Salário para o cargo de Operador de teleprocessamento
CBO 3722-05 > Operadores de rede de teleprocessamento

Operador de teleprocessamento - Descrição, atividades e funções do cargo

Operam e monitoram sistemas de comunicação em rede, preparam equipamentos e meios de comunicação, cuidam da segurança operacional por meio de procedimentos específicos e realizam atendimento ao usuário.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de câmara fotográfica , cinema e de televisão
        • Operadores de rede de teleprocessamento

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Principais locais de trabalho

Operadores de rede de teleprocessamento trabalham em empresas de informática e departamentos de informática de empresas de diversos ramos de atividade e em entidades que atuam com populações residentes em áreas remotas. São assalariados, com carteira assinada, pela empresa onde atuam ou empresa terceirizada. Trabalham em equipe, sob supervisão, em ambiente fechado, em diferentes regimes de horário de trabalho diurno, noturno, rodízio de turnos e horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de rede de teleprocessamento

Para o exercício desse cargo requer-se formação de nível médio. Para as ocupações de operador de teleprocessamento requer-se, adicionalmente, cursos de especialização de aproximadamente quatrocentas horas-aula. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de teleprocessamento

Operadores de rede de teleprocessamento devem:

  • cuidar da segurança operacional;
  • atender usuários;
  • comunicar-se na rede;
  • preparar equipamentos e meios de comunicação;
  • efetuar procedimentos de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • monitorar sistemas;
  • operar sistemas de comunicação;

Atividades

  • testar funcionamento dos aplicativos;
  • identificar localização do usuário;
  • consultar plano de contingência;
  • executar testes de conexão e comunicação;
  • emitir relatórios estatísticos de atendimento ao usuário;
  • manter sigilo das informações confidenciais;
  • decriptar arquivos e mensagens;
  • manter controle emocional;
  • executar plano de contingência;
  • efetuar cópia de segurança de dados;
  • agir com ética;
  • diagnosticar tipo de ocorrência;
  • receber solicitação de suporte técnico;
  • tomar decisões;
  • demonstrar capacidade de concentração;
  • registrar ocorrência de problema técnico;
  • executar testes de capacidade de transmissão;
  • demonstrar iniciativa;
  • zelar pela segurança no ambiente de trabalho;
  • registrar ocorrências do período de trabalho;
  • testar fontes de alimentação de energia;
  • montar fita ou cartucho no computador central;
  • regular climatização do ambiente;
  • participar de ginástica laboral;
  • acionar setores competentes para emergências (polícia, bombeiros, sos, salva-mar, salva-aero);
  • efetuar retransmissões devido a falhas;
  • localizar área de atendimento;
  • ajustar equipamentos para operação;
  • priorizar atendimento ao usuário preferencial;
  • priorizar execução de sistemas críticos;
  • verificar resultados de processos e operações;
  • relacionar-se com outros órgãos e usuários de comunicação;
  • rotular mídia digital;
  • priorizar operações emergenciais;
  • consultar procedimentos padronizados para transmissão de dados e de radiocomunicação;
  • consultar manuais e documentação básica;
  • confirmar transferência de mensagens e arquivos;
  • registrar término do atendimento;
  • definir fila de transmissão de mensagens;
  • administrar situações de conflitos;
  • protocolar recebimento de mensagens e arquivos;
  • manter-se atualizado profissionalmente;
  • zelar pela qualidade das informações;
  • ordenar sequência de impressão;
  • controlar suprimento de insumos (papel, cartucho de tinta);
  • organizar cronograma de atividades;
  • permitir acesso do usuário ao sistema;
  • monitorar funcionamento de geradores e baterias em caso de falta de energia;
  • respeitar hierarquia;
  • cumprir prazos;
  • comprometer-se com o trabalho;
  • prestar apoio técnico à rede;
  • executar cronograma de atividades;
  • trabalhar em equipe;
  • cumprir normas e regulamentos;
  • identificar se na rede por meio de senha, código e prefixo;
  • interpretar códigos de comunicação (morse, cw);
  • controlar taxa de transmissão de dados;
  • orientar usuário sobre condições operacionais, comerciais e climáticas;
  • criptografar arquivos e mensagens;
  • identificar possíveis falhas do equipamento na transmissão;
  • acionar suporte técnico especializado;
  • calcular a capacidade do tráfego de dados;
  • verificar a conectividade entre os equipamentos do bastidor;
  • avaliar resultados de impressão;
  • acompanhar processo de impressão;
  • acompanhar desempenho da rede;
  • bloquear tentativa de acesso não autorizado;
  • organizar material de trabalho (fitas, cd);
  • limpar equipamento periodicamente;
  • transmitir mensagens e dados;
  • acompanhar transferência de mensagens e arquivos;


Setores que mais contratam Operador de teleprocessamento no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Supermercados
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços de engenharia
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de teleatendimento
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais




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