Salário para o cargo de Professor de jardim da infância
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de jardim da infância - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de jardim da infância

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • elaborar projetos pedagógicos;
  • organizar o trabalho;
  • preparar material pedagógico;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • cuidar dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • planejar ações didáticas;
  • ensinar alunos;
  • avaliar desempenho dos alunos;

Atividades

  • reciclar material;
  • observar a linguagem;
  • utilizar sucata;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • servir alimentação aos alunos;
  • confeccionar material pedagógico;
  • comprar material pedagógico;
  • observar a socialização;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • servir como referencial de conduta;
  • desenhar;
  • reestruturar estratégias;
  • demonstrar senso de organização;
  • desenvolver atividades com informática;
  • recortar materiais;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • supervisionar refeições;
  • demonstrar sensibilidade;
  • definir atividades pedagógicas;
  • trocar roupa dos alunos;
  • contar estórias;
  • cantar músicas;
  • elaborar relatórios;
  • orientar atividades de desenho;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • estabelecer vínculos;
  • alimentar os alunos;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • convocar pais e responsáveis;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • organizar espaços em geral;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • orientar higiene pessoal;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • definir objetivos da ação didática;
  • ler textos;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • preencher agenda;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • definir métodos de avaliação;
  • demonstrar autocontrole;
  • interagir com a comunidade;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • solicitar material pedagógico;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • organizar sala de aula;
  • organizar material pedagógico;
  • trocar fralda dos alunos;
  • observar o raciocínio lógico;
  • corrigir atividades;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • construir regras com os alunos;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • orientar atividades artísticas;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • elaborar estórias com alunos;
  • planejar o roteiro de aula;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • dar banho nos alunos;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • demonstrar versatilidade;
  • demonstrar afetividade;
  • preencher fichas de avaliação;
  • ensinar culinária;
  • investigar interesse do aluno;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • auto avaliar-se;
  • brincar com os alunos;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • demonstrar paciência;
  • registrar observações;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • selecionar material didático;
  • atualizar-se;
  • modelar massas e argila;
  • mostrar filmes;
  • escrever letras e números;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • explicar atividades propostas;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • administrar biblioteca circulante;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • participar da definição do horário;
  • trocar roupa de cama;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • colar materiais;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • preencher diário de classe;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • apresentar regras da escola;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • participar de conselhos;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • discutir resultados dos projetos;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • supervisionar recreio;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • organizar eventos na escola;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • limpar material;
  • contornar situações adversas;
  • elaborar cronograma;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • pintar;
  • comentar filmes;
  • identificar material pedagógico;


Setores que mais contratam Professor de jardim da infância no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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