Salário para o cargo de Professor de jardim da infância
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de jardim da infância - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de jardim da infância

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • planejar ações didáticas;
  • preparar material pedagógico;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • comunicar-se;
  • organizar o trabalho;
  • cuidar dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar alunos;

Atividades

  • mostrar filmes;
  • contornar situações adversas;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • colar materiais;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • demonstrar versatilidade;
  • limpar material;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • elaborar estórias com alunos;
  • apresentar regras da escola;
  • corrigir atividades;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • recortar materiais;
  • trocar fralda dos alunos;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • ler textos;
  • trabalhar em equipe;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • estabelecer vínculos;
  • demonstrar criatividade;
  • servir como referencial de conduta;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • preencher agenda;
  • preencher diário de classe;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • supervisionar refeições;
  • reciclar material;
  • preencher fichas de avaliação;
  • convocar pais e responsáveis;
  • elaborar relatórios;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • modelar massas e argila;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • organizar espaços em geral;
  • supervisionar recreio;
  • escrever letras e números;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • contar estórias;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • reestruturar estratégias;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • discutir resultados dos projetos;
  • definir atividades pedagógicas;
  • observar a linguagem;
  • auto avaliar-se;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • dar banho nos alunos;
  • orientar atividades de desenho;
  • explicar atividades propostas;
  • demonstrar senso de organização;
  • demonstrar afetividade;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • servir alimentação aos alunos;
  • orientar higiene pessoal;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • administrar biblioteca circulante;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • investigar interesse do aluno;
  • trocar roupa dos alunos;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • brincar com os alunos;
  • atualizar-se;
  • desenhar;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • demonstrar sensibilidade;
  • definir objetivos da ação didática;
  • pintar;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • confeccionar material pedagógico;
  • demonstrar paciência;
  • desenvolver atividades com informática;
  • organizar eventos na escola;
  • observar a socialização;
  • comentar filmes;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • ensinar culinária;
  • orientar atividades artísticas;
  • organizar sala de aula;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • identificar material pedagógico;
  • solicitar material pedagógico;
  • comprar material pedagógico;
  • cantar músicas;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • definir métodos de avaliação;
  • observar o raciocínio lógico;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • utilizar sucata;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • organizar material pedagógico;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • trocar roupa de cama;
  • planejar o roteiro de aula;
  • participar da definição do horário;
  • interagir com a comunidade;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • selecionar material didático;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • participar de conselhos;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • demonstrar autocontrole;
  • alimentar os alunos;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • elaborar cronograma;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • registrar observações;
  • construir regras com os alunos;


Setores que mais contratam Professor de jardim da infância no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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