5.662,58 1.488,14 2.588,00 17.100,86 20.713,07
Amapá 1.423 - 6.052 2.598,93 1.422,86 2.000,00 4.996,57 6.052,00
Rondônia 1.513 - 6.928 2.791,07 1.513,00 2.100,00 5.720,17 6.928,44
Acre 1.798 - 4.103 2.475,04 1.797,50 2.178,75 3.387,50 4.103,04
Roraima 1.715 - 4.578 2.817,28 1.714,70 3.011,50 3.780,00 4.578,45


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de matemática na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • promover a educação dos alunos;
  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • estudar;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
    • trabalhar em equipe;
    • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
    • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
    • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
    • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
    • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
    • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
    • demonstrar criatividade e iniciativa;
    • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
    • analisar o plano de gestão da escola;
    • ministrar aulas;
    • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
    • organizar a bibliografia;
    • registrar atividades culturais e pedagógicas;
    • organizar atividades comunitárias;
    • propor atividades culturais;
    • demonstrar solidariedade;
    • estimular a troca de conhecimento;
    • assumir funções administrativo-pedagógicas;
    • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
    • participar das assembleias escolares;
    • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
    • dialogar com a direção e coordenações da escola;
    • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
    • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
    • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
    • construir relações de confiança com os alunos;
    • propor opções para o horário de trabalho;
    • revelar interesses multidisciplinares;
    • definir processos e critérios de avaliação;
    • elaborar os instrumentos de avaliação;
    • consultar bibliotecas;
    • participar da gestão escolar nos colegiados;
    • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
    • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
    • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
    • propor critérios para a composição das classes;
    • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
    • demonstrar capacidade de diálogo;
    • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
    • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
    • orientar a autoavaliação dos alunos;
    • acompanhar as mudanças na área da educação;
    • conviver com as ideias ou posições contrárias;
    • propor calendário de avaliação escrita;
    • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
    • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
    • prever recursos materiais e didáticos;
    • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
    • propor estudos interdisciplinares;
    • empregar recursos e procedimentos didáticos;
    • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
    • trocar experiências com os professores através de reuniões;
    • avaliar a frequência dos alunos;
    • selecionar os conteúdos;
    • aprender novas tecnologias;
    • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • sistematizar o conhecimento;
    • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
    • estabelecer as metodologias de ensino;
    • preencher formulários com notas e faltas;
    • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
    • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
    • registrar atividades extracurriculares;
    • demonstrar pontualidade e assiduidade;
    • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
    • respeitar os limites dos alunos;
    • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
    • registrar avaliações e resultados;
    • prever participação em eventos culturais e científicos;
    • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
    • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
    • expressar-se com clareza;
    • ler literatura específica da área de conhecimento;
    • contextualizar os conhecimentos;
    • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
    • consultar legislação;
    • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
    • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
    • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
    • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
    • preencher diário de classe;
    • criar situações múltiplas de aprendizagem;
    • agir eticamente;
    • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
    • demonstrar controle emocional;
    • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
    • elaborar o projeto pedagógico;
    • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
    • elencar temas para projetos pedagógicos;
    • colocar-se disponível para os alunos;
    • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
    • analisar a autoavaliação dos alunos;
    • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
    • decodificar diferentes códigos e linguagens;
    • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
    • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
    • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
    • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
    • propor regras comuns para comunidade escolar;
    • demonstrar liderança;
    • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
    • realizar reuniões com os pais para orientação;
    • listar material escolar básico;
    • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;


    Setores que mais contratam Professor de matemática na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - creche
    • Outras atividades de ensino
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação profissional de nível técnico
    • Atividades associativas
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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