Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Professor de jardim da infância
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- preparar material pedagógico;
- organizar o trabalho;
- ensinar alunos;
- planejar ações didáticas;
- elaborar projetos pedagógicos;
- demonstrar competências pessoais;
- orientar a construção do conhecimento;
- avaliar desempenho dos alunos;
- comunicar-se;
- cuidar dos alunos;
Atividades
- supervisionar momento do sono e descanso;
- contar estórias;
- desenhar;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- avaliar atividades dos alunos;
- auto avaliar-se;
- comprar material pedagógico;
- visitar locais para eventos extracurriculares;
- organizar sala de aula;
- preencher fichas de avaliação;
- observar a socialização;
- participar da associação de pais e mestres;
- planejar o roteiro de aula;
- administrar biblioteca circulante;
- pintar;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- apresentar projeto aos alunos;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- registrar observações;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- colar materiais;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- dramatizar estórias e músicas;
- debater projeto com direção e coordenação;
- cantar músicas;
- modelar massas e argila;
- participar da definição do horário;
- reestruturar estratégias;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- definir atividades pedagógicas;
- convocar pais e responsáveis;
- mostrar filmes;
- elaborar cronograma;
- preencher diário de classe;
- dar banho nos alunos;
- ensinar culinária;
- orientar higiene pessoal;
- recortar materiais;
- demonstrar senso de organização;
- desenvolver capacidades emocionais;
- demonstrar sensibilidade;
- alimentar os alunos;
- supervisionar refeições;
- definir métodos de avaliação;
- demonstrar afetividade;
- servir como referencial de conduta;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- comentar filmes;
- orientar atividades artísticas;
- confeccionar material pedagógico;
- participar de conselhos;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- desenvolver atividades com informática;
- demonstrar paciência;
- selecionar material didático;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- demonstrar criatividade;
- servir alimentação aos alunos;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- determinar parâmetros do projeto;
- interagir com a comunidade;
- organizar espaços em geral;
- apresentar regras da escola;
- escrever letras e números;
- organizar material pedagógico;
- limpar material;
- discutir resultados dos projetos;
- trocar fralda dos alunos;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- trocar roupa dos alunos;
- observar o desenvolvimento motor;
- supervisionar recreio;
- solicitar material pedagógico;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- selecionar eventos e atividades extracurriculares;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- organizar eventos extracurriculares;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- acompanhar alunos em cursos extraclasses;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- estabelecer vínculos;
- observar o raciocínio lógico;
- observar a linguagem;
- elaborar relatórios;
- demonstrar capacidade de observação;
- utilizar sucata;
- conferir cadastro dos alunos;
- identificar material pedagógico;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- organizar eventos na escola;
- investigar interesse do aluno;
- definir objetivos da ação didática;
- trocar roupa de cama;
- reciclar material;
- corrigir atividades;
- criar jogos e brincadeiras;
- preencher agenda;
- construir regras com os alunos;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar versatilidade;
- ler textos;
- explicar atividades propostas;
- demonstrar autocontrole;
- atualizar-se;
- criar espaço para brincadeiras;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- brincar com os alunos;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- desenvolver atividades artísticas;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- orientar atividades de desenho;
- contornar situações adversas;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- desenvolver capacidades motoras;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- elaborar estórias com alunos;
Setores que mais contratam Professor de jardim da infância no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades associativas
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Outras atividades de recreação e lazer
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária