Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Técnicos em operação de câmara fotográfica , cinema e de televisão
- Operadores de rede de teleprocessamento
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Operadores de rede de teleprocessamento trabalham em empresas de informática e departamentos de informática de empresas de diversos ramos de atividade e em entidades que atuam com populações residentes em áreas remotas. São assalariados, com carteira assinada, pela empresa onde atuam ou empresa terceirizada. Trabalham em equipe, sob supervisão, em ambiente fechado, em diferentes regimes de horário de trabalho diurno, noturno, rodízio de turnos e horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de rede de teleprocessamento
Para o exercício desse cargo requer-se formação de nível médio. Para as ocupações de operador de teleprocessamento requer-se, adicionalmente, cursos de especialização de aproximadamente quatrocentas horas-aula. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Operador de teleprocessamento
Operadores de rede de teleprocessamento devem:
- monitorar sistemas;
- atender usuários;
- operar sistemas de comunicação;
- preparar equipamentos e meios de comunicação;
- cuidar da segurança operacional;
- demonstrar competências pessoais;
- efetuar procedimentos de trabalho;
- comunicar-se na rede;
Atividades
- registrar ocorrência de problema técnico;
- tomar decisões;
- participar de ginástica laboral;
- emitir relatórios estatísticos de atendimento ao usuário;
- acionar setores competentes para emergências (polícia, bombeiros, sos, salva-mar, salva-aero);
- avaliar resultados de impressão;
- organizar material de trabalho (fitas, cd);
- localizar área de atendimento;
- cumprir prazos;
- priorizar atendimento ao usuário preferencial;
- administrar situações de conflitos;
- efetuar cópia de segurança de dados;
- prestar apoio técnico à rede;
- verificar resultados de processos e operações;
- manter-se atualizado profissionalmente;
- receber solicitação de suporte técnico;
- trabalhar em equipe;
- protocolar recebimento de mensagens e arquivos;
- agir com ética;
- acionar suporte técnico especializado;
- limpar equipamento periodicamente;
- controlar suprimento de insumos (papel, cartucho de tinta);
- transmitir mensagens e dados;
- respeitar hierarquia;
- rotular mídia digital;
- consultar plano de contingência;
- demonstrar iniciativa;
- registrar ocorrências do período de trabalho;
- executar testes de conexão e comunicação;
- diagnosticar tipo de ocorrência;
- priorizar execução de sistemas críticos;
- identificar localização do usuário;
- executar plano de contingência;
- verificar a conectividade entre os equipamentos do bastidor;
- testar fontes de alimentação de energia;
- interpretar códigos de comunicação (morse, cw);
- bloquear tentativa de acesso não autorizado;
- executar cronograma de atividades;
- identificar se na rede por meio de senha, código e prefixo;
- consultar procedimentos padronizados para transmissão de dados e de radiocomunicação;
- calcular a capacidade do tráfego de dados;
- montar fita ou cartucho no computador central;
- cumprir normas e regulamentos;
- manter sigilo das informações confidenciais;
- definir fila de transmissão de mensagens;
- decriptar arquivos e mensagens;
- criptografar arquivos e mensagens;
- orientar usuário sobre condições operacionais, comerciais e climáticas;
- registrar término do atendimento;
- regular climatização do ambiente;
- ajustar equipamentos para operação;
- efetuar retransmissões devido a falhas;
- identificar possíveis falhas do equipamento na transmissão;
- acompanhar processo de impressão;
- ordenar sequência de impressão;
- consultar manuais e documentação básica;
- priorizar operações emergenciais;
- controlar taxa de transmissão de dados;
- relacionar-se com outros órgãos e usuários de comunicação;
- zelar pela segurança no ambiente de trabalho;
- testar funcionamento dos aplicativos;
- acompanhar transferência de mensagens e arquivos;
- confirmar transferência de mensagens e arquivos;
- comprometer-se com o trabalho;
- permitir acesso do usuário ao sistema;
- monitorar funcionamento de geradores e baterias em caso de falta de energia;
- manter controle emocional;
- demonstrar capacidade de concentração;
- zelar pela qualidade das informações;
- executar testes de capacidade de transmissão;
- acompanhar desempenho da rede;
- organizar cronograma de atividades;
Setores que mais contratam Operador de teleprocessamento no mercado de trabalho
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
- Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Supermercados
- Consultoria em tecnologia da informação
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
- Provedores de acesso às redes de comunicações
- Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
- Serviços de engenharia
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Outras atividades de telecomunicações
- Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
- Instalação e manutenção elétrica
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de teleatendimento
- Construção de estações e redes de telecomunicações
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais