Salário para o cargo de Professor de jardim da infância
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de jardim da infância - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de jardim da infância

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • cuidar dos alunos;
  • comunicar-se;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar o trabalho;
  • planejar ações didáticas;
  • ensinar alunos;
  • preparar material pedagógico;

Atividades

  • convocar pais e responsáveis;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • organizar material pedagógico;
  • escrever letras e números;
  • desenhar;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • organizar sala de aula;
  • servir como referencial de conduta;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • comentar filmes;
  • limpar material;
  • elaborar cronograma;
  • servir alimentação aos alunos;
  • reciclar material;
  • supervisionar refeições;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • investigar interesse do aluno;
  • construir regras com os alunos;
  • elaborar estórias com alunos;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • contar estórias;
  • preencher fichas de avaliação;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • auto avaliar-se;
  • definir objetivos da ação didática;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • orientar atividades artísticas;
  • demonstrar senso de organização;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • estabelecer vínculos;
  • observar o raciocínio lógico;
  • solicitar material pedagógico;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • trocar roupa dos alunos;
  • participar da definição do horário;
  • observar a socialização;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • trocar fralda dos alunos;
  • contornar situações adversas;
  • demonstrar criatividade;
  • pintar;
  • reestruturar estratégias;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • determinar parâmetros do projeto;
  • definir métodos de avaliação;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • interagir com a comunidade;
  • explicar atividades propostas;
  • selecionar material didático;
  • observar a linguagem;
  • trabalhar em equipe;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • demonstrar paciência;
  • organizar espaços em geral;
  • demonstrar versatilidade;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • dar banho nos alunos;
  • recortar materiais;
  • supervisionar recreio;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • utilizar sucata;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • administrar biblioteca circulante;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • colar materiais;
  • trocar roupa de cama;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • ler textos;
  • demonstrar afetividade;
  • alimentar os alunos;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • identificar material pedagógico;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • definir atividades pedagógicas;
  • apresentar regras da escola;
  • discutir resultados dos projetos;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • brincar com os alunos;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • preencher diário de classe;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • corrigir atividades;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • comprar material pedagógico;
  • preencher agenda;
  • demonstrar sensibilidade;
  • atualizar-se;
  • orientar atividades de desenho;
  • elaborar relatórios;
  • modelar massas e argila;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • desenvolver atividades com informática;
  • ensinar culinária;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • mostrar filmes;
  • orientar higiene pessoal;
  • cantar músicas;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • demonstrar autocontrole;
  • organizar eventos na escola;
  • registrar observações;
  • confeccionar material pedagógico;
  • planejar o roteiro de aula;
  • participar de conselhos;


Setores que mais contratam Professor de jardim da infância no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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