Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Professor de jardim da infância
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- demonstrar competências pessoais;
- orientar a construção do conhecimento;
- preparar material pedagógico;
- elaborar projetos pedagógicos;
- cuidar dos alunos;
- avaliar desempenho dos alunos;
- planejar ações didáticas;
- ensinar alunos;
- organizar o trabalho;
- comunicar-se;
Atividades
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- colar materiais;
- investigar interesse do aluno;
- discutir resultados dos projetos;
- limpar material;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- explicar atividades propostas;
- conferir cadastro dos alunos;
- orientar higiene pessoal;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- definir objetivos da ação didática;
- cantar músicas;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- demonstrar criatividade;
- avaliar atividades dos alunos;
- mostrar filmes;
- elaborar cronograma;
- administrar biblioteca circulante;
- recortar materiais;
- utilizar sucata;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- desenvolver capacidades emocionais;
- debater projeto com direção e coordenação;
- confeccionar material pedagógico;
- planejar o roteiro de aula;
- desenvolver capacidades motoras;
- definir métodos de avaliação;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- interagir com a comunidade;
- reciclar material;
- organizar eventos extracurriculares;
- ensinar culinária;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- comprar material pedagógico;
- observar o desenvolvimento motor;
- acompanhar alunos em cursos extraclasses;
- desenvolver atividades com informática;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- modelar massas e argila;
- corrigir atividades;
- orientar atividades artísticas;
- demonstrar paciência;
- demonstrar sensibilidade;
- organizar eventos na escola;
- demonstrar senso de organização;
- pintar;
- visitar locais para eventos extracurriculares;
- elaborar relatórios;
- selecionar eventos e atividades extracurriculares;
- selecionar material didático;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- definir atividades pedagógicas;
- servir alimentação aos alunos;
- dramatizar estórias e músicas;
- demonstrar autocontrole;
- organizar sala de aula;
- orientar atividades de desenho;
- servir como referencial de conduta;
- observar a socialização;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- preencher fichas de avaliação;
- organizar espaços em geral;
- apresentar projeto aos alunos;
- comentar filmes;
- desenvolver atividades artísticas;
- criar jogos e brincadeiras;
- observar a linguagem;
- construir regras com os alunos;
- preencher agenda;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- contar estórias;
- preencher diário de classe;
- supervisionar refeições;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- estabelecer vínculos;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- demonstrar versatilidade;
- trocar fralda dos alunos;
- participar de conselhos;
- demonstrar capacidade de observação;
- escrever letras e números;
- elaborar estórias com alunos;
- solicitar material pedagógico;
- identificar material pedagógico;
- atualizar-se;
- desenhar;
- contornar situações adversas;
- registrar observações;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- brincar com os alunos;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- criar espaço para brincadeiras;
- trocar roupa de cama;
- auto avaliar-se;
- observar o raciocínio lógico;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- ler textos;
- supervisionar recreio;
- participar da associação de pais e mestres;
- trabalhar em equipe;
- organizar material pedagógico;
- participar da definição do horário;
- determinar parâmetros do projeto;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- reestruturar estratégias;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- convocar pais e responsáveis;
- demonstrar afetividade;
- apresentar regras da escola;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- dar banho nos alunos;
- trocar roupa dos alunos;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- alimentar os alunos;
Setores que mais contratam Professor de jardim da infância no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades associativas
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Outras atividades de recreação e lazer
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária