Salário para o cargo de Professor de história do pensamento econômico
CBO 2348-05 > Professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis do ensino superior

Professor de história do pensamento econômico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, preparam cursos, programas, disciplinas e aulas, na área de ciências econômicas, administrativas e contábeis, do ensino superior, assistem e avaliam alunos, produzem trabalhos acadêmicos e orientam a elaboração de teses, monografias, dissertações e trabalhos de uso. Participam de atividades administrativas, bancas examinadoras e eventos acadêmicos, administram departamentos de ensino, realizam atividades de extensão e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Professor de história do pensamento econômico

Um Professor de história do pensamento econômico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.266,66 e R$ 20.577,93, com a média salarial de R$ 7.707,72 e o salário mediana em R$ 4.308,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Professor de história do pensamento econômico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.707,72 92.492,64 1.926,93 64,23
1º Quartil 2.266,66 27.199,92 566,67 18,89
Salário Mediana 4.308,00 51.696,00 1.077,00 35,90
3º Quartil 16.989,29 203.871,48 4.247,32 141,58
Teto Salarial 20.577,93 246.935,16 5.144,48 171,48


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Podem estar sujeitos a estresse constante, devido à condição de trabalhos sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior ou com formação profissional em nível técnico (cursos técnicos). O pleno exercício das atividades ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Professor de história do pensamento econômico

Professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis do ensino superior devem:

  • preparar cursos, programas, disciplinas e aulas;
  • produzir trabalhos acadêmicos;
  • avaliar alunos;
  • assistir alunos;
  • orientar teses, monografias, dissertações e trabalhos de uso;
  • administrar departamentos de ensino;
  • realizar atividades de extensão;
  • participar de bancas examinadoras;
  • ministrar aula;
  • participar de eventos acadêmicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de atividades administrativas;

Atividades

  • adaptar-se a circunstâncias e situações variadas (flexibilidade);
  • organizar equipes;
  • coordenar mesas de debates;
  • analisar propostas de pesquisa;
  • orientar na publicação de trabalho;
  • aplicar prova escrita e oral;
  • debater trabalhos;
  • motivar;
  • propor trabalhos para publicação;
  • assistir a eventos;
  • participar de comissões editoriais;
  • registrar frequência dos alunos;
  • participar de atividades administrativas;
  • elaborar artigos científicos e acadêmicos;
  • auxiliar na escolha da disciplina;
  • avaliar teses, monografias e dissertações;
  • definir bibliografia;
  • expressar-se oralmente;
  • definir conteúdo programático;
  • aferir provas e trabalhos;
  • atribuir tarefas;
  • auxiliar na obtenção de estágio;
  • definir cronograma;
  • agir com responsabilidade;
  • assessorar projetos técnicos de economia, administração e contabilidade;
  • utilizar recursos técnicos para exposição;
  • expressar-se por escrito com fluência;
  • coletar dados;
  • orientar aluno quanto à estruturação do pensamento;
  • participar da avaliação de cursos;
  • criticar versões dos trabalhos;
  • selecionar trabalhos acadêmicos para eventos;
  • elaborar relatórios;
  • propor parcerias de pesquisas com instituições privadas e públicas;
  • divulgar resultados de pesquisas;
  • organizar grade curricular e horária;
  • sugerir composição da banca examinadora;
  • julgar trabalhos acadêmicos e científicos;
  • apresentar trabalhos, artigos e comunicações;
  • atualizar o conteúdo programático;
  • expor conteúdos referentes a disciplinas de economia, administração e contabilidade;
  • adequar o conteúdo programático à realidade;
  • cumprir deveres e compromissos com pontualidade;
  • coordenar execução do projeto;
  • dar parecer em publicações científicas e acadêmicas;
  • orientar empresa júnior e incubadoras de empresas;
  • demonstrar dinamismo;
  • direcionar na obtenção de bolsas de estudo;
  • preparar conteúdo da aula;
  • preparar material didático;
  • orientar pesquisa teórica;
  • orientar coleta de dados;
  • interpretar textos em línguas estrangeiras;
  • definir metodologia;
  • indicar professor para contratação;
  • expressar-se com fluência verbal em língua estrangeira;
  • orientar pesquisa de campo;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • elaborar projetos;
  • organizar eventos;
  • propor alterações em teses e dissertações;
  • auxiliar elaboração de base de dados;
  • esclarecer dúvidas de alunos;
  • orientar utilização de normas e formas de apresentação;
  • classificar dados;
  • auxiliar na definição de metodologias;
  • pesquisar bibliografia;
  • proferir palestras;
  • elaborar prestação de contas;
  • elaborar teses e dissertações;
  • elaborar propostas de projetos técnicos em economia, administração e contabilidade;
  • demonstrar capacidade de análise crítica;
  • participação de programas de orientação profissional;
  • preparar exercícios relativos a economia, administração e contabilidade;
  • indicar uso de softwares específicos e calculadoras;
  • fornecer orientação acadêmica e profissional;
  • selecionar recursos técnicos para exposição;
  • aplicar recursos didáticos;
  • manter-se atualizado;
  • auxiliar na definição de temas de pesquisa;
  • procurar fontes de financiamentos;
  • analisar dados;
  • definir temas e escopo da pesquisa;
  • orientar monitores;
  • orientar pesquisa bibliográfica;
  • participar de painéis;
  • avaliar participação em aula;
  • preparar exames;


Setores que mais contratam Professor de história do pensamento econômico no mercado de trabalho

  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação




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