Salário para o cargo de Professor de jardim da infância
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de jardim da infância - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de jardim da infância

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • avaliar desempenho dos alunos;
  • ensinar alunos;
  • cuidar dos alunos;
  • comunicar-se;
  • organizar o trabalho;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • preparar material pedagógico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar ações didáticas;

Atividades

  • preencher diário de classe;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • desenvolver atividades artísticas;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • preencher fichas de avaliação;
  • brincar com os alunos;
  • definir atividades pedagógicas;
  • corrigir atividades;
  • confeccionar material pedagógico;
  • administrar biblioteca circulante;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • construir regras com os alunos;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • orientar atividades artísticas;
  • trocar roupa de cama;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • contar estórias;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • escrever letras e números;
  • organizar espaços em geral;
  • organizar material pedagógico;
  • atualizar-se;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • desenhar;
  • orientar atividades de desenho;
  • convocar pais e responsáveis;
  • participar da definição do horário;
  • demonstrar senso de organização;
  • ensinar culinária;
  • supervisionar refeições;
  • supervisionar recreio;
  • elaborar cronograma;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • reciclar material;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • organizar sala de aula;
  • registrar observações;
  • investigar interesse do aluno;
  • observar o raciocínio lógico;
  • modelar massas e argila;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • trocar fralda dos alunos;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • limpar material;
  • definir objetivos da ação didática;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • demonstrar versatilidade;
  • demonstrar criatividade;
  • cantar músicas;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • explicar atividades propostas;
  • auto avaliar-se;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • desenvolver atividades com informática;
  • comprar material pedagógico;
  • servir como referencial de conduta;
  • trocar roupa dos alunos;
  • dar banho nos alunos;
  • apresentar regras da escola;
  • solicitar material pedagógico;
  • demonstrar paciência;
  • servir alimentação aos alunos;
  • selecionar material didático;
  • pintar;
  • alimentar os alunos;
  • recortar materiais;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • ler textos;
  • observar a linguagem;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • estabelecer vínculos;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • comentar filmes;
  • contornar situações adversas;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • elaborar relatórios;
  • identificar material pedagógico;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • utilizar sucata;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • elaborar estórias com alunos;
  • preencher agenda;
  • interagir com a comunidade;
  • definir métodos de avaliação;
  • mostrar filmes;
  • planejar o roteiro de aula;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • orientar higiene pessoal;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • demonstrar sensibilidade;
  • discutir resultados dos projetos;
  • observar a socialização;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • demonstrar afetividade;
  • reestruturar estratégias;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • demonstrar autocontrole;
  • participar de conselhos;
  • trabalhar em equipe;
  • organizar eventos na escola;
  • colar materiais;


Setores que mais contratam Professor de jardim da infância no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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