Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Professor de jardim da infância
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- cuidar dos alunos;
- ensinar alunos;
- avaliar desempenho dos alunos;
- elaborar projetos pedagógicos;
- comunicar-se;
- planejar ações didáticas;
- preparar material pedagógico;
- organizar o trabalho;
- demonstrar competências pessoais;
- orientar a construção do conhecimento;
Atividades
- organizar eventos extracurriculares;
- trocar fralda dos alunos;
- definir objetivos da ação didática;
- participar da associação de pais e mestres;
- participar de conselhos;
- construir regras com os alunos;
- administrar biblioteca circulante;
- definir atividades pedagógicas;
- visitar locais para eventos extracurriculares;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- acompanhar alunos em cursos extraclasses;
- selecionar eventos e atividades extracurriculares;
- estabelecer vínculos;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- demonstrar sensibilidade;
- escrever letras e números;
- organizar espaços em geral;
- orientar atividades de desenho;
- elaborar estórias com alunos;
- contornar situações adversas;
- desenvolver atividades com informática;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- elaborar cronograma;
- discutir resultados dos projetos;
- solicitar material pedagógico;
- cantar músicas;
- demonstrar autocontrole;
- identificar material pedagógico;
- reestruturar estratégias;
- corrigir atividades;
- participar da definição do horário;
- organizar material pedagógico;
- criar espaço para brincadeiras;
- colar materiais;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- demonstrar criatividade;
- registrar observações;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- debater projeto com direção e coordenação;
- avaliar atividades dos alunos;
- trabalhar em equipe;
- comentar filmes;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- investigar interesse do aluno;
- desenvolver capacidades motoras;
- reciclar material;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- interagir com a comunidade;
- alimentar os alunos;
- trocar roupa de cama;
- observar o desenvolvimento motor;
- explicar atividades propostas;
- supervisionar refeições;
- elaborar relatórios;
- supervisionar recreio;
- apresentar regras da escola;
- desenhar;
- organizar sala de aula;
- auto avaliar-se;
- demonstrar paciência;
- determinar parâmetros do projeto;
- orientar atividades artísticas;
- preencher diário de classe;
- convocar pais e responsáveis;
- ler textos;
- definir métodos de avaliação;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- preencher fichas de avaliação;
- atualizar-se;
- confeccionar material pedagógico;
- desenvolver capacidades emocionais;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- utilizar sucata;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- demonstrar afetividade;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- dar banho nos alunos;
- apresentar projeto aos alunos;
- desenvolver atividades artísticas;
- trocar roupa dos alunos;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- organizar eventos na escola;
- criar jogos e brincadeiras;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- preencher agenda;
- orientar higiene pessoal;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- servir como referencial de conduta;
- limpar material;
- conferir cadastro dos alunos;
- demonstrar versatilidade;
- observar a linguagem;
- comprar material pedagógico;
- ensinar culinária;
- demonstrar senso de organização;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- demonstrar capacidade de observação;
- recortar materiais;
- modelar massas e argila;
- observar a socialização;
- selecionar material didático;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- dramatizar estórias e músicas;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- planejar o roteiro de aula;
- pintar;
- observar o raciocínio lógico;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- mostrar filmes;
- servir alimentação aos alunos;
- contar estórias;
- brincar com os alunos;
Setores que mais contratam Professor de jardim da infância no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades associativas
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Outras atividades de recreação e lazer
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária