Salário para o cargo de Professor de jardim da infância
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de jardim da infância - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de jardim da infância

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • avaliar desempenho dos alunos;
  • ensinar alunos;
  • preparar material pedagógico;
  • planejar ações didáticas;
  • cuidar dos alunos;
  • organizar o trabalho;
  • comunicar-se;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • criar espaço para brincadeiras;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • dar banho nos alunos;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • pintar;
  • contornar situações adversas;
  • definir métodos de avaliação;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • supervisionar refeições;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • supervisionar recreio;
  • elaborar relatórios;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • organizar espaços em geral;
  • auto avaliar-se;
  • elaborar estórias com alunos;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • contar estórias;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • demonstrar autocontrole;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • elaborar cronograma;
  • planejar o roteiro de aula;
  • demonstrar afetividade;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • demonstrar sensibilidade;
  • desenhar;
  • demonstrar criatividade;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • demonstrar paciência;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • escrever letras e números;
  • colar materiais;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • explicar atividades propostas;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • trabalhar em equipe;
  • brincar com os alunos;
  • demonstrar senso de organização;
  • observar a linguagem;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • recortar materiais;
  • reciclar material;
  • orientar atividades de desenho;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • preencher agenda;
  • desenvolver atividades com informática;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • apresentar regras da escola;
  • construir regras com os alunos;
  • participar de conselhos;
  • definir objetivos da ação didática;
  • solicitar material pedagógico;
  • alimentar os alunos;
  • preencher fichas de avaliação;
  • orientar atividades artísticas;
  • organizar material pedagógico;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • observar o raciocínio lógico;
  • ensinar culinária;
  • discutir resultados dos projetos;
  • servir alimentação aos alunos;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • organizar sala de aula;
  • limpar material;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • comentar filmes;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • trocar roupa de cama;
  • definir atividades pedagógicas;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • servir como referencial de conduta;
  • atualizar-se;
  • trocar roupa dos alunos;
  • modelar massas e argila;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • reestruturar estratégias;
  • demonstrar versatilidade;
  • estabelecer vínculos;
  • registrar observações;
  • organizar eventos na escola;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • identificar material pedagógico;
  • participar da definição do horário;
  • mostrar filmes;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • utilizar sucata;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • orientar higiene pessoal;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • cantar músicas;
  • convocar pais e responsáveis;
  • interagir com a comunidade;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • investigar interesse do aluno;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • corrigir atividades;
  • administrar biblioteca circulante;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • confeccionar material pedagógico;
  • comprar material pedagógico;
  • trocar fralda dos alunos;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • observar a socialização;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • ler textos;
  • selecionar material didático;
  • preencher diário de classe;
  • participar da elaboração de calendário escolar;


Setores que mais contratam Professor de jardim da infância no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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