Quanto ganha um Professor de matemática na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
Um Professor de matemática na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.024,77 e R$ 9.731,97, com a média salarial de R$ 4.017,52 e o salário mediana em R$ 2.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 4.017,52 | 48.210,28 | 1.004,38 | 31,97 |
1º Quartil | 2.024,77 | 24.297,23 | 506,19 | 16,11 |
Salário Mediana | 2.800,00 | 33.600,00 | 700,00 | 22,28 |
3º Quartil | 7.422,01 | 89.064,16 | 1.855,50 | 59,06 |
Teto Salarial | 9.731,97 | 116.783,60 | 2.432,99 | 77,44 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
Cargos relacionados:
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- Professor de matemática do ensino fundamental
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- Professor de educação física na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 2.071 - 17.564 | 6.260,39 | 2.071,10 | 4.000,00 | 14.501,26 | 17.564,36 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.668 - 9.001 | 3.719,63 | 1.667,64 | 2.640,00 | 7.431,48 | 9.001,23 |
Brasília - DF | 1.740 - 13.171 | 5.205,45 | 1.739,85 | 4.049,00 | 10.873,85 | 13.170,74 |
Santo André - SP | 2.145 - 8.324 | 3.874,56 | 2.145,18 | 3.248,00 | 6.872,21 | 8.323,82 |
Recife - PE | 1.931 - 10.606 | 4.655,04 | 1.931,12 | 3.150,00 | 8.756,53 | 10.606,17 |
Goiânia - GO | 1.600 - 10.454 | 3.890,53 | 1.600,44 | 2.504,00 | 8.630,68 | 10.453,73 |
Belo Horizonte - MG | 1.766 - 10.996 | 4.194,57 | 1.766,19 | 2.867,00 | 9.078,23 | 10.995,82 |
Curitiba - PR | 1.818 - 6.522 | 3.209,60 | 1.817,93 | 2.894,00 | 5.385,00 | 6.522,47 |
Guarulhos - SP | 1.534 - 6.347 | 3.005,32 | 1.533,77 | 2.394,00 | 5.240,31 | 6.347,22 |
Porto Alegre - RS | 1.907 - 11.017 | 4.300,49 | 1.906,97 | 2.884,50 | 9.095,42 | 11.016,64 |
Belém - PA | 1.981 - 19.131 | 6.580,36 | 1.980,79 | 4.574,00 | 15.794,83 | 19.131,18 |
Manaus - AM | 1.546 - 7.236 | 2.945,36 | 1.546,18 | 2.064,15 | 5.973,91 | 7.235,78 |
Salvador - BA | 1.576 - 5.241 | 2.509,47 | 1.575,73 | 2.000,00 | 4.326,91 | 5.240,88 |
Campinas - SP | 1.641 - 10.618 | 3.906,96 | 1.640,75 | 2.694,00 | 8.766,40 | 10.618,13 |
Ribeirão Preto - SP | 1.869 - 6.292 | 3.317,57 | 1.869,48 | 3.184,00 | 5.195,10 | 6.292,46 |
Florianópolis - SC | 1.932 - 9.995 | 4.118,90 | 1.932,09 | 3.210,00 | 8.251,67 | 9.994,67 |
Fortaleza - CE | 1.429 - 36.992 | 8.697,32 | 1.429,13 | 2.029,00 | 30.540,88 | 36.992,02 |
João Pessoa - PB | 1.799 - 13.935 | 5.208,79 | 1.799,38 | 3.013,00 | 11.505,13 | 13.935,35 |
Osasco - SP | 2.683 - 7.310 | 4.580,06 | 2.683,13 | 4.840,00 | 6.035,00 | 7.309,77 |
Natal - RN | 1.686 - 10.604 | 4.569,63 | 1.685,63 | 2.876,50 | 8.755,13 | 10.604,47 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.890 - 11.074 | 4.451,14 | 1.889,68 | 3.252,00 | 9.142,66 | 11.073,87 |
Rio de Janeiro | 1.591 - 11.069 | 3.990,50 | 1.591,25 | 2.371,00 | 9.139,03 | 11.069,47 |
Minas Gerais | 1.670 - 9.125 | 3.681,49 | 1.669,53 | 2.739,00 | 7.533,32 | 9.124,58 |
Rio Grande do Sul | 1.786 - 7.240 | 3.273,12 | 1.785,70 | 2.608,50 | 5.977,20 | 7.239,76 |
Santa Catarina | 1.878 - 8.102 | 3.721,82 | 1.877,70 | 3.060,16 | 6.688,83 | 8.101,71 |
Pernambuco | 1.521 - 9.660 | 3.768,00 | 1.520,78 | 2.797,00 | 7.975,57 | 9.660,24 |
Paraná | 1.661 - 5.654 | 2.784,10 | 1.660,93 | 2.349,00 | 4.667,93 | 5.653,94 |
Distrito Federal | 1.740 - 13.171 | 5.205,45 | 1.739,85 | 4.049,00 | 10.873,85 | 13.170,74 |
Goiás | 1.600 - 7.432 | 3.163,68 | 1.599,65 | 2.272,00 | 6.135,86 | 7.431,94 |
Bahia | 1.515 - 4.489 | 2.265,03 | 1.515,31 | 1.935,00 | 3.705,95 | 4.488,76 |
Pará | 1.783 - 13.018 | 4.921,78 | 1.782,76 | 3.682,45 | 10.747,82 | 13.018,08 |
Espírito Santo | 1.656 - 5.634 | 2.836,37 | 1.656,00 | 2.425,00 | 4.651,52 | 5.634,06 |
Ceará | 1.446 - 32.000 | 8.233,20 | 1.446,22 | 2.097,50 | 26.419,22 | 31.999,75 |
Rio Grande do Norte | 1.579 - 13.112 | 4.464,09 | 1.578,67 | 2.719,00 | 10.825,24 | 13.111,85 |
Maranhão | 1.509 - 12.419 | 4.135,75 | 1.509,43 | 2.297,50 | 10.253,46 | 12.419,30 |
Paraíba | 1.591 - 11.496 | 4.297,69 | 1.590,85 | 2.603,50 | 9.491,08 | 11.495,88 |
Amazonas | 1.503 - 6.952 | 2.823,39 | 1.502,59 | 2.032,08 | 5.739,92 | 6.952,36 |
Mato Grosso | 1.587 - 7.379 | 3.406,84 | 1.586,50 | 2.901,00 | 6.092,12 | 7.378,96 |
Mato Grosso do Sul | 1.563 - 6.224 | 2.972,05 | 1.563,40 | 2.362,00 | 5.138,90 | 6.224,39 |
Sergipe | 1.691 - 4.197 | 2.504,62 | 1.690,88 | 2.514,00 | 3.465,47 | 4.197,48 |
Alagoas | 1.527 - 4.709 | 2.564,44 | 1.526,75 | 2.310,00 | 3.887,56 | 4.708,73 |
Tocantins | 1.785 - 9.634 | 4.015,59 | 1.785,00 | 2.831,50 | 7.954,25 | 9.634,43 |
Piauí | 1.488 - 20.713 | 5.662,58 | 1.488,14 | 2.588,00 | 17.100,86 | 20.713,07 |
Amapá | 1.423 - 6.052 | 2.598,93 | 1.422,86 | 2.000,00 | 4.996,57 | 6.052,00 |
Rondônia | 1.513 - 6.928 | 2.791,07 | 1.513,00 | 2.100,00 | 5.720,17 | 6.928,44 |
Acre | 1.798 - 4.103 | 2.475,04 | 1.797,50 | 2.178,75 | 3.387,50 | 4.103,04 |
Roraima | 1.715 - 4.578 | 2.817,28 | 1.714,70 | 3.011,50 | 3.780,00 | 4.578,45 |
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de matemática na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:
Atividades
- corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
- trabalhar em equipe;
- registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
- adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
- identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
- desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
- orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
- possibilitar a apropriação de conhecimentos;
- propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
- demonstrar criatividade e iniciativa;
- orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
- analisar o plano de gestão da escola;
- ministrar aulas;
- participar da elaboração do plano de gestão da escola;
- organizar a bibliografia;
- registrar atividades culturais e pedagógicas;
- organizar atividades comunitárias;
- propor atividades culturais;
- demonstrar solidariedade;
- estimular a troca de conhecimento;
- assumir funções administrativo-pedagógicas;
- sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
- participar das assembleias escolares;
- diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
- dialogar com a direção e coordenações da escola;
- promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
- avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
- expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
- construir relações de confiança com os alunos;
- propor opções para o horário de trabalho;
- revelar interesses multidisciplinares;
- definir processos e critérios de avaliação;
- elaborar os instrumentos de avaliação;
- consultar bibliotecas;
- participar da gestão escolar nos colegiados;
- promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
- sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
- desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
- propor critérios para a composição das classes;
- esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
- demonstrar capacidade de diálogo;
- contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
- registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
- orientar a autoavaliação dos alunos;
- acompanhar as mudanças na área da educação;
- conviver com as ideias ou posições contrárias;
- propor calendário de avaliação escrita;
- adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
- orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
- prever recursos materiais e didáticos;
- discutir projetos interdisciplinares com colegas;
- propor estudos interdisciplinares;
- empregar recursos e procedimentos didáticos;
- observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
- trocar experiências com os professores através de reuniões;
- avaliar a frequência dos alunos;
- selecionar os conteúdos;
- aprender novas tecnologias;
- escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
- sistematizar o conhecimento;
- falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
- desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
- estabelecer as metodologias de ensino;
- preencher formulários com notas e faltas;
- determinar os objetivos do curso e da disciplina;
- selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
- desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
- registrar atividades extracurriculares;
- demonstrar pontualidade e assiduidade;
- levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
- respeitar os limites dos alunos;
- comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
- registrar avaliações e resultados;
- prever participação em eventos culturais e científicos;
- elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
- comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
- expressar-se com clareza;
- ler literatura específica da área de conhecimento;
- contextualizar os conhecimentos;
- contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
- consultar legislação;
- frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
- analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
- encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
- preencher diário de classe;
- criar situações múltiplas de aprendizagem;
- agir eticamente;
- solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
- demonstrar controle emocional;
- avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
- elaborar o projeto pedagógico;
- debater projetos interdisciplinares com os alunos;
- elencar temas para projetos pedagógicos;
- colocar-se disponível para os alunos;
- socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
- analisar a autoavaliação dos alunos;
- desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
- decodificar diferentes códigos e linguagens;
- desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
- propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
- respeitar a heterogeneidade dos alunos;
- incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
- propor regras comuns para comunidade escolar;
- demonstrar liderança;
- demonstrar capacidade de intervir na realidade;
- realizar reuniões com os pais para orientação;
- listar material escolar básico;
- definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
Setores que mais contratam Professor de matemática na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino médio
- Administração pública em geral
- Educação infantil - creche
- Outras atividades de ensino
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades associativas
- Atividades de organizações religiosas
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br