Salário para o cargo de Professor de jardim da infância
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de jardim da infância - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de jardim da infância

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • avaliar desempenho dos alunos;
  • comunicar-se;
  • preparar material pedagógico;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • organizar o trabalho;
  • cuidar dos alunos;
  • planejar ações didáticas;
  • ensinar alunos;

Atividades

  • dramatizar estórias e músicas;
  • orientar atividades de desenho;
  • preencher agenda;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • investigar interesse do aluno;
  • pintar;
  • apresentar regras da escola;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • orientar higiene pessoal;
  • elaborar cronograma;
  • servir alimentação aos alunos;
  • discutir resultados dos projetos;
  • administrar biblioteca circulante;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • utilizar sucata;
  • estabelecer vínculos;
  • definir objetivos da ação didática;
  • demonstrar senso de organização;
  • demonstrar paciência;
  • brincar com os alunos;
  • reciclar material;
  • alimentar os alunos;
  • construir regras com os alunos;
  • orientar atividades artísticas;
  • atualizar-se;
  • demonstrar afetividade;
  • solicitar material pedagógico;
  • limpar material;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • cantar músicas;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • comprar material pedagógico;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • trocar roupa dos alunos;
  • preencher diário de classe;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • ensinar culinária;
  • recortar materiais;
  • explicar atividades propostas;
  • desenvolver atividades com informática;
  • reestruturar estratégias;
  • selecionar material didático;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • dar banho nos alunos;
  • preencher fichas de avaliação;
  • trocar fralda dos alunos;
  • convocar pais e responsáveis;
  • comentar filmes;
  • corrigir atividades;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • demonstrar capacidade de observação;
  • servir como referencial de conduta;
  • ler textos;
  • elaborar estórias com alunos;
  • modelar massas e argila;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • contar estórias;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • participar da definição do horário;
  • supervisionar recreio;
  • interagir com a comunidade;
  • identificar material pedagógico;
  • trabalhar em equipe;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • definir atividades pedagógicas;
  • participar de conselhos;
  • observar a socialização;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • trocar roupa de cama;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • escrever letras e números;
  • demonstrar versatilidade;
  • elaborar relatórios;
  • supervisionar refeições;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • demonstrar sensibilidade;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • contornar situações adversas;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • organizar material pedagógico;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • confeccionar material pedagógico;
  • desenhar;
  • planejar o roteiro de aula;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • organizar eventos na escola;
  • demonstrar criatividade;
  • registrar observações;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • organizar espaços em geral;
  • definir métodos de avaliação;
  • observar a linguagem;
  • organizar sala de aula;
  • observar o raciocínio lógico;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • colar materiais;
  • auto avaliar-se;
  • mostrar filmes;
  • demonstrar autocontrole;


Setores que mais contratam Professor de jardim da infância no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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