Salário para o cargo de Professor de jardim da infância
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de jardim da infância - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de jardim da infância

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • orientar a construção do conhecimento;
  • cuidar dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • organizar o trabalho;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • planejar ações didáticas;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • ensinar alunos;
  • preparar material pedagógico;

Atividades

  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • colar materiais;
  • preencher agenda;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • explicar atividades propostas;
  • construir regras com os alunos;
  • demonstrar autocontrole;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • ler textos;
  • organizar sala de aula;
  • demonstrar criatividade;
  • observar a linguagem;
  • comentar filmes;
  • administrar biblioteca circulante;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • observar a socialização;
  • atualizar-se;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • cantar músicas;
  • desenhar;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • apresentar regras da escola;
  • definir atividades pedagógicas;
  • demonstrar afetividade;
  • demonstrar sensibilidade;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • pintar;
  • desenvolver atividades com informática;
  • registrar observações;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • limpar material;
  • supervisionar recreio;
  • alimentar os alunos;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • participar de conselhos;
  • utilizar sucata;
  • trocar fralda dos alunos;
  • confeccionar material pedagógico;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • demonstrar versatilidade;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • elaborar relatórios;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • investigar interesse do aluno;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • observar o raciocínio lógico;
  • supervisionar refeições;
  • modelar massas e argila;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • convocar pais e responsáveis;
  • mostrar filmes;
  • solicitar material pedagógico;
  • escrever letras e números;
  • elaborar cronograma;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • reestruturar estratégias;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • reciclar material;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • trocar roupa dos alunos;
  • interagir com a comunidade;
  • estabelecer vínculos;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • trabalhar em equipe;
  • corrigir atividades;
  • servir alimentação aos alunos;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • preencher fichas de avaliação;
  • servir como referencial de conduta;
  • demonstrar paciência;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • orientar atividades de desenho;
  • auto avaliar-se;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • organizar espaços em geral;
  • definir objetivos da ação didática;
  • trocar roupa de cama;
  • definir métodos de avaliação;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • contar estórias;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • determinar parâmetros do projeto;
  • brincar com os alunos;
  • preencher diário de classe;
  • elaborar estórias com alunos;
  • comprar material pedagógico;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • identificar material pedagógico;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • planejar o roteiro de aula;
  • contornar situações adversas;
  • demonstrar senso de organização;
  • ensinar culinária;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • orientar atividades artísticas;
  • recortar materiais;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • participar da definição do horário;
  • organizar eventos na escola;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • organizar material pedagógico;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • discutir resultados dos projetos;
  • dar banho nos alunos;
  • orientar higiene pessoal;
  • selecionar material didático;


Setores que mais contratam Professor de jardim da infância no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




Profissões em Destaque: