Salário para o cargo de Professor de jardim da infância
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de jardim da infância - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de jardim da infância

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar ações didáticas;
  • comunicar-se;
  • organizar o trabalho;
  • ensinar alunos;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • preparar material pedagógico;
  • cuidar dos alunos;

Atividades

  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • organizar eventos na escola;
  • identificar material pedagógico;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • supervisionar recreio;
  • auto avaliar-se;
  • trocar roupa de cama;
  • demonstrar sensibilidade;
  • preencher agenda;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • desenvolver atividades com informática;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • investigar interesse do aluno;
  • solicitar material pedagógico;
  • limpar material;
  • orientar atividades artísticas;
  • discutir resultados dos projetos;
  • trocar fralda dos alunos;
  • recortar materiais;
  • trocar roupa dos alunos;
  • pintar;
  • orientar higiene pessoal;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • escrever letras e números;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • reestruturar estratégias;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • interagir com a comunidade;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • demonstrar afetividade;
  • confeccionar material pedagógico;
  • mostrar filmes;
  • estabelecer vínculos;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • alimentar os alunos;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • preencher diário de classe;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • servir alimentação aos alunos;
  • demonstrar criatividade;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • selecionar material didático;
  • corrigir atividades;
  • construir regras com os alunos;
  • participar de conselhos;
  • planejar o roteiro de aula;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • elaborar cronograma;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • dar banho nos alunos;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • ler textos;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • administrar biblioteca circulante;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • elaborar estórias com alunos;
  • organizar sala de aula;
  • demonstrar autocontrole;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • reciclar material;
  • orientar atividades de desenho;
  • organizar espaços em geral;
  • definir métodos de avaliação;
  • trabalhar em equipe;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • preencher fichas de avaliação;
  • registrar observações;
  • ensinar culinária;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • supervisionar refeições;
  • explicar atividades propostas;
  • colar materiais;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • contar estórias;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • utilizar sucata;
  • apresentar regras da escola;
  • elaborar relatórios;
  • modelar massas e argila;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • observar a socialização;
  • cantar músicas;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar versatilidade;
  • convocar pais e responsáveis;
  • servir como referencial de conduta;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • definir atividades pedagógicas;
  • participar da definição do horário;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • definir objetivos da ação didática;
  • organizar material pedagógico;
  • observar a linguagem;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • comentar filmes;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • demonstrar senso de organização;
  • observar o raciocínio lógico;
  • comprar material pedagógico;
  • brincar com os alunos;
  • desenhar;
  • contornar situações adversas;
  • atualizar-se;


Setores que mais contratam Professor de jardim da infância no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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