Salário para o cargo de Animador de rádio
Apresentadores de eventos, programas e espetáculos > CBO 3763-15

Animador de rádio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam e/ou animam programas de rádio e televisão, festas populares, eventos, atrações circenses ou outros tipos de espetáculos, orientam-se por roteiros ou fazem improvisações para divertir, informar, instruir o público, telespectador ou ouvinte. Conduzem eventos públicos, corporativos e sociais presenciais, seguindo roteiro elaborado por organizadores.

Quanto ganha um Animador de rádio

Um Animador de rádio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.483,83 e R$ 5.860,32, com a média salarial de R$ 2.534,96 e o salário mediana em R$ 1.636,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Animador de rádio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.534,96 30.419,58 633,74 14,84
1º Quartil 1.483,83 17.805,97 370,96 8,69
Salário Mediana 1.636,00 19.632,00 409,00 9,58
3º Quartil 4.469,33 53.631,92 1.117,33 26,17
Teto Salarial 5.860,32 70.323,79 1.465,08 34,32


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Apresentadores de eventos, programas e espetáculos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.412 - 3.792 1.849,09 1.412,00 1.650,00 3.130,50 3.791,76
São Paulo 1.482 - 11.831 3.766,02 1.482,00 1.570,61 9.767,78 11.831,03
Pará 1.412 - 3.198 2.045,40 1.412,00 2.000,00 2.640,00 3.197,65


Principais locais de trabalho

Apresentadores de eventos, programas e espetáculos os profissionais atuam em atividades recreativas, esportivas e culturais em eventos e festas em geral, programas de rádio e tv e circos. Exceção feita aos poucos que trabalham em rádio e tv e em circos de maior porte, que são empregados registrados e podem contar com certa regularidade no que se refere ao conteúdo do trabalho e aos locais e horários em que é desempenhado, a grande maioria é autônoma, devendo ser capaz de lidar com a pouca previsibilidade no que tange à oferta, locais e horários de trabalho e à temática tratada. Aos profissionais importa sobremaneira a capacidade de adaptação a situações diversas e a capacidade de estabelecer empatia com o público. Deste, em última análise, depende seu sucesso no desempenho das ocupações da família. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em posições desconfortáveis por períodos prolongados, em grandes alturas, sob ruído intenso, bem como sob estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Apresentadores de eventos, programas e espetáculos

A formação profissional se dá na prática, no exercício da função, em grande medida, a partir da observação dos vários estilos de apresentação existentes nos meios de comunicação e de sua adaptação às características pessoais e àquelas do público-alvo. Existem, em pequeno número, profissionais especializados como maestros, árbitros esportivos, críticos de artes e literatura que apresentam programas em suas áreas de atuação, embora não considerem essa atividade como sua atividade principal. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Animador de rádio

Apresentadores de eventos, programas e espetáculos devem:

  • apresentar atrações, programas e eventos;
  • preparar apresentação e transmissão;
  • conduzir espetáculo, evento ou programa;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar informações a transmitir no espetáculo, evento ou programa;
  • transmitir credibilidade para o espectador, telespectador e ouvinte;
  • informar o espectador, telespectador e ouvinte;

  • Atividades

    • noticiar fatos e imprevistos transmitindo segurança durante espetáculo, evento ou programa;
    • gravar locuções em ´off´;
    • participar da elaboração do roteiro;
    • contatar fontes de informação (líderes comunitários, formadores de opinião, políticos etc);
    • alertar para colocação e retirada dos equipamentos;
    • entrevistar convidados;
    • demonstrar domínio de voz;
    • receber instruções dos organizadores do evento;
    • verificar condições técnicas exigidas para apresentação;
    • demonstrar cuidado com aparência pessoal;
    • ficar atento ao roteiro do evento e seus acontecimentos;
    • ler as informações (roteiros) para dirimir dúvidas com antecedência;
    • criar expectativa no espectador, telespectador, ouvinte;
    • pesquisar o perfil (social, econômico, político) do público-alvo;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • estar atento ao cronograma da apresentação;
    • dar o tom da solenidade;
    • solicitar o roteiro;
    • preparar-se física e mentalmente para os espetáculos, eventos e programas;
    • preparar-se para entrevistar convidados;
    • animar o espetáculo ou transmissão (entretenimento);
    • opinar na pauta diária;
    • demonstrar versatilidade;
    • verificar a pronúncia correta de nomes, siglas, palavras;
    • atentar para especificidades culturais e políticas regionais;
    • reivindicar respostas aos problemas apresentados no programa;
    • observar sinais de entrada de vinhetas, inserções comerciais;
    • verificar o conteúdo e forma do texto;
    • demonstrar domínio da língua portuguesa;
    • aquecer a voz (nuances e empostação);
    • selecionar figurino/vestimenta adequado para espetáculo, evento ou programa;
    • interagir com os membros da equipe de produção, apresentação e organização;
    • informar público sobre acontecimentos intervenientes ao espetáculo/evento (criança perdida, trânsito etc);
    • adaptar roteiro;
    • apresentar conteúdo do espetáculo, evento ou programa;
    • administrar os tempos do espetáculo, evento ou programa;
    • realizar chamadas referentes ao espetáculo, evento ou programa;
    • adequar postura física e entonação de voz (interpretação) à informação a ser transmitida;
    • demonstrar capacidade de manter postura física;
    • demonstrar controle emocional;
    • adequar-se às exigências da organização relativos a figurinos e adereços;
    • informar-se por meio de diferentes mídias (impressas, radiofônicas, televisivas, internet);
    • pronunciar corretamente palavras estrangeiras;
    • transmitir informações sobre o patrocinador/organizador;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • preparar textos e comentários para espetáculos, eventos ou programas;
    • selecionar adereços para espetáculo, evento ou programas;
    • seguir o roteiro;
    • demonstrar conhecimentos de linguagens específicas aos diferentes segmentos da sociedade;
    • chegar com antecedência;
    • demonstrar bom senso;
    • aprofundar a informação trazida pelo entrevistado;
    • criar empatia com o público;
    • manter a atenção do público;
    • adequar a caracterização do apresentador ao estilo do espetáculo, evento ou programa;
    • ficar atento aos tempos das reportagens e entradas nos programas e eventos ao vivo;
    • opinar na formatação do espetáculo, evento ou programa, quando solicitado;
    • demonstrar flexibilidade;
    • transmitir informações sobre o produto promocional;
    • trabalhar em equipe;
    • moderar a sequência do evento e participantes;
    • demonstrar agilidade de raciocínio;
    • informar-se sobre literatura específica referente aos temas apresentados;
    • interpretar o texto;
    • atender as expectativas do público;
    • atentar para satisfação do público durante o espetáculo, evento ou programa;


    Setores que mais contratam Animador de rádio no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Agências de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Restaurantes e similares
    • Atividades de organizações religiosas
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação
    • Atividades de gravação de som e de edição de música




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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