Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Técnicos em operação de câmara fotográfica , cinema e de televisão
- Operadores de rede de teleprocessamento
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Operadores de rede de teleprocessamento trabalham em empresas de informática e departamentos de informática de empresas de diversos ramos de atividade e em entidades que atuam com populações residentes em áreas remotas. São assalariados, com carteira assinada, pela empresa onde atuam ou empresa terceirizada. Trabalham em equipe, sob supervisão, em ambiente fechado, em diferentes regimes de horário de trabalho diurno, noturno, rodízio de turnos e horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de rede de teleprocessamento
Para o exercício desse cargo requer-se formação de nível médio. Para as ocupações de operador de teleprocessamento requer-se, adicionalmente, cursos de especialização de aproximadamente quatrocentas horas-aula. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Operador de teleprocessamento
Operadores de rede de teleprocessamento devem:
- cuidar da segurança operacional;
- comunicar-se na rede;
- preparar equipamentos e meios de comunicação;
- atender usuários;
- operar sistemas de comunicação;
- demonstrar competências pessoais;
- efetuar procedimentos de trabalho;
- monitorar sistemas;
Atividades
- testar funcionamento dos aplicativos;
- identificar possíveis falhas do equipamento na transmissão;
- avaliar resultados de impressão;
- acionar suporte técnico especializado;
- criptografar arquivos e mensagens;
- acompanhar desempenho da rede;
- demonstrar iniciativa;
- orientar usuário sobre condições operacionais, comerciais e climáticas;
- interpretar códigos de comunicação (morse, cw);
- localizar área de atendimento;
- controlar suprimento de insumos (papel, cartucho de tinta);
- registrar ocorrências do período de trabalho;
- manter controle emocional;
- tomar decisões;
- cumprir normas e regulamentos;
- verificar resultados de processos e operações;
- executar plano de contingência;
- acompanhar transferência de mensagens e arquivos;
- transmitir mensagens e dados;
- verificar a conectividade entre os equipamentos do bastidor;
- diagnosticar tipo de ocorrência;
- acompanhar processo de impressão;
- decriptar arquivos e mensagens;
- consultar plano de contingência;
- organizar cronograma de atividades;
- ajustar equipamentos para operação;
- protocolar recebimento de mensagens e arquivos;
- efetuar cópia de segurança de dados;
- trabalhar em equipe;
- monitorar funcionamento de geradores e baterias em caso de falta de energia;
- priorizar atendimento ao usuário preferencial;
- administrar situações de conflitos;
- testar fontes de alimentação de energia;
- controlar taxa de transmissão de dados;
- definir fila de transmissão de mensagens;
- consultar manuais e documentação básica;
- zelar pela segurança no ambiente de trabalho;
- identificar se na rede por meio de senha, código e prefixo;
- priorizar operações emergenciais;
- acionar setores competentes para emergências (polícia, bombeiros, sos, salva-mar, salva-aero);
- manter-se atualizado profissionalmente;
- zelar pela qualidade das informações;
- respeitar hierarquia;
- executar testes de capacidade de transmissão;
- regular climatização do ambiente;
- manter sigilo das informações confidenciais;
- bloquear tentativa de acesso não autorizado;
- calcular a capacidade do tráfego de dados;
- demonstrar capacidade de concentração;
- priorizar execução de sistemas críticos;
- executar testes de conexão e comunicação;
- organizar material de trabalho (fitas, cd);
- identificar localização do usuário;
- agir com ética;
- consultar procedimentos padronizados para transmissão de dados e de radiocomunicação;
- permitir acesso do usuário ao sistema;
- confirmar transferência de mensagens e arquivos;
- cumprir prazos;
- prestar apoio técnico à rede;
- receber solicitação de suporte técnico;
- relacionar-se com outros órgãos e usuários de comunicação;
- comprometer-se com o trabalho;
- executar cronograma de atividades;
- efetuar retransmissões devido a falhas;
- emitir relatórios estatísticos de atendimento ao usuário;
- registrar término do atendimento;
- registrar ocorrência de problema técnico;
- rotular mídia digital;
- participar de ginástica laboral;
- montar fita ou cartucho no computador central;
- limpar equipamento periodicamente;
- ordenar sequência de impressão;
Setores que mais contratam Operador de teleprocessamento no mercado de trabalho
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
- Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Supermercados
- Consultoria em tecnologia da informação
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
- Provedores de acesso às redes de comunicações
- Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
- Serviços de engenharia
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Outras atividades de telecomunicações
- Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
- Instalação e manutenção elétrica
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de teleatendimento
- Construção de estações e redes de telecomunicações
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais