Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Professor de jardim da infância
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- avaliar desempenho dos alunos;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- elaborar projetos pedagógicos;
- preparar material pedagógico;
- orientar a construção do conhecimento;
- cuidar dos alunos;
- organizar o trabalho;
- planejar ações didáticas;
- ensinar alunos;
Atividades
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- preencher diário de classe;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- elaborar relatórios;
- desenhar;
- demonstrar sensibilidade;
- selecionar eventos e atividades extracurriculares;
- ensinar culinária;
- definir objetivos da ação didática;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- reciclar material;
- corrigir atividades;
- demonstrar capacidade de observação;
- mostrar filmes;
- definir atividades pedagógicas;
- debater projeto com direção e coordenação;
- identificar material pedagógico;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- preencher fichas de avaliação;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- preencher agenda;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- orientar higiene pessoal;
- acompanhar alunos em cursos extraclasses;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- visitar locais para eventos extracurriculares;
- auto avaliar-se;
- desenvolver atividades artísticas;
- trabalhar em equipe;
- elaborar cronograma;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- comentar filmes;
- reestruturar estratégias;
- escrever letras e números;
- organizar eventos na escola;
- colar materiais;
- administrar biblioteca circulante;
- organizar eventos extracurriculares;
- observar o desenvolvimento motor;
- contar estórias;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- estabelecer vínculos;
- recortar materiais;
- demonstrar versatilidade;
- brincar com os alunos;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- observar o raciocínio lógico;
- participar da definição do horário;
- modelar massas e argila;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- organizar espaços em geral;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- demonstrar criatividade;
- servir como referencial de conduta;
- orientar atividades de desenho;
- alimentar os alunos;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- trocar roupa dos alunos;
- selecionar material didático;
- observar a socialização;
- desenvolver capacidades emocionais;
- limpar material;
- investigar interesse do aluno;
- apresentar projeto aos alunos;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- registrar observações;
- trocar roupa de cama;
- servir alimentação aos alunos;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- demonstrar autocontrole;
- apresentar regras da escola;
- demonstrar senso de organização;
- trocar fralda dos alunos;
- dar banho nos alunos;
- demonstrar afetividade;
- dramatizar estórias e músicas;
- desenvolver capacidades motoras;
- supervisionar refeições;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- cantar músicas;
- utilizar sucata;
- elaborar estórias com alunos;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- solicitar material pedagógico;
- explicar atividades propostas;
- criar jogos e brincadeiras;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- definir métodos de avaliação;
- observar a linguagem;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- comprar material pedagógico;
- ler textos;
- convocar pais e responsáveis;
- organizar sala de aula;
- confeccionar material pedagógico;
- participar de conselhos;
- construir regras com os alunos;
- desenvolver atividades com informática;
- orientar atividades artísticas;
- contornar situações adversas;
- pintar;
- demonstrar paciência;
- criar espaço para brincadeiras;
- interagir com a comunidade;
- conferir cadastro dos alunos;
- participar da associação de pais e mestres;
- discutir resultados dos projetos;
- atualizar-se;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- determinar parâmetros do projeto;
- avaliar atividades dos alunos;
- organizar material pedagógico;
- supervisionar recreio;
- planejar o roteiro de aula;
Setores que mais contratam Professor de jardim da infância no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades associativas
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Outras atividades de recreação e lazer
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária