Salário para o cargo de Ornamentador de eventos
CBO 3751-20 > Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

Ornamentador de eventos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Projetam e executam soluções para espaços internos residenciais, comerciais, industriais visando a estética, o bem-estar e o conforto. Criam e projetam vitrines, ambientes comerciais, industriais e de eventos que destaquem e valorizem o produto, projetam programações visuais com os objetivos de estimular o consumo de produtos e de informar o consumidor.

Quanto ganha um Ornamentador de eventos

Um Ornamentador de eventos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.524,40 e R$ 3.705,35, com a média salarial de R$ 2.005,29 e o salário mediana em R$ 1.719,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Ornamentador de eventos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.005,29 24.063,42 501,32 9,24
1º Quartil 1.524,40 18.292,75 381,10 7,02
Salário Mediana 1.719,00 20.628,00 429,75 7,92
3º Quartil 2.825,86 33.910,33 706,47 13,02
Teto Salarial 3.705,35 44.464,24 926,34 17,07


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Decoradores e vitrinistas
        • Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.576 - 5.005 2.372,46 1.575,53 1.861,50 4.132,36 5.005,24
Rio de Janeiro - RJ 1.492 - 3.776 2.045,13 1.492,10 1.724,00 3.117,86 3.776,44
Goiânia - GO 1.465 - 3.252 1.884,58 1.465,36 1.620,00 2.684,86 3.251,98
Belo Horizonte - MG 1.505 - 12.869 4.737,70 1.504,96 3.000,00 10.625,00 12.869,32
Brasília - DF 1.419 - 2.694 1.647,27 1.418,90 1.510,00 2.223,80 2.693,53
Palmas - TO 1.412 - 2.192 1.543,63 1.412,00 1.440,00 1.809,89 2.192,19
Porto Alegre - RS 1.561 - 4.003 2.147,58 1.561,13 1.908,00 3.304,75 4.002,81
Jardinópolis - SP 1.800 - 2.827 1.995,16 1.800,00 1.890,00 2.334,29 2.827,36
Luís Eduardo Magalhaes - BA 1.426 - 3.409 1.807,87 1.425,71 1.501,00 2.814,29 3.408,75
Campinas - SP 1.621 - 2.566 1.879,73 1.621,43 1.962,00 2.118,29 2.565,73
Vitoria - ES 1.484 - 3.192 1.877,72 1.483,50 1.632,00 2.635,67 3.192,40
Aparecida de Goiânia - GO 1.450 - 2.183 1.564,16 1.450,00 1.500,00 1.802,33 2.183,04
Uberlândia - MG 1.477 - 2.379 1.658,44 1.477,00 1.600,00 1.964,33 2.379,26
Sorriso - MT 1.485 - 2.836 1.784,88 1.485,33 1.675,00 2.341,67 2.836,30
Curitiba - PR 1.695 - 4.036 2.282,03 1.694,80 2.051,00 3.332,53 4.036,47
Joinville - SC 1.796 - 2.913 1.995,14 1.796,00 1.845,00 2.404,60 2.912,52
Salvador - BA 1.412 - 2.474 1.581,81 1.412,00 1.431,00 2.042,44 2.473,86
Fortaleza - CE 1.419 - 2.930 1.690,75 1.419,00 1.456,00 2.419,00 2.929,97
Juiz de Fora - MG 1.480 - 2.398 1.654,87 1.480,00 1.524,00 1.980,00 2.398,24
Natal - RN 1.412 - 2.053 1.479,00 1.412,00 1.412,00 1.695,33 2.053,44


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.580 - 4.108 2.186,23 1.579,87 1.881,00 3.391,29 4.107,63
Minas Gerais 1.414 - 6.033 2.389,65 1.413,81 1.594,50 4.981,02 6.033,16
Santa Catarina 1.689 - 3.278 2.083,94 1.689,01 1.996,18 2.705,99 3.277,58
Rio de Janeiro 1.490 - 3.673 1.991,76 1.489,69 1.707,00 3.032,39 3.672,93
Goiás 1.428 - 2.814 1.731,87 1.428,46 1.500,00 2.323,54 2.814,34
Paraná 1.614 - 3.335 2.040,31 1.613,88 1.851,00 2.753,49 3.335,12
Rio Grande do Sul 1.507 - 3.450 1.977,75 1.507,48 1.800,00 2.848,35 3.450,00
Mato Grosso 1.451 - 3.422 1.921,04 1.450,78 1.719,00 2.825,28 3.422,06
Bahia 1.412 - 2.873 1.682,11 1.412,00 1.500,00 2.372,06 2.873,11
Tocantins 1.412 - 2.219 1.552,48 1.412,00 1.440,00 1.831,69 2.218,60
Espírito Santo 1.466 - 3.315 1.865,00 1.465,64 1.580,00 2.736,82 3.314,92
Distrito Federal 1.419 - 2.694 1.647,27 1.418,90 1.510,00 2.223,80 2.693,53
Pernambuco 1.412 - 2.617 1.661,10 1.412,00 1.561,00 2.160,90 2.617,35
Maranhão 1.505 - 5.718 2.602,17 1.505,00 2.000,00 4.721,00 5.718,22
Ceará 1.412 - 2.707 1.613,39 1.412,00 1.454,00 2.235,20 2.707,34
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.375 1.550,05 1.412,00 1.412,00 1.960,60 2.374,74
Mato Grosso do Sul 1.412 - 2.292 1.622,50 1.412,00 1.625,00 1.892,40 2.292,13
Rondônia 1.452 - 2.640 1.677,94 1.452,00 1.600,00 2.179,75 2.640,18
Pará 1.412 - 2.261 1.583,94 1.412,00 1.500,00 1.867,00 2.261,37
Sergipe 1.412 - 1.827 1.476,57 1.412,00 1.500,00 1.508,00 1.826,53
Alagoas 1.412 - 2.240 1.580,42 1.412,00 1.475,00 1.849,67 2.240,37
Amazonas 1.412 - 3.270 1.774,83 1.412,00 1.462,50 2.700,00 3.270,32
Piauí 1.424 - 1.896 1.476,64 1.424,00 1.457,00 1.565,00 1.895,57
Paraíba 1.412 - 2.126 1.521,90 1.412,00 1.505,00 1.755,00 2.125,71
Acre 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26
Amapá 1.412 - 3.391 1.858,20 1.412,00 1.584,00 2.800,00 3.391,44


Principais locais de trabalho

Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ornamentador de eventos

Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) devem:

  • atrair o consumidor;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar projeto executivo;
  • pesquisar produtos e materiais;
  • conceber o projeto (design de interiores, vitrines, espaços diversos e eventos);
  • acompanhar o projeto;
  • interpretar as necessidades do cliente;
  • executar o projeto;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • avaliar viabilidade do projeto;
    • criar móveis e produtos;
    • especificar os materiais a serem utilizados;
    • demonstrar capacidade de visão espacial;
    • colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
    • apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;
    • selecionar fornecedores;
    • representar graficamente soluções para o ambiente (desenho manual, autocad etc);
    • participar de exposições, mostras e feiras;
    • definir leiaute da ambientação;
    • selecionar produtos;
    • alocar pontos hidráulicos;
    • identificar expectativas e necessidades do cliente;
    • estabelecer contrato de trabalho;
    • divulgar trabalhos na mídia;
    • alocar pontos de ar condicionado;
    • assessorar o cliente para aprovação de produtos;
    • demonstrar senso estético;
    • planejar a circulação;
    • demonstrar flexibilidade;
    • criar ambientes temáticos e estéticos;
    • pesquisar tendências;
    • contratar serviços especializados;
    • conceber programação visual para espaços comerciais (merchandising);
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • alocar pontos para informática;
    • avaliar o resultado do projeto;
    • pesquisar preços de produtos e serviços;
    • adaptar o projeto às normas;
    • apresentar estudo preliminar ao cliente;
    • elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
    • providenciar atrativos sensoriais no ambiente;
    • demonstrar trabalho in loco;
    • elaborar o cronograma;
    • criar peças especiais;
    • realizar programação visual de espaços comerciais (merchandising);
    • definir limites orçamentários do projeto;
    • distribuir volumes no espaço;
    • adaptar projeto às condições do ambiente;
    • coordenar equipes;
    • alocar pontos elétricos;
    • testar produtos, materiais e ferramentas;
    • demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
    • elaborar estudos preliminares;
    • orçar projeto;
    • substituir o produto na vitrina já montada;
    • indicar outros profissionais;
    • personalizar espaço arquitetônico ou físico;
    • demonstrar criatividade;
    • escolher escala cromática para o ambiente;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • adaptar materiais;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • montar espaços que destaquem o produto;
    • demonstrar capacidade de objetividade;
    • sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
    • adequar os elementos já existentes ao espaço;
    • criar ambiente favorável ao consumo;
    • supervisionar execução do projeto;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • gerenciar obra ou projeto;
    • entrevistar cliente;
    • apresentar portfolio ao cliente;
    • alocar pontos de telefonia;
    • pesquisar mercado;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • alocar pontos de iluminação;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • fazer ajustes ao projeto;
    • fazer manutenção programada do projeto;
    • fazer levantamento métrico e fotográfico;
    • adaptar projeto à vida útil de produto e materiais;
    • apresentar sugestões;
    • definir programa de ações;
    • pesquisar linhas de produtos conforme target do cliente;


    Setores que mais contratam Ornamentador de eventos no mercado de trabalho

    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Casas de festas e eventos
    • Comércio varejista de plantas e flores naturais
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Aluguel de móveis, utensílios e aparelhos de uso doméstico e pessoal
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
    • Decoração de interiores
    • Atividades paisagísticas
    • Lojas de variedades, exceto lojas de departamentos ou magazines
    • Hotéis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de pensão