Salário para o cargo de Professor de jardim da infância
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de jardim da infância - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de jardim da infância

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • avaliar desempenho dos alunos;
  • organizar o trabalho;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • cuidar dos alunos;
  • comunicar-se;
  • preparar material pedagógico;
  • ensinar alunos;
  • planejar ações didáticas;

Atividades

  • organizar eventos na escola;
  • supervisionar refeições;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • atualizar-se;
  • orientar atividades artísticas;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • participar da definição do horário;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • definir métodos de avaliação;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • recortar materiais;
  • apresentar regras da escola;
  • definir objetivos da ação didática;
  • servir alimentação aos alunos;
  • participar de conselhos;
  • reestruturar estratégias;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • investigar interesse do aluno;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • preencher diário de classe;
  • supervisionar recreio;
  • preencher agenda;
  • elaborar estórias com alunos;
  • servir como referencial de conduta;
  • ler textos;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • orientar atividades de desenho;
  • solicitar material pedagógico;
  • observar a socialização;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • escrever letras e números;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • identificar material pedagógico;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • organizar espaços em geral;
  • planejar o roteiro de aula;
  • comentar filmes;
  • mostrar filmes;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • organizar material pedagógico;
  • corrigir atividades;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • discutir resultados dos projetos;
  • utilizar sucata;
  • desenhar;
  • trocar roupa dos alunos;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • elaborar relatórios;
  • contornar situações adversas;
  • demonstrar autocontrole;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • convocar pais e responsáveis;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • demonstrar afetividade;
  • demonstrar paciência;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • preencher fichas de avaliação;
  • ensinar culinária;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • trocar roupa de cama;
  • registrar observações;
  • brincar com os alunos;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • demonstrar senso de organização;
  • cantar músicas;
  • limpar material;
  • dar banho nos alunos;
  • estabelecer vínculos;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • trabalhar em equipe;
  • observar o raciocínio lógico;
  • construir regras com os alunos;
  • orientar higiene pessoal;
  • demonstrar versatilidade;
  • alimentar os alunos;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • colar materiais;
  • explicar atividades propostas;
  • definir atividades pedagógicas;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • reciclar material;
  • observar a linguagem;
  • organizar sala de aula;
  • demonstrar criatividade;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • contar estórias;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • selecionar material didático;
  • modelar massas e argila;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • administrar biblioteca circulante;
  • confeccionar material pedagógico;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • auto avaliar-se;
  • trocar fralda dos alunos;
  • interagir com a comunidade;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • demonstrar sensibilidade;
  • comprar material pedagógico;
  • desenvolver atividades com informática;
  • pintar;
  • elaborar cronograma;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);


Setores que mais contratam Professor de jardim da infância no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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