Salário para o cargo de Mestre de cerimonias
Apresentadores de eventos, programas e espetáculos > CBO 3763-30

Mestre de cerimonias - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam e/ou animam programas de rádio e televisão, festas populares, eventos, atrações circenses ou outros tipos de espetáculos, orientam-se por roteiros ou fazem improvisações para divertir, informar, instruir o público, telespectador ou ouvinte. Conduzem eventos públicos, corporativos e sociais presenciais, seguindo roteiro elaborado por organizadores.

Quanto ganha um Mestre de cerimonias

Um Mestre de cerimonias trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.045,00 e R$ 6.090,01, com a média salarial de R$ 2.264,56 e o salário mediana em R$ 1.864,32 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Mestre de cerimonias

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.264,56 27.174,76 566,14 10,62
1º Quartil 1.045,00 12.540,00 261,25 4,90
Salário Mediana 1.864,32 22.371,84 466,08 8,74
3º Quartil 4.644,50 55.734,00 1.161,13 21,77
Teto Salarial 6.090,01 73.080,09 1.522,50 28,55


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Apresentadores de eventos, programas e espetáculos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Apresentadores de eventos, programas e espetáculos os profissionais atuam em atividades recreativas, esportivas e culturais em eventos e festas em geral, programas de rádio e tv e circos. Exceção feita aos poucos que trabalham em rádio e tv e em circos de maior porte, que são empregados registrados e podem contar com certa regularidade no que se refere ao conteúdo do trabalho e aos locais e horários em que é desempenhado, a grande maioria é autônoma, devendo ser capaz de lidar com a pouca previsibilidade no que tange à oferta, locais e horários de trabalho e à temática tratada. Aos profissionais importa sobremaneira a capacidade de adaptação a situações diversas e a capacidade de estabelecer empatia com o público. Deste, em última análise, depende seu sucesso no desempenho das ocupações da família. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em posições desconfortáveis por períodos prolongados, em grandes alturas, sob ruído intenso, bem como sob estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Apresentadores de eventos, programas e espetáculos

A formação profissional se dá na prática, no exercício da função, em grande medida, a partir da observação dos vários estilos de apresentação existentes nos meios de comunicação e de sua adaptação às características pessoais e àquelas do público-alvo. Existem, em pequeno número, profissionais especializados como maestros, árbitros esportivos, críticos de artes e literatura que apresentam programas em suas áreas de atuação, embora não considerem essa atividade como sua atividade principal. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Mestre de cerimonias

Apresentadores de eventos, programas e espetáculos devem:

  • apresentar atrações, programas e eventos;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar informações a transmitir no espetáculo, evento ou programa;
  • conduzir espetáculo, evento ou programa;
  • transmitir credibilidade para o espectador, telespectador e ouvinte;
  • preparar apresentação e transmissão;
  • informar o espectador, telespectador e ouvinte;

  • Atividades

    • adequar a caracterização do apresentador ao estilo do espetáculo, evento ou programa;
    • adequar-se às exigências da organização relativos a figurinos e adereços;
    • realizar chamadas referentes ao espetáculo, evento ou programa;
    • criar expectativa no espectador, telespectador, ouvinte;
    • dar o tom da solenidade;
    • aquecer a voz (nuances e empostação);
    • informar-se sobre literatura específica referente aos temas apresentados;
    • reivindicar respostas aos problemas apresentados no programa;
    • preparar textos e comentários para espetáculos, eventos ou programas;
    • opinar na pauta diária;
    • pronunciar corretamente palavras estrangeiras;
    • ficar atento aos tempos das reportagens e entradas nos programas e eventos ao vivo;
    • demonstrar agilidade de raciocínio;
    • observar sinais de entrada de vinhetas, inserções comerciais;
    • informar-se por meio de diferentes mídias (impressas, radiofônicas, televisivas, internet);
    • preparar-se para entrevistar convidados;
    • alertar para colocação e retirada dos equipamentos;
    • demonstrar domínio de voz;
    • selecionar figurino/vestimenta adequado para espetáculo, evento ou programa;
    • administrar os tempos do espetáculo, evento ou programa;
    • informar público sobre acontecimentos intervenientes ao espetáculo/evento (criança perdida, trânsito etc);
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • preparar-se física e mentalmente para os espetáculos, eventos e programas;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • verificar a pronúncia correta de nomes, siglas, palavras;
    • solicitar o roteiro;
    • animar o espetáculo ou transmissão (entretenimento);
    • pesquisar o perfil (social, econômico, político) do público-alvo;
    • criar empatia com o público;
    • transmitir informações sobre o patrocinador/organizador;
    • demonstrar domínio da língua portuguesa;
    • chegar com antecedência;
    • atentar para satisfação do público durante o espetáculo, evento ou programa;
    • transmitir informações sobre o produto promocional;
    • opinar na formatação do espetáculo, evento ou programa, quando solicitado;
    • demonstrar bom senso;
    • entrevistar convidados;
    • moderar a sequência do evento e participantes;
    • adequar postura física e entonação de voz (interpretação) à informação a ser transmitida;
    • ler as informações (roteiros) para dirimir dúvidas com antecedência;
    • demonstrar controle emocional;
    • manter a atenção do público;
    • atentar para especificidades culturais e políticas regionais;
    • demonstrar cuidado com aparência pessoal;
    • demonstrar flexibilidade;
    • gravar locuções em ´off´;
    • noticiar fatos e imprevistos transmitindo segurança durante espetáculo, evento ou programa;
    • aprofundar a informação trazida pelo entrevistado;
    • verificar o conteúdo e forma do texto;
    • interagir com os membros da equipe de produção, apresentação e organização;
    • interpretar o texto;
    • adaptar roteiro;
    • seguir o roteiro;
    • demonstrar capacidade de manter postura física;
    • receber instruções dos organizadores do evento;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar conhecimentos de linguagens específicas aos diferentes segmentos da sociedade;
    • estar atento ao cronograma da apresentação;
    • participar da elaboração do roteiro;
    • verificar condições técnicas exigidas para apresentação;
    • demonstrar versatilidade;
    • selecionar adereços para espetáculo, evento ou programas;
    • apresentar conteúdo do espetáculo, evento ou programa;
    • atender as expectativas do público;
    • contatar fontes de informação (líderes comunitários, formadores de opinião, políticos etc);
    • ficar atento ao roteiro do evento e seus acontecimentos;


    Setores que mais contratam Mestre de cerimonias no mercado de trabalho

    • Serviços de engenharia
    • Educação infantil - creche
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Estúdios cinematográficos
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: