Salário para o cargo de Professor de geologia
CBO 2343-20 > Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

Professor de geologia - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem no ensino superior atividades didáticas, de pesquisa e de extensão nas áreas de conhecimento da engenharia, arquitetura e urbanismo, geofísica e geologia e em áreas afins, podendo exercer atividades administrativas institucionais.

Quanto ganha um Professor de geologia

Um Professor de geologia trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.163,63 e R$ 7.878,33, com a média salarial de R$ 3.636,46 e o salário mediana em R$ 2.975,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de geologia

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.636,46 43.637,57 909,12 24,36
1º Quartil 2.163,63 25.963,56 540,91 14,49
Salário Mediana 2.975,00 35.700,00 743,75 19,93
3º Quartil 6.008,35 72.100,18 1.502,09 40,25
Teto Salarial 7.878,33 94.539,92 1.969,58 52,77


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.855 - 5.285 2.691,00 1.855,00 1.855,00 4.363,00 5.284,60
Crato - CE 3.316 - 8.456 5.223,74 3.316,00 5.741,00 6.981,00 8.455,60


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.855 - 5.285 2.722,84 1.855,00 2.302,35 4.363,00 5.284,60
Ceará 3.316 - 8.456 5.223,74 3.316,00 5.741,00 6.981,00 8.455,60


Principais locais de trabalho

Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior lecionam disciplinas transversais e específicas nas áreas das engenharias, da arquitetura, da geologia e geofísica, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão. Podem desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento, vinculados a universidades ou faculdades, predominantemente como empregados registrados. Trabalham em períodos diurnos e noturnos com supervisão ocasional. Parte das atividades dos professores de geofísica e geologia, em particular, se desenvolvem no campo, a céu aberto, muitas vezes em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos das altas temperaturas e de materiais tóxicos e radiação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

As ocupações da família exigem para o seu exercício, formação de nível superior na área. No mercado de trabalho, é desejável que os titulares das ocupações tenham títulos adicionais de pós-graduação e especialização, bem como experiência na área superior a cinco anos.


Funções e atividades do Professor de geologia

Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior devem:

  • gerenciar e executar pesquisas;
  • ensinar conteúdos específicos;
  • divulgar trabalhos acadêmicos e técnicos;
  • orientar alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar avaliações;
  • preparar aulas e recursos didáticos;
  • participar de atividades administrativas;
  • planejar cursos;
  • atuar em atividades de extensão;

  • Atividades

    • participar da avaliação de cursos de unidades congêneres;
    • participar de comissões;
    • ensinar a projetar equipamentos, processos e produtos;
    • criar metodologia de pesquisa;
    • preparar material audiovisual;
    • ministrar aulas expositivas;
    • orientar mestrandos, doutorandos, alunos de especialização e aperfeiçoamento;
    • coordenar laboratórios;
    • participar de comissão de seleção de docentes;
    • corrigir provas, exercícios e projetos;
    • divulgar trabalhos através da internet;
    • publicar livros, artigos e capítulos de livros especializados;
    • dirigir unidades acadêmicas, institutos;
    • publicar trabalhos em revistas, periódicos especializados;
    • buscar recursos financeiros;
    • capacitar recursos humanos para pesquisa;
    • chefiar departamento;
    • montar estrutura de pesquisa (equipe, laboratório, materiais);
    • coordenar convênios;
    • orientar alunos de graduação (tutoria);
    • ministrar aulas de campo;
    • negociar direitos sobre patentes;
    • ensinar o conhecimento teórico e aplicado de forma integrada;
    • processar as informações levantadas;
    • estimular processo de ensino-aprendizado;
    • participar de congressos, eventos etc;
    • executar experimentos e observações;
    • apoiar pesquisadores e professores visitantes;
    • gerir órgãos de administração superior da universidade;
    • associar ensino e extensão;
    • participar de entidades de classe;
    • assessorar entidades de apoio à pesquisa e serviços;
    • manter-se atualizado no seu campo de atividade;
    • orientar alunos em pesquisas de iniciação científica, tecnológica e artística;
    • estimular alunos a desenvolverem a crítica e a ética;
    • participar de fóruns e seminários para a discussão de currículos;
    • realizar visitas técnicas;
    • ter iniciativa de participar de intercâmbio científico;
    • dominar o uso de recursos didáticos;
    • conhecer idiomas estrangeiros;
    • ministrar aulas práticas (de atelier);
    • participar de órgãos colegiados;
    • dirigir entidade de apoio à pesquisa e serviços;
    • participar em conselhos e órgãos reguladores;
    • divulgar trabalhos através de mídia impressa e digital;
    • elaborar projetos de interesse social;
    • coordenar projetos;
    • elaborar projetos de cursos (graduação, pós-graduação e especialização);
    • prestar consultoria;
    • discutir resultados em equipe;
    • informar alunos sobre complementação de conhecimento em instituições nacionais e internacionais;
    • elaborar pareceres;
    • atender alunos no apoio à atividade didática;
    • participar de bancas de concursos;
    • coordenar seminários de avaliação;
    • participar de reestruturação de currículos;
    • ensinar a desenvolver equipamentos, processos e produtos;
    • elaborar dossiê para obtenção de patente;
    • pesquisar através do projeto (espaços e ambientes);
    • ensinar através do projeto;
    • buscar recursos financeiros de pesquisa junto a órgãos financiadores;
    • orientar alunos para exames, concursos e competições;
    • ensinar utilização de ferramentas específicas (software e equipamentos);
    • participar na elaboração de projeto pedagógico de cursos;
    • coordenar programas de pós-graduação;
    • realizar projetos de extensão;
    • associar ensino e pesquisa;
    • ministrar aulas práticas (em laboratório);
    • executar levantamento de campo;
    • elaborar projeto de pesquisa;
    • preparar material multimeios;
    • preparar exercícios e provas;
    • orientar monitores;
    • ministrar palestras;
    • participar de corpo editorial de revistas, periódicos, anais de congressos, etc;
    • propor novas disciplinas;
    • definir linhas de pesquisa;
    • supervisionar estágios;
    • preparar textos, apostilas;
    • assessorar órgãos de administração superior da universidade;
    • estimular alunos a desenvolverem criatividade e empreendedorismo;
    • participar de exposições e mostras;
    • promover seminários e discussões;
    • participar de grupos de trabalho, pesquisa e estudo;
    • preparar acervo técnico;
    • publicar trabalhos em anais de congressos;
    • analisar informações coletadas;
    • divulgar projetos de edifícios, cidades e paisagens;
    • ministrar aulas para ensino a distância;
    • dar entrevistas;
    • divulgar trabalhos, ensaios, textos críticos na grande mídia;
    • ministrar aulas práticas em plantas piloto;
    • avaliar trabalhos técnicos e científicos;
    • dirigir associações científicas e técnicas;
    • participar de associações científicas e técnicas;
    • participar da organização de congressos e eventos;
    • participar da avaliação de cursos;
    • ter titulação na área ou em áreas afins;
    • ensinar alunos a buscar informações (biblioteca, internet, pessoas etc);
    • elaborar relatório de pesquisa;
    • elaborar plano de orientação;
    • ensinar a projetar espaços e ambientes;
    • disponibilizar informações na internet;
    • elaborar projetos institucionais;
    • atender a comunidade em assuntos da própria especialidade;
    • participar de processo de avaliação de docentes e funcionários;
    • avaliar teses, dissertações, monografias;
    • planejar aulas de campo;
    • trabalhar em equipe;
    • promover intercâmbio entre universidades;
    • participar de comissões de seleção de alunos;
    • orientar alunos nos trabalhos de conclusão de curso;
    • coordenar cursos e programas de extensão;
    • representar a instituição em programas institucionais;
    • desenvolver métodos de ensino;
    • dirigir centros e núcleos de pesquisa;
    • orientar estagiários;
    • preparar aula de laboratório;
    • montar laboratórios de ensino;
    • ministrar cursos de extensão;
    • orientar alunos na produção e divulgação de textos, projetos e imagens;
    • coordenar ensino e curso de graduação;
    • traduzir textos científicos e técnicos;
    • criar página na internet para disciplina;
    • reestruturar disciplinas;
    • escrever livros didáticos;
    • participar de projetos sociais e comunitários;
    • gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais;


    Setores que mais contratam Professor de geologia no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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