Salário para o cargo de Professor de literatura italiana
CBO 2346-56 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de literatura italiana - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de literatura italiana

Um Professor de literatura italiana trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.875,00 e R$ 3.111,55, com a média salarial de R$ 2.041,00 e o salário mediana em R$ 1.875,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de literatura italiana

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.041,00 24.492,00 510,25 27,83
1º Quartil 1.875,00 22.500,00 468,75 25,57
Salário Mediana 1.875,00 22.500,00 468,75 25,57
3º Quartil 2.373,00 28.476,00 593,25 32,36
Teto Salarial 3.111,55 37.338,59 777,89 42,43


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de literatura italiana

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar alunos;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar atividades de avaliação;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;

  • Atividades

    • elaborar glossários;
    • publicar trabalhos;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • discutir resultados da produção discente;
    • definir conteúdos programáticos;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • organizar edições diplomáticas;
    • realizar atividades de editoração;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • planejar orçamento;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • orientar teses de doutorado;
    • organizar concursos literários;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • traduzir textos;
    • relacionar teoria e prática;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • realizar autoavaliação;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • indicar bibliografia;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • montar equipe de pesquisa;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • organizar edições críticas;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • promover o estudo de textos;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • organizar atlas linguísticos;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • discutir propostas curriculares;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • supervisionar estágios;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • programar atividades de pesquisa;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • elaborar críticas literárias;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • preparar programas de cursos;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • selecionar textos para estudo;
    • participar da correção de exames;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • divulgar a produção discente;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • organizar antologias;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • participar de colegiados;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • distribuir disciplinas;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • avaliar grade curricular;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • escrever verbetes;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • publicar traduções de textos;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • elaborar projetos;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • elaborar dicionários;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • elaborar tese de doutorado;
    • trabalhar em equipe;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;


    Setores que mais contratam Professor de literatura italiana no mercado de trabalho

    • Ensino de idiomas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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