Salário para o cargo de Operador de teleprocessamento
CBO 3722-05 > Operadores de rede de teleprocessamento

Operador de teleprocessamento - Descrição, atividades e funções do cargo

Operam e monitoram sistemas de comunicação em rede, preparam equipamentos e meios de comunicação, cuidam da segurança operacional por meio de procedimentos específicos e realizam atendimento ao usuário.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de câmara fotográfica , cinema e de televisão
        • Operadores de rede de teleprocessamento

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Operadores de rede de teleprocessamento trabalham em empresas de informática e departamentos de informática de empresas de diversos ramos de atividade e em entidades que atuam com populações residentes em áreas remotas. São assalariados, com carteira assinada, pela empresa onde atuam ou empresa terceirizada. Trabalham em equipe, sob supervisão, em ambiente fechado, em diferentes regimes de horário de trabalho diurno, noturno, rodízio de turnos e horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de rede de teleprocessamento

Para o exercício desse cargo requer-se formação de nível médio. Para as ocupações de operador de teleprocessamento requer-se, adicionalmente, cursos de especialização de aproximadamente quatrocentas horas-aula. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de teleprocessamento

Operadores de rede de teleprocessamento devem:

  • cuidar da segurança operacional;
  • atender usuários;
  • efetuar procedimentos de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • operar sistemas de comunicação;
  • comunicar-se na rede;
  • monitorar sistemas;
  • preparar equipamentos e meios de comunicação;

Atividades

  • executar plano de contingência;
  • registrar ocorrências do período de trabalho;
  • manter sigilo das informações confidenciais;
  • criptografar arquivos e mensagens;
  • monitorar funcionamento de geradores e baterias em caso de falta de energia;
  • administrar situações de conflitos;
  • limpar equipamento periodicamente;
  • executar testes de conexão e comunicação;
  • ordenar sequência de impressão;
  • controlar taxa de transmissão de dados;
  • interpretar códigos de comunicação (morse, cw);
  • receber solicitação de suporte técnico;
  • regular climatização do ambiente;
  • decriptar arquivos e mensagens;
  • transmitir mensagens e dados;
  • relacionar-se com outros órgãos e usuários de comunicação;
  • verificar a conectividade entre os equipamentos do bastidor;
  • priorizar execução de sistemas críticos;
  • tomar decisões;
  • localizar área de atendimento;
  • bloquear tentativa de acesso não autorizado;
  • acompanhar desempenho da rede;
  • consultar plano de contingência;
  • identificar possíveis falhas do equipamento na transmissão;
  • emitir relatórios estatísticos de atendimento ao usuário;
  • prestar apoio técnico à rede;
  • executar cronograma de atividades;
  • avaliar resultados de impressão;
  • registrar término do atendimento;
  • acionar setores competentes para emergências (polícia, bombeiros, sos, salva-mar, salva-aero);
  • comprometer-se com o trabalho;
  • demonstrar capacidade de concentração;
  • respeitar hierarquia;
  • protocolar recebimento de mensagens e arquivos;
  • permitir acesso do usuário ao sistema;
  • manter-se atualizado profissionalmente;
  • organizar material de trabalho (fitas, cd);
  • orientar usuário sobre condições operacionais, comerciais e climáticas;
  • trabalhar em equipe;
  • consultar procedimentos padronizados para transmissão de dados e de radiocomunicação;
  • zelar pela qualidade das informações;
  • manter controle emocional;
  • confirmar transferência de mensagens e arquivos;
  • priorizar operações emergenciais;
  • rotular mídia digital;
  • acompanhar processo de impressão;
  • registrar ocorrência de problema técnico;
  • controlar suprimento de insumos (papel, cartucho de tinta);
  • ajustar equipamentos para operação;
  • cumprir prazos;
  • identificar se na rede por meio de senha, código e prefixo;
  • demonstrar iniciativa;
  • montar fita ou cartucho no computador central;
  • identificar localização do usuário;
  • acompanhar transferência de mensagens e arquivos;
  • zelar pela segurança no ambiente de trabalho;
  • consultar manuais e documentação básica;
  • agir com ética;
  • verificar resultados de processos e operações;
  • cumprir normas e regulamentos;
  • efetuar cópia de segurança de dados;
  • acionar suporte técnico especializado;
  • organizar cronograma de atividades;
  • participar de ginástica laboral;
  • calcular a capacidade do tráfego de dados;
  • testar fontes de alimentação de energia;
  • efetuar retransmissões devido a falhas;
  • testar funcionamento dos aplicativos;
  • priorizar atendimento ao usuário preferencial;
  • executar testes de capacidade de transmissão;
  • diagnosticar tipo de ocorrência;
  • definir fila de transmissão de mensagens;


Setores que mais contratam Operador de teleprocessamento no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Supermercados
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços de engenharia
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de teleatendimento
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais




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