Salário para o cargo de Oficial do registro de títulos e documentos
CBO 2413-30 > Tabeliães e registradores

Oficial do registro de títulos e documentos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Formalizam juridicamente a vontade das partes, no exercício da fé pública delegada pelo estado e de acordo com as determinações previstas em lei. Registram atos e fatos jurídicos, tais como nascimentos, casamentos, óbitos e outros e também as sociedades civis, associações e fundações, os títulos e documentos públicos e particulares, as operações imobiliárias, os contratos marítimos e as embarcações marítimas, a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos, averbam alterações em todos estes atos e fatos. Reconhecem a veracidade de documentos e fatos, conferindo aos documentos forma e autenticidade legal e pública, aconselham e prestam informações ao usuário do serviço. Conservam o acervo e gerenciam a serventia. Prestam informações.

Quanto ganha um Oficial do registro de títulos e documentos

Um Oficial do registro de títulos e documentos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.494,03 e R$ 3.031,64, com a média salarial de R$ 1.767,51 e o salário mediana em R$ 1.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Oficial do registro de títulos e documentos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.767,51 21.210,09 441,88 8,08
1º Quartil 1.494,03 17.928,38 373,51 6,83
Salário Mediana 1.500,00 18.000,00 375,00 6,85
3º Quartil 2.312,06 27.744,68 578,01 10,57
Teto Salarial 3.031,64 36.379,66 757,91 13,85


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências jurídicas
      • Advogados, procuradores, tabeliães
        • Tabeliães e registradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Brasília - DF 1.498 - 1.995 1.536,23 1.497,96 1.500,00 1.646,95 1.994,84
Vila Velha - ES 1.496 - 1.822 1.500,11 1.496,34 1.500,00 1.504,13 1.821,84
Manaus - AM 1.412 - 4.845 2.792,73 1.412,00 4.000,00 4.000,00 4.844,92
Rio de Janeiro - RJ 1.500 - 1.882 1.512,90 1.500,00 1.500,00 1.553,86 1.882,08
São Paulo - SP 1.555 - 11.289 3.512,77 1.554,67 1.840,00 9.320,67 11.289,47
Uberlândia - MG 1.445 - 13.724 8.087,20 1.445,22 10.593,00 11.331,00 13.724,45
Americano do Brasil - GO 1.570 - 2.041 1.590,91 1.570,00 1.570,00 1.685,00 2.040,92
Belo Horizonte - MG 1.700 - 3.161 1.977,38 1.700,00 1.800,00 2.609,50 3.160,70
Feira de Santana - BA 1.473 - 1.896 1.534,33 1.473,00 1.565,00 1.565,00 1.895,57


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Distrito Federal 1.498 - 1.995 1.536,23 1.497,96 1.500,00 1.646,95 1.994,84
Espírito Santo 1.496 - 1.822 1.500,11 1.496,34 1.500,00 1.504,13 1.821,84
Amazonas 1.412 - 4.845 2.792,73 1.412,00 4.000,00 4.000,00 4.844,92
Rio de Janeiro 1.500 - 1.882 1.512,90 1.500,00 1.500,00 1.553,86 1.882,08
Minas Gerais 1.426 - 14.298 5.419,47 1.426,24 3.247,00 11.804,57 14.298,05
São Paulo 1.504 - 10.477 3.276,11 1.503,50 1.840,00 8.649,75 10.476,84
Goiás 1.517 - 3.088 1.760,73 1.517,33 1.570,00 2.549,67 3.088,23
Rio Grande do Sul 2.025 - 16.923 6.180,69 2.025,00 4.000,00 13.971,67 16.922,90
Santa Catarina 1.738 - 8.224 3.222,78 1.737,50 2.409,00 6.790,00 8.224,25
Bahia 1.447 - 1.896 1.519,88 1.446,50 1.549,00 1.565,00 1.895,57
Paraná 1.500 - 6.129 2.991,71 1.500,00 2.857,00 5.060,00 6.128,82
Pernambuco 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26


Principais locais de trabalho

Tabeliães e registradores trabalham em cartórios, como empregadores. Atuam em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno e horários irregulares (oficial de registro de pessoas naturais).


O que é preciso para trabalhar na área dos Tabeliães e registradores

O exercício desse cargo requer bacharelado em Direito ou dez anos de experiência cartorária. A fé pública para o exercício notorial e de registro é delegada por concurso.


Funções e atividades do Oficial do registro de títulos e documentos

Tabeliães e registradores devem:

  • autenticar documentos e fatos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • aconselhar o usuário do serviço;
  • registrar atos e fatos jurídicos;
  • prestar informações;
  • conservar acervo;
  • formalizar juridicamente a vontade das partes;
  • gerir a serventia (tabelionato e registro);

  • Atividades

    • acatar sustações judiciais e desistências de protesto;
    • verificar capacidade e identificação dos usuários;
    • suportar pressões externas;
    • lavrar instrumentos públicos: procurações, testamentos, escrituras de compra e venda e outros;
    • autenticar livros;
    • expedir intimações;
    • decidir rapidamente;
    • matricular imóveis;
    • registrar embarcações marítimas;
    • participar às serventias de origem as alterações dos fatos da vida civil;
    • agir eticamente;
    • expressar-se com clareza;
    • registrar sociedades civis, associações e fundações;
    • empreender inovações;
    • contratar serviços de terceiros;
    • esclarecer usuário sobre as implicações de seus atos;
    • registrar casamentos;
    • preparar condições ambientais para conservação do acervo;
    • atuar com eficiência;
    • verificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • orientar sobre documentos obrigatórios;
    • treinar pessoal;
    • aprovar testamento cerrado;
    • promover atualização dos funcionários;
    • agir com equilíbrio emocional;
    • comunicar cumprimento de determinação judicial;
    • adequar espaço físico;
    • registrar protesto de títulos;
    • administrar acervo;
    • certificar a veracidade das cópias conforme original;
    • matricular empresas de radiodifusão, jornais, revistas e outros periódicos;
    • registrar nascimentos;
    • fazer uso da paciência;
    • selecionar recursos materiais para conservação de acervo;
    • averbar alterações nos registros de distribuições;
    • receber pagamentos de títulos;
    • verificar conformidade do ato à vontade do usuário;
    • registrar chancelas mecânicas;
    • raciocinar logicamente;
    • escriturar a contabilidade da serventia;
    • responder a requisição de informações, judiciais e administrativas;
    • registrar operações imobiliárias;
    • pagar tributos;
    • guardar sigilo;
    • redigir atas notariais;
    • definir espaço físico de acomodação do acervo;
    • registrar títulos e documentos;
    • fornecer informações sobre alienações de bens para receita federal;
    • averbar modificações dos dados de imóveis, de pessoas e direitos;
    • escrever corretamente;
    • contratar funcionários e serviços de terceiros;
    • elaborar informações estatísticas;
    • reconhecer firmas, letras e chancelas;
    • averbar alterações de contratos sociais e atas;
    • fiscalizar o pagamento de tributos;
    • cancelar registros;
    • analisar a vontade do usuário;
    • agir com urbanidade;
    • arquivar documentos de pessoas físicas e jurídicas;
    • protocolar títulos;
    • sensibilizar-se com aspectos sociais;
    • fornecer informações verbais;
    • desenvolver relacionamentos sociais positivos;
    • arquivar certidões e guias de impostos;
    • agir com imparcialidade;
    • fornecer informações estatísticas para órgãos públicos;
    • examinar documentos;
    • empregar criatividade;
    • informar entidades e associações de crédito de informações sobre protestos lavrados e cancelado;
    • fornecer informações sobre alienação de imóveis às prefeituras;
    • registrar escritos particulares;
    • registrar óbitos;
    • registrar capacidade civil e ausência;
    • colher assinaturas dos usuários;
    • ler o ato ao usuário;
    • selecionar funcionários;
    • apontar soluções para problemas;
    • recomendar busca de certidões negativas complementares de bens e pessoas;
    • ouvir o usuário;
    • recolher tributos dos usuários;
    • averbar alterações de registros de títulos e documentos;
    • adquirir equipamentos;
    • registrar a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos;
    • coordenar os serviços;
    • prenotar títulos;
    • registrar contratos marítimos;
    • fornecer certidões;
    • compor acervo segundo critérios práticos;
    • averbar alterações de estado civil;
    • manter-se atualizado;
    • lavrar protestos de títulos;
    • certificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • emitir notificações;


    Setores que mais contratam Oficial do registro de títulos e documentos no mercado de trabalho

    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Cartórios
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Fotocópias
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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